set 09

Foi de ampla repercussão o IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil/CELLIJ-UNESP, realizado de 2 a 4/Setº no Centro Cultural Matarazzo, SESC/Thermas e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP. O número de participantes surpreendeu: mais de 500 e a programação desenvolvida durante o período recebeu as mais elogiosas referências. Esta foi a 1ª vez que a região de Presidente Prudente sediou um evento dessa natureza. O próximo somente vai ocorrer em 2017.

A Abertura do Encontro no Teatro Paulo R.Lisboa do Centro Cultural Matarazzo foi feita pelo Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias e a Coordenação Geral confiada à Profª.Drª.Renata Junqueira de Souza, a idealizadora dessse projeto. O 1º palestrante foi o Prof.Dr.Ronald Jobe, da Universidade Columbia /UBC-Vancouver- Canadá, com tradução simultânea do Comunicador do SAEPE, Walmir César Leanza Caldeira.

No período da tarde, foram realizadas duas Mesas redondas, com abordagem dos temas: Crianças e Jovens, leitores literários, com atuação de Cynthia Graziela Simões Girotto, da Unesp/Marilia (13h30) e Fabiane Verardi Burlamarque, da Universidade de Passo Fundo/RS; e às 15h30 – “Diálogos literários:entre o verbal e o não verbal”, com o escritor: Ricardo Azevedo e o Editor, Luís Camargo (Literatura Infantil e Juvenil e texto e imagem nos livros de literatura para crianças).

CELLIJ EM FESTA

À noite, a programação foi desenvolvida no SESC/Thermas de Prudente, com CELLIJ Em FESTA. “Histórias de contar histórias”, com Gilka Giraldelo, da Universidade Federal de Santa Catarina e Valéria Santos, da FCT/Unesp, com “Memórias do CELLIJ”. Logo após, Coquetel e “Noite de Autógrafos” na Área de Convivência, com destaque para o lançamento de novos livros. O local recebeu numeroso público.

A Professora Renata Junqueira de Souza, autografou sua mais recente obra: “Arte Narrativa na Infância – Práticas para o teatro da leitura e a contação de histórias” – tendo também como organizadoras, Juliane F.M.Motoyama, Valéria Santos da Silva e Vania Sonia Kelen B.Vagula. O livro de maior repercussão até agora – Leitura Literária na Escola – que detém a maior tiragem até hoje no interior brasileiro, com 140 mil exemplares adquiridos pelo MEC e distribuídos em todas as escolas do país, também teve muita procura, com autógrafos dos autores.

No dia 3/Setº, as atividades do Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil/CELLIJ se desenvolveram no Câmpus da Unesp, com apresentação de trabalhos e posters no Bloco do Discente V e VI. No período da tarde: Histórias para ler, histórias para contar, com o Grupo Mafagafos de Sta.Catarina. Após às 19h30 na Área de Convivência do SESC/Thermas, Espetáculo: “Histórias de um Ninho de Mafagafos” (Santa Catarina).

No 3º e último dia de apresentações, a 3ª Mesa redonda aconteceu logo cedo, às 8hs no Auditório do Discente V, com enfoque especial na “Leitura Literária: espaços e mediação”. Presença e participação de Rildo Cosson – da Universidade Federal de Minas Gerais/CEALE-UFMG – A prática da leitura literária na escola: mediação ou ensino? Edmir Perroti, da ECA/USP-SP abordou os “Espaços da leitura/Leituras do espaço.

A palestra de encerramento foi pronunciada a partir das 10h00 (com mediação da Profª.Drª. Zizi Trevizan), da UNOESTE e participação da escritora, Rosa M.Hessel Silveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRS. Destaque para Livros Infantojuvenis, literatura e educação: conexões com o mundo contemporâneo. Ao término da palestra foram prestadas significativas homenagens à Professora Renata, que se pronunciou em agradecimento a todos que prestigiaram o evento. Um show apresentado por Vinícius Dias Zurlo – de Assis – fez parte do Show de Encerramento, no Auditório da FCT/Unesp.

Final de um evento que durou 3 dias

Em síntese, o que disse a Professora Doutora Renata Junqueira de Souza: “O fim de um evento que reuniu em 3 dias, alunos de graduação (63), de Pós-Graduação, Professores das redes municipais e estaduais de ensino, pesquisadores e professores universitários de 20 estados brasileiros: Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Bahia, Amazonas, Mato Grosso, Piauí, Goias, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão, Rondônia e Distrito Federal. Também tivemos algumas representações estrangeiras, como Espanha, Argentina, Portugal e Canadá. Foram 3 dias de produtivas discussões sobre a leitura, literatura infantil e juvenil, escola, política pública de leitura, entre outros.

Mas, para que tudo isso acontecesse, começamos em Janeiro; e pensar sobre quem iríamos convidar para estar aqui com a gente, trocando idéias e informações. Programação finalizada, publicada, passagens nacionais e internacionais compradas, e passados alguns meses – um e-mail do Prof.Max Butlen (nosso amigo francês) anunciava que teria que passar por uma cirurgia de emergência e não poderia estar com a gente. A tristeza e o cuidado de Max por não poder vir, foram tantos que ele imediatamente nos enviou sua comunicação em forma de artigo. Esta semana, nos mandou um e-mail dizendo estar se recuperando da cirurgia e nos desejando muita sorte”.

No discurso de encerramento, a Professora Renata relata minuciosos detalhes, agradece aos alunos de Pós-Doutorado, Doutorado, Mestrado, Iniciação Científica, Bolsistas em projetos e Alunos agregados. Agradecimentos também aos que vieram de longe, de perto e de tantos lugares, “para nos conhecer e celebrar conosco a leitura do texto literário infantil e os 20 anos do CELLIJ. Mas vocês acham que vão se ver livres da gente? Como dizem meus alunos: a gente entra no CELLIJ, mas o CELLIJ não sai da gente. Então aviso: o CELLIJ não sairá de vocês, pois a partir de agora, vocês se tornaram parte dele. Serão nossos CELLIJETES virtuais…”

E finalizando seu discurso, a Professora Renata assim se pronunciou: “Aquilo que nos constitui felizes ou infelizes, não é o que nos sabemos, mas o que nós sentimos.

Arte é para o sentimento, é para a sensibilidade, é para a inteligência do coração e não para a nossa inteligência lógica. Assim, devo confessar que saio deste evento feliz por todo sentimento – que voces mostraram, e me causaram as mais diversas emoções. E é por isso que eu saio daqui hoje, comovida, mexida para continuar a propagar a leitura do texto literário para crianças e jovens. E é por isso também que tenho certeza: não chegamos ao fim… aqui é novamente só o começo”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Abertura do IV Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil/CELLIJ pelo Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias, no Centro Cultural Matarazzo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O 1º palestrante convidado, Prof.Dr.Ronald Jobe veio da Universidade Columbia/UBC de Vancouver-Canadá. Palestra com tradução simultânea por Walmir César Leanza, do SAEPE.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Programação oficial teve prosseguimento na noite de 2/Setº no SESC/Thermas de Prudente, com a realização do CELLIJ EM FESTA, na Área de Convivência.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema desenvolvido nessa noite versou sobre “Histórias de contar histórias” e “Memórias do CELLIJ”, com a Professoras Gilka Girardello e Valéria Santos da Silva.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Prestigiando o evento internacional e sua organizadora, a Professora Renata, diversos escritores do Brasil e do Exterior, aqui estiveram como convidados especiais de 2 a 4/Setº.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Professora Doutora Renata Junqueira de Souza é autora de várias obras literárias, entre as quais “Leitura Literária na Escola – Reflexões e Propostas na perspectiva do letramento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E aqui começa a “Sessão de Autógrafos”, onde cada escritor pode dialogar com seus leitores. A Professora Renata concedeu centenas de autógrafos, inclusive para visitantes do exterior

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
É interessante o 1º contato do Escritor (a) com os leitores e admiradores. Muitos deles disseram ter vindo para conhecer a escritora; e ao mesmo tempo, participar do evento internacional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Homenageada pelos participantes do IV Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, a Coordenadora fez um discurso especialmente para agradecer o apoio recebido.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para finalizar, um importante encontro que reuniu dezenas de participantes na Biblioteca do CELLIJ-UNESP. O Congresso Internacional reuniu mais de 500 participantes.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.