dez 01

No último fim de semana no Núcleo Morumbi da Unesp, verificou-se um fato pouco habitual: houve exame de qualificação, onde a candidata inscrita veio da Província de Cienfuegos/Cuba. Trata-se da Mestranda Lisandra Hernandez Montardy que se apresentou em Março de 2017 como aluna cursando Pós-Graduação junto à FCT/Unesp. Desde então, ela vem cumprindo o Programa de Pós-Graduação em Geografia/PPGG, visando a defesa pública de dissertação de Mestrado no mês de Janeiro de 2019.

A Comissão Examinadora reuniu-se no dia 23 de Novembro, para qualificação e acompanhamento do trabalho de pesquisa desenvolvido pela graduanda que veio do exterior (Cuba) para estudar no Brasil. Em especial: na Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (FCT) – Presidente Prudente/SP.

Três municípios do extremo oeste paulista foram pesquisados por Lisandra Hernandez Montardy: Iepê, Narandiba e Presidente Prudente. Integrando a Comissão, os Profs.Drs.Antonio Cezar Leal, Alba Azeredo Arana e Neide Barrocá Faccio, (Livre Docente). Esta última, atuando como Orientadora da Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia junto à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Diagnóstico sociocultural

Perante a Banca Examinadora, a estudante cubana destaca – através de um diagnóstico sociocultural do patrimônio arqueológico – os municípios de Iepê, Narandiba e Presidente Prudente, no Estado de São Paulo. “A pesquisa apresenta o estado da arte das ações de proteção, conservação, divulgação e educação patrimonial desenvolvidas nos municípios supra citados”. Depois, Lisandra ressalta o trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Arqueologia Guarani da Universidade Estadual Paulista/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Para concluir: “O patrimônio é reconhecido como recurso endógeno para o desenvolvimento territorial, possuindo valor para influenciar as políticas públicas vigentes nesses municípios. Nos processos de gestão do patrimônio arqueológico, estudado em sua relação com o patrimônio natural, que lhe serve de base e as práticas socioculturais da sociedade onde é localizado”.

Antes de decidir pelos seus estudos no Brasil, Lisandra Hernandez Montardy registrou em fotos exclusivas as melhores lembranças de seu País (Cuba).Veio para Presidente Prudente; e na FCT/Unesp já se prepara para a defesa de Mestrado.

A Orientadora da Lisandra é a Profª.Drª. Neide Barrocá Faccio, Livre Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP.

Clique para ampliar!
Mesmo à distância, a jovem estudante de Cienfuegos/Cuba, não se esquece de seu País e nos enviou esta foto que registra um local de grata lembrança: Viñales, no interior de Cuba com características de Estância Turística.

Clique para ampliar!
Concluída a qualificação, uma foto para a história onde aparecem os integrantes da Comissão Examinadora: Profs.Drs.Antonio Cezar Leal, Alba Azeredo Arana e Neide Barrocá Faccio juntamente com Lisandra e outros membros.