dez 29

DUAS TESES DE DOUTORADO/EDUCAÇÃO

Evento Comentários desativados

Na FCT/Unesp foram defendidas as duas últimas do ano – Programa de Pós-Graduação em Educação.

Especialmente convidados, dois candidatos do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp, compareceram para a defesa de suas teses de Doutorado, juntamente com os Orientadores e demais integrantes das Comissões Examinadoras, dias: 21 e 22 de Dezembro de 2016. São eles: Vera Luisa de Sousa e Robson Alex Ferreira, respectivamente. Orientação dos Profs.Drs: Alberto Albuquerque Gomes e José Milton de Lima, ambos, do Deptº de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

A tese inicialmente defendida pela Doutoranda Vera Luisa de Souza versou sobre: “Histórias de vida em formação: A narrativa como possibilidade de escuta da subjetividade”, enquanto o Doutorando Robson Alex Ferreira adotou como tema: “Trabalho colaborativo na Educação Física Escolar: Estratégias para a formação de professores de inclusão.” Os dois temas desenvolvidos durante a sessão – frente aos componentes das bancas examinadoras – ocorreram no Anfiteatro II e Sala de Videoconferência da FCT/Unesp.

Integrando a Banca Examinadora, no dia 21/12 os seguintes docentes: Profª.Drª.Lucrécia Stringheta Mello, do Programa de Pós-Graduação do Deptº de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Prof.Dr.Antonio Geraldo Magalhães Gomes Pires, do Deptº de Ginástica, Recreação e Danças, da Universidade Estadual de Londrina/UEL; Prof.Dr.Divino José da Silva, do Deptº de Educação da FCT/Unesp; e Prof.Dr.Rodrigo Barbosa Lopes, do Deptº de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Histórias de vida e narrativa

Em sua defesa de tese, a candidata Vera Luísa de Sousa do Programa de Pós-Graduação em Educação cita as narrativas de vida, como instrumentos privilegiados para a constituição de um modo de viver; de ser e estar mulher-professora, e, como portadoras de potencial para o “cuidado de si” pelos que nos evocam da “escuta de si”, por meio da escuta do outro em nós. “Tal é a tese proposta neste trabalho, cujo objetivo principal foi atender a necessidade de tomar consciência da minha própria trajetória. A partir da compreensão sobre como me constituo professora daqui, do meu lugar de mulher”.

E prossegue a Doutoranda: ”Histórias de vida narradas por 4 professoras foram o mote que desencadeou o processo de compreensão da minha própria trajetória e abriu o caminho para que eu pudesse conhecer meu processo de subjetivação. Trabalhei com memoriais e entrevistas para poder recorrer às duas formas de narrativas que considero fundamentais para os objetivos desse estudo: a escrita e a oral. Narrativa, memória e experiência foram entrelaçadas para que a tese pudesse ganhar vida”. Pela característica subjetiva do estudo não há generalização possível. O que posso fazer, é tão somente semear o desejo de conhecimento de si nos (nas), meus (minhas) colegas professores (as)” – concluiu

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Comissão Examinadora, a candidata ao Doutorado/Educação , Vera Luisa de Sousa – do Programa de Pós-Graduação – defendeu publicamente sua tese “Histórias de vida em formação!”…

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A tese desenvolvida pela Doutoranda foi acompanhada com toda a atenção por todos os membros da Banca Examinadora, presidida pelo Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes.

Doutorado: A última tese do ano

Além dos Orientadores já mencionados, fizeram parte da Comissão Examinadora no dia 22/12, os docentes: Prof.Dr.Mauro Betti, do Deptº de Educação da FCT/Unesp; Profª.Drª.Elisa Tomoe Moriya Schlunzen, do Deptº de Matemática da FCT/Unesp; Profª.Drª.Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, do Deptº de Educação da Faculdade de Ciências da Unesp – Câmpus de Bauru e Prof.Dr.Paulo Ferreira de Araujo, da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP – Inclusão e Educação Física.

Trabalho colaborativo

O Doutorando Robson Alex Ferreira argumenta que o trabalho colaborativo pode ser percebido como uma estratégia de desenvolvimento profissional de professores, de possibilidade de alteração da didática em sala de aula e consequentemente, de pesquisa para que se estabeleça uma parceria consolidada entre Universidade e Educação Básica. “Um dos desafios que a Educação Física escolar encontra – diante da inclusão escolar – é como possibilitar a compreensão/vivências de seus conteúdos, num componente curricular obrigatório, que historicamente foi marcado pela exclusão daqueles que não se encaixavam num padrão pré-estipulado de eficiência”.

Na continuidade, Robson acrescenta: “O objetivo geral deste estudo foi analisar as possibilidades e os desafios de um trabalho colaborativo entre a Universidade e a Escola para a formação de professores, visando a promoção da inclusão escolar. Optou-se pela Pesquisa Colaborativa, como metodologia de pesquisa. Os sujeitos de estudo foram: o pesquisador, três acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da UNEMAT/MT e uma professora em exercício da rede estadual de ensino, que lecionava na Educação de jovens e adultos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados, foram as gravações em áudio, das narrativas dos sujeitos que ocorriam durante os encontros para formação; o questionário e uma entrevista semiestruturada”.

Outro fator a ser destacado – acentua o Doutorando – foi o apontamento da gestão escolar, como elemento chave para a superação de concepções enraizadas no individualismo que acometia a maioria dos professores e dificultava práticas que favorecessem a inclusão. Infere-se portanto, que as experiências do Trabalho Colaborativo (realizado nesse estudo), propiciaram espaços de formação inicial e continuada aos professores em exercícios e os que virão a ser. Permitindo-lhes encontrar caminhos para a valorização das diferentes contribuições que cada aluno da educação básica pode oferecer, por meio da equiparação de oportunidades a todos nas aulas de Educação Física.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato ao Doutorado, Robson Alex Ferreira – do Programa de Pós-Graduação em Educação – se apresentou na Sala de Videoconferência da FCT/Unesp para sua defesa publica de tese.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alguns integrantes da Comissão Examinadora participaram da sessão dedicada à defesa de tese de Doutorado/Educação na FCT/Unesp –Via Online – diretamente da Unesp/Bauru.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 24

DOUTORADO EM GEOGRAFIA

Workshop Comentários desativados

Na FCT/Unesp mais uma tese de Doutorado é defendida pela candidata Tatiana Colasante

Nos últimos dias do mês de Dezembro de 2016 foram agendadas novas teses de Doutorado. Uma delas – verificada no Anfiteatro II da FCT/Unesp, foi defendida publicamente pela candidata do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Tatiana Colasante. O Orientador foi o Prof.Dr.Marcos Aurélio Saquet, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Francisco Beltrão.

Na composição da Banca Examinadora, participação dos docentes: Prof.Dr.Eliseu Savério Spósito, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente; Profª.Drª.Ideni Terezinha Antonelo, do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Londrina/UEL; Profª.Drª.Márcia da Silva, do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste e Profª.Drª.Rosângela Custódio C.Thomaz, da Unesp/Rosana – Curso de Turismo.

O tema desenvolvido pela Doutoranda, versou sobre: “O processo de reterritorialazação dos gaúchos do Norte do Paraná: a construção de uma unidade territorial”. Trata-se de uma análise destacando aspectos socioculturais que colaboram para a manutenção de uma identidade territorial gaúcha, no Estado do Paraná. Entre os componentes da Comissão Examinadora, também o Prof.Dr.Marcos Aurélio Saquet, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

A tese defendida

Tatiana Colasante destaca em sua tese: do ponto de vista migratório, os gaúchos se reterritorializam no Paraná. Em sua maioria, no Sudoeste do Estado, incentivados pela criação da Colônia Agrícola Nacional General Osório (CANGO), em 1943. No entanto, é interessante notar que o Norte do Paraná – que à época de sua colonização – era conhecido como Colônia Internacional, também denota presença a presença de migrantes gaúchos. Eles territorialmente culturalmente através dos Centros de Tradições Gauchas (CTGs) e interagem também em outros espaços, trazendo novas conformações territoriais para esse processo. Como a presença de paranaenses que se consideram gaúchos, os quais se denominam “Paranaúchos”.

Como recorte espacial – a Doutoranda diz – que privilegiamos os municípios de Londrina e Maringá, que possuem essas entidades de valorização da cultura gaucha. Mas que em sua história, pouco se aborda a questão desses migrantes, embora haja uma intensa territorialidade de gaúchos e paranaúchos. “Desta forma, a análise dessas minorias (que vem sendo negligenciadas nos estudos populacionais), se torna fundamental para que possamos oferecer novos elementos de análise para a rede de tradições gaúchas no Estado” – finaliza Tatiana.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tatiana Colasante desenvolveu sua defesa pública de tese de Doutorado em Geografia, na FCT/Unesp no dia 22 de Dezembro, tendo como Orientador o Prof.Dr.Marcos Aurélio Saquet, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em sua tese de Doutorado/Geografia, Tatiana Colasante abordou a questão da “reterritorialização dos gaúchos no norte do Paraná – a construção de uma identidade territorial” (Paranaúchos).

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 24

ESTRANGEIRIZAÇÃO DA TERRA

Evento Comentários desativados

Candidata ao Mestrado em Geografia fez sua defesa pública na sala de videoconferência.

No dia 19 de Dezembro de 2016 foi desenvolvida mais uma dissertação de Mestrado, tendo como local a Sala de Videoconferência. A candidata Laura Dalperio Buscioli, do Programa de Pós-Graduação em Geografia se apresentou perante à Comissão Examinadora, tendo como Orientador, o Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp.

O tema escolhido pela Mestranda foi ”Impactos e resistências no processo de estrangeirização de terras em Rio Brilhante/MS – O caso dos Projetos de Assentamentos Federais São Judas, Margarida Alves, Sílvio Rodrigues e do Território Indígena Laranjeira Ñanderu. A exposição de fatos atribuídos à dissertação foi feita no período da tarde no Anfiteatro VI.

Compondo a Banca Examinadora – além do Orientador já mencionado – atuaram os docentes: Prof.Dr. Carlos Alberto Feliciano, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – e Profª.Drª.Juliana Grasiéli Bueno Mota, do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD – Mato Grosso do Sul. Ela e o Orientador, Professor Mançano participaram Via Online.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Laura Dalperio Buscioli, do Programa de Pós-Graduação em Geografia fez sua defesa de Dissertação de Mestrando perante a Comissão Examinadora, aqui representada pelo Prof.Dr.Carlos Alberto Feliciano. Demais integrantes por Videoconferência (Online).

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 19

Evento promovido pelo curso de Estatística da FCT/Unesp reuniu mais de 80 participantes.

No período de 14 a 17 de Dezembro/2016, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – realizou a XVII Semana da Estatística. Foi mais um acontecimento de muita importância para alunos, ex-alunos, professores, profissionais da área que estão no mercado de trabalho e convidados especiais. Na abertura realizada no Auditório/Discente V, presença e participação do Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias, a representante do Conselho Regional de Estatística/CONRE, Paula Bonifácio e convidados, Profs.Drs.Antonio de Assiz Carvalho Filho e Luiz R.Nakamura. O Professor Marcelo Messias destacou o evento que tem por finalidade, promover um ambiente de intercâmbio e discussões de conhecimentos científicos em métodos estatísticos e aplicações em geral.

A Comissão Organizadora do evento – com apoio do Curso de Estatística – foi constituída por Professores da FCT/UNESP, sob a coordenação do Prof.Dr.Manoel Ivanildo Silvestre Bezerra. Atuando ao seu lado, os Professores: Sérgio Minouru Oikawa; Edilson Ferreira Flores, Mirian Rodrigues Silvestre; Vilma Mayumi Tachibana; Fernando Antonio Moala e Mário Hishamitsu Tarumoto. Todos eles são docentes do Departamento de Estatística da FCT/Unesp, contando também com a eficiência dos trabalhos desenvolvidos pela Secretária, Giuliana Felício. O público-alvo foi formado por pesquisadores, profissionais e estudantes do curso de graduação em Estatísticas e áreas afins, incluindo a comunidade interna e externa.

Durante a Semana do evento foram ministrados minicursos intercalados com palestras, apresentação de grupos de pesquisas, informações, orientação, mercado de trabalho (e outras atividades), finalizando com a realização de uma mesa redonda. Foi uma programação extensa, que motivou o aprendizado da tecnologia atual voltada ao ramo da Estatística. Atuação dos docentes: Paulo Gianfelice; Teodoro Calvo; Milton Hirokazu Shimabukuro; Silvely Salomão Neia; Almir Olivette Arteiro; Alison Fernando Coelho do Carmo; Antonio Assiz de Carvalho Filho; Paula Bonifácio; Teodoro Calvo; Fernando Antonio Moala; Aparecido D.P.Souza; Luiz Nakamura; Frederico Monfardini e Adriano B.Moala.

Estatística no desenvolvimento .

Em sua palestra, o Prof.Antonio Assiz de Carvalho Filho (Doutor Assistente da FCT/Unesp), falou sobre a importância da Estatística para o desenvolvimento regional. Citou os 32 municípios do Pontal do Paranapanema, penalizados pela ausência de bons Estatísticos em seus órgãos. Tanto para obtenção, como para a análise de dados que contribuam na elaboração e na proposição de políticas de desenvolvimento econômico e social. O caso mais evidente que se tem noticia – disse o Prof.Assiz – é a maneira como vem sendo realizado o embate entre o Ministério Público Federal/MPF e a antiga concessionária da ferrovia da região, a América Latina Logística/ALL, que foi absorvida pela empresa Rumo Logística.

“Durante a existência de 18 anos, a ALL sucateou boa parte da malha ferroviária paulista; e hoje, tenta se desvencilhar das cláusulas contratuais que a obrigam a recuperar o trecho entre Presidente Epitácio e Rubião Junior, alegando que a região não oferece demandas para o transporte ferroviário. Uma análise estatística para contrapor essa narrativa, poderia ser produzida pelos alunos do curso de Estatística da FCT/Unesp” – concluiu o Prof.Antonio Assiz de Carvalho Filho.

Mesa redonda

Foi no encerramento da XVII Semana da Estatística que seus organizadores programaram duas palestras e uma mesa redonda, formada por ex-alunos do curso, atuando no mercado de trabalho e passaram sua experiência. Palestras e mesa redonda foram realizadas no Anfiteatro I da FCT/Unesp em 17 de Dezembro (Sábado), pela manhã. Tema debatido: “Experiências dos profissionais – atualmente na carreira acadêmica – ou no Mercado de Trabalho”.

Presença e participação de docentes e discentes, incluindo ex-alunos do curso de Estatística e Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente. Membros da mesa: Frederico Monfardini (Atento Brasil); Karlla Delalibera (Mestranda Pós-MAC); Luiz Nakamura (Prof.Dr.Substituto da USP); Leandro Coladelo (Doutorando-Ciências Cartográficas); Mayara Mattos (Itaú); Rafael Flores (UNIMED) e Thays Reis (Mestranda Pós-MAC).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Abertura da XVII Semana da Estatística – realizada no Auditório/Discente V – foi presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Estudantes de graduação e Pós-Graduação tiveram participação ativa nesse evento, realizado entre 14 a 17 de Dezembro em Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Minicursos, palestras, apresentação de trabalhos e outras atividades relacionadas, tiveram destaque com a participação de convidados especiais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No ato de abertura da Semana da Estatística na FCT/Unesp, houve importantes pronunciamentos relacionados ao à atividade acadêmica e profissional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A mesa redonda, envolveu docentes e discentes – incluindo ex-alunos do curso de Estatística e Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alunos e Ex-alunos do curso de Estatística na FCT/Unesp, tiveram a oportunidade de expor suas idéias e debater os temas mais atualizados sobre Estatística.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A mesa redonda realizou-se no Anfiteatro I e recebeu grande número de interessados, incluindo ex-alunos do curso de Estatística e convidados especiais.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 18

TESE DE DOUTORADO/GEOGRAFIA

Evento Comentários desativados

Na 1ª.quinzena de Dezº, o candidato José Queiróz de Miranda Neto fez sua defesa pública.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu no dia 15 de Dezembro de 2016, uma nova sessão especialmente para acolher mais uma tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia. O candidato inscrito, José Queiróz de Miranda Neto desenvolveu trabalhos de pesquisa que os apresentou perante a Comissão Examinadora, reunida no Anfiteatro I. O Orientador foi o Prof.Dr.Eliseu Savério Spósito, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp, que presidiu a mesa.

Juntamente com o Orientador, os demais integrantes da Comissão Examinadora: Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente e Prof.Dr.Arthur Magon Whitacker, do Departamento de Geografia (ambos da FCT/Unesp); Prof.Dr.Saint Clair Cordeiro de Trindade Júnior, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da Universidade Federal do Pará e Profª.Drª.Sandra Lencioni, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo/USP.


A tese apresentada

“Os nexos de re-estruturação da cidade e da rede urbana: o papel da Usina Belo Monte nas transformações espaciais de Altamira-PA e em sua região de influência” – foi o título atribuído ao resumo da tese de Doutorado/Geografia, defendido por José Queiróz de Miranda Neto. Inicialmente, ele cita as implicações espaciais da instalação de grandes projetos na Amazônia, como: estradas, usinas hidrelétricas e indústrias de mineração. E esclarece que o assunto tem sido objeto de várias frentes de análises em Geografia, no intuito de demonstrar o papel transformador desses empreendimentos em contextos urbanos particulares.

O Doutorando acrescenta que “a partir de 2010, quando liberada a licença de instalação da hidrelétrica de Belo Monte, percebe-se uma dinâmica social diferenciada, sobretudo marcada pela produção de novas fórmulas espaciais e novas relações que envolvem a cidade e a rede urbana. A pesquisa em questão, possui como objetivo geral analisar os eventos resultantes da instalação da usina hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira/Pará e em sua região de influência (RIA), de um modo geral a verificar em que medida produzem a reestruturação da cidade…

A tese comprovada pela pesquisa – diz José Queiroz de Miranda Neto – é de que os feixes de vetores desencadeados pela usina hidrelétrica promovem transformações; que se vinculam: tanto à estruturação lógica mais duradoura de constituição espacial, quanto à estruturação e se apresentam em intensidades diferenciadas, de acordo com cada escala analisada. “Pela disposição dos nexos inseridos dentro do modelo explicativo, é possível afirmar, portanto, que as transformações desencadeadas pela usina hidrelétrica de Belo Monte, possuem um caráter concentrador. Com mudanças que apontam mais em direção à reestruturação da cidade, que no sentido de reestruturação urbana” – finalizou

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Comissão Examinadora, o candidato José Queiroz de Miranda Neto – do Programa de Pós-Graduação/Geografia – se apresentou para defesa pública de sua tese de Doutorado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Doutorando teve como seu Orientador, o Prof.dr.Eliseu Savério Spósito, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 18

PSICANÁLISE E FUTEBOL

Evento Comentários desativados

O tema fez parte de uma defesa de tese de Doutorado/Educação, na FCT/Unesp.

Marcando a primeira tese de Doutorado do mês de Dezembro em curso, o candidato Claudinei Cheles – do Programa de Pós-Graduação em Geografia – fez sua defesa pública na tarde de 12 de Dezembro no Anfiteatro VII da FCT/Unesp. O Orientador foi o Prof.Dr.Mauro Betti, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências de Bauru/SP, que além de conduzir os trabalhos teve atuação destacada como integrante da Banca Examinadora do candidato mencionado.

Atuando como membros da Comissão Examinadora, os seguintes docentes: Profª .Drª. Diana Pancini de Sá Antunes Ribeiro, do Departamento de Psicologia Clínica da Unesp/ Assis-SP; Prof.Dr.Walter Roberto Correa, do Departamento de Pedagogia do Movimento Humano EEFEU/USP –São Paulo; Prof.Dr.Pierre Normando Gomes da Silva, do Departamento de Educação Física, da Universidade Federal da Paraíba e Prof. Dr José Milton de Lima, do Departamento de Educação da FCT/Unesp.

A tese desenvolvida pelo Doutorando versou sobre Psicanálise e Futebol: o jogo como situação sublimatória e (contra) transferencial no processo formativo. A tese está vinculada à linha de pesquisa “Práticas e processos formativos em educação” e tem o seguinte pressuposto: a importância sociocultural do futebol. Nosso objetivo – diz o candidato ao Doutorado em Educação – foi verificar as possibilidades de contribuição da psicanálise, no processo formativo do (no) futebol. Incursão inicial proposta por: Sigmund Freud, que levou a identificar de um lado o tema do “desejo de jogar” e de outro, a relação entre aluno-atleta e professor treinador. Foi assim o que nos levou a destacar os conceitos de sublimação e (contra) transferência.

Prossegue o Doutorando: Detectamos que ao menos parcialmente, o prazer de jogar fica limitado quando o futebol submete-se à formatação do que se denomina “esporte”, caracterizando o recalque no ato de jogar, dado o rigor e enquadram’ento às regras. Outro aspecto relevante nesta investigação acena ao saber (contra) transferencial que se instala na atuação do professor-treinador em sua relação como aluno-atleta, pautada pela mediação entre o permitido e o proibido a este último.

Por fim, sugere Claudinei Cheles: que as grafias “professortreinador” e “alunoatleta”, devam operar na compreensão pscicanalítica do ato pedagógico. O que exige: “ir além dos aspectos biomecânicos, fisiológicos e pedagógicos da modalidade, em direção a uma compreensão da existência do inconsciente”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Claudinei Cheles – do Programa de Pós-Graduação/Educação – defendeu publicamente a tese de Doutorado na FCT/Unesp perante a Comissão Examinadora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para desenvolver seus trabalhos de pesquisa, o Doutorando teve como Orientador o Prof.Dr. Mauro Betti, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências de Bauru/SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 11

MESTRADO EM GEOGRAFIA NA FCT/UNESP

Evento Comentários desativados

As duas primeiras defesas públicas do último mês do ano de 2016

Agendadas previamente pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia foram desenvolvidas no último final de semana as duas primeiras defesas públicas do mês de Dezembro de 2016. Ambas, realizadas no período da tarde (após às 14hs) do dia 09 de Dezembro, nos Anfiteatros II e VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP . Candidatos: Larissa Tavares Moreno e César Andrés Alzate Hoyos.

A 1ª.Mestranda a defender sua dissertação pública, teve como Orientador o Prof.Dr.Marcelo Dornelis Carvalhal, da Unesp – Câmpus de Ourinhos – SP e integrantes da Comissão Examinadora, os docentes: Antonio Thomaz Junior, da FCT/Unesp – Presidente Prudente – e Eduardo Schiavone Cardoso, do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria – Rio Grande do Sul.

O 2º candidato ao Mestrado de Geografia na FCT/Unesp se apresentou com seu Orientador, Prof.Dr.Marcos Aurélio Saquet, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Câmpus de Francisco Beltrão. Juntamente com os docentes: Francisco Fransualdo de Azevedo, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, da FCT/Unesp.

Temas defendidos

A Mestranda Larissa Tavares Moreno fez sua defesa pública sob o tema: “Os trabalhadores artesanais do mar, em Ubatuba/S.Paulo: A dinâmica territorial do conflito e da resistência”. Já o 2º candidato ao Mestrado/Geografia – César Andrés Alzate Hoyos, desenvolveu o tema: “Circuito econômico solidário: transformações territoriais através de práticas de inovação social na sub-região II do Departamento de Risalrada – Colômbia”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata ao Mestrado, Larissa Tavares Moreno se apresentou à Comissão Examinadora na FCT/Unesp para a defesa de sua dissertação – Geografia – no dia 09 de Dezembro de 2016.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Mestrando César Andrés Alzate Hoyos, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendeu publicamente sua dissertação perante a Comissão Examinadora na FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 11

Na programação da FCT/Unesp foi a última dissertação de Mestrado do mês de Novº.

No dia 25 de Novembro de 2016, o candidato Thiago de Moraes dos Passos do Programa de Pós-Graduação em Geografia, fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado no Anfiteatro VI da FCT/Unesp. Presença dos integrantes da Comissão Examinadora, tendo como Orientadora, a Profª.Drª.Neide Barrocá de Faccio, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente. A defesa foi desenvolvida a partir das 14hs.

Além da Coordenadora (citada acima), presença e participação dos demais docentes, atuando como integrantes da Comissão Examinadora: Prof.Dr.Nécio Turra Neto, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – e do Pos Doc.Jean Ítalo de Araujo Cabrera, da FCT/Unesp.

O tema defendido pelo Mestrando foi: “Habitando o Patrimônio Arquitetônico: os curadores da Vila de Paranapiacaba, Santo André – São Paulo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Thiago de Moraes dos Passos – do Programa de Pós-Graduação em Geografia – apresentou-se perante a Comissão Examinadora na FCT/Unesp, para a defesa pública de dissertação de Mestrado.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 08

O candidato Alan Rodrigo Antunes defendeu tese na 2ª.quinzena de Novembro

Uma das últimas teses do ano na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foi defendida no dia 18 de Novembro no Anfiteatro VI pelo Doutorando Alan Rodrigo Antunes, do Programa de Pós-Graduação em Educação. O Orientador foi o Prof.Dr.Mauro Betti, do Departamento de Educação Física, da Faculdade de Ciências de Bauru/SP. Tema: “Mobilização, Sentido(s) de Aprendizagem em aulas de Educação Física no ensino médio: uma investigação sob as perspectivas da semiótica e da teoria da auto-organização”.

Fizeram parte da Comissão Examinadora (além do Orientador), os seguintes docentes: Prof. Dr. Jocimar Daolio, da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP; Prof.Dr. Marcelo Carbone Carneiro, do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Ciências da Unesp/ Bauru; Prof.Dr.Paulo Cesar de Almeida Raboni, do Departamento de Educação da FCT/Unesp e Profª. Drª.Maria Regina Canhoto de Lima, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente.

Clique para ampliar!
Após concluir sua defesa pública de tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Educação, o registro fotográfico do candidato Alan Rodrigo Antunes, ao lado de familiares e componentes da Banca Examinadora, no Anfiteatro VI da FCT/Unesp.

MAIS UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

No mês de Novembro, as últimas dissertações de Mestrado/Geografia na FCT/Unesp.

O candidato Fernando Zamora Favarelli, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente, desenvolveu sua dissertação de Mestrado em defesa pública realizada no dia 16 de Novembro, no Anfiteatro VI. Atuou como sua Orientadora, a Profª.Drª.Neide Barrocá de Faccio, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da FCT/Unesp.

Tema da Dissertação: “O estudo da paisagem do Sitio Arqueológico Cachoeira dos Índios: da pesquisa à extroversão do conhecimento”. Participando da Comissão Examinadora, os seguintes docentes, além da Orientadora já citada: Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp e Profª.Drª.Emília Mariko Kashimoto, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Reunida, a Comissão Examinadora que conduziu a sessão especial na defesa de dissertação de Mestrado/Geografia pelo candidato Fernando Zamora Favarelli, no Anfiteatro VI da FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 05

MINICURSOS, PALESTRAS E MESA REDONDA

Evento Comentários desativados

Realizada com pleno êxito a XV Semana de Computação da FCT/Unesp

Mais uma vez, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu de 28 de Novembro a 02 de Dezembro, a XV SECOMPP – Semana de Computação – que se consolida como uma referência junto à comunidade local e regional. Com isso, aumentam cada vez mais as atividades acadêmicas, científicas e culturais. Apoio do Conselho do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, do Departamento de Matemática e Computação da PROEX; alem de docentes e alunos de graduação e pós-graduação.

A Abertura do evento realizado no Auditório/Discente V ocorreu na noite de 28/Novº e foi prestigiada com a presença e participação na mesa dos trabalhos dos seguintes membros: Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia, chefe do Deptº de Matemática e Computação; Prof.Dr.Celso Olivete Junior, Coordenador do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da FCT/Unesp; Prof.Dr.Danilo Medeiros Eler, Coordenador do evento e docentes desta Faculdade e do discente Leandro Ungari Cayres. De conformidade com a programação elaborada, a 1ª.palestra foi proferida pelo Prof.Dr.Rodrigo Calvo, da Universidade Estadual de Maringá/UEM-PR, com o tema: “Robótica e suas aplicações”.

A semana do curso de Ciência da Computação teve prosseguimento nos dias: 29 e 30/Novº, 01 e 02/Dezº. Ao todo, foram 11 minicursos, além de palestras e mesa redonda no encerramento do evento. Participaram os seguintes palestrantes: Guilherme Correia Santos, da IBM/Rio de Janeiro, que desenvolveu o tema: “Computação cognitiva”; Prof.Dr.José Gustavo de Souza Paiva, da Universidade Federal de Uberlândia/UFU-MG. Tema defendido: ”Visualização de Informação: Conceitos, Aplicações e Desafios” e no 3º dia (01/Dezº): palestra com o Prof.Dr. Ives Rene Venturini Pola, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE-Presidente Prudente. Tema: “Padrões de persistência”.

Para o último dia do evento (02/Dezº) foi agendada uma mesa redonda, a partir das 19h30 no Auditório/Discente V, com a participação dos seguintes componentes: Matheus Palmeira/EJCOMP; Caroline Rodrigues/Intercâmbio; Leonardo Dias Conceição/Intercâmbio; Alexandre Honda/Foregon; Bruno Vani (Pós-Graduando) e Leandro Ragni/VCOM. A exemplo dos anos anteriores, foi oferecida durante cinco dias, uma programação diversificada visando complementar a formação acadêmica dos alunos do curso. Como também de outras disciplinas na área de Exatas e Tecnologia, Pós-Graduação (do Ensino médio) e Profissionais da área de Informática, atuando no mercado de trabalho.

Palestras e mesa redonda com interação

Durante a realização da SECOMPP/2016 o que mais se evidenciou no seguimento posterior às palestras e mesa, foi a interação que possibilitou um contato direto do palestrante com o participante do evento. Ao final da palestra, foi aberto um canal de comunicação direta, dando ao expectador a oportunidade de dialogar com o palestrante e receber como resposta, o esclarecimento desejado. Daí, a avaliação dos temas desenvolvidos pelos docentes e convidados especiais.

Pedro Gomes (aluno do último termo de Ciência da Computação) define que os estudantes de Prudente e região – durante os 5 dias de realização do evento – puderam ter contato, obter informações e aprender tanto sobre a área da Ciência, quanto da Tecnologia. Um dos temas de grande destaque entre os minicursos – diz ele – foi o desenvolvimento da WEB, com três minicursos relacionados ao assunto. Também foram oferecidos minicursos na área de Engenharia de Software, desenvolvimento de aplicações para Android, processamento de texto e imagens, segurança da informação entre outros.

O evento deste ano – acentua Pedro Gomes – foi aberto com uma palestra sobre Robótica, ministrada pelo palestrante Prof.Dr. Rodrigo Calvo (DIN-UEM/PR). Nos dias seguintes, os temas de maior destaque foram Ciência de Dados, com dois minicursos na área de Mineração de Dados e três palestras. Uma delas, abordando a linha da Computação Cognitiva, ministrada pelo palestrante da IBM/Rio de Janeiro, Guilherme Correia Santos.

Outra palestra abordou a Visualização da Informação, pelo Prof.Dr.José Gustavo de Souza Paiva (UFU-MG) e a última, sobre Padrões de Persistência, ministrada pelo palestrante Prof.Dr.Ives Rene Venturini Pola (UNESP-SP). Finalizando, no período noturno de 02 de Dezembro, no Auditório/Discente V, foi realizada a tradicional Mesa Redonda, na qual os alunos puderam conversar com os convidados sobre diversos temas, relacionados ao meio acadêmico e empreendedor do Cientista da Computação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A abertura da XV Semana de Computação da Unesp/Presidente Prudente verificou-se na noite de 28 de Novembro, no Auditório/Discente V com a presença de docentes, discentes e convidados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento – como vem acontecendo há 15 anos – teve excelente participação de interessados – tornando-se tradição a cada ano que passa e se consolida como a melhor referência junto à comunidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A primeira palestra da SECOMPP/2016 foi pronunciada pelo Prof.Dr.Rodrigo Calvo, da Universidade Estadual de Maringá/UEM-PR. Tema: “Robótica e suas aplicações”. A platéia acompanhou com interesse.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A segunda palestra da XV Semana da Computação na FCT/Unesp foi ministrada por Guilherme Correia Santos – da IBM/Rio de Janeiro – especialmente convidado e que desenvolveu o tema: “Computação cognitiva”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na sequência, o evento que promoveu 11 minicursos também recebeu convidados para as palestras dos dias 30/Novº e 01/Dezº, com os docentes: Ives Rene Venturi Pola(da UNESP) e José Gustavo de Souza Paiva(UFU-MG) .

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na última noite do evento SECOMPP/2016, o destaque foi uma Mesa Redonda. Participação de seis integrantes: de Pós-Graduação; Intercâmbio (dois), EJCOMP e empresas especializadas: Foregon e VCOM.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Fechando o evento com “Chave de Ouro”, atuação destacada dos componentes da Mesa Redonda: Alexandre Honda; Bruno Vani; Caroline Rodrigues; Matheus Palmeira; Leandro Ragni e Leonardo Dias Conceição

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A presença de docentes e alunos do curso de graduação e pós-graduação valorizou sobremaneira a realização de mais este evento; que teve apoio do curso de Bacharelado em Ciências da Computação na FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP