dez 22

A Secão de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – programou para Dezembro, a realização de cinco dissertações de Mestrado: três de Fisioterapia e duas de Geografia. A defesa pública desenvolvida pelos candidatos inscritos oficialmente, foi efetuada perante as Comissões Examinadoras, reunidas nos Anfiteatros III e VII no período de 10 a 17 de Dezembro do ano 2018.

Na sessão correspondente à 1ª dissertação de Mestrado, dia 10/Dezº pela candidata Ellen Tamires Pedriali Colnago – do Programa de Pós-Graduação em Geografia – a Orientadora foi a Profª.Drª. Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol. Atuando também na composição da mesa, o Prof.Dr. Eduardo Paulon Girardi, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp e a Profª.Drª.Ana Elisa Bressan Smith Lourenzoni, da Faculdade de Ciências e Engenharia da Unesp/Tupã-SP. Tema: “Desenvolvimento territorial e alimentação escolar: estudo comparativo do Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE – em Dracena e Regente Feijó-SP”.

No dia 13/Dezº, apresentou-se perante a Comissão Examinadora reunida no Anfiteatro III, a candidata do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, Carolina Takahashi, tendo como seu Orientador, o Prof.Dr.Luiz Carlos Marques Vanderlei, do Deptº de Fisioterapia e Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Unesp/Presidente Prudente. Compondo a mesa – além do Orientador já citado – as Profªs.Drªs.Francis Lopes Pacagnelli e Ana Clara Campagnolo Gonçalves Toledo, ambas da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE. Tema:”Correlação entre índices lineares da variabilidade da freqüência cardíaca de repouso com sinais e sintomas em programas de reabilitação cardiovascular”.

No dia 14 de Dezº/2018 ocorreram duas dissertações de Mestrado: a 1ª no Anfiteatro III (às 9hs) pela candidata Mayara Moura Alves da Cruz, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. Orientador: Prof.Dr.Luiz Carlos Marques Vanderley, do Deptº de Fisioterapía e Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP. Também atuando como integrantes da mesa e da Comissão Examinadora: Profª.Drª.Francis Lopes Pacagnelli, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE e Profª.Drª.Roselene Modolo Regueiro Lorençoni, do Deptº de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente – SP. Tema:”Efeitos da terapia baseada em realidade virtual sobre a motivação, engajamento, aderência e repercussões hemodinâmicas em cardiopatas”.

A 2ª dissertação do dia 14/Dezº verificou-se no Anfiteatro VII, estando presente o candidato Gabriel Boraschi Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O Mestrando teve como sua Orientadora, a Profª.Drª. Maria Encarnação Beltrão Spósito, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp. Além da Orientadora já citada, participação como membros da Comissão Examinadora dos seguintes Docentes: Profª.Drª.Marina Regitz Montenegro, da FFCLH/USP-São Paulo/SP e Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP. Tema: “Circuitos da economia urbana em cidades médias: os Camelódromos de Presidente Prudente (SP) e Londrina (PR)”.

Finalmente, no dia 17/Dezº a candidata Milene Cristina Stoco de Oliveira se apresentou perante a Comissão Examinadora – reunida no Anfiteatro VII – para sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Fisioterapia. Atuando como Orientador, o Prof.Dr.Luiz Carlos Marques Vanderley, do Deptº de Fisioterapia e Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da FCT/Unesp. Também presentes como membros da Comissão Examinadora, a Profª.Drª.: Débora Cristina Gonçalves Luiz Fernani, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE e Profª.Drª. Ana Laura Ricci Vitor, da Faculdade de Presidente Prudente/FAPEPE. Tema: “Modulação Autonômica na doença de Parkinson: Influência do tempo de diagnóstico e análise por métodos geométricos”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp foi a Orientadora da Mestranda Ellen Tamires Pedriali Colnago, do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Carolina Takahashi, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, apresentou-se perante a Comissão Examinadora para sua defesa de dissertação de Mestrado, tendo como Orientador o Prof.Dr. Luiz Carlos Marques Vanderley, do Deptº de Fisioterapia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Sob orientação do Prof.Dr.Luiz Carlos Marques Vanderley, do Deptº de Fisioterapia e de Pós-Graduação em Fisioterapia da FCT/Unesp, a Mestranda Mayara Moura Alves da Cruz, do Programa de Pós-Graduação em Geografia fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Gabriel Moraci Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado, sob orientação da Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata ao Mestrado, Marlene Cristina Stocco de Oliveira, se apresentou perante a Comissão Examinadora para sua defesa pública, orientada pelo Prof.Dr. Luiz Carlos Marques Vanderley, do Deptº de Fisioterapia e Programa de Pós-Gradução em Fisioterapia da FCt/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 20

No período compreendido entre 03 e 18 de Dezembro de 2018, a Seção Técnica de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – acolheu para defesas públicas seis teses de Doutorado. Os temas desenvolvidos por alunos do Programa de Pós-Graduação (Fisioterapia, Educação (2), Geografia e Ciências da Motricidade) versaram sobre temas diversos.

A 1ª defesa de tese ocorreu no dia 03/Dezº no Anfiteatro II pela Doutoranda em Fisioterapia, Ana Paula Coelho Figueira Freire, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. Orientadora: Profª. Drª. Ercy Mara Cipulo Ramos, do Deptº de Fisioterapia da FCT/Unesp. Integrando a Comissão Examinadora (além da Orientadora), os Profs. Drs.: Celso Ricardo Fernandes de Carvalho, da FM/São Paulo/USP; Dionei Ramos e Luiz Carlos Marques Vanderley, ambos do Deptº de Fisioterapia da FCT/Unesp e Carlos Augusto Marçal Camilo, da Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina/UEL. Tema: “Treinamento resistido com os componentes elásticos em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica: Aspectos funcionais”.

No dia 05/Dezº a candidata Taíssa Caroline Silva Rodrigues fez sua defesa pública de tese de Doutorado/Geografia, tendo como Orientador o Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, do Câmpus da FCT/Unesp e membros os seguintes docentes: Profª.Drª.Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim e Prof.Dr.Paulo César Rocha, ambos do Deptº de Geografia da FCT/Unesp; Prof.Dr.Antonio Cordeiro Feitosa, da Universidade Federal do Maranhão e Prof.Dr.Lúcio José Sobral da Cunha, da Universidade de Coimbra/Portugal. Tema: “Estudo da cobertura e uso da terra na microrregião de Urupi – noroeste da Amazônia maranhense entre os anos de 1976/2016 – por meio da aplicação do sensoriamento remoto e SIG’s”.

No dia 10/Dezº no Anfiteatro II, a Doutoranda Telma Romilda Duarte Vaz, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defendeu sua tese orientada pela Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite, tendo também outros membros da Comissão Examinadora, como a Profª.Drª.Leny Rodrigues Martins Teixeira e Profª.Drª.Renata Portela Rinaldi, ambas integrantes do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp; Prof.Dr.Eliseu Clementino de Souza e Prof.Dr.Daniel Henrique Lopes, do Deptº de Educação, da Universidade do Estado da Bahia e Deptº de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, respectivamente. Tema: “Para além dos nascidos em berço esplêndido – narrativas docentes sobre o trabalho dos Professores no campo das políticas de ações afirmativas na UFMS”.

No dia 11/Dezº12, a candidata ao Doutorado Laureana Sanches Silveira, sob orientação do Prof.Fábio Santos de Lira, do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp fez sua defesa pública sobre Ciências da Motricidade. Além do Orientador, atuaram como membros da Comissão Examinadora: Profª.Drª. Patrícia Monteiro Seraphim e Prof. Dr. Rômulo Araujo Fernandes, ambos do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp; Prof.Dr.William Tadeu Lara Festuccia, do Instituto de Ciências Médicas, da Universidade de São Paulo/USP e Profª.Drª.Patrícia Chimin Perandini, do Deptº. de Fundamentos da Educação Física da Universidade Estadual de Londrina/UEL. Tema: “Avaliação da resposta imunometabólica em macrófagos peritoneais de camundongos obesos: papel do exercício físico e do PPARy”.

No dia 12/Dezº, a candidata Bárbara de Moura Mello Antunes, do Programa “Ciências da Motricidade”, defendeu tese de Doutorado no Anfiteatro III, tendo como Orientador o Prof.Dr. Fábio Santos de Lira, do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp. Integrando a Comissão Examinadora – além do Orientador – os Profs.Drs.: Ronaldo Vagner Thomatielli dos Santos, do Deptº de Biociências da Baixada Santista/Universidade Federal de São Paulo; Lila Missae Oyama, do Deptº de Fisiologia, da Universidade Federal de São Paulo; Alessandro Moura Zagatto, do Deptº de Educação Física, da Faculdade de Ciências de Bauru/SP e Giovana Rampazzo Teixeira, do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp/Pres.Prudente-SP. Tema: “Envolvimento do NF-kB e PPAR-gamma na resposta inflamatória e metabólica em monócitos de indivíduos sedentários, ativos e treinados”.

No dia 18/Dezº registrou-se no Anfiteatro II da FCT/Unesp, a 6ª e última defesa de tese do ano 2018. O candidato Diego Pessoa Irineu de França, do Programa de Pós-Graduação em Geografia apresentou-se perante à Comissão Examinadora, tendo como Orientador o Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr, do Deptº de Geografia. Além de Thomaz, fizeram parte da mesa como membros da Banca, a Profª.Drª.Ana Terra Reis, da Escola Nacional Florestan Fernandes; a Profª.Drª. Raquel Maria Rigotto, do Deptº de Saúde Comunitária, da Universidade Federal do Ceará; a Profª.Drª.Larissa Mies Bombardi, da FFLCH/USP-SP e Prof.Dr.Carlos Alberto Feliciano, da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP. Tema: “Conflitos territoriais e resistência da totalidade do trabalho frente ao agrohidronegócio fruticultor nas áreas de expansão dos perímetros irrigados no semiárido”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tendo como Orientadora a Profª.Drª.Ercy Maria Cipulo Ramos do Deptº de Fisioterapia da FCT/Unesp, a candidata Ana Paula Coelho Figueira Freire, fez sua defesa pública de tese de Doutorado/Geografia no dia 03/Dezº.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp foi o Orientador do Doutorando Diego Pessoa Irineu de França, do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Tese defendida no dia 18 de Dezº no Anfiteatro II.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Telma Romilda Duarte Vaz, do Programa de Pós-Graduação em Geografia fez sua defesa pública de tese de Doutorado, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite, do Deptº de Educação da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tendo como Orientador, o Prof.Dr.Fábio Santos de Lira, do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp, a candidata Bárbara de Moura Mello Antunes, defendeu publicamente no dia 12/Dezº sua tese de Doutorado em Ciências da Motricidade.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 14

Nos dias 23 e 30 de Novembro/2018 foram desenvolvidas na FCT/Unesp, duas defesas públicas de Mestrado em Educação. Ambas ocorreram nos Anfiteatros I e III, atuando como Orientadores os Profs.Drs: Cláudia Maria de Lima e Manoel Osmar Seabra Júnior, ambos integrantes dos Deptºs de Educação e Educação Física da FCT/Unesp, respectivamente.

As Mestrandas Érika Miranda Franco Feitosa e Elaine de Oliveira Santos, do Programa de Pós-Graduação em Educação se apresentaram perante às Comissões Examinadoras nessas duas datas de Novembro, com os temas:”Mídia Educação: Possibilidades na formação em serviço de Professores em HTPC” e “Exergames como tecnologia assistiva a estudantes com paralisia cerebral”.

Além dos Orientadores citados acima, integraram as Comissões Examinadoras os seguintes membros: Educação – Profª.Drª.Leny Rodrigues Martins Teixeira, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da FCT/Unesp e Profª.Drª. Mônica Furkotter, do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE. Na defesa seguinte: a Profª.Drª.: Danielle Aparecida Nascimento dos Santos, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE e Profª.Drª. Lígia Maria Presumido Braccialli, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp, Erika Miranda Franco Feitosa fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado no dia 23 de Novembro/2018, no Anfiteatro I.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante à Comissão Examinadora, Elaine de Oliveira Santos defendeu no dia 30/Novº sua dissertação de Mestrado/Educação, sob o tema: “Exergames como tecnologia assistiva a estudantes com paralisia cerebral”.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 09

Como é tradição nos meios universitários, foram instituídas premiações especiais como forma de incentivo e reconhecimento às atividades culturais e científicas desenvolvidas no País. Na região de Presidente Prudente o destaque é para o 7º PRÊMIO CIENTÍFICO UNOESTE – Universidade do Oeste Paulista, concebido para incentivar as pesquisas científicas desde 2012. O Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – ENEPE – existe há alguns anos e envolve graduandos, pós-graduandos, profissionais e docentes das mais variadas áreas do conhecimento e o Prêmio Científico Unoeste é uma das muitas iniciativas que fazem parte do ENEPE, bem como a apresentação de trabalhos científicos que não concorrem ao prêmio e a publicação dos trabalhos científicos apresentados em periódicos da Universidade, com classificação Qualis B3, entre outras iniciativas.

Neste ano, alunos da UNESP tiveram uma participação destacada tanto no ENEPE como no 7º Prêmio Científico Unoeste. O prêmio foi concebido para incentivar a divulgação das pesquisas científicas, realizadas por graduandos, graduados e pós-graduados de instituições de ensino superior e está dividido em 4 grandes áreas do conhecimento, a) Ciências Agrárias, b) Ciências Exatas e Engenharias, c) Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e d) Ciências Biológicas e da Saúde. Para cada uma dessas duas áreas há premiação em duas categorias: uma para alunos graduandos ou recém graduados e outra para alunos pós-graduandos ou recém pós-graduados. Assim, são concedidos prêmios para oito diferentes modalidades, envolvendo a combinação área de conhecimento/grau da formação.

A participação de alunos da FCT/UNESP no 7º Prêmio Científico Unoeste foi bastante destacada, obtendo o primeiro lugar em três diferentes modalidades, conforme se segue:

1° lugar na Área de Ciências Humanas e Sociais (graduação), com o trabalho O lúdico e a interpretação na teoria Winnicottiana: análise das relações recíprocas contidas no livro o brincar e a realidade, de Joyce Garbosa de Azevedo, orientada pelo Prof. Dr. Fabio Camargo Bandeira Villela;

1° lugar na Área de Ciências Humanas e Sociais (pós-graduação), com o trabalho Educação e autismo: modelo metodológico para avaliação e a adaptação de games, de Gisele Silva Araújo, orientada pelo Prof. Dr. Manoel Osmar Seabra Júnior;

1° lugar na Área de Ciências Exatas e Engenharias (graduação), com o trabalho Estudo das propriedades fotoeletroquímicas do poli(azo-bismarckbrown R) obtido por eletropolimerização para sensibilização de células solares, que teve como autor principal Jessica Crivelaro Pacheco, acompanhada de André Olean Oliveira e Diego Noé David Parra e orientação do Prof. Dr. Marcos F. S. Teixeira.

Os Prêmios de 1° lugar concedidos na área de Ciências Humanas e Sociais – tanto para aluno de graduação, como para aluno de pós-graduação – foram concedidos a alunos da FCT da área de Educação e na área de exatas foi contemplado alunos do curso de Química.

A UNESP também obteve 2° lugar na Área de Ciências Humanas e Sociais (pós-graduação), com o trabalho Possibilidade de formação continuada para professores do ensino fundamental, de autoria principal de Izabella Alvarenga Silva e seus professores Prof. Dr. Raul Aragão Martins e Profa. Dra. Luciana Aparecida Nogueira da Cruz.

A aluna Joyce Garbosa de Azevedo e seu orientador Prof. Dr. Fabio Camargo Bandeira Villela foram entrevistados pelo jornalista Altino Correia para a matéria deste Blog, conforme se segue.

Joyce vibrou de contentamento com o resultado. Seu orientador, o Professor Fabio, que é docente do Departamento de Educação, reconheceu os méritos e a grande capacidade de sua orientanda. Joyce é aluna do 3º ano do curso de graduação em Pedagogia na Unesp e o trabalho que lhe rendeu a premiação (1º lugar) na área de Ciências Humanas e Sociais leva o título de “O lúdico e a interpretação na teoria winnicottiana: análise das relações recíprocas contidas no livro O brincar e a realidade”.

O que diz o Orientador ?

O Professor Fabio Camargo Bandeira Villela nos contou que “o evento no qual os autores foram premiados, ocorre desde 1981 e tem contado com um grande número de trabalhos inscritos. Neste ano, foram submetidos 1844, sendo: 1648 comunicações orais e 196 posters. O ENEPE apresenta uma grande relevância para a comunidade acadêmica em geral. Tanto pela oportunidade de apresentação oral dos trabalhos, como pelo fato de que os trabalhos apresentados no evento, são publicados pela Revista ColloquiumHumanarum – Qualis B3 – ou outra Revista da série Colloquium, conforme a área de trabalho”.

O Professor Fábio – disse ainda – que o Prêmio Científico UNOESTE seleciona dentre os trabalhos inscritos para o Prêmiode cada modalidade (área de conhecimento e grau de formação) os três melhores, que seguem para a segunda fase do Prêmio, que serão julgados pela qualidade da apresentação, a ser realizada pelo aluno e principal autor do trabalho. A apresentação é realizada em modalidade oral e conta com o parecer de três avaliadores, que, segundo critérios específicos, julgam a classificação final dos três trabalhos selecionados.

De conformidade com a opinião da graduanda Joyce, a premiação dos trabalhos tem por principal finalidade incentivar a pesquisa na Universidade, enriquecendo também o currículo e favorecendo futuros projetos. “A pesquisa auxilia no processo de crescimento acadêmico, enriquecendo e potencializando essa vivência”.

Importância para a formação do aluno

O Prof. Fábio Camargo Bandeira Villela, destaca a importância do ENEPE para a formação do aluno, tanto no momento de produção como do trabalho escrito – de sua apresentação oral – como pela repercussão na vida acadêmica do aluno, com a publicação de seu trabalho científico em periódico científico indexado. Destaca que essas contribuições à formação do jovem pesquisador são ainda mais relevantes e intensasse o trabalho foi inscrito e selecionado para concorrer ao Prêmio Científico. Ele destaca ainda que “o ENEPE é um evento científico consagrado, de âmbito nacional e cuja abrangência e repercussão extrapola os limites da Região do Oeste Paulista. Sem deixar de ser uma excelente oportunidade para o intercâmbio, Entre: pesquisadores e Universidades da região”. Considera que o CIC da UNESP teria muito a ganhar se voltasse a exigir artigo científico completo e tivesse apresentações orais em sua primeira fase – etapa local – em que todos os alunos inscritos concorrem.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Joyce Garbosa de Azevedo, aluna do 3º ano do curso de graduação em Pedagogia da FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – conquistou brilhantemente o 1º lugar no 7º Prêmio Cientifico Unoeste/2018.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Fábio Camargo Bandeira Villela, docente do Deptº de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, foi o Orientador que recebeu a premiação juntamente com a Orientanda.

Clique para ampliar!
Aluna do curso de Pedagogia e seu Professor celebraram festivamente essa premiação. Foi uma conquista espetacular, festejada pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE.

 

 

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 03

O candidato Elianai Constantino Gonçalves, do Programa de Pós-Graduação em Geografia foi o defensor da única tese de Doutorado verificada na FCT/Unesp durante o mês de Novembro/2018. Ele se apresentou perante à Comissão Examinadora no dia 05 de Novembro no Anifiteatro VII, tendo como Orientador o Prof.Dr.Eduardo Paulon Girardi, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Os demais integrantes foram representados – além do Orientador já citado – pelos seguintes docentes: Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, do Deptº. de Geografia da FCT/Unesp; Prof.Dr.José Giacomo Baccarin, do Deptº de Economia, Administração e Educação da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/Unesp de Jaboticabal; Prof.Dr.Carlos Alberto Feliciano, da FCT/Unesp e Prof.Dr.Mateus de Almeida Prado Sampaio, Pós-Doutorando da Universidade de São Paulo/USP.

O tema defendido pelo Doutorando versou sobre Zoneamento Territorial para cana-de-açúcar no Estado de São Paulo: uma proposta crítica aos zoneamentos oficiais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/Unesp, Elianai Constantino Gonçalves defendeu tese de Doutorado no dia 05/Novº, tendo como Orientador o Prof.Dr.Eduardo Paulon Girardi, do Deptº de Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema desenvolvido pelo Doutorando versou sobre Zoneamento territorial para a cana de açúcar no Estado de SP, uma proposta crítica aos zoneamentos oficiais. O Prof.Dr.José Giácomo BAccarin, de Jaboticabal atuou p/vídeo-conferência.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 01

No último fim de semana no Núcleo Morumbi da Unesp, verificou-se um fato pouco habitual: houve exame de qualificação, onde a candidata inscrita veio da Província de Cienfuegos/Cuba. Trata-se da Mestranda Lisandra Hernandez Montardy que se apresentou em Março de 2017 como aluna cursando Pós-Graduação junto à FCT/Unesp. Desde então, ela vem cumprindo o Programa de Pós-Graduação em Geografia/PPGG, visando a defesa pública de dissertação de Mestrado no mês de Janeiro de 2019.

A Comissão Examinadora reuniu-se no dia 23 de Novembro, para qualificação e acompanhamento do trabalho de pesquisa desenvolvido pela graduanda que veio do exterior (Cuba) para estudar no Brasil. Em especial: na Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (FCT) – Presidente Prudente/SP.

Três municípios do extremo oeste paulista foram pesquisados por Lisandra Hernandez Montardy: Iepê, Narandiba e Presidente Prudente. Integrando a Comissão, os Profs.Drs.Antonio Cezar Leal, Alba Azeredo Arana e Neide Barrocá Faccio, (Livre Docente). Esta última, atuando como Orientadora da Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia junto à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Diagnóstico sociocultural

Perante a Banca Examinadora, a estudante cubana destaca – através de um diagnóstico sociocultural do patrimônio arqueológico – os municípios de Iepê, Narandiba e Presidente Prudente, no Estado de São Paulo. “A pesquisa apresenta o estado da arte das ações de proteção, conservação, divulgação e educação patrimonial desenvolvidas nos municípios supra citados”. Depois, Lisandra ressalta o trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Arqueologia Guarani da Universidade Estadual Paulista/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Para concluir: “O patrimônio é reconhecido como recurso endógeno para o desenvolvimento territorial, possuindo valor para influenciar as políticas públicas vigentes nesses municípios. Nos processos de gestão do patrimônio arqueológico, estudado em sua relação com o patrimônio natural, que lhe serve de base e as práticas socioculturais da sociedade onde é localizado”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Antes de decidir pelos seus estudos no Brasil, Lisandra Hernandez Montardy registrou em fotos exclusivas as melhores lembranças de seu País (Cuba).Veio para Presidente Prudente; e na FCT/Unesp já se prepara para a defesa de Mestrado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Orientadora da Lisandra é a Profª.Drª. Neide Barrocá Faccio, Livre Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP.

Clique para ampliar!
Mesmo à distância, a jovem estudante de Cienfuegos/Cuba, não se esquece de seu País e nos enviou esta foto que registra um local de grata lembrança: Viñales, no interior de Cuba com características de Estância Turística.

Clique para ampliar!
Concluída a qualificação, uma foto para a história onde aparecem os integrantes da Comissão Examinadora: Profs.Drs.Antonio Cezar Leal, Alba Azeredo Arana e Neide Barrocá Faccio juntamente com Lisandra e outros membros.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 26

Desde Maio de 2018, vem sendo desenvolvido a nível regional um novo convênio de cooperação técnica e acadêmica firmado entre a Reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Unesp e União dos municípios do Pontal do Paranapanema/UNIPONTAL. No último dia 13 de Novembro realizou-se uma reunião técnica, com a presença dos Prefeitos dos municípios associados, além de outros convidados que tomaram parte nesse encontro regional. Na ocasião, foram demonstrados os primeiros resultados e discutidas as próximas etapas do desenvolvimento do Projeto.

Num primeiro momento, o Prof.Dr.Amilton Amorim (que representou a Unesp), chamou a atenção de todos os prefeitos sobre a situação atual com relação às responsabilidades assumidas mediante fornecimento de dados cadastrais à Receita Federal do Brasil. De acordo com o Artigo 41 da Lei Federal nº 11.977/2009 e Decreto 8.764/2016 que instituiu o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais – SINTER.

Em seguida, o Professor Amilton Amorim apresentou os primeiros resultados do Projeto “Pontal Transparente”, salientando a importância da participação ativa dos municípios no sentido de contribuir com seus objetivos. Inclusive, integrando a Equipe de desenvolvimento. Aos municípios incorporados será dada a oportunidade de capacitar seus Técnicos e utilizar os resultados obtidos com o Projeto, em seus trabalhos de gestão da informação territorial.

Na etapa final, foi esclarecido que existem possibilidades de financiamento para aquisição de dados cadastrais, que serão benéficos aos municípios consorciados principalmente na gestão tributária e de planejamento estratégico. Além da abertura de discussões sobre o andamento do Projeto. Com relação ao assunto – acentua o Prof.Amorim – a UNIPONTAL e a UNESP pretendem contribuir com o desenvolvimento regional e local dos municípios. Além de fortalecer o conceito de cooperativismo por meio do envolvimento desses municípios com a Instituição, em benefício de todos.

Clique para ampliar! As reuniões que envolvem a UNESP e UNIPONTAL são constantes e agora os municípios consorciados contam com um novo convênio de cooperação técnica e acadêmica, criando o Projeto “Pontal Transparente”.

Clique para ampliar! Na última reunião realizada no dia 13/Novº, dirigentes da União dos municípios do Pontal do Paranapanema/UNIPONTAL e Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”/UNESP firmaram o importante convênio.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 19

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu no dia 12 de Novembro no Atelier Arquitetura/Disc.I importante debate para avaliação dos danos causados com o rompimento da barragem de rejeitos da SAMARCO (Vale + BHP Billiton). A tragédia ocorrida no dia 05 de Novembro de 2015 – que agora completou três anos – foi considerada como o maior desastre socioambiental, e envolveu rejeitos de mineração da história mundial dos últimos 100 anos.

O Seminário “Locais de Memória – Mariana – 3 anos”, promovido pelo Grupo de Pesquisa: Projeto – Arquitetura e Cidade – Núcleo Patrimônio e Projeto, contou com a participação de Carolina Sato Pereira e Gustavo Piscitelli. Competiu ao casal o envolvimento na discussão com os Docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo: Prof.Dr.Antonio Cezar Leal, Prof.Dr.Hélio Hirao e Profª.Drª.Paula Vermeersch. O Grupo de Pesquisa “Projeto, Arquitetura e Cidade” está vinculado à linha Projeto e Tecnologia do Edifício e da Cidade, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da FCT/Unesp.

A Organização do evento é do Grupo de Pesquisa “Projeto, Arquitetura e Cidade-Núcleo de Estudos em Patrimônio e Projeto. O núcleo de Estudos a que nos referimos, originou-se com o intuito de promover pesquisas sobre o Patrimônio Urbano e Arquitetônico das pequenas e médias cidades do interior paulista. Atualmente realiza investigações, desde as técnicas de identificação e de inventário do patrimônio, até as análises, reflexões e concepção de intervenções projetuais na cidade contemporânea.

Os participantes da mesa

Carolina Sato Pereira: Graduanda do quinto ano do curso de Arquitetura e Urbanismo pela FCT/Unesp. Foi bolsista no projeto de extensão “Memória étnica em comunidade indígena: Cultura, identidade e história”. Atualmente, participa do projeto de pesquisa “Poder local e assentamentos: expressões de conflito, acomodação e resistência”. Trabalhou como estagiária da Cáritas – Regional de Minas Gerais, atuando como assessora técnica no processo de cadastramentos das atingidas e atingidos pela Barragem de Fundão.

Gustavo Piscitelli: estudante do último ano do curso de Arquitetura e Urbanismo nesta instituição, foi integrante do Núcleo de Estudos em Habitação e Cidades; gerente e diretor de recursos humanos na Empresa Júnior de Arquitetura e Urbanismo “Opera Krios” e membro ativo do Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo “CACAU” da FCT/UNESP por dois anos. Em 2017, junto à Carolina, estagiou na Cáritas.

Prof. Dr. Hélio Hirao: Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1981), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição (1990) e Doutor em Geografia Urbana pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP (2008). É professor Assistente Doutor do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente. Desenvolve projetos de pesquisa na área do Patrimônio Urbano e Arquitetônico e Projetos de Intervenção. Coordena o Grupo de Pesquisa Projeto, Arquitetura e Cidade.

Profª. Drª. Paula Ferreira Vermeersch: Se doutorou em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, (2007), é mestre em História da Arte e da Cultura desde 2002, mestre em Sociologia (2001) e bacharel e licenciada em Sociologia e Antropologia (1998) pela Unicamp. Fez um pós-doutoramento em História da Arte, no departamento de História, IFCH-Unicamp, entre 2009 e 2013, e foi bolsista pós-doc da FAPESP. Em 2013 tornou-se docente de História da Arte e da Arquitetura no departamento de Geografia da FCT-Unesp.. Foi pesquisadora da Comissão da Verdade da Unesp, em 2014, e desde 2016 participa como membro titular da Comissão da Verdade da Adunesp. É coordenadora do grupo de pesquisa Domus.

Prof. Dr. Antonio Cezar Leal: Possui graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989), mestrado em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP (1995), especialização em Ensino de Geociências (1996) e doutorado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de recursos hídricos, gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, planejamento ambiental de bacias hidrográficas, educação ambiental e ensino de Geografia. É Professor do Departamento de Geografia. Foi Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia de 2014 a 2017, onde é Professor no mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e regulação de Recursos Hídricos; Foi representante da UNESP no Conselho Estadual do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, de 2006 a 2010. Coordena o Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental e Dinâmica Socioespacial (GADIS).

O maior desastre socioambiental

O rompimento da barragem de rejeitos da Samarco provocou uma das maiores tragédias que se tem notícia até hoje no País. Como já acentuamos: foi o maior desastre socioambiental com rejeitos de mineração da história brasileira e mundial dos últimos anos. A lama destruiu distritos localizados na zona rural do município de Mariana no Estado de Minas Gerais. Deixou milhares de moradores da região sem água e sem trabalho. Matou, não apenas 19 pessoas. Mas também o Rio Doce, com graves consequências para o meio ambiente de um modo geral.

O Prof.Dr.Hélio Hirao acentua que o trabalho realizado por Carolina Sato Pereira e Gustavo Piscitelli em seus estágios, permitiu proximidade com as pessoas, tornando possível enxergar alguns pontos relevantes sobre o ocorrido. A catástrofe repercutiu – e embora com omissão das grandes mídias – não chegou ao conhecimento de outras áreas científicas. Especialmente sobre a cartografia social aplicada a desastres socioambientais, algo que pouco é comentado dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Assim, pretende-se com este evento colocar em foco o ocorrido em Mariana/MG para que não seja esquecido, permitindo ainda que a práxis desenvolvida pelos estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP – possa servir de subsídio à discussão acerca do tema.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT/Unesp participaram da discussão neste evento. Juntamente com seus Professores,para avaliar o que resultou da tragédia de Mariana, que deixou milhares de moradores sem água e sem trabalho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O desastre ecológico que provocou graves conseqüências para o meio socioambiental, teve seu levantamento concluído três anos depois pelos nossos estudantes que lá estiveram e estagiaram na “Cáritas”: Carolina Sato Pereira e Gustavo Piscitelli.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Atelier Arquitetura do Discente I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente, o assunto foi amplamente debatido, com a participação dos Professores do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O assunto ganhou projeção e repercussão no meio universitário – embora não tenha despertado o interesse da grande mídia – preocupada com outros temas de menor importância e de interesse para a comunidade rural ou urbana.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No esquema de trabalho dos pesquisadores da FCT/Unesp foi muito importante o acompanhamento pelos Professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, aqui representado pelos Profs.Drs.: Antonio Cezar Leal, Helio Hirao e Paula Vermeersch.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os três docentes que ao lado dos estagiários tomaram parte neste evento significativo, merecem agradecimentos e reconhecimento por sua atuação destacada nesse episódio marcante da história brasileira.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na tela, o histórico do Cadastramento: 2016 – 2017 e 2018. Cadastro dividido em eixos e conduzido pela Cáritas, com apoio do Ministério Público Federal, Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais e Movimento dos Atingidos por Barragem/MAB.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 06

No encerramento do mês de Outubro/2018 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – realizou-se no Anfiteatro II mais uma defesa pública de tese de Doutorado. A candidata Marlizete Cristina Bonafini Steinle, do Programa de Pós-Graduação em Educação se apresentou perante à Comissão Examinadora, tendo como Orientadora a Profª.Drª Célia Maria Guimarães, do Deptº de Educação da FCT/Unesp.

Integrando a Comissão Examinadora – além da Orientadora já citada – os seguintes membros: Profª.Drª.Elieuza Aparecida de Lima, do Deptº de Didática e Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp – Câmpus de Marília; Profª.Drª.Rita de Cássia Galego, do Deptº de Educação Comparada, da Faculdade de Educação da USP; Profª.Drª.Marta Silene Ferreira Barros, do Deptº de Educação, da Universidade Estadual de Londrina/UEL e Profª.Drª.Ivete Janice de Oliveira Brito, do Centro de Educação, Comunicação e Artes, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE.

O tema desenvolvido pela Doutoranda versou sobre “Avaliação na educação infantil: decorrências da formação continuada de duas professoras”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Marlizete Cristina Bonafini Steinle, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defendeu tese de Doutorado na FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Doutoranda fez sua defesa pública no Anfiteatro II, tendo como Orientadora, a Profª.Drª.Célia Maria Guimarães, do Deptº de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Pres.Prudente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 02

A Seção Técnica de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – anunciou a realização de duas últimas dissertações de Mestrado do mês de Outubro. No dia 19 de Outubro, Fisioterapia e no dia 29 Geografia, defendidas publicamente pelos candidatos: Guilherme Henrique Dalaqua Grande e Bruna Dienifer Souza Sampaio, respectivamente.

A 1ª dissertação, foi desenvolvida sob o tema “Efeitos de intervenções que promovem atividade física em idosos que vivem na comunidade nos níveis de atividade física mensurados objetivamente: uma revisão sistemática da literatura”. A 2ª e última dissertação do mês de Outubro foi intitulada: “Uso e cobertura da terra e qualidade da água na bacia hidrográfica do ribeirão Vai-e-vem, no município de Santo Anastácio, São Paulo, Brasil”.

A Comissão Examinadora, reunida para avaliação da dissertação de Mestrado do candidato Guilherme Henrique Dalaqua Grande, do programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, teve como Orientadora a Profª.Drª.Márcia Rodrigues Franco Zambeli, Pós-Doutorado da FCT/Unesp. Demais membros: Prof.Dr.Diego Giuliano Destro Christófaro, do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp e Prof.Dr.Bruno Tirotti Saragiotto, da Universidade de Sydiney/Austrália.

A candidata Bruna Dienifer Souza Sampaio, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, teve como Orientadora, a Profª.Drª.Encarnita Salas Martin, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/Unesp e também fazendo parte da Comissão Examinadora os seguintes membros: Prof.Dr.Antonio Cezar Leal , do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/Unesp e Profª.Drª.Adriana Castreghini de Freitas Pereira/ Geociências da Universidade Estadual de Londrina/UEL.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, Guilherme Henrique Dalaqua Grande, fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado na FCT/Unesp,tendo como Orientadora a Profª.Drª.Márcia Rodrigues Franco Zambelli.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Comissão Examinadora, sob orientação da Profª.Drª.Encarnita Salas Martin -da FCT/Unesp- a Mestranda Bruna Dienifer Souza Sampaio, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP