set 25

No período compreendido entre 22 e 23 de Setembro/2015, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu o XXVII Congresso de Iniciação Científica – CIC. O evento especial – que alicerça atividades de pesquisa desenvolvidas por alunos de Graduação da Universidade – recebeu centenas de trabalhos – e parte desse material que acaba de merecer aprovação geral totalizando 35 trabalhos, será inscrito na 2ª fase de um novo evento a ser realizado em Novembro (dia 6), na cidade deAtibaia/SP. Daí, os melhores trabalhos estarão figurando no III Fórum Internacional de Iniciação Científica.

A abertura no Auditório do Discente V, dia 22 de Setembro foi presidida pelo Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho (Zeca), estando presentes vários docentes; entre os quais, o Prof.Dr. Erivaldo Antonio da Silva que proferiu a palestra inicial sob o tema: “A iniciação científica na Unesp”, tendo como Presidente da Comissão Permanente de Pesquisa da FCT, a Profª.Drª.Silvania Lanfredi Nobre. Seguiu-se uma apresentação musical (com dueto de violinos).

No 1º dia, os trabalhos foram retomados logo após o coffee-break. As palestras seguintes ocorreram no período das 14 às 16hs, nos dias 22 e 23/Setembro e representaram importante contribuição à formação dos alunos, possibilitando ao mesmo tempo um contato mais próximo entre alunos de graduação, de pós-graduação e docentes. De acordo com relatório da Comissão Permanente de Pesquisa da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp, nesta primeira fase do Congresso de Iniciação Científica foram apresentados no “Boulevard Messias Meneguette Jr”, 296 trabalhos, distribuídos na forma oral e em paineis.

Desse total de trabalhos em exposição, 125 foram na área de Humanas, sendo: 29 da Arquitetura e Urbanismo; 55 de Geografia e 41 trabalhos da Educação. Na área de Exatas foram apresentados 103 trabalhos, sendo: 7 da área da Ciência da Computação; 16 de Engenharia Ambiental; 22 de Engenharia Cartográfica; 8 trabalhos da Estatística; 16 de Física; 7 na área de Matemática e 27 trabalhos de Química. Na área de Biológicas foram apresentados 68 trabalhos, sendo: 33 de Educação Física e 35 trabalhos de Fisioterapia. Do total apresentado de 296 trabalhos foram selecionados 35 para a 2ª fase do CIC, isto é: 15 na área de Humanas, 12 na área de Exatas e 8 na área Biológicas. Todos eles estarão concorrendo no período de 4 a 6/Novº deste ano, em Atibaia/SP.

Foram realizadas 16 Seções orais, incluindo as três grandes áreas representadas por Humanas, Exatas e Biológicas. E ainda: 27 Seções na forma de Paineis. Os palestrantes – especialmente convidados – foram os seguintes: Profª. Drª. Márcia Rodrigues Costa Franco (Pesquisas qualitativas e revisões sistemáticas de Estudos Qualitativos); Michele Antonia Oshima (Competência Informacional: Uso dos recursos informacionais disponíveis na Rede de Bibliotecas da Unesp) e 2ª palestra Michele abordou outro tema: “Gerenciador de Referências: EndNote Basic e suas principais funcionalidades”; a Profª.Drª.Edna Maria do Carmo destacou: “Ética em Pesquisa”. Na tarde de 23/Setº no encerramento do CIC (às 17h40), “Premiação e Indicação de trabalhos para a 2ª fase, a se realizar em Atibaia/SP.

ALUNOS SELECIONADOS PARA A 2ª FASE

Para a 2ª. fase do XXVII Congresso de Iniciação Científica – CIC/UNESP- a se realizar de 04 a 06 de Novembro/2015 em Atibaia-SP, foram selecionados os trabalhos produzidos pelos seguintes alunos de graduação da FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP:

ÁREA DE EXATAS ÁREA DE HUMANAS ÁREA DE BIOLÓGICAS
Ciências da Computação Arquitetura e Urbanismo Educação Física
Hugo Leonardo França Bárbara Pozza Scudeller Danilo Bianchini Baptista
Evelize C.Ferreira dos Santos Diogo Vendrame Marques
Engenharia Ambiental Patrícia Missae Takaki JulianaViezel
Isadora Dias Peres Rafael Luiz de Marco
Willian Sanches Gonçalves Educação
Adrielli Tolentino Passi Fisioterapia
Engenharia Cartográfica Ana Mayra Samuel da Silva Ana Carolina Rippi Moreno
Caio Henrique Chrisóstomo Mendonça Gabriele Goes da Silva Ana Clara Silveira
Tiago Oyan Aguiar Lonise Caroline Zengo Alice Cristine de Souza Leal
Patrícia Regina de Souza Elaine Aparecida de Oliveira
Estatística
Karlla Delalibera Chagas Geografia
Aylê de Mello Gomes
Física Brendo Luiz Camargo Rosa
Matheus Dassie Maximino Bruna Dienifer Souza Sampaio
Vinicius Jessé Rodrigues de Oliveira Caio Augusto Alencar Matos
Larissa Figueiredo Daves
Matemática Lidiana de Pinho Mendes
Ari Teotônio Lopes Mariana Aparecida Gazolla
Química
Alessandro Bruno Silva Garcia
Daniele Maria Martins
Gabriel Ernesto Silva Trentin

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Abertura oficial do XXVII Congresso de Iniciação Científica CIC/Unesp foi presidido pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Fº e a 1ª palestra proferida pelo Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Após a palestra inicial, a Profª.Drª. Silvânia Lanfredi Nobre, Pres.da Comissão Permanente de Pesquisa da FCT,anunciou a sequência da programação, com a apresentação de trabalhos (296) e outras quatro palestras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como forma de entretenimento foi organizado um recital de música universal, através de um “Dueto de Violinos”, assistido por todos os presentes com a maior atenção, e elogios à atuação dos dois jovens que o apresentaram.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Boulevard “Messias Meneguette Junior” que funciona anexo ao Discente V acolheu na manhã do dia 22/Setº, centenas de trabalhos produzidos pelos alunos de graduação da FCT/Unesp. No total, 296 trabalhos para competir na 1ª.fase.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na apresentação dos trabalhos científicos para concorrer na 1ª fase do XXVII Congresso de Iniciação Científica, estiveram presentes inúmeros docentes, o que representou mais um incentivo aos participantes do evento CIC Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Congresso de Iniciação Científica, que já é tradição no Câmpus da FCT/Unesp em Presidente Prudente, mais uma vez mereceu elogiosas referências pela qualidade e conteúdo apresentados pelos participantes do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Bibliotecária Michele Antonia Oshima mereceu destaque especial com duas palestras proferidas durante a realização do XXVII Congresso de Iniciação Científica, com apoio dos responsáveis pela realização desse evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para maior descontração e alegria dos participantes do Congresso de Iniciação Científica, foi realizada uma sessão cultural e artística que envolveu música, cinema e teatro de Marionetes, obtendo o maior sucesso.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E aí está a grande atração do Teatro de Marionetes, produzido por um especialista com mais de quinze anos dedicados a arte milenar. Os bonecos acabam se transformando em celebridades, graças à habilidade e competência do apresentador.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O público se diverte com essa demonstração de arte envolvendo simples bonecos com características as mais diferenciadas. Por trás, a criatividade e a capacidade inventiva de seu apresentador, com gestos, vozes e gostosas gargalhadas.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 15

No período de 4 a 11 de Setembro, a Diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – recepcionou dois Deputados Estaduais: Márcia Lia, do PT e Mauro Bragato, do PSDB. Foram visitas de cordialidade, registradas com especial atenção por parte dos Profs.Drs. Marcelo Messias – Diretor – José Carlos Silva Camargo Filho – Vice-Diretor – e Messias Meneguette Júnior – ex-Diretor – que representou a Congregação dos Docentes da FCT/Unesp.

Os dois ilustres parlamentares, trouxeram palavras de estímulo e apoio ao trabalho aqui desenvolvido, considerando a destacada atuação da Unesp desde sua implantação como instituição pioneira – com ensino público gratuito e de qualidade – há mais de 56 anos na região de Presidente Prudente. Tanto o Prof.Marcelo como o Prof.José Carlos (Zeca), enfatizaram a importância dos cursos de graduação e pós-graduação ministrados pela FCT na cidade de Presidente Prudente, atendendo uma extensa área territorial, com mais de 3.700 estudantes. É o maior campus universitário do Estado, com 380.827,50 m2 e edificações que ocupam aproximadamente 40.000m2.

O Câmpus conta com ampla estrutura, dotado de modernos e bem aparelhados Laboratórios, Bibliotecas, Equipamentos de comunicação da mais avançada tecnologia. Além de excelentes instalações que favorecem a prática do esporte e outras atividades, incluindo Laboratórios de Fisioterapia, com atendimento gratuito de pacientes das mais variadas especialidades. Além desses melhoramentos indispensáveis, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, dispõe de um Restaurante Universitário (com refeições subsidiadas para estudantes), moradia estudantil, extensas áreas verdes, quadras esportivas, campo de futebol, pista de atletismo, Ginásio de esportes e outros melhoramentos.

Pelas informações do Prof.Dr.Marcelo Messias, o Corpo Docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia é constituído atualmente por 10 Titulares, 20 Livres Docentes, 185 Doutores e 18 Mestres. No total, 233 Docentes, representando 10 Departamentos de Ensino; Cartografia, Educação, Educação Física, Estatística, Física e Biologia; Fisioterapia, Geografia, Matemática e Computação; Planejamento, Urbanismo e Ambiente. Bolsas de Pós-Graduação (CAPES, CNPq, FAPESP, PEG-PG e PICDT) – Mestrado e Doutorado: 253. Iniciação Científica: FAPESP – 66; PIBIC – 70; PIBIT – 5; PIBIDI – 35 e BAAEI – 120.

Os Professores – segundo o Diretor da FCT/Unesp – com Doutorado e Livre Docência em sua maioria são referência internacional; atuando constantemente como convidados das maiores Universidades mundiais, ministrando cursos, palestras e conferências na área de cada especialidade. A instituição criada em 1957, foi oficialmente instalada no dia 03 de Maio de 1959.

Deputado foi aluno da Unesp

Não só a Deputada Estadual Márcia Lia – que tem suas atividades concentradas na região de Araraquara/SP – como também o Deputado Estadual Mauro Bragato, vieram acompanhados de alguns assessores. Bragato se sente em casa e com justa razão: foi aluno da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FAFI) em Presidente Prudente, onde se graduou como Sociólogo em 1976. Depois, desenvolveu programa de Mestrado em Sociologia e Sociologia Política pela UNICAMP e USP, respectivamente, em 1977/78. No convívio com atuais Diretores, Docentes, Alunos e ex-alunos e servidores da FCT/Unesp, ele é sempre bem-vindo ! Nessa última visita, o Parlamentar que cumpre seu l0º mandato, foi acompanhado dos Assessores: Carlos Firminiano e Edson Portella.

Na despedida e após receber palavras de agradecimento dos Professores Marcelo Messias, José Carlos Silva Camargo Filho (Zeca) e Messias Meneguette Junior, prestou declarações à Assessoria de Comunicação e Imprensa da FCT/Unesp, especialmente para avaliar o encontro que considerou como um dos mais produtivos. Ele recordou que sempre acreditou na UNESP. “Em especial, naquilo que ela representa para a cidade, região, São Paulo e o Brasil. É um trabalho que fortalece em todos os sentidos, dentro de suas limitações” – salientou.

Demonstrando satisfação pelo encontro realizado na Sala da Diretoria da FCT/Unesp, o Deputado Bragato colocou-se à disposição de todos, por reconhecer que se trata de uma Universidade Pública que dá suporte a São Paulo e o Brasil. “Se puder ajudar, estarei sempre à disposição” – concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No dia 4/Setº a Deputada Estadual Márcia Lia (PT) de Araraquara veio até Presidente Prudente, a fim de visitar a FCT/Unesp. No dia 11/Setº, outro visitante ilustre: o Deputado Estadual, Mauro Bragato (PSDB).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Diretores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp deram suas “Boas Vindas” aos dois parlamentares que se dispuseram a conhecer e dialogar sobre os mais diferentes assuntos, na sala da Diretoria.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Deputada Márcia Lia abordou diversos assuntos ligados a questões universitárias, conhecendo ao mesmo tempo o potencial da FCT/Unesp representada p/Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Fº.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No dia 11/Setº o Deputado Mauro Bragato foi recepcionado pelo Diretor, Vice-Diretor e ex-Diretor, mantendo importante dialogo sobre as atividades atuais, sendo informado de tudo que vem sendo feito em prol da comunidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tratado como um filho que retorna à sua casa, o Deputado Bragato (sociólogo formado em 1976 p/FAFI/Unesp), se sentiu à vontade, inteirando-se das últimas conquistas em termos de ensino superior, gratuito e de qualidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No encerramento deste encontro na Sala da Diretoria da FCT/Unesp, o Parlamentar colocou-se à disposição de todos, reconhecendo também a importância da Universidade que “dá suporte a São Paulo e ao Brasil”.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 13

O candidato Leandro Marcos Herreiro Braido, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado no último dia 08 de Setembro. Seu Orientador foi o Professor Doutor José Tadeu Garcia Tomaselli, do Departamento de Geografia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP. A defesa pública verificou-se no período da tarde na Sala de Videoconferência da Fundacte/Unesp.

Integrando a Comissão Examinadora – além do Orientador e presidente da mesa – os seguintes membros: Profs. Drs.: João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp; Emerson Galvani, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo/USP-SP; Maria Cleide Baldo, da Universidade UTF de Campo de Mourão/PR e Leandro Zandonadi, do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá/UEM-Maringá/PR.

O tema da defesa pública do Doutorando teve como enfoque “Os excedentes e deficiências hídricas no solo através de parâmetros edafoclimáticos para a produção de cana-de-açúcar na bacia hidrográfica do Paranapanema – PR/SP – tida como alternativa para a busca de novos combustíveis. A área constituída por 105.921 km/2, conta com 247 municípios e o objetivo desse estudo foi caracterizar a produção da cana-de-açúcar utilizando uma análise seqüencial de trajeto e aplicar o balanço hídrico em setores delimitados por elementos semelhantes de clima, solos e relevo, sob o prisma do conceito geocomplexo.

Precipitação e Temperatura

Leandro Marcos acrescenta: “Esta análise envolve a sobreposição de bases cartográficas, bem como a coleta de amostras de solos em pontos escolhidos no decorrer dos trajetos e de material de imagem das culturas estabelecidas no local. Para uma caracterização climática foi utilizada a série histórica de dados climáticos (Precipitação e temperatura), de 1970 a 2010. Para o acompanhamento da expansão da cultura da cana-de-açúcar na área de estudo, foram obtidos junto ao CANSAT/INPE os valores e polígonos referentes à área de cultivo entre os anos de 2005 e 2012”.

Além disso, foram delimitados 6 setores de precipitação (com variação de 200 mm entre um e outro) e temperatura (com variação de 3 a 4ºC). Em seguida foi aplicado o balanço hídrico de Thorntwaite e Mather (1935). A análise seqüencial de trajetos permitiu entender o papel que a temperatura e o relevo têm em limitar a cultura da cana-de-açúcar principalmente na porção sul da área de estudo, não sendo neste caso, a precipitação o fator determinante.

“De acordo com o resultado da aplicação do balanço hídrico – diz o Doutorando – o setor 1 apresenta os menores índices de excedentes hídricos e os maiores índices de deficiências hídricas. No entanto, é nesse setor onde a cultura da cana ocorre com maior intensidade. Do ponto de vista do planejamento da expansão da cultura da cana-de-açúcar na Bacia Hidrográfica do Paranapanema, os setores 2 e 3 apresentam condições melhores para suportar anos em que as precipitações pluviométricas forem inferiores à média, ou muito concentradas” – finalizou.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na sala de Videoconferência (da FCT/Unesp), reuniu-se a Comissão Examinadora para ouvir a defesa pública e avaliar a tese defendida por Leandro Marcos Herreiro Braido para obtenção do título de Doutorado/Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato do Programa de Pós-Graduação em Geografia em sua defesa pública de tese de Doutorado, teve como seu Orientador o Prof.Dr.José Tadeu Garcia Tommaselli, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 11

Tendo como Orientador o Professor Doutor Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, do Departamento de Educação da FCT/Unesp, o candidato Rafael Rossi, do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu Tese de Doutorado no dia 04/Setº na Sala de Videoconferência. O tema desenvolvido pelo Doutorando versou sobre Educação Popular e Educação do Campo: Análise a partir do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária do curso “Pedagogia da Terra”, em São Carlos/SP.

Juntamente com o Professor Cristiano – Orientador e Presidente da Comissão Examinadora – atuaram os seguintes docentes: Dr.Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, do Departamento de Educação Física da FCT/Unesp; Dr.Paulo Cesar de Almeida Raboni, do Departamento de Educação da FCT/Unesp; Drª. Maria do Socorro Silva, da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG-Paraíba e Drª. Sandra Luciana Dalmagro, da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.

“A Educação não está desvinculada dos demais complexos sociais; sua autonomia é relativa e sua dependência é de cunho ontológico com o trabalho entendido enquanto categoria fundante do ser social” – foi a primeira frase para compor a tese defendida publicamente pelo Doutorando. Nesse sentido – disse – a presente tese estabelece uma reflexão a respeito da Educação de Campo em meio às luas de classe presentes na questão agrária brasileira, tanto no que se refere às disputas territoriais entre classes com interesses opostos e inconciliáveis, quanto no que diz respeito aos projetos educacionais no campo.

Com esses horizontes, Rafael Rossi enumera capítulos diferenciados para analisar a questão agrária brasileira – até a consolidação dominante do agronegócio e suas contradições na contemporaneidade – acrescentando a discussão de educação popular enquanto estratégia educativa de luta e resistência de diversos trabalhadores, entendendo seus desafios frente ao desafio da emancipação humana; e com isso, a educação do campo em suas trajetórias históricas de conquistas e enfrentamentos.

Nos capítulos seguintes, a tese relata a questão das disputas territoriais entre o campesinato e o agronegócio, diferenciando a educação “do campo da educação rural ou para o campo” num esforço de compreender a ideologia enquanto elemento constituinte de tais lutas. Dessa forma – acentua o Doutorando – todo esse esforço teórico permitiu estabelecer os princípios filosóficos, ideopolíticos e pedagógicos da educação do campo, possibilitando apresentar nossas análises do curso de “Pedagogia da Terra”, desenvolvido pela UFSCAR entre 2007 e 2011.

Nas considerações finais, acentua: “Tendo como base nossas análises teóricas e empíricas, reforçamos a tese a que chegamos de construir na educação do campo, processos que permitam a socialização dos saberes elaborados ou humano-genéricos e dos saberes populares territoriais, numa perspectiva de cunho revolucionário e preocupado com a superação do modo de produção capitalista”

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Rafael Rossi, do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu Tese de Doutorado na Sala de Videoconferência, tendo como Orientador o Prof.Dr.Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Além da participação por“Skyper”na Sala de Videoconferência, atuação dos demais integrantes da Comissão Examinadora, com acompanhamento de amigos e familiares do Doutorando. A defesa pública de Tese de Doutorado verificou dia 4/Setº.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 09

Foi de ampla repercussão o IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil/CELLIJ-UNESP, realizado de 2 a 4/Setº no Centro Cultural Matarazzo, SESC/Thermas e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP. O número de participantes surpreendeu: mais de 500 e a programação desenvolvida durante o período recebeu as mais elogiosas referências. Esta foi a 1ª vez que a região de Presidente Prudente sediou um evento dessa natureza. O próximo somente vai ocorrer em 2017.

A Abertura do Encontro no Teatro Paulo R.Lisboa do Centro Cultural Matarazzo foi feita pelo Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias e a Coordenação Geral confiada à Profª.Drª.Renata Junqueira de Souza, a idealizadora dessse projeto. O 1º palestrante foi o Prof.Dr.Ronald Jobe, da Universidade Columbia /UBC-Vancouver- Canadá, com tradução simultânea do Comunicador do SAEPE, Walmir César Leanza Caldeira.

No período da tarde, foram realizadas duas Mesas redondas, com abordagem dos temas: Crianças e Jovens, leitores literários, com atuação de Cynthia Graziela Simões Girotto, da Unesp/Marilia (13h30) e Fabiane Verardi Burlamarque, da Universidade de Passo Fundo/RS; e às 15h30 – “Diálogos literários:entre o verbal e o não verbal”, com o escritor: Ricardo Azevedo e o Editor, Luís Camargo (Literatura Infantil e Juvenil e texto e imagem nos livros de literatura para crianças).

CELLIJ EM FESTA

À noite, a programação foi desenvolvida no SESC/Thermas de Prudente, com CELLIJ Em FESTA. “Histórias de contar histórias”, com Gilka Giraldelo, da Universidade Federal de Santa Catarina e Valéria Santos, da FCT/Unesp, com “Memórias do CELLIJ”. Logo após, Coquetel e “Noite de Autógrafos” na Área de Convivência, com destaque para o lançamento de novos livros. O local recebeu numeroso público.

A Professora Renata Junqueira de Souza, autografou sua mais recente obra: “Arte Narrativa na Infância – Práticas para o teatro da leitura e a contação de histórias” – tendo também como organizadoras, Juliane F.M.Motoyama, Valéria Santos da Silva e Vania Sonia Kelen B.Vagula. O livro de maior repercussão até agora – Leitura Literária na Escola – que detém a maior tiragem até hoje no interior brasileiro, com 140 mil exemplares adquiridos pelo MEC e distribuídos em todas as escolas do país, também teve muita procura, com autógrafos dos autores.

No dia 3/Setº, as atividades do Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil/CELLIJ se desenvolveram no Câmpus da Unesp, com apresentação de trabalhos e posters no Bloco do Discente V e VI. No período da tarde: Histórias para ler, histórias para contar, com o Grupo Mafagafos de Sta.Catarina. Após às 19h30 na Área de Convivência do SESC/Thermas, Espetáculo: “Histórias de um Ninho de Mafagafos” (Santa Catarina).

No 3º e último dia de apresentações, a 3ª Mesa redonda aconteceu logo cedo, às 8hs no Auditório do Discente V, com enfoque especial na “Leitura Literária: espaços e mediação”. Presença e participação de Rildo Cosson – da Universidade Federal de Minas Gerais/CEALE-UFMG – A prática da leitura literária na escola: mediação ou ensino? Edmir Perroti, da ECA/USP-SP abordou os “Espaços da leitura/Leituras do espaço.

A palestra de encerramento foi pronunciada a partir das 10h00 (com mediação da Profª.Drª. Zizi Trevizan), da UNOESTE e participação da escritora, Rosa M.Hessel Silveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRS. Destaque para Livros Infantojuvenis, literatura e educação: conexões com o mundo contemporâneo. Ao término da palestra foram prestadas significativas homenagens à Professora Renata, que se pronunciou em agradecimento a todos que prestigiaram o evento. Um show apresentado por Vinícius Dias Zurlo – de Assis – fez parte do Show de Encerramento, no Auditório da FCT/Unesp.

Final de um evento que durou 3 dias

Em síntese, o que disse a Professora Doutora Renata Junqueira de Souza: “O fim de um evento que reuniu em 3 dias, alunos de graduação (63), de Pós-Graduação, Professores das redes municipais e estaduais de ensino, pesquisadores e professores universitários de 20 estados brasileiros: Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Bahia, Amazonas, Mato Grosso, Piauí, Goias, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão, Rondônia e Distrito Federal. Também tivemos algumas representações estrangeiras, como Espanha, Argentina, Portugal e Canadá. Foram 3 dias de produtivas discussões sobre a leitura, literatura infantil e juvenil, escola, política pública de leitura, entre outros.

Mas, para que tudo isso acontecesse, começamos em Janeiro; e pensar sobre quem iríamos convidar para estar aqui com a gente, trocando idéias e informações. Programação finalizada, publicada, passagens nacionais e internacionais compradas, e passados alguns meses – um e-mail do Prof.Max Butlen (nosso amigo francês) anunciava que teria que passar por uma cirurgia de emergência e não poderia estar com a gente. A tristeza e o cuidado de Max por não poder vir, foram tantos que ele imediatamente nos enviou sua comunicação em forma de artigo. Esta semana, nos mandou um e-mail dizendo estar se recuperando da cirurgia e nos desejando muita sorte”.

No discurso de encerramento, a Professora Renata relata minuciosos detalhes, agradece aos alunos de Pós-Doutorado, Doutorado, Mestrado, Iniciação Científica, Bolsistas em projetos e Alunos agregados. Agradecimentos também aos que vieram de longe, de perto e de tantos lugares, “para nos conhecer e celebrar conosco a leitura do texto literário infantil e os 20 anos do CELLIJ. Mas vocês acham que vão se ver livres da gente? Como dizem meus alunos: a gente entra no CELLIJ, mas o CELLIJ não sai da gente. Então aviso: o CELLIJ não sairá de vocês, pois a partir de agora, vocês se tornaram parte dele. Serão nossos CELLIJETES virtuais…”

E finalizando seu discurso, a Professora Renata assim se pronunciou: “Aquilo que nos constitui felizes ou infelizes, não é o que nos sabemos, mas o que nós sentimos.

Arte é para o sentimento, é para a sensibilidade, é para a inteligência do coração e não para a nossa inteligência lógica. Assim, devo confessar que saio deste evento feliz por todo sentimento – que voces mostraram, e me causaram as mais diversas emoções. E é por isso que eu saio daqui hoje, comovida, mexida para continuar a propagar a leitura do texto literário para crianças e jovens. E é por isso também que tenho certeza: não chegamos ao fim… aqui é novamente só o começo”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Abertura do IV Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil/CELLIJ pelo Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias, no Centro Cultural Matarazzo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O 1º palestrante convidado, Prof.Dr.Ronald Jobe veio da Universidade Columbia/UBC de Vancouver-Canadá. Palestra com tradução simultânea por Walmir César Leanza, do SAEPE.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Programação oficial teve prosseguimento na noite de 2/Setº no SESC/Thermas de Prudente, com a realização do CELLIJ EM FESTA, na Área de Convivência.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema desenvolvido nessa noite versou sobre “Histórias de contar histórias” e “Memórias do CELLIJ”, com a Professoras Gilka Girardello e Valéria Santos da Silva.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Prestigiando o evento internacional e sua organizadora, a Professora Renata, diversos escritores do Brasil e do Exterior, aqui estiveram como convidados especiais de 2 a 4/Setº.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Professora Doutora Renata Junqueira de Souza é autora de várias obras literárias, entre as quais “Leitura Literária na Escola – Reflexões e Propostas na perspectiva do letramento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E aqui começa a “Sessão de Autógrafos”, onde cada escritor pode dialogar com seus leitores. A Professora Renata concedeu centenas de autógrafos, inclusive para visitantes do exterior

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
É interessante o 1º contato do Escritor (a) com os leitores e admiradores. Muitos deles disseram ter vindo para conhecer a escritora; e ao mesmo tempo, participar do evento internacional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Homenageada pelos participantes do IV Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, a Coordenadora fez um discurso especialmente para agradecer o apoio recebido.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para finalizar, um importante encontro que reuniu dezenas de participantes na Biblioteca do CELLIJ-UNESP. O Congresso Internacional reuniu mais de 500 participantes.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 05

EJECart ESTÁ AGORA SOB NOVA GESTÃO

Evento Comentários desativados

Desde o primeiro dia do mês de Setembro/2015, a Empresa Junior de Engenharia Cartográfica/EJECart está sob nova gestão com mandato designado para o biênio 2015/2016, tendo como Presidente Verônica Ornellas, eleita e empossada na noite de 31 de Agosto no Auditório do Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente- SP. O ato solene foi conduzido pelo Prof.Dr.Mauro Issamu Ishikawa, sendo também prestigiado pelos Profs.Drs. Arlete Aparecida Correia Meneguette, Edmur Azevedo Pugliesi e Paulo de Oliveira Camargo, além dos antigos e atuais integrantes da EJECart.

O cerimonial foi conduzido por Marcos Coladello, que registrou inicialmente os integrantes da mesa, dando inicio à cerimônia com a execução do Hino Nacional Brasileiro, seguida da citação nominal do responsável pela EJECart, Professor Mauro Isamu e o Presidente da Gestão 2014/2015, Maurício Campitelli, dentre outros. Presença de outros Professores e representantes das Empresas Juniores: Luís Guilherme, da GeoAmbiental Jr; Stéfanie, da EJEst;Aviter da Ópera Krios; Rafael da EJComp e Diego, da Performance Jr, assim como, Juliano Borges, responsável pela Coordenadoria da Juventude de Presidente Prudente.

O Mestre de Cerimônias anunciou a palavra dos componentes da mesa e na continuidade convidou os anteriores Presidente e Vice-Presidente da EJECart para entrega de lembranças. Houve exibição programada de um vídeo a fim de apresentar a nova logomarca que passa a identificar a instituição, enquanto o então Presidente e sua vice, providenciaram a entrega dos Certificados aos participantes do evento. Após esse procedimento, foi dada a palavra (de despedida) ao então Presidente, Maurício Campitelli. Logo em seguida foi feita a projeção áudio-visual relativa à nova gestão, de 2015/2016, com todo o Organograma projetado na tela do Auditório do Discente V.

A nova gestão – já proclamada – está sendo iniciada com a atuação de 34 membros distribuídos em três Diretorias, tendo sete Gerências, Presidência e Conselho Deliberativo que traz consigo uma nova cara. Hoje, a EJECart assume uma nova marca, trazendo em si, base das funções e serviços prestados pela empresa para melhor impactar a sociedade, o que foi mostrado mediante exibição de um vídeo especial.

A palavra da nova Presidente da EJECart

Verônica Ornellas, depois de ter cumprido seu último mandato como Vice-Presidente da Empresa Junior de Engenharia Cartográfica/EJECart, assume agora o comando geral na gestão 2015/2016, como Presidente eleita e empossada junto à FCT/UNESP. Seu 1º discurso – de posse – vai aqui reproduzido para conhecimento geral.

“Hoje iniciamos um novo ciclo dentro de nossa EJ e mais do que traçar metas e estipular objetivos, desejo que nossa gestão vá além. Que alcance um nível cada vez maior de união e confiança. Pois com esses quesitos será possível alcançar qualquer meta. Desejo também que através da nossa motivação, consigamos mostrar aos que estão à nossa volta, o quão contagiante é o MEJ (Movimento Empresa Junior) e quanto temos orgulho de fazer parte desse movimento.

Porque o MEJ não proporciona simulação de uma empresa, mas sim, a vivência de uma. Porque não, não somos TIPO uma empresa; nós somos uma! Que proporciona ainda na graduação de experiências que vão além da sala de aula: e esse é nosso diferencial! Empresa Junior capacita e desenvolve cada um que dela faz parte; cada um que a ela se doa. E aos membros dessa gestão, desejo então: confiança, união e inovação. Que sejamos um time. Com estratégia e sincronia…

Ah, é preciso dizer que dentro de um time há discussões, mas também há perdão e compreensão. Então, gostaria de chamar esse time aqui a frente… Por favor! Eventos: Natália, João Marcelo e Bruno. Marketing: Marcos, Thais e Igor. Relações Comerciais: Rafael, Gabriel, Leonardo e Guilherme P. Jurídico Financeiro: José, Daniel e Guilherme F. Qualidade: Álvaro, Lucas S e Celso. Recursos Humanos: Roberto, Débora e Roberta. Projetos: Lucas F, Lucas Z, Alessandra, Guilherme B, Thais e Lucas A. Diretores: Lorena, Nicolas e Yara. Conselheiros: Anderson e Thomaz. Por fim, minha Vice, Mariana. Time: Eu confio em voces. Sei que faremos uma ótima gestão; e assim, deixaremos para a EJ e para nossa Universidade, um grande legado! Obrigada por serem EJECart” – finalizou Verônica Ornellas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A cerimônia de posse da Empresa Junior de Engenharia Cartográfica/EJECart da FCT/Unesp, foi realizada na noite de 31 de Agosto no Auditorio/Discente V.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Mauro Issamu Ishikawa coordenou a sessão solene, ocupando a presidência dos trabalhos de abertura do evento e se congratulou com os eleitos para a nova gestão 2015/2016.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O ato de posse dos novos integrantes da EJECart serviu também para a prestação de contas da antiga Diretoria da gestão 2014/2015, acompanhada por todos os participantes desta cerimônia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– O cerimonial foi desenvolvido por Marcos Coladello – do Deptº de Cartografia – que também figura nos quadros da nova gestão administrativa como eleito e responsável pelo Marketing.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Prestigiando o evento significativo da Engenharia Cartográfica, os Profs.Drs. Arlete Aparecida Correia Meneguette, Edmur Azevedo Pugliesi e Paulo de Oliveira Camargo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cada um dos Diretores – tanto da antiga como da nova gestão que assume seu mandato de dois anos – se manifestou publicamente, relatando seus trabalhos realizados ou por realizar.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os planos para o próximo biênio são bastante arrojados; o mais importante porém“é que todos se integrem ao time”segundo palavras da nova Presidente, Verônica Ornellas em seu discurso.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para os que concluíram seu mandato na gestão 2014/2015 foram conferidos Certificados Especiais, entregues pessoalmente pelos componentes da nova Diretoria que ora assume seu mandato.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nesta oportunidade, foi também apresentado a nova Logomarca da EJECART 2015/2016, aprovada previamente por todos os componentes da Empresa Junior de Engenharia Cartográfica.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Verônica Ornellas faz sua saudação aos que a elegeram para a Presidência da EJECart na gestão 2015/2016 e propõe a todos os seus membros que haja: união, confiança e inovação.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 02

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – registrou nos últimos seis dias consecutivos (de 24 a 31/Agosto), nada menos que dez dissertações de Mestrado, defendidas publicamente por candidatos do Programa de Pós-Graduação em Educação (3); Geografia (4); Física (2) e Fisioterapia (1). Os temas defendidos foram os mais variáveis, enquanto as Comissões Examinadoras foram formadas por docentes, especialmente convidados. Alguns fazem parte do elenco de Mestres e Doutores da Unesp e outros, representam importantes Universidades do Brasil e do Exterior.

O maior número de dissertações verificou-se no dia 28 de Agosto (4) e no dia 3l (3). Os candidatos inscritos para a defesa pública foram os seguintes: no dia 24 de Agosto: Mestrado/Educação por Simone Brandolt Fagundes, sob orientação do Prof.Dr.Alberto Albuquerque Jr; dia 25/Agosto: Mestrado/Geografia por Tainá Medeiros Suizú, tendo como Orientador o Prof.Dr.Paulo César Rocha. Os dois Orientadores são integrantes da FCT/Unesp.

No dia 28/Agosto – Quatro dissertações defendidas pelos seguintes candidatos ao Mestrado: Paula Mieko Koizuma Masuiama/Programa de Pós-Graduação em Educação.
Renato Costenaro/Programa de Pós-Graduação em Educação; Renata Marques David/Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia; Valmir José de Oliveira Valério/Programa de Pós-Graduação em Geografia. Foram Orientadores: Profª.Drª. Renata Portela Rinaldi; Profª.Drª Elisa Tomoe Moriya Schluzen; Profª.Drª.Dionei Ramos; Eduardo Paulon Girardi, Os Orientadores integram os quadros de Pós-Graduados da FCT/Unesp.

No dia 29/Agosto, defendeu dissertação de Mestrado/Letícia Roberta Trombeta, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, tendo como Orientador o Prof.Dr.Antonio Cezar Leal. Os demais candidatos ao Mestrado em numero de três (3), do Programa de Pós-Graduação em Física e Geografia (2) que defenderam dissertações de Mestrado em 31 de Agosto de 2015 foram: Rita de Cássia Valério/Física MNPEF, sob orientação da Profª.Drª.Ágda Eunice de Souza; e Claudinei da Silva Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, orientado pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol. Todos os Orientadores aqui citados, são integrantes dos quadros de Pós-Graduação da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As duas últimas dissertações de Mestrado foram desenvolvidas no dia 31 de Agosto nos Anfiteatros II e VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro VI, as defesas de dissertação de Mestrado/Geografia e Física NMPEF tiveram seu desenvolvimento nos dias 29 e 31 de Agosto.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O avançado sistema de tecnologia através do Skyper (Videoconferência) facilita a comunicação entre candidatos e Orientadores nas defesas de Mestrado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Candidatos inscritos para defesa pública de dissertação de Mestrado/Educação, Geografia, Física ou Fisioterapia se sentem muitas vezes, prestigiados, com a presença dos amigos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Novas dissertações de Mestrado vem sendo desenvolvidas na FCT/Unesp todas as semanas; e em determinados períodos a programação se amplia, com 3 ou 4 defesas num mesmo dia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para compor as Bancas Examinadoras, o atual e o ex-Diretor da FCT/Unesp estão entre os convidados especiais, o que representa um maior incentivo aos candidatos em suas defesas de dissertação de Mestrado ou Doutorado.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 02

A data já está definida: será no dia 25 de Outubro/8hs, sendo mais uma realização da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, em parceria com o Jornal O Imparcial, Prefeitura Municipal de Presidente Prudente e outras Instituições. Trata-se da I Prova Pedestre e Caminhada da Saúde, num percurso de 4 e 8 km, respectivamente. O evento está em fase de organização, com o apoio da Reitoria – através da Pró-Reitoria de Extensão Universitária – e da Rede Viva Melhor, Grupo de Incentivo ao Esporte e Lazer da PROEX e Associações Atléticas do Campus. A reunião preparatória realizou-se nas dependências do Jornal O Imparcial.

Presença do Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho e principais assessores, juntamente com o Diretor Administrativo do Jornal O Imparcial, Deodato da Silva e outros participantes, incluindo representantes do Corpo de Bombeiros, Prefeitura e Policia Militar. A exposição de motivos relacionada à realização desse evento foi feita pelos Coordenadores do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Giovana Rampazzo Teixeira e Luis Alberto Gobbo. Fazendo parte da organização, o Programa de Saúde Integral do Trabalhador -SITRA- Performance Jr (empresa Junior de educação física) e Associação Atlética.

Explicação do Professor José Carlos Silva Camargo Filho (Zeca): “A prova tem como objetivo abrir as portas da Universidade para a comunidade, promovendo melhor qualidade de vida de cada componente do grupo com um acompanhamento especializado; permitir a participação em provas de corrida de rua, traçando metas reais: e integrar funcionários e a comunidade no cenário dos corredores (amadores). Desta forma, será organizado um dia de atividades. Não apenas com provas de caminhada e corrida, como também diferentes apresentações culturais/artísticas; e sobretudo com a Feira da Comunidade. E ainda: apresentação de projetos de extensão e pesquisa, desenvolvidos pelos diferentes Departamentos da unidade em Presidente Prudente”.

O Prof.Dr.Luis Alberto Gobbo esclarece que “esta é uma oportunidade excepcional para toda a comunidade, uma vez que o sentido do desafio se estabelece na promoção da Saúde. No qual, aqueles que não optarem por competir pela colaboração, podem participar pelo resultado da boa saúde e desempenho. É um evento para todos” – finaliza. Já o Diretor do Jornal O Imparcial, Deodato da Silva declara que esta será uma atividade certamente pioneira na região. Como aliás já aconteceu com as demais promoções, que alcançaram o maior sucesso por serem realizadas com a maior e melhor intenção. “O favorecimento da cidadania é uma filosofia que sempre terá nosso incondicional apoio” – concluiu.

Embora já esteja havendo muita expectativa pela realização desse novo evento – a exemplo do Festival de Pipas “Raul Albieri” com 30 anos de tradição – estão sendo aguardadas para participação nessa 1ª Etapa da Prova Pedestre e da Caminhada da Saúde da Unesp/Presidente Prudente, cerca de 1.000 inscrições. Vinte e oito grupos serão divididos, de acordo com a faixa etária (a partir dos 14 anos de idade). Assim como gêneros dos participantes na disputa dos trajetos da Prova Pedestre e Caminhada, de 4 ou 8 km de extensão. As inscrições começam agora, no dia 06 de Setembro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nas dependências do Jornal O Imparcial realizou-se a 1ª Reunião com vistas à realização da I Prova Pedestre e Caminhada da Saúde da Unesp – Etapa Presidente Prudente – mediante exposição do Prof.Dr.Luis Alberto Gobbo, do Deptº de Educação Física.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os preparativos para a realização dessas duas competições (agendadas no Calendário 2015), estabeleceram dois trajetos – de 4 e 8 km – para a Prova Pedestre; e 4 km para a Caminhada da Saúde em 25 de Outubro/8hs. Inscrição:R$25,00.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Exposição com amplos detalhes foi desenvolvida pelo Prof.Dr.Luis Alberto Gobbo, que coordena os dois novos eventos que deverão ser realizados como meta prioritária da Reitoria da Unesp, através da PROEX e Associações Atléticas de 12 Câmpus.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Este é o Roteiro traçado especialmente para a Caminhada e I Prova Pedestre -em 2 percursos devidamente aprovados pela SEMAV- para todas as equipes inscritas a partir de 06/Setº. São esperados para se inscrever nessas competições até mil participantes.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 02

No dia 21 d Agosto no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o candidato Alex Sandro Gomes Pessoa, do Programa de pós-graduação em Educação defendeu tese de Doutorado perante a Comissão Examinadora. Sua Orientadora foi a Profª.Drª.Renata Maria Coimbra Libório, do Departamento de Educação da FCT/Unesp. O tema desenvolvido foi: ”Trajetórias negligenciadas: Processos de resiliência em adolescentes dom histórico de envolvimento no tráfico de drogas”.

Foram integrantes da Comissão Examinadora (além da Orientadora já citada e também presidente da mesa), as docentes: Drª. Débora Dalbosco Dell’agrio e Drª. Silvia HelenaKoller, ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/FURGS e Drª. Maria de Fátima Salum Moreira, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente-SP.

Na defesa pública dessa tese, o Doutorando informa inicialmente que o estudo está vinculado à linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP, Câmpus de Presidente Prudente, cujo objetivo central é compreender os indicadores de risco e proteção, presentes no contexto de adolescentes com envolvimento no tráfico de drogas. Acrescenta ainda os sentidos positivos da análise, atribuídos a essas atividades e seus desdobramentos em termos de manifestação de processos de resiliência – associados a mecanismos não convencionais de desenvolvimento.

Da pesquisa de campo participaram adolescentes de ambos os sexos, vinculados à diferentes instituições, a saber: Projetos sociais, Escolas estaduais e Instituições de medida socioeducativa que atendem adolescentes em cumprimento de liberdade assistida, prestação de serviços à comunidade e semiliberdade. Para isso – afirma Alex Sandro Gomes Pessoa – foram utilizados dois questionários e um roteiro de entrevistas semiestruturados.

Por fim, acentua o Doutorando: “Os dados se encontram em processo de análise e não serão apresentados no presente relatório. Esperamos que a fase de qualificação do trabalho possibilite direcionamentos para a organização da tese, bem como auxilie na construção de um material acadêmico que seja relevante científica e socialmente”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Alex Sandro Gomes Pessoa apresentou-se perante a Comissão Examinadora para sua defesa de tese de Doutorado/Educação na FCT/Unesp, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Renata Maria Coimbra Libório.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Duas integrantes da Banca Examinadora, tiveram sua participação através do Skyper. Mas o Anfiteatro II da FCT/Unesp esteve superlotado, conforme se verifica nestas fotos realizadas no local no dia 21 de Agosto de 2015.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP