abr 25

Nos dias 16 e 17 de Abril no Ginásio de Esportes da APEA – Associação Prudentina de Esportes Atléticos – foram realizadas três cerimônias de colação de grau referentes aos cursos de graduação concluídos em 2014. Todos os atos solenes foram presididos pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – SP. Como 1º ato oficial: o canto do Hino Nacional Brasileiro por todos participantes desse importante evento acadêmico.

Compondo a Mesa Diretora, o Prof.Dr.Hélio Hirao (Paraninfo do curso de Arquitetura e Urbanismo); Prof.Dr.José Mariano Caccia Oliveira (Paraninfo do curso de Geografia); Profª.Drª.Eliane Vani Maria Ortega (Paraninfa do curso de Pedagogia); Profª.Drª.Arlete Maria Francisco (Patronesse dos graduandos e Vice-Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo); Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula (Coordenador do curso de Geografia e docente homenageado); Prof.Dr.Silvio César Nunes (Coordenador do curso de Pedagogia e docente homenageado) e Prof.Dr.José Roberto Fernandes Castilho (homenageado do curso de Arquitetura e Urbanismo).

Representando a Egrégia Congregação da FCT/UNESP, os docentes: Profª.Drª.Vilma M.Tachibana – Chefe do Deptº de Estatística e docente homenageada pelos alunos do curso de Estatística; Profª.Drª.Raquel Gomes de Oliveira, Chefe do Deptº de Educação; Profª.Drª.Encarnita Salas Martin, Representante dos Coordenadores dos cursos de graduação e Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental.

Coordenadores

Compondo a mesa, além do Prof.Dr.Marcelo Messias (Presidente), o Prof.Dr.Ronaldo Celso Messias Correia, Coordenador e Paraninfo dos graduandos do curso de Ciência da Computação. Representando os docentes da FCT/UNESP, dentre outros, o Prof.Dr.:Alberto Albuquerque Gomes; a Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite e os Coordenadores dos cursos de graduação: Profª.Drª.Encarnita Salas Martin, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, juntamente com a Profª.Drª.Carolina Lotufo Bueno Bartolomei.

Presentes também à cerimônia inicial no Ginásio de Esportes da APEA, os Paraninfos: Profª.Drª.Rosane Freire (Engenharia Ambiental); Prof.Dr. Mauro Issamu Ishikawa (Engenharia Cartográfica); Profª. Drª. Aparecida Donisete Pires de Souza (Estatística); Profª.Drª.Clarissa de Almeida Olivati (Física); Profª.Drª.Gilcilene Sanches de Paulo (Matemática); Prof.Dr.Sérgio Antonio Marques de Lima (Química); Profª.Drª.Cristiane Néspoli Morelato França (Patronesse dos Graduandos).

Foram convidados para a Tribuna de Honra, os Coordenadores dos cursos de Estatística, Prof.Dr.Manoel Ivanildo Silvestre Bezerra (Estatística); Prof. Dr. Angel Fidel Vilche Peña (Física); Prof.Dr.Marcos Fernando de Souza Teixeira (Docente homenageado); Prof.Dr.Mario Hissamitsu Tarumoto (Vice-Pres.do Cons.Regional de Estatística – 3ª Região). Também homenagedos: Profs.Drs.: Danilo Medeiros Eler; Marco Antono Piteri; Rogério Eduardo Garcia (representado pelo Prof.Dr.Ronaldo Celso Messias Correia) e Rafael Garcia.

Docentes homenageados

Durante a abertura das solenidades de colação de grau na APEA, foram homenageados como representantes do curso de Engenharia Ambiental, os Profs.Drs.: Everaldo Santos Melazzo; João Osvaldo Rodrigues Nunes; Aidê e Alfeu Bortoluzzi e Prof.Dr. Antonio Cezar Leal, representado pela Profª.Drª.Encarnita Salas Martin. Homenageados do curso de Engenharia Cartográfica: Profs.Drs.Antonio Maria Garcia Tommaselli e Otávio Yassuo Itame. Os Profs.Drs. Maurício Gallo e Edmur Azevedo Pugliesi foram representados pelo integrante da Mesa Diretora, Prof.Dr. Mauro Issamu Ishikawa.

Pelo curso de Estatística receberam homenagens os Profs.Drs.: Edilson Ferreira Flores e José Gilberto Spasiani Rinaldi (este último, representado pelo Prof.Dr.Edilson Ferreira Flores) e Prof.Dr.Luiz Carlos Benine. Educação Física – homenageados – Profs.Drs.:Agda Eunice de Souza Albas; Nery Alves; Moacir Pereira de Souza e Carlos Alberto Tello Saenz, na ocasião, representado pelo Prof. Dr. Angel Fidel Vilche Peña (presente na Tribuna de Honra).

Servidores também lembrados

Justa homenagem foi prestada durante a cerimônia em nome dos graduandos de Geografia, sendo convidados os Servidores: Sra.Altina Faustina da Silva; Anderson Mariano, Webster Lisboa Crepaldi, ao aluno do curso, Nivaldo da Silva (cadeirante) e à Profª.Dafne Marques de Mendonça. Já o curso de Pedagogia prestou homenagens à Profª.Andreia Cristiane Silva Wiezzel Suguisava (representada pelo Prof.Dr. Silvio César Nunes Militão), e às Profªs.Drªs.Fátima Aparecida Dias Gomes Marin e Onaide Schwartz Correa de Mendonça, esta última, representada pela Profª.Drª.Fátima.

Homenageados do curso de Matemática: Profs.Drs.José Carlos Rodrigues; Vanessa Avancini Botta Pirani (na oasiao representada pela Profª.Drª. Cristiane Néspoli Morelato França) presente na Mesa Diretora; Marcos Tadeu de Oliveira Pimenta e Suetonio de Almeida Meira (ambos representados). Pelo curso de Química: Profs.Drs.:Ana Maria Pires; Homero Marques Gomes (representado na Tribuna de Honra); René Perez Gonzales (representado pelo Prof.Dr.Marcos Fernando de Souza Teixeira).

Principais pronunciamentos

O 1º pronunciamento foi feito pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, na condição de Presidente da Mesa e Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente, seguindo-se com a palavra a Profª. Drª.Cristiane Néspoli Morelato França (Patronesse das Turmas de Ciências da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Estatística, Física, Matemática e Química). O Ato de Juramento foi conduzido pela Acadêmica Dayane Cristine Meira França Caldeira, do curso de Ciência da Computação.

No uso das prerrogativas conferidas pelo Estatuto da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – o Prof.Dr. Marcelo Messias colocou a “borla” sobre a cabeça de cada concluinte de cursos, conferindo-lhe o Grau de Bacharel. Em seguida, fez a entrega do canudo a cada graduando, cumprimentando-o pela conquista do Certificado e Diploma.

Os demais Atos de Juramento foram proferidos pelos acadêmicos: Amanda de Jesus Jardim (Engenharia Ambiental); Wilson Pereira Duarte Filho (Engenharia Cartográfica); Alex Sandro Alves de Lima Esteves (Estatística); Eduardo Moreni Lopes (Licenciatura em Física); Alex Ribeiro Batista (Licenciatura em Matemática); Caio Vinicius de Lima (Licenciatura em Química); Verônica Pereira de Andrade Flor (Geografia); Camila Fontes Marques (Licenciatura em Pedagogia); Alice Abade do Nascimento (Educação Física) e Wellington Tibúrcio dos Santos (representando todos os graduados).

Concluintes de cursos

Na somatória final, 352 graduandos que integralizaram todos os seus créditos, sendo contemplados com Certificados e Diplomas, entre os quais se incluem: 27 graduandos do curso de Licenciatura e 11 integrantes da 1ª Turma de Residentes em Fisioterapia que também colaram grau anteriormente, através de solenidade no Anfiteatro/Discente V. (Veja matéria inserida no Blog da FCT em 04 de Março deste ano).

Nas cerimônias oficiais, presença de docentes, servidores, convidados e familiares dos graduandos dos doze cursos mantidos no Câmpus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente, com ensino gratuito e de qualidade.

Na 1ª solenidade – 16 de Abril/19hs – ÁREA DE HUMANAS – participaram graduandos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Bacharelado em Geografia e Licenciatura em Pedagogia. No dia 17 de Abril/9 hs – ÁREA DE EXATAS – Cursos de Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Estatística, Física, Matemática e Química; às 19hs – ÁREA DE BIOLÓGICAS – Curso de Licenciatura em Educação Física, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente.

 

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esta foi a primeira solenidade de colação de grau realizada pela FCT/Unesp neste ano no Ginásio de Esportes da APEA, sob a Presidência do Prof.Dr.Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O público que compareceu à esta cerimônia para prestigiar os concluintes de graduação 2014 superlotou as dependências do Ginásio de Esportes dias 16 e 17/Abril.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Marcelo Messias – Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – teve um trabalho intenso durante 3 sessões solenes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Este painel instalado na APEA representa uma réplica do Bloco Central destinado à Diretoria da FCT, sendo homenageada a Servidora, Sra. Altina Faustina da Silva.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na 1ª noite destinada à colação de grau dos concluintes de cursos da Faculdade de Ciências e Tecnologia, foram entregues 160 Certificados e Diplomas aos Graduandos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nesta cerimônia sonhada por todos, torna-se possível avaliar o grau de cultura adquirida por cada um dos graduandos. Os docentes também se sentem realizados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No semblante dos graduandos, a certeza de que o futuro estará garantido, com novos conhecimentos e dedicação à causa da educação e cultura no Brasil.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Coordenadores, Paraninfos e representantes da Congregação vieram participar desse importante acontecimento, tendo também recebido justas homenagens.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A colocação da “borla” pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, sobre a cabeça do graduando tem um significado todo especial: é o cumprimento das prerrogativas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os graduandos vão se sucedendo um a um, no cumprimento desse importante ritual que se desenvolve mais uma vez, marcando a conclusão do curso de graduação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Por fim, o “canudo” que todos os alunos cobiçaram no decorrer do período e que se estendeu até alcançar o objetivo final dos últimos cinco anos.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 16

O mês de Março p.p. foi marcado pela realização de um concurso em dose dupla, realizado durante três dias consecutivos, com destaque especial para duas docentes da mais alta competência e qualificação profissional. Foi nos dias 23, 24 e 25 de março na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. Esse concurso de Livre Docência em Fisioterapia Respiratória foi defendido publicamente pelas Professoras Doutoras Ercy Mara Cipulo Ramos e Dionei Ramos, ambas do Departamento de Fisioterapia. As duas docentes foram avaliadas por prova escrita, prova didática, análise do memorial e defesa de Tese.

Pelas informações que nos foram transmitidas, a inscrição no concurso foi bastante rigorosa, tornando-se necessária a comprovação de uma expressiva produção científica, mérito acadêmico e atividade de extensão universitária consolidada, entre outros critérios. De acordo com as exigências, as duas docentes – Dionei Ramos e Ercy Mara Cipulo Ramos – foram submetidas à criteriosa avaliação por uma Banca Examinadora composta por cinco membros: três externos e dois internos da UNESP.

Fizeram parte da banca, os Professores Doutores: José Roberto de Brito Jardim – Pneumologista da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), representante brasileiro da American Toracic Society e European Respiratory Society; Celso Ricardo Fernandes Carvalho, da Universidade de São Paulo (USP), um dos pesquisadores de maior impacto na área de Fisioterapia Respiratória; Débora Bevilaqua Grossi – Fisioterapeuta Pesquisadora da Universidade de São Pulo (USP/Ribeirão Preto) e Coordenadora de área do CNPq; Luiz Carlos Marques Vanderlei, Fisioterapeuta Pesquisador na área de Fisioterapia Cardiovascular da FCT/UNESP, com produções impactantes no estudo da variabilidade da frequência cardíaca e Raul Borges Guimarães, Geógrafo Pesquisador da Área de Geografia da Saúde da FCT/UNESP.

O título de Livre Docente reflete todo o empenho do Professor Universitário para ensino, pesquisa, extensão e gestão. É uma trajetória valorizada pelas instituições públicas de ensino superior, uma vez que demonstra total envolvimento do Professor em todas as instâncias acadêmicas do país.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª. Dionei Ramos e a Profª.Drª.Ercy Mara Cipulo Ramos, foram as docentes da FCT/UNESP – previamente inscritas em concurso – que defenderam publicamente a tese de Livre Docência em Fisioterapia Respiratória durante três dias de Março/2015.

Clique para ampliar!
Além das Professoras Dionei e Ercy, os integrantes da Comissão Examinadora: Prof.Dr.Celso Ricardo Fernandes de Carvalho/USP; Prof.Dr.Raul Borges Guimarães/FCT-UNESP; Prof.Dr.José Robeto Brito Jardim/UNIFESP; Profª.Drª.Débora Bevilaqua Grossi/USP e Prof.Dr.Luiz Carlos Marques Vanderlei/FCT-UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 14

A planilha contendo nomes dos candidatos aprovados nos diversos Vestibulares, com ingresso assegurado junto aos cursos de graduação das maisdiferentes Faculdades, acaba de ser divulgada. Na relação nominal que estamos publicando, são 129 vagas (preenchidas) para os mais variados cursos. Na FCT/UNESP: Engenharia Ambiental, Fisioterapia, Geografia,Engenharia Cartográfica, Pedagogia, Química, Física, Ciências da Computação,Ciência da Computação, Quíimica (Licenciatura), Estatística. E mais: Ciências Biológicas, Artes Visuais, Zootecnica e Engenharia de Energia, em outras unidades do Estado. Nesse aspecto, também se incluiram dezenas de calouros inscritos em cursos superiores a partir deste semestre,demonstrando assim, o resultado positivo do ensinamento ministrado através da realização doCursinho Ideal – junto ao Núcleo Morumbi/Unesp – em Presidente Prudente.

As demais Instituições que estão acolhendo estudantes recém aprovados no Vestibular/2015, são as seguintes: UNOESTE, TOLEDO, FAI, UEL, UEM,UNISALESIANO, IFSP, ANHANGUERA, UNESPAR, FAPCOM, UFOB, UFRB,UFPR, UFMS,UFMT, UNIPAMPA, UNIVALE, UNICESUMAR, UNIMAR, UEMP, UNEMAT, CEUNSP,UNICENTRO,UFGD, UFRJ, UTFPR, UFF e UNICENTRO. O Cursinho Pré-VestibularIDEAL é um projeto de extensão da Faculdade de Ciências e Tecnologia daUnesp – Câmpus de PresidentePrudente – e seu principal objetivo é o deoferecer aos alunos de escolas públicas (que estejam matriculados no 3º anodo ensino medio,ou que já tenham concluído e que comprovem baixa renda), aoportunidade de obter um preparação para ingresso em uma Universidade Pública.A Assessora Jussara Arantes Antonio é responsável pela administração emanutenção desse Cursinho, sob orientação do Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho, Vice-Diretor da FCT/Unesp.

Como se recorda, no dia 02 de Março p.p.foi ministrada a aula inaugural para os novos alunos que ingressaram no Cursinho Ideal. A Assessora da DiretoriaTecnica-Administrativa, Marisa Bozete Mazzini representou os Profs. Drs.Marcelo Messias e José Carlos daSilva Camargo Filho, respectivamente, tendo apoio dos Coordenadores do Nucleo Morumbi/Unesp. Os cursos estão sendo ministrados em dois períodos: Vespertino e Noturno, com 4 Turmas de 300 alunos.O detalhe mais importante dessa Planilha diz respeito ao nível de conhecimentoadquirido pelos alunos no decorrer do último semestre de 2014. Além do elevado índice de aprovação, houve casos em que o candidato se habilitou e foi aprovado em duas, três e até 4 Faculdades. No 2º semestre deste ano haverá incorporação de uma nova Turma, constituida por 150 vagas. Durante as aulas, o uso do Uniforme é obrigatório e o Cursinho Ideal não só ministra as aulas gratuitamente, como também, promove diversas atividades extra-curriculares.

Clique para ampliar!

Clique para ampliar!

Clique para ampliar!

Clique para ampliar!

Clique para ampliar!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Monitores voluntários da Faculdade de Ciências e Tecnologiada Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – são responsáveis pela apresentação das aulas ministradas no Núcleo Morumbi/Unesp, atualmente emdois periodos: Vespertino e Noturno.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, algumas observações que os alunos do Cursinho Ideal receberam na aula inaugural, como forma de ordem e disciplina. O uso do Uniforme é obrigatório. De acordo com o vídeo projetado, os alunos devem zelar pela estrutura, funcionamento e bom nome do Curso.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Assessora Jussara Arantes Antonio é a responsável pela administração e manutenção do Cursinho Ideal, sob orientação do Vice-Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho. O índice de aprovações dos alunos no Vestibular 2014/2015 foi surpreendente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 10

A Química é uma ciência que possui uma linguagem própria, com fórmulas, estruturas e equações químicas que devem ser ensinadas pelos professores. Existem críticas sobre a forma como a Química é tradicionalmente ensinada no Ensino Médio, que valoriza a aprendizagem de conceitos descontextualizados e que muitas vezes remete a uma aprendizagem mecânica, na qual os estudantes devem decorar nomes e símbolos, como a tabela periódica. Diante de inúmeros paineis em exposição se aprende muita coisa, cujos trabalhos foram produzidos pelos próprios alunos que cursaram a disciplina de instrumentação para o ensino de Química, no DFQB da FCT/Unesp.

O Professor Gustavo Bizarria Gibin (Organizador do evento), marcou presença no Centro Cultural Matarazzo desde a preparação da mostra, até sua abertura oficial. E posteriormente continua prestando informes a todos os visitantes. É ele quem diz: “Atualmente no ensino de Ciências e de Química, existem inúmeras metodologias que priorizam a construção de conhecimentos e de outras habilidades: desenvolvimento do raciocínio, uso de argumentação, melhorias nas habilidades de comunicação oral e escrita, dentre outros. Muitos professores de Química não evidenciam as relações entre os conteúdos e/ou conceitos químicos com diferentes contextos, como: o cotidiano, o social, o ambiental, ou tecnológico”.

Quem chega ao local de exposição, se depara inicialmente com o aspecto curioso da produção de fogos de artifício. Será que a Química pode explicar tais fenômenos? De onde vem essas cores? Confira isso e muito mais: A química produzida no café, que possui propriedades antioxidantes, combate os radicais livres e melhora o desempenho da prática esportiva. “É verdade que o café tira o sono?” O trabalho foi bem produzido e cita a Denosina, como um neuro modulador que diminui a taxa de descargas nervosas e expontâneas, deixando a pessoa pronta para descansar.

Nos paineis expostos, há também referências a descobertas acidentais, como o aparecimento e a paixão pelos perfumes, maquiagem e algumas substâncias usadas como explosivos, ou desinfetantes – utilizados inclusive na água das piscinas como hipoclorito – para evitar contaminações. E mais: a química presente no cimento, nos polímeros através do polietileno sintetizado pela 1ª vez, em 1898 por um processo de aquecimento; a química nos alimentos, nos dentes com emprego do fluor para se proteger contra as cáries; no leite de consumo diário e até a poluição atmosférica que provoca o desequilíbrio no meio ambiente, agravando os problemas de saúde humana e outros seres vivos.

E o Prof. Gibin acrescenta: “Consideramos que realmente é importante que os professores introduzam metodologias alternativas à tradicional em suas práticas de ensino. Assim, o objetivo principal dessa exposição é mostrar que a Química realmente está em todo o lugar e que os futuros professores de Química podem mostrar a relevância dessa disciplina. Os trabalhos foram desenvolvidos inicialmente na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química II, oferecida para alunos do 10º semestre do curso de Licenciatura em Química da UNESP de Presidente Prudente”.

Os licenciandos escolheram temas para elaborar painéis explicativos. Os temas selecionados envolvem a química presente nos alimentos, no café e no leite, nos dentes, no sabão e no detergente, nos polímeros, nas flores, nas piscinas, no cimento, no sono, na poluição, nos explosivos, nas flores e nos fogos de artifício. Nesses painéis, além de conteúdos químicos, são discutidos aspectos ambientais, históricos, tecnológicos. Portanto, o conhecimento químico é apresentado dentro de vários contextos, que evidenciam a importância da Química para a sociedade.

Além disso, os licenciandos utilizaram formas de linguagem típicas da Química – como fórmulas químicas e estruturais – representações de átomos, moléculas e íons, além do uso de fotos que apresentam o mundo observável.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Química, realmente está em todo lugar. Mas em Presidente Prudente, a única exposição de paineis produzidos por alunos de graduação do DFQB (Licenciandos do 10º Semestre) ocorre pela 1ª vez e vai até 03/Maio de 2015.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Centro Cultural Matarazzo está sediando essa importante exposição de trabalhos desenvolvidos por futuros professores que cursaram a disciplina de instrumentação para o ensino de Química 2 da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Carlos J.Leopoldo Constantino (Casé), prestigiou o evento juntamente com o mais novo participante da exposição organizada pelo Prof.Gustavo Gibin. Um dos painéis evidencia o café, dotado de propriedades antioxidantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Anfitrião, Prof.Gibin recepcionou os visitantes, ao lado dos expositores (Licenciandos) que elaboraram os painéis, a fim de demonstrar que a Química está presente em todo lugar. Desde o ar que respiramos, os alimentos que ingerimos, a maquiagem, em perfumes e em explosivos.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 08

Aulas do curso de Espanhol ministradas em Pres.Prudente no Núcleo Morumbi/Unesp serão reiniciadas a partir do dia 16 de Abril, à Rua Dr.Cyro Bueno, 40 e prosseguirão durante o semestre até 30 de Junho. O número de vagas é equivalente a 4 turmas de 30 alunos, do Básico (2 turmas), Pré e Intermediário, com aulas às 2ªs.e 3ªs; 5ªs.e 6ªs.feiras nos horários das 17h00 às 19h00 e das 19h00 às 21h00. O Coordenador é o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Inscrições abertas de 06 a 14/Abril junto à Fundacte da FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – e os inscritos serão aceitos por ordem de chegada, até o preenchimento de 30 vagas por turma. O curso é destinado a Professores, Servidores Técnicos, Alunos de graduação e pós-graduação da Unesp, além da comunidade em geral de Prudente e região. Essa atividade de extensão tem por principal objetivo, ampliar o conhecimento da cultura hispânica e da língua espanhola, desenvolvendo a conversação e a leitura em espanhol.

O Professor Julián Medina Naranjo, Licenciado em Psicologia e Pedagogia, é de nacionalidade colombiana (Espanhol nativo). Ele tem experiência como Professor de Espanhol e Orientador Pedagógico em escolas de idiomas da cidade de São Paulo. É também o responsável técnico-pedagógico pelo desenvolvimento do conteúdo programático do curso. Embora gratuito, esse curso (com carga horária de 40 horas), exige como taxa de inscrição dos alunos, uma contribuição no valor de R$120,00 para custear despesas de hospedagem do docente colaborador, em Presidente Prudente.

Cursos mantidos até Junho

Básico – Turmas 1 e 2 – com horários disponibilizados – De 27/04 até 30/06/2015.
Horários: Das 17h00 às 19h00 e das 19h00 às 21h00 – 2ªs. e 3ªs.feiras.

Pré-Intermediário – Turmas 3 e 4 – horários disponibilizados – De 16/04 a 26/06/2015.
Horários: Das 17h00 às 19h00 e das 19h00 às 21h00 – 5ªs. e 6ªs.feiras.

Local de realização: Núcleo Morumbi/Unesp – Rua Dr.Cyro Bueno, 40 –Jd.Morumbi.
(Ao lado do SEDUC – Secretaria Municipal de Educação – e Hospital Morumbi).
Presidente Prudente – Mais informações: Telefones: (18) 3229-5650 e 3229-5679.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Licenciado em Psicologia e Pedagogia, o Prof.Julián Medina Naranjo (veio da Colômbia), iniciou suas atividades em S.Paulo e veio para Prudente especialmente para lecionar Espanhol no Núcleo Morumbi/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A primeira turma inscrita para o curso de Espanhol na FCT/UNESP, iniciou seu aprendizado nos últimos meses do semestre passado, e agora prossegue sua atuação no curso intermediário.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Novas vagas foram abertas para curso básico (com 60 vagas); um pré e um curso intermediário (30 vagas cada), com aulas de Espanhol que começarão no dia 16 de Abril. Inscrições abertas até 14/Abril.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 03

No dia 30 de abril no Anfiteatro V da FCT/Unesp, encerrou-se um ciclo de seminários e webnários para uma disciplina de pós-graduação em Química. O webnário foi ministrado “Via Online” pelo Prof.Dr. Gustavo C. C. Costa, Pesquisador da NASA. Esse ciclo foi iniciado em 2014 com a realização de uma brilhante palestra pronunciada pelo Filósofo, Prof. Dr. Clóvis de Barros Filho. O assunto despertou atenção geral e lotou o Auditório da FCT. Todos os seminários e webnários sempre estiveram voltados para toda a comunidade e trataram de assuntos na maioria das vezes abrangentes ou mais específicos. Isto porque os palestrantes também se caracterizam por diferentes formações e nacionalidades.

Por uma questão de restrição orçamentária, alguns destes seminários tiveram que ser feitos Via internet; especialmente aqueles em que o convidado se encontrava no exterior. Tivemos então, palestrantes do Brasil, vindos de São Paulo e Minas Gerais (presenciais); e do exterior (web) da Argentina, Itália e Estados Unidos. Desta forma, tanto alunos de graduação quanto de pós-graduação puderam estar em contato com profissionais atuando em diversas áreas e com formações variadas o que lhes proporciona uma visão mais ampla de atuação futura no mercado.

No último webnário com o Pesquisador Gustavo Costa (Doutor pelo Instituto de Química da Unesp/Araraquara), que hoje presta serviços à NASA – Agência Espacial Norte Americana – os alunos do Departamento de Física, Química e Biologia da FCT/Unesp puderam acompanhar uma apresentação sobre “Termodinâmica de Silicatos”. E ao final (Via Skype), debater o tema com o palestrante. O foco do trabalho apresentado foi na determinação de parâmetros termodinâmicos para a formação de silicatos naturais e artificiais.

A aplicação bastante prática desse conhecimento para silicatos naturais é criar modelos para o estudo de exo-planetas (planetas fora do sistema solar) que sejam rochosos, como o nosso planeta. Mas que tenham uma superfície muito quente e que apresentem lava em sua superfície. Vale ressaltar que nosso próprio planeta já foi assim um dia e que silicatos são os minerais mais abundantes na Terra e provavelmente no universo. A partir desses dados – como exemplos – foi possível modelar a precipitação de certos minerais que compõem o manto terrestre, encontrando evidências teóricas do por quê de nosso manto ser composto majoritariamente por silicatos de magnésio.

Já para silicatos artificiais, uma grande aplicação é no revestimento interno de partes não móveis de turbinas de avião (figura ilustrativa). Esses silicatos formam materiais cerâmicos que podem proteger as partes internas de uma turbina que trabalha a temperaturas próximas a 1300oC e deve agüentar cerca de 30.000 horas de vôo, antes de passar por revisão. Esses foram os principais pontos abordados nessa palestra ministrada especialmente pelo Prof.Dr. Gustavo Costa (diretamente de Cleveland/Ohio/Estados Unidos da América).

É importante ressaltar que os alunos do Departamento de Física, Química e Biologia da FCT/UNESP, presentes no Anfiteatro V da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – puderam ter pelo menos uma idéia do tipo de pesquisa desenvolvida num dos centros da maior Agência de alta tecnologia do mundo: a NASA.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Pesquisador Gustavo Costa, da NASA (Doutor pelo Instituto de Química da Unesp/Araraquara), falou aos alunos de Física,Química e Biologia da FCT/Unesp, direto dos Estados Unidos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, os primeiros detalhes da transmissão – Via Skype – para a tela do Anfiteatro V, onde se desenvolveu a apresentação da palestra, abordando temas dos mais relevantes da tecnologia atual.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof. Dr. Sérgio Antonio Marques de Lima conduziu o Webnário por mais de uma hora. Na etapa final, o palestrante se colocou à disposição de todos os interessados para esclarecer todas as dúvidas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Pelos dados expostos diretamente da NASA, em Cleveland/Ohio/Estados Unidos da América, tornou-se possível conhecer importantes aspectos do trabalho desenvolvido por cientistas do mundo inteiro.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 31

No período de 19 de Março a 30 de Março, o Programa de Pós-Graduação em Educação, desenvolveu na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – nada menos que quatro defesas públicas de dissertação de Mestrado, abordando temas os mais diferentes. A primeira defesa realizou-se no Anfiteatro II no dia 19 pela candidata Camila Ribolli Rampazzo, tendo como Orientador o Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto, do Departamento de Geografia da FCT. No dia 23, no Anfiteatro VII apresentou-se perante a Comissão Examinadora, a candidata Mayara Pierre Prado, sendo Orientadora a Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da FCT; dia 26 no Anfiteatro VII, foi a vez do candidato Sérgio Eduardo Gomes da Silva, sob orientação do Prof.Dr. Cristiano Amaral Carboggini Di Giorgi, do Departamento de Educação da FCT e finalmente, no dia 30 de Março no Anfiteatro II, apresentação do candidato Danilo Trombetta Neves, tendo também como Orientador o Prof.Dr.Cristiano Amaral Carboggini Di Giorgi.

Também atuaram (no dia 19/Março), como membros da Comissão Examinadora, os docentes: Margarete Cristiane da Costa Trindade Amorim, do Departameno de Geografia e Ricardo Siloto da Silva, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar. No dia 23/Março, a Profª. Drª.Mônica Furkotter, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da FCT e Profª.Drª. Márcia Cristina da Costa Trindade Cyrino, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Educação e Matemática, da Universidade Estadual de Londrina/UEL,

No dia 26/Março, o Prof. Dr. Alberto Albuquerque Gomes, do Departamento de Educação da FCT e Profª.Drª.Raimunda Abou Gebran, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE; e no dia 30/Março, o Prof.Dr.João Cardoso Palma Filho, do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, do Instituto de Artes de São Paulo e Prof.Dr. Alberto Albuquerque Gomes, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente – SP.

Temas em exposição e avaliação

Nas quatro dissertações de Mestrado, o tema escolhido para a defesa pública por parte dos candidatos inscritos, versou exclusivamente sobre a Educação:

1º) – “Clima e Produção do Espaço Urbano: Contribuição ao Estudo da Geografia do clima no contexto das cidades de São Carlos e Marília”.

2º) – As contribuições da formação inicial e o “Ser Professor” para os Licenciandos em Matemática.

3º) – Quinze anos de progressão continuada: a percepção dos Professores.

4º) – Lei de Responsabilidade Educacional: Direito Fundamental à Educação, Regime Jurídico Administrativo e Responsabilização dos Agentes Públicos.

A última dissertação de Mestrado/Educação despertou a atenção geral pelo aspecto da Lei de Responsabilidade, que a partir do mês de Junho deste ano passa a ser aplicada com maior rigor, tanto a nível nacional, estadual ou municipal. Em sua defesa, o Mestrando Danilo Trombetta Neves, acentua que esse trabalho está vinculado à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação da FCT/UNESP. “No cenário da discussão sobre a criação de uma Lei de Responsabilidade Educacional, a pesquisa verificou o direito fundamental à educação, previsto na Constituição Federal de 1988 e suas implicações no processo legislativo em andamento.

Do mesmo modo, houve uma ênfase no estudo do regime jurídico administrativo, posto que a ausência de pesquisa sobre o assunto, enfraquece a visualização do enquadramento da prestação do serviço público de educação. Na parte final, esboçou-se uma exegese dos projetos de lei, com destaque para a responsabilidade a ser estabelecida no campo educacional, tendo como objetivo verificar sua relevância para a promoção de uma educação pública básica, com padrão mínimo de qualidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Danilo Trombetta Neves apresentou-se perante a Comissão Examinadora para sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Educação. no dia 30/Março no Anfiteatro II da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No dia 26/Março, o Mestrando Sérgio Eduardo Gomes da Silva desenvolveu sua defesa de dissertação de Mestrado/Educação, Orientação do Prof.Dr.Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro VII da FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – a candidata Mayara Pierre Prado fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Educação. Orientadora:Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No dia 19/Março no Anfiteatro II, a Mestranda Camila Riboli Rampazzo, do Programa de Pós-Graduação em Educação, desenvolveu sua defesa pública de dissertação de Mestrado. Orientador: Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 31

Nos dias 12 e 19/03/2015 foram entregues, pelo Senhor Diretor, homenagens de agradecimento pela dedicação e pelos relevantes trabalhos realizados nesta Instituição, aos servidores que se aposentaram no primeiro trimestre do corrente ano:

Clique para ampliar!
FRANCISCO JOSE DOS SANTOS – Motorista junto ao Setor de Transporte, aposentado em 06/01/2015.

Clique para ampliar!
CÉLIA APARECIDA STELLUTTI PACHIONI – Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Fisioterapia, aposentada em 21/02/2015.

Clique para ampliar!
FÁTIMA LÚCIA ANDRADE MIO – Agente de Telefonia e Recepção junto ao Setor de Vigilância, aposentada em 07/03/2015.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 18

O curso de Pós-Graduação em Geografia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu entre 09 a 13 de Março, extensa programação envolvendo docentes e discentes. Neste ano, foram inscritos 224 estudantes, dos quais, 136 fazem parte da Pós-Graduação para o Doutorado e 86 foram inscritos para o cumprimento do Mestrado. Trata-se de um programa aprovado nos órgãos colegiados; que funciona desde 29 de Outubro de 1987; porém, iniciado em Março de 1988. Transcorridos portanto, 27 anos ininterruptos a nível de Mestrado nesta região do Estado. Em 1991 a área de concentração foi modificada para “Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental”; e em 1995 iniciadas as atividades relativas ao nível de Doutorado, recomendado em 04/Dezº de 1997 após avaliação do Grupo Consultivo da CAPES.

Os trabalhos desenvolvidos durante Aula inaugural/2015 foram abertos na manhã de 09/Março no Anfiteatro II, com apresentação do PPGG, seguido de diálogo entre ingressantes e veteranos. No período da tarde, os docentes: Eliseu Savério Sposito e João Lima Sant’anna Neto ministraram palestras abordando aspectos da Pós-Graduação e as instituições de fomento à pesquisa (FAPESP e CAPES). Na 3ª feira,10/Março houve apresentação do GAIA e GEDRA – pela manhã e à tarde – com projetos de pesquisas relacionados às linhas: “Dinâmicas da Natureza” (DN) e “Dinâmicas Agrárias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional (DAPPDR).

No dia seguinte, ou seja: 11/Março, novas apresentações com Ambientação e colóquio do Orientador e projeção do GADIS e seus projetos de pesquisa da linha “Análise e Gestão Ambiental” (DAPPDR). Na 5ª feira – 12/Março – fase matinal, novas apresentações do GASPERR, CEMESPP e ReCiME e dos projetos de pesquisa da linha Produção do Espaço Urbano (PEU). No período da tarde, apresentação do NERA e dos projetos de pesquisa da linha “Desenvolvimento Territorial” (DT).

Finalmente a sexta-feira,13/Março destinou-se à realização de um Trabalho de Campo na parte da manhã, a cargo dos Profs.Drs.João Osvaldo Rodrigues Nunes e Maria Encarnação Beltrão Sposito, com saída às 07h00 e retorno às 12h00. No período da tarde foi cumprida uma programação interna no Câmpus da FCT/Unesp, e que consistiu nas apresentações do CEGET, CETAS e dos projetos de pesquisa da linha “Trabalho, Saúde Ambiental e Movimentos Socioterritoriais” (TSAMS).

Uma linha de pesquisas diversificadas

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/ Presidente Prudente é bastante diversificado. Nesta Semana especialmente reservada para desenvolver uma linha diversificada de pesquisas, os temas foram os mais sugestivos. Participaram 40 estudantes (Mestrado e Doutorado). O número de docentes também impressionou: no total 19, todos integrados desde longa data ao Departamento de Geografia da FCT/Unesp.

A linha de pesquisas consistiu por temas os mais diferentes: Dinâmicas da Natureza; Dinâmica Agrárias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Em seguida, Análise e Gestão Ambiental; Produção do Espaço Urbano; Desenvolvimento Territorial; Trabalho, Saúde Ambiental e Movimentos Socioterritoriais. Para conduzir os trabalhos (tanto na área de Mestrado como Doutorado) foram mobilizados 18 docentes, cujos nomes seguem abaixo:

  • Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol,
  • Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto;
  • Profª.Drª.Margareth Amorim;
  • Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes;
  • Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito;
  • Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol;
  • Prof.Dr.Nécio Turra Neto; Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo;
  • Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes;
  • Profª.Drª. Maria Encarnação Beltrão Sposito;
  • Prof.Dr.Raul Borges Guimarães; Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr;
  • Prof.Dr . Edson Luiz Pirolli;
  • Profª.Drª.Eda Maria Goes;
  • Prof.Dr.Eduardo Paulo Girardi;
  • Profª.Drª.Neide Barrocá Faccio;
  • Prof.Dr.Marcos Aurélio Saquetti;
  • Prof.Dr.Arthur Magon Whitacker e
  • Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, dentre outros.

Como funciona a Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unesp/Presidente Prudente vem procurando estabelecer um vínculo mais consistente entre suas linhas de pesquisa e produção dos grupos acadêmicos e laboratórios da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Além disso, tem sido implementada uma política de credenciamento de novos docentes; com incentivo cada vez maior para o intercâmbio de Professores e Alunos, em consonância com várias instituições de pesquisa do Brasil e do Exterior.

A criação dos grupos de pesquisas na FCT/Unesp em Presidente Prudente – a partir dos anos 1990 – pode ser considerada um marco fundamental no desenvolvimento da pesquisa no Câmpus, com reflexos nos rumos do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Avaliado pela CAPES com nota 6 nos triênios 2001-2003 e 2004-2006, e com nota 7 no triênio 2007-2009, constituiu-se num dos melhores Programas de Pós-Graduação da UNESP (e também no Brasil). Com aprovação no Programa de Excelência da CAPES a partir de 2008.

Pós-Graduação – Dissertações e Teses defendidas

Até Dezembro de 2012, foram concluídas no Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/Unesp, 347 dissertações de Mestrado e 167 teses de Doutorado. Defendidas 11 dissertações em 2010 e outras 15 teses; 28 dissertações e 11 teses; em 2011; 16 dissertações e 28 teses de Doutorado em 2012. A partir do mês de Agosto de 2011 teve início a 1ª turma do Curso de Mestrado Profissional no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente com aprovação pela CAPES e Nota 3.

A Seção de Pós-Graduação da FCT/Unesp esclarece que durante o ano de 2013 foram oficialmente registradas 24 defesas de dissertação de Mestrado/Programa de Geografia, e 16 teses de Doutorado. No ano de 2014, Mestrado Acadêmico alcançou 27 defesas e outras 7 ref.Mestrado Profissional. Teses de Doutorado totalizaram 14 defesas.

Docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp, participam regularmente de atividades em outros programas de Geografia e áreas afins, como membros de bancas de Mestrado, Doutorado e de Concursos Públicos, ministrando palestras ou disciplinas como professores convidados.Tendo em vista manter e ampliar a internacionalização do Programa, os alunos – especialmente os de Doutorado – têm sido incentivados e apoiados a realizar estágios no exterior, Doutorado-sanduíche e em co-tutela.

A internacionalização do Programa também se evidencia na presença de alunos estrangeiros, provenientes de países da América Latina, Europa e África. O ambiente coletivo dos grupos e laboratórios a eles vinculados, transforma-se na base de sustentação; Tanto dos projetos cadastrados no Programa, como da integração entre alunos e professores de graduação e de pós-graduação, estendendo-se para trabalhos com a comunidade e intercâmbios institucionais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto foi um dos primeiros participantes, com ampla exposição sobre o Progr.de Pós-Gradução em Geografia, juntamente com o Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Entre 1971 e 2013, o Progr.de Pós-Graduação em Geografia foi bem expressivo. O Prof.Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, contribuiu com excelente atuação e desenvolvimento de pesquisas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Atuação marcante também da Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Spósito, que nesta programação especial, participou de todas as atividades (incluindo trabalho de campo), dia 13/Março.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Geografia da FCT/Unesp vai comemorar 28 anos do desenvolvimento da Pós-Graduação. A Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, tem atuação destacada e merece louvores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior está sempre presente. Desta vez com a apresentação dos projetos de pesquisa da linha:”Dinâmicas Agrárias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alunos de Pós-Graduação em Geografia acompanharam a programação desenvolvida entre 10 e 13/Março e foram contemplados com o testemunho de dois especialistas: Profs.Drs:Bernardo Mançano Fernandes e Eliseu Savério Sposito.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A disciplina: “Organização do Trabalho Científico I e II” foi desenvolvida com o enfoque de vários temas, trabalho de campo e apresentação de projetos de pesquisa. Participação do Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, dentre outros.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 16

Na 1ª quinzena de Março deste ano foram desenvolvidas pelo Programa de Graduação em Fisioterapia e Matemática Aplicada e Computacional da FCT/Unesp, quatro defesas públicas de dissertação de Mestrado. Duas delas no Anfiteatro VII, nos dias 7 e 10/ Março; uma no Anfiteatro III no dia 06 e a quarta, no dia 07/Março no Anfiteatro II.

A primeira defesa de dissertação de Mestrado desenvolveu-se no dia 06/Março no Anfiteatro III (14hs) pela candidata Bruna Spolador de Alencar Silva/Programa de Fisioterapia, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Ercy Mara Cipulo Ramos, do Departamento de Fisioterapia da FCT/Unesp. Integrando a Comissão Examinadora, os docentes: Dra.Francis Lopes Pacagnelli, da Universidade do Oeste Paulista/Unoeste e Dr. Luis Alberto Gobbo, do Departamento de Educação Física da FCT/Unesp.

Tema referente dissertação de Mestrado, defendida pela candidata Ana Paula Coelho Figueira Freire: “Efeitos do tabagismo passivo no transporte mucociliar e no sistema nervoso autônomo em adultos”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata do Programa de Fisioterapia, Ana Paula Coelho Figueira Freire fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado na FCT/Unesp, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Ercy Mara Cipulo Ramos.

Também no dia 06/Março, reuniu-se no Anfiteatro II (9hs), a Comissão Examinadora para avaliar o trabalho desenvolvido pela candidata Bruna Spolador de Alencar Silva em sua defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Fisioterapia. A Orientadora foi a Profª.Drª.Ercy Mara Cipulo Ramos, do Departamento de Fisioterapia da FCT/Unesp. Participação dos docentes: Dr.Luis Alberto Gobbo, do Departamento de Educação Física da FCT/Unesp e Drª. Francis Lopes Pacagnelli, da Universidade do Oeste Paulista/Unoeste.

Tema da dissertação de Mestrado/Fisioterapia: “Avaliação da força, estresse muscular e marcadores inflamatórios de indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crônica submetidos a treinamento resistido com tubos elásticos”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Bruna Spolador de Alencar Silva, do Programa de Fisioterapia da FCT/Unesp fez sua defesa de dissertação de Mestrado, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Ercy Mara Cipulo Ramos.

No dia 07/Março, a Comissão Examinadora reuniu-se no Anfiteatro VII (14hs), para uma avaliação do trabalho produzido pela candidata Heloísa Lopes de Sousa, em sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Matemática Aplicada e Computacional. O Orientador foi o Prof.Dr.Marcos Tadeu de Oliveira Pimenta, do Departamento de Matemática e Computação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente-SP.

Como parte integrante da Comissão Examinadora, os docentes: Dr. Messias Meneguette Junior, do Departamento de Matemática e Computação da FCT/Unesp e Drª. Michele de Oliveira Alves, do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina/UEL-PR. Tema da dissertação de Mestrado: “Um estudo sobre a equação de Schrödinger Biharmônica”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Heloísa Lopes de Sousa defendeu dissertação de Mestrado/Matemática Aplicada e Computacional na FCT/Unesp, tendo como Orientador o Prof.Dr.Marcos Tadeu de Oliveira Pimenta.

A quarta e última dissertação de Mestrado/Programa de Matemática Aplicada e Computacional, aconteceu dia 10/Março no Anfiteatro 7 (14hs). O candidato Adriano Sueke Takata fez sua defesa pública perante a Comissão Examinadora, tendo como Orientador, o Prof.Dr.Messias Meneguette Junior, do Departamento de Matemática e Computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Atuaram ainda como membros integrantes da Comissão Examinadora, os docentes: Drª. Gilcilene Sanchez de Paulo, do Departamento de Matemática e Computação da FCT/Unesp e Dr. Afonso Paiva Neto, do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da Universidade de São Paulo/USP. Tema defendido:  “Aspectos Teórico-numéricos dos Métodos SPH e MPS”

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Adriano Sueke Takata em sua defesa de dissertação de Mestrado/Matemática Aplicada e Computacional, teve como Orientador o Prof.Dr.Messias Meneguette Junior.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP