nov 19

Os Departamentos de Cartografia e Geografia da FCT/UNESP desenvolveu – de 6 a 15/Novº – em Presidente Prudente um projeto conjunto com pesquisadores da Finlândia, tendo como principal objetivo, investigar e desenvolver ferramentas de sensoriamento remoto aerotransportado – para mapeamento e monitoramento de biodiversidade – com ênfase especial na Mata Atlântica. O projeto foi intitulado:“Unmanned Airborne Vehicle- based 4D Remote Sensing for Mapping Rain Forest Biodiversity and Its Change in Brazi – UAV_4D_Bio” – (Sensoriamento Remoto 4D baseado em Veículos aéreos não tripulados para o mapeamento da biodiversidade e suas mudanças, em florestas tropicais no Brasil).

Na recepção proporcionada aos visitantes na véspera da Abertura Oficial, as Boas Vindas pelo Diretor da Faculdade, Prof.Dr.Marcelo Messias, falando em nome da FCT/UNESP, estando também presentes no Bloco Central, os docentes Coordenadores do evento, Antonio Maria Garcia Tommaselli, Nilton Nobuhiro Imai e Raul Borges Guimarães. No dia seguinte, na Sala de Apresentação de Projetos do Deptº de Cartografia, a primeira conferência ministrada pela pesquisadora Eija Honkavaara, com as saudações do Instituto de Geodésia da Finlândia (Finnish Geodetic Institute) a todos os participantes.

Nos demais dias, programação especial com outras participações representadas por Geocientistas da Universidade de Helsinki (Departamento de Ciências Florestais), com a palestra de Topi Tanhuampää. No seguimento, novos painéis: Pesquisas em Espectofotogrametria no FGI (Deptº de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto);Composição florística e estrutura fitosociológica da floresta semidecidual no Oeste do Estado de São Paulo, envolvendo os pesquisadores: Raul Borges Guimarães, Nilton Nobuhiro Imai, Maria de Lourdes B.T.Galo (da UNESP) e Eduardo Werneck (da Univ.Federal Catarinense/ Câmpus de São Francisco do Sul/SC.

Nos dias 8, 9 e 10 os trabalhos foram desenvolvidos em outras áreas, incluindo o Parque Ecológico do Morro do Diab o e Zoológico da Fundação “Ponte Branca”, no Pontal do Paranapanema. Foram realizados trabalhos de campo com atuação dos docentes/pesquisadores: Antonio Maria Garcia Tommaselli, Adilson Berveglieri, Nilton N.Imai, Maria de Lourdes B.T.Galo, Raquel A.Oliveira, Raul Borges Guimarães e N.H.Alcântara (UNESP) Eduardo Werneck (Univ.Federal Catarinense), Ville Luoma (Universidade Helsinki), Teemu Hakala e Anntoni Jaakkolla (Finnish Geodetic Institute).

Destaque para Estrutura especial e estrutura spectral de vegetação: resultado das áreas de estudos; Imagens tomadas a partir de VANT: da área de estudo – primeiros testes e resultados; Experimentos na Floresta de Evo/Finlândia e Desenvolvimento de um VANT –leve multirotor; experiências adquiridas. E mais: Corregistro e geração de MDS com imagens hiperexpectrais; Sistema Sensei de mapeamento móvel e varredura à Lazer com VANT; Aspectos geométricos e radiométricos da expectrofotogrametria com VANTs; Medição de tronco de árvores, usando imagens verticais multiescala; Aplicações da varredura a Lazer, Fotogrametria e Expectrofotogrametria por VANT; Avaliação da biomassa florestal; Modelamento de árvores – baseado em varredura a Lazer – terrestre; Tópicos em aplicações florestais; Discussões e Planejamento.

Projeto financiado pela FAPESP

Em nosso país, esse projeto recebeu financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); e na Finlândia, da Academia de Ciências da Finlândia (AKA), sendo também contemplado em uma linha especial de financiamento conjunto das duas entidades, em se tratando de projetos relacionados à biodiversidade (http://www.fapesp.br/en/7626). No total foram cinco os projetos contemplados (pesquisa), dos quais dois da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP .

O projeto tem duração de quatro anos e prevê o desenvolvimento de uma plataforma de coleta de dados que integra uma câmara hiperespectral, um sistema de varredura a LASER e um sistema de navegação inercial que será transporta por um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT). Os dados coletados por esta plataforma serão cruzados com dados de campo para o estabelecimento de novas técnicas de estimação de biomassa e de biodiversidade.

No Brasil, a área de estudo engloba fragmentos da Mata Atlântica, nas glebas da Estação Ecológica Mico-Leão-Preto, cuja gestão é feita pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), autarquia Federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. Na Finlândia serão realizados estudos em áreas testes já existentes na Floresta de Evo. Para a troca de experiências na região de Presidente Prudente entre 6 a 15 de novembro, foi desenvolvido um Worshop, incluindo trabalho de campo na Estação do Mico Leão-Preto. Esse Workshop contou com a participação dos pesquisadores do Brasil e da Finlândia além de alunos dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas e Geografia, da FCT/UNESP.

Os pesquisadores finlândeses (quatro) permaneceram na região de Presidente Prudente até o último final de semana. Eles pertencem a dois destacados grupos de pesquisa, líderes no desenvolvimento de tecnologias de sensoriamento remoto para florestas. São pesquisadores do FGI (Finnish Geodetic Institute/ Department of Remote Sensing and Photogrammetry) e da Universidade de Helsinki/ Finlândia (Department of Forest Sciences). Deste evento participaram também: a empresa de tecnologia SensorMap – desta cidade – e o Instituto Federal Catarinense, Campus de São Francisco do Sul/SC . O ICMBio é a empresa especializada que dá suporte e acompanha as atividades de pesquisa em campo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Chegada da delegação representativa da Finlândia com quatro Pesquisadores da Universidade Helsinki; em seguida, recepção na FCT/UNESP pelo Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os visitantes receberam as boas-vindas dos Coordenadores do evento cultural e científico, Profs.Drs.Antonio Maria Garcia Tommaselli e Nilton Nobuhiro Imai, sendo depois acolhidos na Sala da Diretoria.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Pesquisadores que vieram da Finlândia em número de quatro, também foram recepcionados e acompanhados pelo Prof.Dr. Raul Borges Guimarães, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Após a acolhida, os coordenadores passaram a elaborar a pauta dos trabalhos que se desenvolveram durante uma semana, cuja programação incluiu ações em Presidente Prudente e Pq. Ecológico do Morro do Diabo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Pesquisadores Finlandeses que vieram a Pres.Prudente para esse evento, são lideres no desenvolvimento de tecnologias de sensoriamento remoto para florestas e pertencem a dois grupos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As atividades científicas envolveram além dos pesquisadores de expressão mundial, docentes e estudantes dos cursos de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas e Geografia, da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esses trabalhos de cunho científico e cultural têm o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo/FAPESP, juntamente com a Academia de Ciências da Finlândia/AKA.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento que fecha com “chave de ouro” as promoções científicas e culturais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Pres.Prudente/SP – em 2014, tem o mais alto significado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os trabalhos desenvolvidos durante a realização desse evento, tiveram excelente participação e receptividade junto à comunidade acadêmica, docentes e discentes dedicados à pesquisa científica.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No encerramento dessa jornada, todos se mostraram satisfeitos, não só com o que foi demonstrado, mas principalmente pela riqueza de informações e os resultados alcançados com a realização do evento .

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 18

No último final de semana foi desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/ UNESP, mais uma defesa pública de dissertação de Mestrado. Foi um novo trabalho realizado no Anfiteatro VII com atuação do candidato José Carlos Ruiz Júnior.

Atuaram como membros integrantes da Comissão Examinadora (na condição de Presidente da mesa e Orientador), o Prof.Dr.Paulo César Rocha, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente/SP.

E também os docentes: Prof.Dr. Hélio Ricardo Silva, do Deptº de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, da Faculdade de Engenharia Rural e Solos, de Ilha Solteira/SP e Prof.Dr. José Mariano Caccia Gouveia, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP.

O tema desenvolvido pelo Mestrando em sua defesa de dissertação para obtenção do título de Mestrado foi: “Estudo ambiental na bacia hidrográfica do Córrego Azul”- zona rural do município de Regente Feijó, região de Presidente Prudente-SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato José Carlos Ruiz Jr., do Programa de Pós-Graduação/Geografia, fez sua defesa de dissertação de Mestrado no dia 14/Novº no Anfiteatro VII, tendo como Orientador, o Prof.Dr.Paulo César Rocha, da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 14

CURSO DE MANDARIM COM NOVAS TURMAS

Evento Comentários desativados

Presidente Prudente é a única cidade do extremo-oeste paulista a contar com um curso de línguas para o aprendizado do Mandarim – desde Agosto de 2010 – que é considerado o de maior crescimento no Brasil. Com a finalidade de garantir acrescente qualidade do ensino, o curso é mantido pelo Instituto Confúcio no Brasil (uma parceria da Unesp com a Universidade Hubbei), onde a freqüência atual é de 63 alunos, entre novatos e veteranos.

Neste 2º semestre de 2014, o número de candidatos inscritos ao Curso d e Mandarim na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente – SP, surpreendeu. O Nível I para iniciantes, com aulas às 2ªs e 3ªs feiras para duas turmas (das 16 às 18hs e das 19 às 21hs) tem presença garantida de 45 alunos recentemente inscritos. Os demais (18 alunos) são integrantes dos Níveis II, III e Intermediário, com aulas aos Sábados (pela manhã e à tarde) e também às 4ªs e 6ªs feiras (das 19 às 21hs).

O curso de Mandarim neste 2º semestre do ano, teve início no dia 13 de Agosto e vem sendo ministrado na FCT/UNESP – Sala 6/Bloco II – pela Professora Yu Jing, que aqui chegou nos primeiros dias do Calendário Escolar Asiático. Foi em substituição à Professora Xou Xiao Jiao (Gláucia), que depois de concluir sua jornada de trabalho no Brasil, retornou ao seu país, para lecionar na Universidade de Hubbei. Em Presidente Prudente, a coordenação desse curso é do Prof.Dr.Raul Borges Guimarães/Deptº de Geografia, juntamente com a Vice-Coodenadora, Profª.Drª. Cristiane Néspoli Morelato França/Deptº de Matemática e Computação da FCT/UNESP.

Os primeiros alunos do curso de Mandarim – com boa freqüência nos primeiros anos – foram contemplados com uma viagem de quatro semanas de estadia na China, em Julho de 2011. A visita à Universidade Hubbei (um dos mais importantes centros de cultura e tradição asiática), foi um acontecimento marcante. Marisa Bozette Mazini, da Assessoria Administrativa foi uma das felizardas, participando dessa primeira excursão do intercâmbio cultural que reuniu os quatro melhores alunos do curso de Mandarim em Presidente Prudente. Ela nos conta que a viagem foi inesquecível. Conhecemos em detalhes – além da Universidade – Museus e pontos turísticos mais significativos do território chinês, de onde, eu particularmente, guardo as melhores lembranças – disse.

Outros detalhes

Recentemente, dois alunos da UNOESTE e ex-alunos do curso de Mandarim da FCT/UNESP foram contemplados com bolsas de estudos do Programa “Ciência sem fronteiras”. Eles se prepararam da melhor forma para conviver fora do país e partiram para a China, na certeza de que lá alcançarão os objetivos pretendidos. Com esse pensamento, eles embarcaram no inicio do 2º semestre deste ano, onde estão cumprindo importante missão cultural e científica.

Ao desembarcar em Presidente Prudente no começo de Setembro, a Professora Yu Jing fez questão de se dirigir primeiro à Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, a fim de se apresentar à Diretoria da Instituição. Acertou o horário da visita com a Secretária Vera Lúcia de Oliveira; e de imediato foi recepcionada carinhosamente pelo Diretor, Prof.Dr. Marcelo Messias, pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, Coordenadores, Assessores Administrativos e de Comunicação e Imprensa.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Professora chinesa Yu Jing em seu primeiro contato com a Diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, em Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A recepção foi feita pelo Coordenador e Vice-Coordenadora com as boas-vindas do Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da FCT/UNESP, em nome da comunidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No dia 13 de Setembro, foram ministradas as primeiras aulas deste semestre. A Diretoria da FCT/UNESP foi representada pela Assessora Administrativa, Marisa B.Mazini.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na aula inaugural do ano 2014 a apresentação pessoal da Professora, com o “Abecedário” exposto para conhecimento dos novos alunos do curso de Mandarim.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Através de intercâmbio cultural da Universidade Hubbei com o Instituto Confúcio/Unesp, o curso de línguas Mandarim vem sendo mantido em Pres.Prudente desde 2010.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O número de alunos inscritos neste semestre exigiu a formação de duas turmas de Nível I,com aulas ministradas às 2ªs e 3ªs feiras, das 16 às 18hs e das 19 às 21hs.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 12

Nos últimos dias do mês de Outubro/2014 foram defendidas publicamente na FCT/UNESP, dissertações de Mestrado/Programas de Pós-Graduação em Fisioterapia e Educação. Atuação de duas Comissões Examinadoras, que se reuniram no Anfiteatro III para ouvir o inicialmente no dia 30 de Outubro – às 9hs – a candidata Aline Castilho de Almeida (Fisioterapia); e no dia seguinte, 31 de Outubro – também às 9hs – o candidato Édison Trombeta de Oliveira (Educação). Ambos, tiveram excelente desempenho na defesa de suas dissertações para obtenção do título de Mestrado.

O Prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre, do Departamento de Fisioterapia da FCT/UNESP foi o Orientador da candidata Aline Castilho de Almeida, enquanto a Profª.Drª. Arilda Inês Miranda Ribeiro, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – SP, foi a Orientadora do candidato Édison Trombeta de Oliveira.

Também tiveram atuação como membros integrantes das Bancas Examinadoras, os docentes: Profª.Drª.Franciele Marques Vanderlei (Pós-Doutorado FCT); Prof.Dr.Fábio Yuzo Nakamura (Universidade Estadual de Londrina/UEL); Profª.Drª.Renata Junqueira de Souza (Deptº de Educação/FCT-UNESP) e Profª.Drª. Ana Lúcia Guedes Pinto (Deptº de Metodologia do Ensino/Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP).

O tema escolhido pela candidata Aline foi: “Dose resposta da imersão em água fria na recuperação do sistema nervoso autônomo pós-exercício”. O tema desenvolvido pelo candidato Édison Trombeta foi: “Memórias docentes sobre o início da UNESP em Presidente Prudente: busca por meio de imagens (1975-1980).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato do Programa de Pós-Graduação em Educação, Édison Trombeta de Oliveira enfrenta a Comissão Examinadora para sua defesa de dissertação de Mestrado no Anfiteatro III, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Arilda Inês Miranda Ribeiro, da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aline Castilho de Almeida, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia se apresentou perante a Comissão Examinadora no Anfiteatro III da FCT/UNESP para a defesa de dissertação de Mestrado, tendo o Prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre, como seu Orientador.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 08

Equipes de vôlei de areia, futsal e natação da Unesp de Presidente Prudente participaram no sábado(01/Novembro), da etapa final da Copa Unesp realizada na cidade de Araraquara. O evento reuniu 40 equipes variáveis dentre 22 campus da Unesp, nos gêneros masculino e feminino. O evento veio para concretizar ainda mais o nome Copa Unesp, que vem a cada ano se firmando como uma das competições mais importantes no meio universitário. E a grande novidade deste ano foi a introdução da Natação e também do Volei de Areia.

A Unesp de Presidente Prudente foi muito bem representada; e os resultados foram considerados satisfatórios em todas as modalidades. Aliás, como já era de se esperar depois de um ano intenso de muito treino e dedicação. “Nossas equipes estão treinando desde o começo do ano e os resultados positivos só foram fruto de muito trabalho. Por isso, todos os atletas estão de parabéns” – afirma Guilherme Seade, atual Presidente da Atlética da Unesp de Pres.Prudente.

Os melhores lugares ficaram entre as meninas que participaram da Copa Unesp.Elas nos garantiram a conquista de medalha de ouro no vôlei de areia; e com folga no futsal depois de uma vitória com o placar de 5×0 em cima da equipe de Botucatu. Já o Vôlei de areia masculino levou pra casa a Medalha de Prata. A Natação obteve o segundo lugar no Feminino e também no Masculino, mantendo assim uma regularidade dentro das piscinas.

Os meninos do Futsal fizeram um jogo apertado contra Guaratinguetá na disputa do terceiro lugar. Mas não conseguiram um resultado positivo, terminando a competição em quarto lugar. Honra seja feita: A Unesp de Presidente Prudente vem se destacando muito bem nas Competições Universitárias por todo o Estado. Ainda recentementem, nossos atletas participaram dos Jogos Universitários do Estado de São Paulo/JUESP na Capital. E agora – é importante ressaltar – fez bonito na Copa Unesp.

Com a maior regularidade da Copa, a Atlética vê seu trabalho coroado de êxito, sendo melhorado a cada ano que passa. Por este gratificante sucesso, agradece aos Diretores da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – pela torcida e a toda a Reitoria, pelo apoio decisivo ao esporte universitário.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No semblante de cada Atleta que nos representou em Araraquara, está estampado o sorriso pelo dever cumprido. A comunidade universitária brilhou em terras alheias e comprovou mais uma vez sua potencialidade no esporte. Avante !

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A conquista de alguns trofeus por parte de nossos Atlétas que tomaram parte na “Copa Unesp”, foi um fato super especial: Mostrou nossa força e capacidade para as competições ligadas ao esporte universitário. De Parabéns, todos voces !

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A premiação obtida por mérito pela Equipe da FCT/UNESP empolgou não só os atletas participantes, mas também toda a diretoria da Atlética e os Diretores da FCT/UNESP a quem foram entregues os trofeus conquistados.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 07

Com cerca de duzentos participantes, realizou-se na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – SP, o IX Simpósio de Matemática, em conjunto com o Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional/ERMAC. Foi mais um evento promovido pelo Conselho do curso de Licenciatura em Matemática, que prevê atividades nos eixos temáticos de Matemática Pura, Matemática Aplicada e Computacional e Educação Matemática.

O principal objetivo dessa realização foi o de criar um ambiente favorável à apresentação e discussão de temas relacionados à Matemática. E também, promover a troca de experiências entre docentes e alunos, tanto os que integram a FCT, como de outras instituições universitárias, inseridos no mercado de trabalho. A Abertura oficial na noite de 28 de Outubro, foi presidida pelo Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo – representando o Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Marcelo Messias.

“Congregar estudantes, profissionais e pesquisadores das várias áreas da tecnologia e ciência, que utilizem a Matemática como ferramenta de descrição de sua atividades. Motivar e estimular as atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento da Matemática Aplicada e Computacional; e incentivar programas e ações conjuntas com instituições de ensino e pesquisa, além de divulgar atividades de pesquisa e extensão” – foram as finalidades atribuídas pelo Cerimonial a esse importante encontro anual na FCT/UNESP.

Após a solenidade de Abertura, com a execução do Hino Nacional Brasileiro e pronunciamento do Representante da Diretoria da Faculdade, foi anunciada pelo Cerimonial (sob orientação do Supervisor e Apresentador Walmir César Lanza Caldeira) a palavra do Prof.Dr.Aylton Pergamisse – Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática e do IX Simpósio de Matemática e Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional – e da Vice-Chefe do Departamento de Matemática e Computação, Profª. Drª. Cristiane Néspoli Morelato França.

Palestra: “Da impossibilidade de divisão por zero ao espectro atômico”

A palestra que marcou o início dessa realização tradicional foi ministrada pelo Prof.Dr.César Rogério de Oliveira, que realizou seus estudos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Física na USP, tendo concluído seu Doutoramento em 1987. Atualmente ele ocupa a posição de Professor Titular, título obtido em 1992. Foi Professor Visitante da Universitá Degli Studi di Milano (1991-92) e University of British Columbia (2008-09).

Doutor César atua intensamente na área de Física Matemática, tendo escrito dezenas de artigos científicos em Revistas Internacionais. Tem 3 livros-texto nessa área e orientou inúmeras dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado, além de Supervisão de Pós-Doutorado na Universidade Federal de São Carlos/UFSCar.

O Simpósio de Matemática que ganhou projeção no decorrer de quase uma década de realizações bem sucedidas; e agora fortalecido com a integração representada pelo Encontro Regional de Matemática é uma referência positiva para a FCT/UNESP. Marcando o êxito de mais uma versão, a presença e participação de docentes, alunos e ex-alunos, bem como convidados especiais. Dentre os quais, figuras respeitáveis da Matemática Aplicada e Computacional, com projeção nacional e internacional.

Os trabalhos desenvolvidos entre 28 de Outubro e 01 de Novembro no Auditório do Discente V foram expostos no Boulevard “Messias Meneguette Jr” – e no encerramento dia 01/Novembro no Auditório I do Bloco da Diretoria – tendo reunido os principais interessados na matéria, especialmente os que participaram como convidados do IX Simpósio Anual de Matemática e Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. Entre os quais, o Prof.Dr.César Rogério de Oliveira, da UFScar: Prof ª.Drª.Sandra Malta, do Laboratório Nacional de Computação Científica = LNCC/RJ; Prof.Dr.Silvio Alexandre de Araujo, da UNESP – São José do Rio Preto/SP; Prof.Dr.Marcus Augusto Bronzi, da Universidade de Uberlândia/MG e Prof.Dr.Paulo Mancera, da UNESP/Botucatu-SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Presidido pelo Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, foi sediado em Presidente Prudente o IX Simpósio de Matemática, em conjunto com o Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. Ele representou o Diretor da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.César Rogério de Oliveira – atualmente ocupando a posição de Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar foi o convidado principal para a primeira palestra do evento 2014.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outros docentes convidados também participaram do Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional e IX Simpósio, realizados simultaneamente no Auditório/Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Este evento foi criado coma finalidade de promover um ambiente em que estudantes, profissionais e pesquisadores possam trocar idéias e compartilhar suas experiências em várias áreas que utilizam a Matemática como ferramenta.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Etapa final do IX Simpósio de Matemática e Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional os trabalhos foram desenvolvidos no Auditório V e também no Auditório I-Bloco da Diretoria da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os participantes desse Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (juntamente com o IX Simpósio de Matemática) consideraram o evento como bastante proveitoso. Os organizadores também consideraram os resultados como gratificantes.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 04

No período de 20 a 23 de Outubro de 2014 ocorreu em Presidente Prudente-SP, a premiação atribuída aos trabalhos mais relevantes no desenvolvimento do bem-estar da sociedade nas quatro áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Exatas e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências Biológicas e da Saúde. Foi durante o Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste (ENEPE) e Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (ENAPI).

A sessão solene de entrega dos prêmios a docentes e estudantes, ocorreu no Anfiteatro Azaléia – Bloco B/3 da Unoeste – Campus Limoeiro – Presidente Prudente/SP e foi prestigiada com a presença do Vice-Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho. O Prêmio Científico foi concebido para incentivar a difusão das pesquisas científicas realizadas por graduandos, graduados e pós-graduados de instituições de ensino superior. A premiação tem por principal objetivo dar visibilidade, ampliar a divulgação e dar maior incentivo às personalidades de maior destaque no meio universitário.

Estudantes e Docentes do Departamento Fisioterapia e Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP – receberam a premiação pelos trabalhos realizados. O Grupo de Pesquisa em Eletroanalítica e Sensores (GPES), coordenado pelo Prof.Dr. Marcos Fernando de Souza Teixeira – do Deptº de Física, Química e Biologia, recebeu quatro prêmios. Ref. desenvolvimento do trabalho na área de Ciências Exatas e Engenharias.

1º lugar – Graduação

Destaque para os trabalhos: Estudo do comportamento espectrocópico do ligante base de SchiffN’,N’’,N’’’-tetrasaliciideno-1,2,3,4-tetraaminobenzoato e seus complexos com cobe(II)’’, de Daniele das Chagas Santos, Airton G.Bispo Jr, Ana Maria Pires e Marcos F.S.Teixeira (1º lugar/Graduação).

Análise da composição corporal e prevalência de doenças crônico-degenerativas em adultos de diferentes faixas etárias: Rodrigo Evangelista, Robson Chacon Castoldi (Unoeste), Alan José Barbosa Magalhães, João Henrique Lyrio Machado, Guilherme Akio Tamura Ozaki, Giovana Rampazzo Teixeira, Regina Celi Trindade Camargo, José Carlos Silva Camargo Filho, Olga Cristina De Mello Malheiro.

Análise de controle de doping por acetazolamida utilizando o sensor eletroquímico, baseado no EPCM-[Mn-III/IV(u-O)(phen)2]2(CIO4)3 de Wesley Bruno Machini e Marcos F.S.Teixeira (1º lugar/Pós-Graduação).

2º Lugar:

O desempenho da linguagem e organização espaço-temporal em crianças com Síndrome de Down por meio da escala de desenvolvimento motor. Mileide Cristina Stoco de Oliveira, Fabiana Araújo Silva, Tânia Cristina Bofi, Augusto Cesinando de Carvalho.

Desenvolvimento de filmes poliméricos nanoestruturados de poli[ni(a,a’-me2salen)]-OH como sensor biomimético na detecção de glicerol” de André Olean Oliveira,Wesley B.S.Machini e Marcos F.S.Teixeira (2º lugar/Graduação).

“Quantificação de chumbo em solos: um estudo comparativo entre áreas de falha geológica e áreas rurais no município de Presidente Prudente” – de Marcos Roberto Moreira da Silva Júnior, Carlos A.TelloSaenz, João Osvaldo Rodrigues Nunes (3º lugar/Pós-Graduação).

A lista completa dos trabalhos premiados, encontra-se nesse endereço: http://www.unoeste.br/site/enepe/2014/PM-emioCientifico.aspx

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Estudantes premiados da FCT/UNESP (Fisioterapia e Educação Física),compareceram ao Anfiteatro Azaléia – Bloco 3 da UNOESTE – para as homenagens prestadas no Salão de Festas. (fotos cedidas)

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Uma lembrança histórica se resume numa foto, com docentes e estudantes, homenageados com a premiação que representa o reconhecimento do ENEPE pela brilhante atuação de cada um. (fotos cedidas)

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 03

No período compreendido entre 29 a 31 de Outubro foi cumprida na Biblioteca da FCT/UNESP grande movimentação, em decorrência da realização da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. A programação previamente elaborada foi constituída de exposição, palestras, oficinas, música, cinema e campeonatos entre outros. A Abertura verificou-se na manhã de 29 de Outubro e foi presidida pelo Prof.Dr. Everaldo Santos Melazzo, representando a Diretoria da Faculdade.

Após breve discurso, o Professor Everaldo cumprimentou todos os participantes do evento e anunciou a palavra da Diretora da Biblioteca da FCT/UNESP, Teresa Raquel Vanalli que falou em nome de toda sua equipe, que não mediu esforços para organizar mais uma edição da Semana da Biblioteca. E aproveitou para fazer um agradecimento especial à Organizadora e Coordenadora do evento, Micheli Antonia Oshima (Supervisora Técnica), juntamente com parceiros e apoiadores.

Devo ressaltar – disse a Diretora da Biblioteca da FCT/UNESP – que este evento é organizado apenas com a boa vontade e criatividade da equipe e que, não temos nenhum recurso financeiro destinado à essa demanda. Portanto, a equipe não deixa por menos e cuida de todos os detalhes para que as atividades sejam um sucesso e para que o evento tenha o melhor aproveitamento possível por parte de nossos usuários.

A Diretora da Biblioteca, Teresa Raquel enfatizou em seu pronunciamento: ”Volto a dizer que a Biblioteca é um espaço interativo não somente de aprendizagem, mas de trocas, intervenções culturais e artísticas, manifestações da expressão de seus usuários. Este ano, temos uma programação diversificada; e as portas estão abertas, não somente em datas como esta, mas o ano todo para as diversas manifestações e expressões artísticas, culturais e cientificas”.

Para marcar a realização desse evento, logo após os discursos foi promovido um sorteio de brindes aos “Usuários que mais emprestaram (livros) em 2014. E todos eles, após identificação pelas senhas contendo números impressos para o sorteio, foram convidados pela Apresentadora e Assistente, Virginia de Souza Nicoluci a se dirigirem à mesa para o recebimento dos brindes. Seguiu-se nos momentos finais da cerimônia de abertura, uma apresentação cultural com músicas interpretadas por André e João.

Programação Especial

De acordo com a programação especial da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, foram desenvolvidas Exposição, diversas palestras e Oficinas nos três dias de realização do evento. A primeira Oficina, com Johnatan Cabrera Piazentin (Introdução ao Xadrez) e com a Bibliotecária, Alessandra Kuba Oshiro (Marcador de canto de página e de origem), nos dias 29 e 31/Outº. Ainda no dia 29/Outº, a palestra com Alexandre Palmindo, sob o título: “Tridimensionando idéias: o que é possível com uma impressora 3 D ?

No dia 30/Outº, a programação começou a ser cumprida a partir das 9hs da manhã, com “Quiz” de Competência Informacional, com Raquel Vanalli e Marcelo Bartholomei. Houve também exibição e discussão do filme:”Os Reis do Iê-iê-iê”com Jucimara Pagnozzi; Torneio de Xadrez (18hs) e palestra (às 19hs) com a Profª.Drª.Paula Vermeersch. “Arte Pop: Linguagens Estéticas na Sociedade Industrial”.

No último dia do evento – 31 de Outº – realizou-se Oficina (às 9hs): “Marcador de Página de Canto e de Origem”, com a Bibliotecária Alessandra Kuba Oshiro. Em seguida palestra (às 15hs), com o Prof.Dr.Cláudio Benito Oliveira Ferraz, versando sobre “A Arte e Ciência: Diálogos e Intercessões”. Encerramento com “Palco Livre” (a partir das 18hs), com o Grupo Musical “Arquitetos do Alabana”, com Marco Rotta e Gabriel Abbade e outros.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na abertura da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo representou o Prof.Dr. Marcelo Messias, Diretor da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Diretora da Biblioteca, Teresa Raquel Vanalli falou em nome de toda sua equipe, saudando todos os participantes do evento na manhã de 29/Outº.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Assistente, Virgínia de Souza Nicoluci foi a Apresentadora do Cerimonial, coordenando simultaneamente o sorteio de brindes às pessoas presentes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Muitos participantes do evento realizado na Biblioteca da FCT/UNESP foram contemplados com brindes bastante sugestivos, cooperação da Livraria Nobel.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na programação festiva da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca não poderia faltar a música da atualidade, interpretada pela dupla André e João.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No encerramento do evento no espaço interativo da Biblioteca da FCT/UNESP, a música ganhou admiradores através do “Palco Livre”, até 21hs do dia 31.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 02

O candidato Adilson Berveglieri, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas da FCT/UNESP, defendeu tese de Doutorado em sessão presidida pelo Prof.Dr.Antonio Maria Garcia Tommaselli, do Deptº de Cartografia. SimultaneamenteTommaselli atuou também como Orientador do Doutorando, no dia 14/Outubro. A defesa pública verificou-se a partir das 14hs na Sala de Apresentação de Projetos/Cartografia.

Atuaram como membros da Comissão Examinadora, os docentes: Prof.Dr.Maurício Gallo e Prof.Dr. João Fernando Custódio da Silva, ambos integrantes do Deptº de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente; Prof.Dr.Irineu Silva, da Escola de Engenharia da USCar da Universidade de São Paulo/USP e Prof.Dr.Edson Aparecido Mitishita, do Deptº de Geometria da Universidade Federal do Paraná/UFPR.

Tema escolhido para a defesa:”Localização automática de pontos de controle em imagens aéreas baseadas em cenas terrestres verticais”, que o candidato ao Doutorado classifica como controle de campo, fundamental nos processos de orientação de imagens, baseando-se na determinação das coordenadas terrestres de elementos fotoidentificáveis.

O Doutorando Adilson Berveglieri afirma:”As técnicas de levantamento aéreotêm evoluido com a integração de Sistemas de Posicionamento por Satélites (Global Navigation Satellite System –GNSS) e sistema inercial, possibilitando a orientação direta do sensor da câmara. Porém, mesmo com o desenvolvimento e consolidação dessas técnicas, pontos de controle são necessários para corrigir erros sistemáticos e avaliar a orientação direta do sensor da câmara. A localização desses pontos de controle nas imagens ainda é uma tarefa realizada por medições manuais/interativas, sendo uma fonte adicional de erros devido à capacidade limitada do operador para determinar a posição do ponto levantado em campo”.

Para realizar o fluxo automático – diz o Doutorando – desenvolveu-se uma técnica para coletar imagens terrestres na forma necessária. Uma placa com alvo de controle foi acoplada ao receptor GNSS e usada como parte do levantamento de campo, enquanto as imagens terrestres foram coletadas por uma câmara digital com lente panorâmica (fisheye), em posição nadiral, e elevada a alguns metros do terreno para adquirir as principais características da área.

Além dessa técnica outras foram desenvolvidas para preparar a cena terrestre de controle com retificação e ortorretificação; localizar o ponto de controle em janela de busca na imagem aérea e minimizar as diferenças nas correspondências entre imagens terrestre e aérea, definindo melhor a posição subpixel do ponto de controle.

Os resultados alcançados com a medição automática foram mais acurados na comparação com resultados obtidos co medições interativas. Assim – conclui Berveglieri – a abordagem proposta demonstrou que as cenas terrestres podem ser usadas como entidades de controle, permitindo localizar automaticamente coordenadas terrestres em imagens aéreas cm precisão subpixel. Além disso, o trabalho desenvolvido também proporcionou uma técnica eficiente de coleta de imagens terrestres, que pode ser usada para outras aplicações fotogramétricas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Adilson Berveglieri, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas se apresenta perante a Comissão Examinadora para sua defesa pública de tese de Doutorado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como Presidente da Mesa e Orientador, o Prof.Dr.Antonio Maria Garcia Tommaselli, juntamente com outros docentes que integram a Comissão Examinadora, na Sala de Apres.de Projetos.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 29

Como vem ocorrendo nos últimos anos, o dia dedicado ao funcionalismo público (28/Outº) foi marcado no Câmpus Universitário da FCT/UNESP/Presidente Prudente, como de intensa movimentação, envolvendo Servidores, professores, alunos e convidados. Em atenção a um chamamento geral, o primeiro encontro – MOVIMENTE-SE – verificou-se no Anfiteatro III, onde a programação teve sua abertura, através da palavra da Profª.Drª.Roselene M.R.Lorençoni, que representou a Diretoria da FCT/UNESP.

Em seguida, foram ministradas duas importantes palestras pelos docentes: Cassiano Ricardo Rumim e Maria Assunção Azevedo, versando sobre “Fortalecimento de vínculo e relação no trabalho” e “Saúde da Mulher”, acompanhadas com o maior interesse por parte da platéia presente. Alguns vídeos apresentados a titulo de esclarecimento também serviram para enriquecer o conteúdo dos temas enfocados pelos palestrantes. Ainda no período matinal, foram desenvolvidas outras atividades voltadas à saúde e bem-estar, avaliação física e práticas esportivas, em parceria com a Atlética de Presidente Prudente e Performance – Empresa Jr de Educação Física.

No período da tarde, a programação especial ganhou novos atrativos. Na parte térrea do Bloco Central da Diretoria, estudantes de Medicina do 2º Termo da UNOESTE (dez) foram incorporados ao esquema organizado pelos Coordenadores: Judith Teixeira (Enfermeira); Luis Alberto Gobbo; Giovana Rampazzo Teixeira (Rede Viva Melhor e Sitra) e pela Enfermeira Márcia Bueno, realizando trabalhos relevantes no atendimento a centena de pacientes, constituídos em sua maioria por Servidores, estudantes e docentes da FCT/UNESP.

Comunidade com participação ativa

Por mais de três horas seguidas, o que chamou a atenção dos que participaram do MOVIMENTE-SE foi o interesse demonstrado por mais de uma centena de pessoas na realização dos testes pressão arterial, diabetes, glicemia (com coleta de sangue), colesterol, triglicérides, avaliação postural, obesidade (peso, altura, cintura abdominal), e também Orientação Nutricional. São fatores importantes para a saúde humana, cujos resultados podem identificar ou prevenir doenças crônicas, metabólicas, transmissíveis ou não transmissíveis.

No decorrer das últimas horas do dia, vários setores do Câmpus Universitário foram transformados em áreas de competições esportivas, ginástica, aulas de danças – Zumbi, Jumping, etc – jogos de futebol, volei, fut-sal, basquete e truco. Foram atividades de um dia dedicado ao funcionalismo público, envolvendo a comunidade universitária, professores e servidores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP. No total geral, mais de 130 pessoas envolvidas na coordenação e realização do evento e mais de 200 pessoas beneficiadas com o atendimento.

Presença durante todo o período de realização do MOVIMENTE-SE, do Vice-Diretor José Carlos da Silva Camargo Filho, representando o Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias que viajou para São Paulo, a fim de participar de reunião na Reitoria da Unesp. O balanço final dessa extraordinária realização foi considerado positivo, superando todas as expectativas – disseram seus coordenadores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Logo cedo – por volta das 8h30 – já chegavam ao Anfiteatro III da FCT/UNESP os primeiros participantes do MOVIMENTE-SE, em comemoração ao dia do Funcionalismo Público.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A 1ª palestra do dia, foi pronunciada pelo Prof.Dr.Cassiano Ricardo Rumim, sob o tema: “Fortalecimento de vínculo e relação no trabalho”. Uma platéia seleta se fez presente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No bloco central da Diretoria da FCT outro importante setor de atendimento: com a presença do Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho, a fim de se submeter a vários testes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na verdade, houve excelente atuação de coordenadores, professores, enfermeiras e alunos para dar atendimento a todos os Servidores e demais interessados nos testes e avaliação postural.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os atendentes se empenharam ao máximo em prestar assistência a todos que os procuraram durante a realização do MOVIMENTE-SE, cujos resultados foram positivos sob todos os aspectos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E finalizando, uma avaliação postural a quem merece atenção especial: o Vice-Diretor da FCT/UNESP, que ficou impressionado com o atendimento prestado este ano à centenas de pessoas.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP