set 25

No período compreendido entre 22 e 23 de Setembro/2015, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu o XXVII Congresso de Iniciação Científica – CIC. O evento especial – que alicerça atividades de pesquisa desenvolvidas por alunos de Graduação da Universidade – recebeu centenas de trabalhos – e parte desse material que acaba de merecer aprovação geral totalizando 35 trabalhos, será inscrito na 2ª fase de um novo evento a ser realizado em Novembro (dia 6), na cidade deAtibaia/SP. Daí, os melhores trabalhos estarão figurando no III Fórum Internacional de Iniciação Científica.

A abertura no Auditório do Discente V, dia 22 de Setembro foi presidida pelo Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho (Zeca), estando presentes vários docentes; entre os quais, o Prof.Dr. Erivaldo Antonio da Silva que proferiu a palestra inicial sob o tema: “A iniciação científica na Unesp”, tendo como Presidente da Comissão Permanente de Pesquisa da FCT, a Profª.Drª.Silvania Lanfredi Nobre. Seguiu-se uma apresentação musical (com dueto de violinos).

No 1º dia, os trabalhos foram retomados logo após o coffee-break. As palestras seguintes ocorreram no período das 14 às 16hs, nos dias 22 e 23/Setembro e representaram importante contribuição à formação dos alunos, possibilitando ao mesmo tempo um contato mais próximo entre alunos de graduação, de pós-graduação e docentes. De acordo com relatório da Comissão Permanente de Pesquisa da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp, nesta primeira fase do Congresso de Iniciação Científica foram apresentados no “Boulevard Messias Meneguette Jr”, 296 trabalhos, distribuídos na forma oral e em paineis.

Desse total de trabalhos em exposição, 125 foram na área de Humanas, sendo: 29 da Arquitetura e Urbanismo; 55 de Geografia e 41 trabalhos da Educação. Na área de Exatas foram apresentados 103 trabalhos, sendo: 7 da área da Ciência da Computação; 16 de Engenharia Ambiental; 22 de Engenharia Cartográfica; 8 trabalhos da Estatística; 16 de Física; 7 na área de Matemática e 27 trabalhos de Química. Na área de Biológicas foram apresentados 68 trabalhos, sendo: 33 de Educação Física e 35 trabalhos de Fisioterapia. Do total apresentado de 296 trabalhos foram selecionados 35 para a 2ª fase do CIC, isto é: 15 na área de Humanas, 12 na área de Exatas e 8 na área Biológicas. Todos eles estarão concorrendo no período de 4 a 6/Novº deste ano, em Atibaia/SP.

Foram realizadas 16 Seções orais, incluindo as três grandes áreas representadas por Humanas, Exatas e Biológicas. E ainda: 27 Seções na forma de Paineis. Os palestrantes – especialmente convidados – foram os seguintes: Profª. Drª. Márcia Rodrigues Costa Franco (Pesquisas qualitativas e revisões sistemáticas de Estudos Qualitativos); Michele Antonia Oshima (Competência Informacional: Uso dos recursos informacionais disponíveis na Rede de Bibliotecas da Unesp) e 2ª palestra Michele abordou outro tema: “Gerenciador de Referências: EndNote Basic e suas principais funcionalidades”; a Profª.Drª.Edna Maria do Carmo destacou: “Ética em Pesquisa”. Na tarde de 23/Setº no encerramento do CIC (às 17h40), “Premiação e Indicação de trabalhos para a 2ª fase, a se realizar em Atibaia/SP.

ALUNOS SELECIONADOS PARA A 2ª FASE

Para a 2ª. fase do XXVII Congresso de Iniciação Científica – CIC/UNESP- a se realizar de 04 a 06 de Novembro/2015 em Atibaia-SP, foram selecionados os trabalhos produzidos pelos seguintes alunos de graduação da FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP:

ÁREA DE EXATAS ÁREA DE HUMANAS ÁREA DE BIOLÓGICAS
Ciências da Computação Arquitetura e Urbanismo Educação Física
Hugo Leonardo França Bárbara Pozza Scudeller Danilo Bianchini Baptista
Evelize C.Ferreira dos Santos Diogo Vendrame Marques
Engenharia Ambiental Patrícia Missae Takaki JulianaViezel
Isadora Dias Peres Rafael Luiz de Marco
Willian Sanches Gonçalves Educação
Adrielli Tolentino Passi Fisioterapia
Engenharia Cartográfica Ana Mayra Samuel da Silva Ana Carolina Rippi Moreno
Caio Henrique Chrisóstomo Mendonça Gabriele Goes da Silva Ana Clara Silveira
Tiago Oyan Aguiar Lonise Caroline Zengo Alice Cristine de Souza Leal
Patrícia Regina de Souza Elaine Aparecida de Oliveira
Estatística
Karlla Delalibera Chagas Geografia
Aylê de Mello Gomes
Física Brendo Luiz Camargo Rosa
Matheus Dassie Maximino Bruna Dienifer Souza Sampaio
Vinicius Jessé Rodrigues de Oliveira Caio Augusto Alencar Matos
Larissa Figueiredo Daves
Matemática Lidiana de Pinho Mendes
Ari Teotônio Lopes Mariana Aparecida Gazolla
Química
Alessandro Bruno Silva Garcia
Daniele Maria Martins
Gabriel Ernesto Silva Trentin

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Abertura oficial do XXVII Congresso de Iniciação Científica CIC/Unesp foi presidido pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Fº e a 1ª palestra proferida pelo Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Após a palestra inicial, a Profª.Drª. Silvânia Lanfredi Nobre, Pres.da Comissão Permanente de Pesquisa da FCT,anunciou a sequência da programação, com a apresentação de trabalhos (296) e outras quatro palestras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como forma de entretenimento foi organizado um recital de música universal, através de um “Dueto de Violinos”, assistido por todos os presentes com a maior atenção, e elogios à atuação dos dois jovens que o apresentaram.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Boulevard “Messias Meneguette Junior” que funciona anexo ao Discente V acolheu na manhã do dia 22/Setº, centenas de trabalhos produzidos pelos alunos de graduação da FCT/Unesp. No total, 296 trabalhos para competir na 1ª.fase.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na apresentação dos trabalhos científicos para concorrer na 1ª fase do XXVII Congresso de Iniciação Científica, estiveram presentes inúmeros docentes, o que representou mais um incentivo aos participantes do evento CIC Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Congresso de Iniciação Científica, que já é tradição no Câmpus da FCT/Unesp em Presidente Prudente, mais uma vez mereceu elogiosas referências pela qualidade e conteúdo apresentados pelos participantes do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Bibliotecária Michele Antonia Oshima mereceu destaque especial com duas palestras proferidas durante a realização do XXVII Congresso de Iniciação Científica, com apoio dos responsáveis pela realização desse evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para maior descontração e alegria dos participantes do Congresso de Iniciação Científica, foi realizada uma sessão cultural e artística que envolveu música, cinema e teatro de Marionetes, obtendo o maior sucesso.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E aí está a grande atração do Teatro de Marionetes, produzido por um especialista com mais de quinze anos dedicados a arte milenar. Os bonecos acabam se transformando em celebridades, graças à habilidade e competência do apresentador.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O público se diverte com essa demonstração de arte envolvendo simples bonecos com características as mais diferenciadas. Por trás, a criatividade e a capacidade inventiva de seu apresentador, com gestos, vozes e gostosas gargalhadas.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.