nov 06

No encerramento do mês de Outubro/2018 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – realizou-se no Anfiteatro II mais uma defesa pública de tese de Doutorado. A candidata Marlizete Cristina Bonafini Steinle, do Programa de Pós-Graduação em Educação se apresentou perante à Comissão Examinadora, tendo como Orientadora a Profª.Drª Célia Maria Guimarães, do Deptº de Educação da FCT/Unesp.

Integrando a Comissão Examinadora – além da Orientadora já citada – os seguintes membros: Profª.Drª.Elieuza Aparecida de Lima, do Deptº de Didática e Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp – Câmpus de Marília; Profª.Drª.Rita de Cássia Galego, do Deptº de Educação Comparada, da Faculdade de Educação da USP; Profª.Drª.Marta Silene Ferreira Barros, do Deptº de Educação, da Universidade Estadual de Londrina/UEL e Profª.Drª.Ivete Janice de Oliveira Brito, do Centro de Educação, Comunicação e Artes, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE.

O tema desenvolvido pela Doutoranda versou sobre “Avaliação na educação infantil: decorrências da formação continuada de duas professoras”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Marlizete Cristina Bonafini Steinle, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defendeu tese de Doutorado na FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Doutoranda fez sua defesa pública no Anfiteatro II, tendo como Orientadora, a Profª.Drª.Célia Maria Guimarães, do Deptº de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Pres.Prudente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 02

A Seção Técnica de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – anunciou a realização de duas últimas dissertações de Mestrado do mês de Outubro. No dia 19 de Outubro, Fisioterapia e no dia 29 Geografia, defendidas publicamente pelos candidatos: Guilherme Henrique Dalaqua Grande e Bruna Dienifer Souza Sampaio, respectivamente.

A 1ª dissertação, foi desenvolvida sob o tema “Efeitos de intervenções que promovem atividade física em idosos que vivem na comunidade nos níveis de atividade física mensurados objetivamente: uma revisão sistemática da literatura”. A 2ª e última dissertação do mês de Outubro foi intitulada: “Uso e cobertura da terra e qualidade da água na bacia hidrográfica do ribeirão Vai-e-vem, no município de Santo Anastácio, São Paulo, Brasil”.

A Comissão Examinadora, reunida para avaliação da dissertação de Mestrado do candidato Guilherme Henrique Dalaqua Grande, do programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, teve como Orientadora a Profª.Drª.Márcia Rodrigues Franco Zambeli, Pós-Doutorado da FCT/Unesp. Demais membros: Prof.Dr.Diego Giuliano Destro Christófaro, do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp e Prof.Dr.Bruno Tirotti Saragiotto, da Universidade de Sydiney/Austrália.

A candidata Bruna Dienifer Souza Sampaio, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, teve como Orientadora, a Profª.Drª.Encarnita Salas Martin, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/Unesp e também fazendo parte da Comissão Examinadora os seguintes membros: Prof.Dr.Antonio Cezar Leal , do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/Unesp e Profª.Drª.Adriana Castreghini de Freitas Pereira/ Geociências da Universidade Estadual de Londrina/UEL.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, Guilherme Henrique Dalaqua Grande, fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado na FCT/Unesp,tendo como Orientadora a Profª.Drª.Márcia Rodrigues Franco Zambelli.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Comissão Examinadora, sob orientação da Profª.Drª.Encarnita Salas Martin -da FCT/Unesp- a Mestranda Bruna Dienifer Souza Sampaio, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 02

De 23 a 27 de Outubro na FCT/Unesp, realizou-se a XVIII Semana Nacional do Livro e da Biblioteca que teve na sua abertura, solenidade especial que contou com a presença do Diretor, Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia, do Vice-Diretor, Prof.Dr.Aldo Eloyzo Job, Professores, Estudantes e convidados. Teresa Raquel Vanalli, falando como Diretora da Biblioteca disse que o avanço tecnológico e as novas formas de relações sociais estão mudando rapidamente os moldes de aprendizagem.

Progressivamente, novas ferramentas são criadas e utilizadas no meio acadêmico. Por isso – acentuou a Diretora da Biblioteca – é necessário ver a Universidade como produtora de conhecimentos, além de seu espaço físico, para acompanhar de maneira dinâmica as transformações do seu papel. Da mesma forma, a Biblioteca como serviço público de informação e cultura nos dias atuais, tem tomado proporções e usos diferentes. Dos quais, sugerem as diretrizes iniciais de sua concepção, necessitando – de cada vez – mais flexibilidade de uso de seu espaço.

No encerramento do ano 2018, foi incluído no evento um debate sobre: A função da Biblioteca no contexto da Universidade, promovendo a aproximação da comunidade com todos os seus serviços e produtos que a Biblioteca pode oferecer, tendo como objetivo principal, promover a criatividade, a integração e a produção de conhecimentos de forma transdisciplinar. Com isso, recriando um espaço cultural vivo para todos os dias do ano, habituando a população a frequentar e utilizar os serviços oferecidos.

Programação diversificada

Na Abertura da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, houve exibição de vide (especialmente produzido) sob o título: “O que eu vivi da Unesp”, seguido de roda de conversa no Salão de Estudos. No período da tarde – Hora do conto/Cellij e Palestra (O processo criativo na visão do Artista Plástico “Cacosta” e na Oficina de filmagem e edição de vídeos com Smartphones e Software livre, com André Aoki.

No dia 24 de Outubro – Oficina de contação de histórias com CELLIJ (na sala de projeção). Fatos e Fotos e Literatura de Cordel, com Exposição de Renato de Jesus Burarama (“Saci Pererê contra Raloim”). A seguir: minicurso com a Profª.Drª.Arlete Meneguette e Oficina de Origami, com Alessandra Kuba. No dia 25,- Oficina Xchoolgames com IPTCHI; Hora do Conto – Cellij e Oficina de elaboração de Currículo Lattes, com Michel Oshima. Na Cinemoteca, exibição do filme: ”A sociedade literária e a torta de cascas de batata”.

No dia 26 de Outubro, a programação foi desenvolvida desde as 9hs da manhã, até o final da tarde, com Oficina de Libras, com Cláudia Spindola; Palco Livre – Show de Talentos e Oficina e Circo, com o Grupo “Os Mamachas”, na Quadra da Biblioteca. No Sábado (27/Outº), a programação se desenvolveu com Oficina Musical de Jazz e Blues, sob a coordenação do Prof.Dr.Marcelo Martins. Para finalizar: Shows de Jazz e Bateria Furiosa, na Praça da Biblioteca.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A XVIII Semana Nacional do Livro e da Biblioteca na FCT/Unesp, mereceu destaque especial este ano, com o desenvolvimento de uma extensa programação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A solenidade de abertura da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi prestigiada com a presença do Diretor e do Vice-Diretor, Profs.Drs.Rogério Eduardo Garcia e Aldo Eloyzo Job.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Maravilhosas obras de arte fizeram parte do Painel de Apresentação da XVIII Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Pela 1ª vez, a Literatura de Cordel também fez parte da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, com trabalhos de autoria de Renato de Jesus Burarama. Entre eles: “Saci Pererê contra Raloim”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Bateria “Furiosa” que ganhou projeção e prestígio no meio universitário de toda a região, animou a festa de encerramento no Sábado, dia 27 de Outubro.

 

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 02

Presidente Prudente sediou no dia 25 de Outubro no Teatro Paulo Roberto Lisboa/Centro Cultural Matarazzo, um dos mais importantes eventos do ano: o II Seminário Internacional de Ergonomia da Atividade – Questões de Saúde e Segurança do Trabalho. No ato de Abertura pela manhã, vários pronunciamentos com destaque especial para as Professoras Doutoras: Iracimara de Anchieta Messias, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp e Adelaide Nascimento, representando a CNAM/Paris – França. Em seguida realizou-se a 1ª mesa redonda, com enfoque nas doenças e Acidentes do trabalho: Olhares cruzados Brasil-França.

De acordo com a programação oficialmente elaborada, foram desenvolvidas outras palestras, com abordagem voltada para as questões de saúde e segurança do trabalho. O Prof.Dr. Yannic Lémonie – do CNAM/Paris – França falou sobre a prevenção de LER/DORT em Ergonomia da Atividade: da variabilidade e diversidade gestual à organização do trabalho. Na palestra seguinte, o Prof.Dr.Rodolfo Vilela, da FSP/USP enfocou os Acidentes do Trabalho: da análise sócio técnica à construção social de mudanças.

Finalizando as atividades do período matinal, foi convidado a fazer uso da palavra o Prof.Dr.José Marçal Jackson Filho, da FUNDACENRO que destacou a expansão do objeto da investigação e análise de acidentes do trabalho: A experiência do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador do Paraná. Como parte da programação especialmente realizada no Centro Cultural Matarazzo, foi aberto espaço para perguntas e respostas, com debate entre a plateia e palestrantes.

Novas palestras e mesa redonda

No período da tarde do dia 25/Outº, os trabalhos foram reabertos às 13h30 e prosseguiram até o final do dia, com mesa redonda, evidenciando o outro lado do Agronegócio. Especialmente: conflitos com Agrotóxicos e a NR-36. Em seguida, assumiu a palavra o Prof.Dr.Alain Garrigou, da Universidade de Bordeaux-França, falando sobre a Avaliação das exposições aos pesticidas: um objeto de diálogo e de confrontação entre as diferentes abordagens disciplinares de prevenção dos riscos profissionais.

Com referência ao Pontal do Paranapanema, a Profª.Drª. Iracimara de Anchieta Messias (NEPErg/FCT/UNESP), fez amplo relato. Com destaque para os cenários da exposição à agrotóxicos, provocados com a dupla exposição de camponeses, assentados na área territorial de Teodoro Sampaio/SP. Na última palestra, desenvolvida no Teatro Paulo Roberto Lisboa, a Profª.Drª.Iracimara ressaltou a rotação de postos em Frigorífico, através de uma abordagem participativa: dimensões técnicas e sociais da intervenção ergonômica. Ela foi questionada por participantes, através de perguntas e debates, respondendo a todas às indagações, como palestrante. Na conclusão das atividades desse importante Seminário de âmbito Internacional, houve pronunciamentos da Coordenadora do evento e também dos palestrantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Presidente Prudente sediou no dia 25/Outº, um dos mais importantes eventos da atualidade: o II Seminário Internacional de Ergonomia da Atividade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Teatro Paulo Roberto Lisboa/Centro Cultural Matarazzo se desenvolveu toda a programação alusiva ao evento, considerado um dos maios significativos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª. Iracimara Anchieta Messias, coordenou o evento que contou com a participação de renomados conferencistas e de uma platéia superior a 400 participantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
o Prof.Dr.Yannick Lémonie – do CNAM/Paris-França – foi O primeira palestrante a se pronunciar. Ele falou sobre AC Prevenção de LER/DORT em Ergonomia da Atividade

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Acidentes de trabalho: da análise sócio-técnica à construção social de mudanças, foi o tema desenvolvido pelo Prof.Dr.Rodolfo Vilela(FSP/USP). O assunto despertou interesse.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa final, concluindo as atividades, palestra pela Profª.Drª.Iracima Anchieta Messias (NEPErg/FCT/ UNESP), juntamente com a Profª. Drª. Adelaide Nascimento.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 31

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu no Anfiteatro I, uma série de eventos ligados diretamente à Geografia: V Seminário Nacional de Integração da Graduação e Pós-Graduação em Geografia; XIX Semana de Geografia e XIV Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia. Destaque para o tema Neoliberalismo e Geopolítica na America Latina. Ao todo, aproximadamente 500 participantes.

A programação foi aberta com o credenciamento e atividades culturais no período da tarde do dia 22 de Outubro. À noite: Conferência de Abertura sob a coordenação do Prof.Dr.Nécio Turra Neto. Conferencista convidada: Profª.Drª. Ângela Massumi Katuta, da Universidade Federal do Paraná/UFPR. Nos dias seguintes: Espaços de debates; minicursos e oficinas culturais. Mesas redondas nos dias: 23, 24, 25 e 26. Roda de conversa e conferência de encerramento no dia 26 de Outubro sob a coordenação da Profª.Drª. Maria Encarnação Beltrão Esposito, tendo como convidado o Prof.Dr.André Roberto Martin (da USP).

Na Roda de Conversa (dia 26/Outº) período da tarde: Desafios e Perspectivas para o Profissional em Geografia, sob a coordenação do Prof.Dr.Nécio Turra Neto, da FCT/Unesp; Empresa Geoambiental Jr, Gláucia Rosa (Diretoria de Ensino); Marcos Gomes (APROGEO) e Eliane Mazini, do ITESP.

As mesas redondas (quatro no total) versaram sobre: 1) – Questão ambiental – terra e trabalho – com a Doutoranda Lorenza Izá Pereira, da FCT/Unesp; Prof.Dr.Paulo César Rocha, da FCT/Unesp e Mestrando Luzimar Barreto de França Jr, da Unoeste.2) – Atual crise econômica e política: efeitos e perspectivas no Brasil e América Latina, com os Profs.Drs.: Maria Terezinha S.Gomes, da FCT/Unesp, Antonio Marques Roseira, da UFABC, Eduardo Donizete Girotto, da USP e Everaldo Santos Melazzo, da FCT/Unesp. 3) – Geopolítica da América Latina: diálogos e aproximações. Participantes: Profª.Drª.Maria Glória Fabregat Rodrigues, da Universidade de Havana/Cuba, Dr. Robinzon Piñeros Lizarazo, da FCT/Unesp e Doutoranda Editha Lisbet Julca Gonza, da FCT/Unesp.

Na última mesa redonda – na manhã do dia 26 – Coletivos da FCT, sob a coordenação do Prof.Dr.Nécio Turra Neto, com enfoque no levante popular da juventude, Coletivo Mãos Negras; L.U.T.A. e Grupo Somos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pres.Prudente, realizou-se uma série de eventos no dia 21 de Outubro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na noite de Abertura, as boas-vindas aos participantes em nome da coordenação da Semana da Geografia, que envolveu três eventos significativos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Anfiteatro I da FCT/Unesp esteve superlotado durante todas as noites, desde a conferência de Abertura até as mesas redondas, aqui desenvolvidas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Ângela Massumi Katuta, da Universidade Federal do Paraná/UFPR foi a 1ª conferencista que se pronunciou como convida especial.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No encerramento da Semana da Geografia, duas homenagens especiais: Para Sras: Eva e Maria Lúcia Campos de Castro (Assessora Administrativa do Deptº de Geografia).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Eva pediu a palavra e expressou seus agradecimentos pela homenagem que recebeu juntamente com a Sra. Maria Lúcia. Ambas foram contempladas com flores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito – na condição de Coordenadora – anunciou a conferência de encerramento ref. 2018, pelo Prof.Dr.André Roberto Martin, da Universidade de São Paulo –USP.

NA SEMANA GEO/2018: Trabalhos aprovados para publicação na GEOATOS

Ao concluir a Semana da Geografia, representada pelo V Seminário Nacional de Integração da Graduação e Pós-Graduação em Geografia; XIX Semana de Geografia e XIV Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia – Neoliberalismo e Geopolítica na América Latina, a Coordenação dos eventos apresentou relatório especificando os trabalhos aprovados para publicação na GEOATOS, conforme segue: Dinâmicas naturais e questões ambientais: Parâmetros para priorização de estradas rurais não pavimentadas no município de Ouro Verde/SP – Paulo Sergio Martin, André Gonçalves Vieira e Maria Moura Andrade.

Estudo observacional da nebulosidade e de parâmetros de umidade do ar em Presidente Prudente/SP – Jéssica Ribeiro do Carmo Santos e Antonio Jaschke Machado.

Espaço rural – questão agrária e relação cidade-campo: Os números dos assassinatos indígenas Guarani-Kaiowá em Mato Grosso do Sul – Lara Dalperio Buscioli. A implementação de Políticas Públicas, voltadas ao meio rural no Estado de São Paulo – Bruna Trevisan Negri.

Teoria e Prática – O trabalho, a saúde e a Geografia: Migração de trabalhadores jornaleiros agrícolas para o capital nos Estados de Oaxaca, Chiapas e Guerreiro – Fredi dos Santos Bento. Principais Projetos de Lei, em trâmite na Câmara dos Deputados e no Senado Federal sobre Agrotóxicos – Rosana Abbud Olivete. Terceirização das Relações de Trabalho na FCT/Unesp: as mulheres como elo da/na flexibilização constante das formas de trabalho – Lucas Souza Silva; Victor Hugo Quissi Cordeiro da Silva e Renata Menezes da Silva.

Geografia, questões étnico raciais e de gênero. A escola e o racismo: uma análise das condições do ensino da questão étnico facial brasileira nas escolas públicas do município de Presidente Prudente – SP. Fabiano Ferreira Martins, Mariana Stuani do Nascimento e Silas Eduardo Teodoro.

Região e cidade: Desenvolvimento e Urbanização: A história oral como uma proposta metodológica para a reconstrução de fragmentos da memória de uma cidade – Mariana Aparecida Gazolla. Um estudo das Transferências Constitucionais Legais recebidas pelo município de Presidente Prudente –SP – Ana Clara Ananias de Santana.

Educação em Geografia: diálogo docente e ensino na escola. Ensino da Geografia e prática docente interdisciplinar : um diálogo entre a Geografia e a Psicologia – Nicole Mieko Takada Moretti e Cassiano Ricardo Rumin. A Geografia em uma perspectiva inclusiva. Trabalhando o conceito de paisagem em um estudo de caso com uma estudante com Síndrome de Down – Tamires Aparecida Souza Silva e Ana Mayra Samuel da Silva.

Neoliberalismo, Geopolítica e América Latina. O comércio exterior na região oeste paulista: uma breve análise a partir dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) – Taina Akemy Chiaveri Iwata e Maria Terezinha Serafim Gomes.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 29

As tradicionais Caminhadas e Corridas da Saúde da Unesp – com trajeto de 4 e 8 km respectivamente – reuniu mais de 500 participantes. A maioria se inscreveu com antecedência, mas os retardatários que não tiveram tempo suficiente, participaram das competições da mesma forma. Porém, sem fazer jus ao recebimento de Troféus e Medalhas. O evento realizou no dia 21 de Outubro/Domingo pela manhã, com largada e chegada no Bloco III da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

O Vice-Diretor, Prof.Dr.Aldo Eloyzo Job e a Coordenadora Geral do evento, Profª.Drª. Giovana Rampazzo Teixeira, recepcionaram os participantes da Caminhada e Corrida da Unesp. Dando apoio e total cobertura, inclusive na entrega de todos os troféus realizada num palanque especialmente montado em meio ao gramado do Ginásio de Esportes. Tudo foi relatado pelo comunicador Luciano Reis, da Rádio 98FM que animou a festa de ponta a ponta, atuando como cerimonialista.

Detalhes importantes

Os mais importantes detalhes dizem respeito à participação do público em plena manhã de Domingo, com a presença de autoridades e convidados, além de grande número de participantes de outras regiões de São Paulo e Estados vizinhos. Mesmo com as inscrições encerradas, foi liberada a participação de todos os interessados na caminhada dos 4 km. Ou mesmo na Corrida de 4 e 8 km (em todas as faixas etárias), sem concorrer a troféus.

Referência especial ao Atleta mais idoso: Sr.Nelson Hasegawa, atualmente com 94 anos de idade e uma disposição de fazer inveja aos jovens dos dias atuais. Ele vem participando ativamente das últimas caminhadas, tendo sempre a presença da esposa (também idosa), que o acompanhou mais uma vez (inclusive ambos ocupando o Pódium) pela classificação na liderança de sua faixa etária.

Classificação geral

A largada (ao lado do Ginásio de Esportes/Bloco III) verificou-se exatamente às 9hs do dia 21/Outº). Por incrível que pareça, aos 13’52’’ chegava o 1º Atleta que venceu o percurso de 4 Km – Bruno Gabriel Santana de Oliveira – Nº 128, seguido por Leandro Alves Prates (Nº 132) que cumpriu o percurso aos 14’12’’ e em 3º lugar, David Douglas Dias dos Santos (Nº 179), com o tempo equivalente a 14’231’’. De acordo com o Relatório Feminino de 4 km: Amélia Hatsue Sato Oichi (Nº 51), classificou-se em 1º lugar, com o tempo equivalente a 19’51’’; em 2º lugar, Flávia Giacon (Nº 99), com 20’05’’ e no 3º posto, Ana Paula Lima Barbosa (Nº 148), com o tempo de 20’11’’.

Na Corrida de 8 Km – Masculino – o menor tempo foi feito por Anderson Rezende dos Santos (Nº 371), com 30’1’’, seguido por Jeferson Pinto de Assunção (Nº 372), com o tempo equivalente a 30’37’’ e em 3º lugar, Pedro Henrique Lino (Nº 374), que cumpriu o percurso com 30’41’’. No Relatório Geral Feminino, a Atleta Silvana Souza (Nº 356), liderou a competição realizando o percurso de 8 km com o tempo de 36’45’’. A 2ª classificação geral foi para a Atleta Franciele Cordeiro (Nº 437), com o tempo de 40’48’’ e em 3º lugar classificou-se a Atleta Erika Cristina Costenaro (Nº 376), com o tempo de 40’50’’.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Pelo terceiro ano consecutivo realizou-se em Presidente Prudente a Caminhada e Corrida da Saúde (da Unesp). O Bloco III recepcionou centenas de participantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Centenas de Troféus permaneceram em exposição até a conclusão de cada faixa etária para premiação dos melhores competidores que participaram do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Aldo Eloyzo Job e a Coordenadora da Caminhada e da Corrida, Giovana Rampazzo aplaudem o Atleta mais idoso,Sr.Nelson Hasegawa.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Num clima alegre e festivo, os participantes dessa competição esportiva se manifesta, aplaudindo todos os atletas, onde se incluiu o mais idoso (Hasegawa), com 94 anos de idade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O comunicador e cerimonialista Luciano Reis (da 98FM) destaca a atuação do Sr. Hasegawa, que mais uma vez participou da Caminhada, bastante cumprimentado pelo público.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Medalhas e Troféus: a melhor lembrança para os que vieram de perto ou de longe; todos eles irmanados no mesmo sentido: participar e valorizar as boas competições do esporte.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Quem veio prestigiar a 3ª Caminhada e Corrida da Saúde se mostrou satisfeito com o desempenho dos competidores e eficiência da organização do evento promovido pela FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O sucesso de mais esse evento – com apoio do PROEX – se deve à Comissão Organizadora, que teve na retaguarda, excelente contribuição de professores, estudantes, atletas e membros da comunidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Carinho de mãe se verifica em toda parte. Aqui, não poderia ser diferente. Após participar do evento e receber seu Troféu, a mãe divide com o filhinho os méritos dessa conquista. Com aplausos do Prof.Dr.Aldo Eloyzo Job, Vice-Diretor da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 15

Tendo como Orientador, o Prof.Dr.Fábio Santos de Lira, do Deptº de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o candidato José Gerosa Neto defendeu tese de Doutorado no dia 03/Outº. Tema desenvolvido: “Avaliação da resposta imunometabólica em monócitos de indivíduos obesos: papel do PPAR-y e da intensidade do exercício físico aefóbio”.

A Comissão Examinadora reunida no Anfiteatro III da FCT/Unesp foi constituída – além do Presidente e Orientador acima citado – dos seguintes membros: Prof.Dr.Diego Giulliano Destro Christófaro e Prof.Dr.Rômulo Araujo Fernandes, ambos do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp; Profª.Drª. Patrícia Chimin Perandini, do Deptº de Fundamentos da Educação Física da Universidade Estadual de Londrina/UEL e Profª.Drª.Alessandra Peres, do Deptº de Ciências Básicas da Saúde da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/RS.

O Anfiteatro esteve superlotado durante todo o transcorrer da defesa pública de tese, pelo candidato ao Doutorado como integrante do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro III do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp, o candidato José Gerosa Neto defendeu tese de Doutorado em Ciências da Motricidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Orientador do Doutorando foi o Prof.Dr.Fábio Santos de Lira, do Deptº de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 15

A 1ª dissertação de Mestrado na FCT/Unesp no início do mês de Outubro, verificou-se no dia 03 no Anfiteatro VII. Foi defendida publicamente pela candidata Larissa Figueiredo Daves, do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Orientadora: Profª Neide Barrocá Faccio, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Campus de Presidente Prudente.

O tema desenvolvido pela Mestranda versou sobre: “Estudo do sitio arqueológico Piracanjuba sob enfoque da Arqueologia”. Outros membros da Comissão Examinadora, que participaram desse ato: Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, da FCT/ UNESP e Profª.Drª.Emília Mariko Kashimoto, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (por videoconferência).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Larissa Figueiredo Daves desenvolveu sua dissertação de Mestrado/Geografia na FCT/Unesp, tendo como Orientador o Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 05

O Deptº de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – registrou durante o mês de Setembro p.p. defesas públicas de cinco dissertações de Mestrado e cinco teses de Doutorado. Na classificação geral, foram defendidas publicamente 3 teses de Educação, uma tese de Geografia e uma tese de Ciências Cartográficas. As dissertações de Mestrado foram representadas por 2 defesas de Geografia, 2 defesas de Educação e 1 de Matemática Aplicada e Computacional.

Na 1ª quinzena do mês de Setembro foram desenvolvidas duas dissertações de Mestrado através dos candidatos previamente inscritos. No dia 06/Setº: Érika Aparecida Navarro Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientadora: Profª.Drª.Raquel Gomes de Oliveira, da FCT/Unesp. No dia 10/Setº, Hugo Leonardo França, do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional. Orientador: Prof.Dr.Cássio Machiaveli Oishi, da FCT/Unesp. No dia 13, o Doutorando Vinicius Stuani Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas defendeu tese perante a Comissão Examinadora, sob orientação do Prof.Dr. Paulo de Oliveira Camargo, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No dia 06 de Setembro, a candidata Erika Aparecida Navarro Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu sua dissertação de Mestrado. Orientação da Profª.Drª. Raquel Gomes de Oliveira, da FCT/Unesp.

Continuidade na 2ª quinzena

Na sequência da programação na 2ª quinzena do mês, destaque para Geografia através de dissertação de Mestrado (no dia 18), defendida pelo candidato Rodolfo de Souza Lima, sob orientação do Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula, da FCT/Unesp. No dia 19, o Doutorando Robinzon Pinero Luz, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas fez sua defesa pública de tese de Doutorado, orientado pelo Prof.Dr. Antonio Thomaz Jr, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Rodolfo de Souza Lima, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, fez sua defendeu pública de dissertação de Mestrado, sob orientação do Prof.Dr. Ricardo Pires de Paula, da FCT/Unesp.

Novas dissertações de Mestrado

Nos dias 21 e 25/Setº foram desenvolvidas duas dissertações de Mestrado: Educação por Gustavo Antonio Valentin, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Vanda Moreira Machado Lima, da FCT/Unesp e do candidato ao Doutorado Jhonatan Laszlo Manoel, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, sob orientação do Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, da FCT/Unesp. No dia 26/Setº mais uma tese de Doutorado/Educação, defendida pelo candidato Guilherme Costa Garcia Thommaselli, tendo o Prof.Dr.Divino José da Silva (da FCT/Unesp), como seu Orientador.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Sob orientação da Profª.Drª. Vanda Moreira Machado Lima, da FCT/Unesp, o candidato Gustavo Antonio Valentin, defendeu tese de Doutorado/Educação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Doutorando Jhonatan Laszlo Manoel, do Programa de Pós-Graduação em Geografia teve como seu Orientador, o Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes,da FCT/Unesp.

As duas últimas teses

As duas últimas teses com defesas públicas do mês de Setembro/2018 ocorreram nos dias 27 e 28. Os Doutorandos: Paulo Roberto Brancatti e Héllen Thais dos Santos – ambos do Programa de Pós-Graduação em Educação – se apresentaram perante a Comissão Examinadora, para suas defesas públicas. Orientadores: Profª.Drª. Renata Portela Rinaldi e Profª.Drª.Gilza Maria Zauhy Garms, ambas integrantes do Deptº de Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro I, o Doutorando Paulo Roberto Brancatti fez sua defesa pública sob orientação da Profª.Drª.Renata Portella Rinaldi, do Deptº de Educação da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Héllen Thaís dos Santos, defendeu tese de Doutorado/Educaçaõ no Anfiteatro VII, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Gilza Maria Zauhy Garms, da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 03

Como vem acontecendo todos os anos, desde o dia 1º de Outubro Presidente Prudente está sediando a XVII Semana da Computação/SECOMPP-2018- que é uma realização da EJCOMP da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Trata-se de um evento já é considerado tradicional em nossa unidade universitária desde 2002, que à cada ano se consolida como uma referência junto à comunidade local e regional.

Para sua concretização como evento voltado às atividades acadêmicas, científicas e culturais, tem o apoio do Conselho do curso de Bacharelado em Ciência da Computação – do Deptº de Matemática e Computação – do Centro Acadêmico de Computação da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEx), da Pró-Reitoria de Graduação da Direção da FCT, além dos Docentes e Alunos do curso.

A exemplo dos eventos anteriores estão sendo oferecidos durante a 17ª Edição, minicursos e palestras que visam complementar a formação acadêmica dos alunos do curso; como também, alunos de outros cursos da área de Exatas e Tecnologia, de pós-graduação, do ensino médio e profissionais da área de Informática. Especialmente aqueles que estão atuando no mercado empresarial.
Na noite de abertura realizada no Anfiteatro I, a mesa foi formada sob a presidência do Prof.Dr. Rogério Eduardo Garcia, atual Diretor da FCT/Unesp; Prof.Dr. Danilo Medeiros Eler, Vice-Chefe do Deptº de Matemática e Computação da FCT/Unesp e atual coordenador geral da SECOMPP/2018. E mais: o Prof.Dr.Celso Olivete Junior, Coordenador do curso de Bacharelado em Ciência da Computação desta Faculdade e a Discente Giulia Campos de Oliveira, Presidente da Empresa Jr de Computação. Ela faz parte do esquema de organização e promoção do evento como colaboradora e aluna do curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

Todos os integrantes da mesa fizeram uso da palavra, enaltecendo a importância de um evento tradicional que reuniu mais uma vez centenas de participantes. O cerimonial foi conduzido pelo ex-aluno Pedro Gomes, que anunciou para tomar assento à mesa como palestrante convidado, o Prof.Dr. Danilo Roberto Pereira, que desenvolveu o tema: Machine Learning e Data Science:Introdução, Aplicações e Tendências.

Breve currículo do palestrante

O palestrante Danilo Roberto Pereira se graduou em Ciência da Computação, na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – em 2006. Obteve o título de Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP em 2009 e Doutor em Ciência da Computação na UNICAMP. Concluiu o 1º Pós-Doutorado na UNESP, em 2016. O 2º Doutorado realizou-se na Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR em 2017. Atualmente é Professor na Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE e Diretor de Data Science na empresa americana ANALYTICS2GO.

A realização das Semanas de curso já é uma tradição na Unidade Regional de Presidente Prudente, que a cada ano se consolida como uma referência junto à comunidade. Que por sua vez, vem demonstrando maior interesse pelas atividades acadêmicas, científicas e culturais promovidas pela FCT/Unesp, prestigiando seus idealizadores com sua presença e participação.

Como nos anos anteriores, a XVII Semana da Computação /SECOMPP-2018 proporciona aos interessados, todos os dias (até 05 de Outubro), uma série de minicursos, palestras e mesas redondas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A abertura da XVII Semana da Computação/SECOMPP-2018 no dia 05/Outº foi presidida pelo Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia, Diretor da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O 1º palestrante convidado foi o Prof.Dr.Danilo Roberto Pereira, Prof.da UNOESTE e Diretor de Data Science na ANALYTIS2GO norte americana.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento realizado no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente – reuniu centenas de participantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Organizadores da tradicional Semana da Computação/SECOMPP- 2018 – tiveram todo o apoio necessário para a realização do tradicional evento.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP