set 13

O candidato Leandro Marcos Herreiro Braido, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado no último dia 08 de Setembro. Seu Orientador foi o Professor Doutor José Tadeu Garcia Tomaselli, do Departamento de Geografia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP. A defesa pública verificou-se no período da tarde na Sala de Videoconferência da Fundacte/Unesp.

Integrando a Comissão Examinadora – além do Orientador e presidente da mesa – os seguintes membros: Profs. Drs.: João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp; Emerson Galvani, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo/USP-SP; Maria Cleide Baldo, da Universidade UTF de Campo de Mourão/PR e Leandro Zandonadi, do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá/UEM-Maringá/PR.

O tema da defesa pública do Doutorando teve como enfoque “Os excedentes e deficiências hídricas no solo através de parâmetros edafoclimáticos para a produção de cana-de-açúcar na bacia hidrográfica do Paranapanema – PR/SP – tida como alternativa para a busca de novos combustíveis. A área constituída por 105.921 km/2, conta com 247 municípios e o objetivo desse estudo foi caracterizar a produção da cana-de-açúcar utilizando uma análise seqüencial de trajeto e aplicar o balanço hídrico em setores delimitados por elementos semelhantes de clima, solos e relevo, sob o prisma do conceito geocomplexo.

Precipitação e Temperatura

Leandro Marcos acrescenta: “Esta análise envolve a sobreposição de bases cartográficas, bem como a coleta de amostras de solos em pontos escolhidos no decorrer dos trajetos e de material de imagem das culturas estabelecidas no local. Para uma caracterização climática foi utilizada a série histórica de dados climáticos (Precipitação e temperatura), de 1970 a 2010. Para o acompanhamento da expansão da cultura da cana-de-açúcar na área de estudo, foram obtidos junto ao CANSAT/INPE os valores e polígonos referentes à área de cultivo entre os anos de 2005 e 2012”.

Além disso, foram delimitados 6 setores de precipitação (com variação de 200 mm entre um e outro) e temperatura (com variação de 3 a 4ºC). Em seguida foi aplicado o balanço hídrico de Thorntwaite e Mather (1935). A análise seqüencial de trajetos permitiu entender o papel que a temperatura e o relevo têm em limitar a cultura da cana-de-açúcar principalmente na porção sul da área de estudo, não sendo neste caso, a precipitação o fator determinante.

“De acordo com o resultado da aplicação do balanço hídrico – diz o Doutorando – o setor 1 apresenta os menores índices de excedentes hídricos e os maiores índices de deficiências hídricas. No entanto, é nesse setor onde a cultura da cana ocorre com maior intensidade. Do ponto de vista do planejamento da expansão da cultura da cana-de-açúcar na Bacia Hidrográfica do Paranapanema, os setores 2 e 3 apresentam condições melhores para suportar anos em que as precipitações pluviométricas forem inferiores à média, ou muito concentradas” – finalizou.

Na sala de Videoconferência (da FCT/Unesp), reuniu-se a Comissão Examinadora para ouvir a defesa pública e avaliar a tese defendida por Leandro Marcos Herreiro Braido para obtenção do título de Doutorado/Geografia.

O candidato do Programa de Pós-Graduação em Geografia em sua defesa pública de tese de Doutorado, teve como seu Orientador o Prof.Dr.José Tadeu Garcia Tommaselli, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp.