dez 19

Evento promovido pelo curso de Estatística da FCT/Unesp reuniu mais de 80 participantes.

No período de 14 a 17 de Dezembro/2016, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – realizou a XVII Semana da Estatística. Foi mais um acontecimento de muita importância para alunos, ex-alunos, professores, profissionais da área que estão no mercado de trabalho e convidados especiais. Na abertura realizada no Auditório/Discente V, presença e participação do Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias, a representante do Conselho Regional de Estatística/CONRE, Paula Bonifácio e convidados, Profs.Drs.Antonio de Assiz Carvalho Filho e Luiz R.Nakamura. O Professor Marcelo Messias destacou o evento que tem por finalidade, promover um ambiente de intercâmbio e discussões de conhecimentos científicos em métodos estatísticos e aplicações em geral.

A Comissão Organizadora do evento – com apoio do Curso de Estatística – foi constituída por Professores da FCT/UNESP, sob a coordenação do Prof.Dr.Manoel Ivanildo Silvestre Bezerra. Atuando ao seu lado, os Professores: Sérgio Minouru Oikawa; Edilson Ferreira Flores, Mirian Rodrigues Silvestre; Vilma Mayumi Tachibana; Fernando Antonio Moala e Mário Hishamitsu Tarumoto. Todos eles são docentes do Departamento de Estatística da FCT/Unesp, contando também com a eficiência dos trabalhos desenvolvidos pela Secretária, Giuliana Felício. O público-alvo foi formado por pesquisadores, profissionais e estudantes do curso de graduação em Estatísticas e áreas afins, incluindo a comunidade interna e externa.

Durante a Semana do evento foram ministrados minicursos intercalados com palestras, apresentação de grupos de pesquisas, informações, orientação, mercado de trabalho (e outras atividades), finalizando com a realização de uma mesa redonda. Foi uma programação extensa, que motivou o aprendizado da tecnologia atual voltada ao ramo da Estatística. Atuação dos docentes: Paulo Gianfelice; Teodoro Calvo; Milton Hirokazu Shimabukuro; Silvely Salomão Neia; Almir Olivette Arteiro; Alison Fernando Coelho do Carmo; Antonio Assiz de Carvalho Filho; Paula Bonifácio; Teodoro Calvo; Fernando Antonio Moala; Aparecido D.P.Souza; Luiz Nakamura; Frederico Monfardini e Adriano B.Moala.

Estatística no desenvolvimento .

Em sua palestra, o Prof.Antonio Assiz de Carvalho Filho (Doutor Assistente da FCT/Unesp), falou sobre a importância da Estatística para o desenvolvimento regional. Citou os 32 municípios do Pontal do Paranapanema, penalizados pela ausência de bons Estatísticos em seus órgãos. Tanto para obtenção, como para a análise de dados que contribuam na elaboração e na proposição de políticas de desenvolvimento econômico e social. O caso mais evidente que se tem noticia – disse o Prof.Assiz – é a maneira como vem sendo realizado o embate entre o Ministério Público Federal/MPF e a antiga concessionária da ferrovia da região, a América Latina Logística/ALL, que foi absorvida pela empresa Rumo Logística.

“Durante a existência de 18 anos, a ALL sucateou boa parte da malha ferroviária paulista; e hoje, tenta se desvencilhar das cláusulas contratuais que a obrigam a recuperar o trecho entre Presidente Epitácio e Rubião Junior, alegando que a região não oferece demandas para o transporte ferroviário. Uma análise estatística para contrapor essa narrativa, poderia ser produzida pelos alunos do curso de Estatística da FCT/Unesp” – concluiu o Prof.Antonio Assiz de Carvalho Filho.

Mesa redonda

Foi no encerramento da XVII Semana da Estatística que seus organizadores programaram duas palestras e uma mesa redonda, formada por ex-alunos do curso, atuando no mercado de trabalho e passaram sua experiência. Palestras e mesa redonda foram realizadas no Anfiteatro I da FCT/Unesp em 17 de Dezembro (Sábado), pela manhã. Tema debatido: “Experiências dos profissionais – atualmente na carreira acadêmica – ou no Mercado de Trabalho”.

Presença e participação de docentes e discentes, incluindo ex-alunos do curso de Estatística e Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente. Membros da mesa: Frederico Monfardini (Atento Brasil); Karlla Delalibera (Mestranda Pós-MAC); Luiz Nakamura (Prof.Dr.Substituto da USP); Leandro Coladelo (Doutorando-Ciências Cartográficas); Mayara Mattos (Itaú); Rafael Flores (UNIMED) e Thays Reis (Mestranda Pós-MAC).

A Abertura da XVII Semana da Estatística – realizada no Auditório/Discente V – foi presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da FCT/UNESP.

Estudantes de graduação e Pós-Graduação tiveram participação ativa nesse evento, realizado entre 14 a 17 de Dezembro em Presidente Prudente.

Minicursos, palestras, apresentação de trabalhos e outras atividades relacionadas, tiveram destaque com a participação de convidados especiais.

No ato de abertura da Semana da Estatística na FCT/Unesp, houve importantes pronunciamentos relacionados ao à atividade acadêmica e profissional.

A mesa redonda, envolveu docentes e discentes – incluindo ex-alunos do curso de Estatística e Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp.

Alunos e Ex-alunos do curso de Estatística na FCT/Unesp, tiveram a oportunidade de expor suas idéias e debater os temas mais atualizados sobre Estatística.

A mesa redonda realizou-se no Anfiteatro I e recebeu grande número de interessados, incluindo ex-alunos do curso de Estatística e convidados especiais.