set 11

Tendo como Orientador o Professor Doutor Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, do Departamento de Educação da FCT/Unesp, o candidato Rafael Rossi, do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu Tese de Doutorado no dia 04/Setº na Sala de Videoconferência. O tema desenvolvido pelo Doutorando versou sobre Educação Popular e Educação do Campo: Análise a partir do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária do curso “Pedagogia da Terra”, em São Carlos/SP.

Juntamente com o Professor Cristiano – Orientador e Presidente da Comissão Examinadora – atuaram os seguintes docentes: Dr.Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, do Departamento de Educação Física da FCT/Unesp; Dr.Paulo Cesar de Almeida Raboni, do Departamento de Educação da FCT/Unesp; Drª. Maria do Socorro Silva, da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG-Paraíba e Drª. Sandra Luciana Dalmagro, da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.

“A Educação não está desvinculada dos demais complexos sociais; sua autonomia é relativa e sua dependência é de cunho ontológico com o trabalho entendido enquanto categoria fundante do ser social” – foi a primeira frase para compor a tese defendida publicamente pelo Doutorando. Nesse sentido – disse – a presente tese estabelece uma reflexão a respeito da Educação de Campo em meio às luas de classe presentes na questão agrária brasileira, tanto no que se refere às disputas territoriais entre classes com interesses opostos e inconciliáveis, quanto no que diz respeito aos projetos educacionais no campo.

Com esses horizontes, Rafael Rossi enumera capítulos diferenciados para analisar a questão agrária brasileira – até a consolidação dominante do agronegócio e suas contradições na contemporaneidade – acrescentando a discussão de educação popular enquanto estratégia educativa de luta e resistência de diversos trabalhadores, entendendo seus desafios frente ao desafio da emancipação humana; e com isso, a educação do campo em suas trajetórias históricas de conquistas e enfrentamentos.

Nos capítulos seguintes, a tese relata a questão das disputas territoriais entre o campesinato e o agronegócio, diferenciando a educação “do campo da educação rural ou para o campo” num esforço de compreender a ideologia enquanto elemento constituinte de tais lutas. Dessa forma – acentua o Doutorando – todo esse esforço teórico permitiu estabelecer os princípios filosóficos, ideopolíticos e pedagógicos da educação do campo, possibilitando apresentar nossas análises do curso de “Pedagogia da Terra”, desenvolvido pela UFSCAR entre 2007 e 2011.

Nas considerações finais, acentua: “Tendo como base nossas análises teóricas e empíricas, reforçamos a tese a que chegamos de construir na educação do campo, processos que permitam a socialização dos saberes elaborados ou humano-genéricos e dos saberes populares territoriais, numa perspectiva de cunho revolucionário e preocupado com a superação do modo de produção capitalista”

O candidato Rafael Rossi, do Programa de Pós-Graduação em Educação defendeu Tese de Doutorado na Sala de Videoconferência, tendo como Orientador o Prof.Dr.Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, da FCT/Unesp.

Além da participação por“Skyper”na Sala de Videoconferência, atuação dos demais integrantes da Comissão Examinadora, com acompanhamento de amigos e familiares do Doutorando. A defesa pública de Tese de Doutorado verificou dia 4/Setº.