set 28

Durante sua realização na FCT/Unesp, foram apresentados 289 trabalhos.

Nos dias 21 e 22 de Setembro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – sediou o XXIX Congresso de Iniciação Científica, que reuniu grande número de participantes. O ato de abertura foi presidido pelo Prof.Dr.Marcelo Messias (Diretor), tendo excelente receptividade não só entre os docentes, mas também os discentes. A seguir, assumiu o comando do evento, o Prof.Dr.Hélio Hirao, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/Unesp.

Com o Auditório lotado, a programação foi desenvolvida inicialmente pela Profª.Drª. Kátia Kodama e se estendeu a outros participantes do evento, durante sua realização. No 1º dia, o que mais chamou a atenção foi o elevado número de trabalhos apresentados no Boulevard “Messias Meneguette Junior” – ao lado do Auditório/Discente V. No total foram apurados 289 trabalhos, de categorias as mais diversificadas, resultantes do desempenho dos candidatos inscritos ao Congresso de Iniciação Científica, em sua 1ª.fase, realizada em Presidente Prudente.

Os trabalhos em Exposição permaneceram até às 12hs do dia seguinte (22/Setº). A 2ª.fase do Congresso de Iniciação Científica/CIC vai acontecer em Bauru/SP. No último dia dedicado ao XXIX CIC, foram abertos espaços no Auditório/Discente V para as palestras proferidas pelos Profs.Drs.: Carlos José Leopoldo Constantino (Prof.Casé), com abordagem do tema: “Por que fazer Iniciação Científica?” e Márcio José Catelen – “Pesquisa Científica”. Essas palestras foram desenvolvidas entre 14 e 17hs, seguindo-se com Intervenção Cultural para avaliação dos trabalhos desenvolvidos durante o período e no encerramento do conclave.

Classificação geral

Concluída a realização da 1ª. fase do XXIX Congresso de Iniciação Científica, foram selecionados os alunos aprovados em número de 31 para a 2ª.fase, sendo assim representados:

EXATAS

1. CAROLINE MAZINI RODRIGUES
2. DOUGLAS HENRIQUE VIEIRA
3. EMILLY SILVA GERVAZONI
4. HENRY SEITIRO KAVAZOI
5. IGOR RODRIGUES PRESSOTO
6. JANAINA OLIVEIRA DA SILVA
7. JESSICA CRIVELARO PACHECO
8. JOSÉ VITOR FRIZARIN DOS SANTOS
9. LETICIA FERRARI CASTANHEIRO
10. MARCELA DONAIRE MIYAMOTO
11. VICTOR VINICIUS SILVA DE MORAES

HUMANAS

1. BÁRBARA POZZA SCUDELLER
2. GABRIEL VITOR NASCIMENTO FERREIRA
3. JOÃO MARCOS DO NASCIMENTO CARDOSO
4. LEANDRO BUZZO MOURÃO GUIMARÃES
5. MARCELA ALMEIDA ALVES
6. MARIANA LOPES NICHIZIMA
7. MARIANA SOUZA BRANCO
8. MARIELE FERNANDES DE OLIVEIRA
9. PALOMA ARIEL RODRIGUES FREITAS
10. ROBSON GUIMARÃES DE FARIA
11. VINÍCIUS VEDOVOTTO
12. YGOR SANTOS MELO

BIOLÓGICAS

1. ALLICE SANTOS CRUZVERAS
2. GABRIELA MARÇON
3. LILIAM BARBUGLIO DEL PRIORE
4. MARIA CAROLINA RODRIGUES SALINI
5. MIRELLA HORVATTE PACITTI
6. NATANAEL PEREIRA BATISTA
7. PEDRO VICTOR FELISBERTO DA SILVA
8. YASMIN CAROLINI DOS SANTOS PRADO

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Abertura do XXIX Congresso de Iniciação Científica na FCT/Unesp foi feita pelo Prof.Dr.Marcelo Messias,ao lado do Prof.Dr.Hélio Hirao, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Comitê de recepção teve sua atuação desde as primeiras horas do dia 21 de Setembro, junto ao Auditório/Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Pres.Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Auditório, as primeiras atividades envolvendo docentes e discentes, enquanto se preparava o Boulevard “Messias Meneguette Jr”, para acolher os trabalhos produzidos especialmente para o evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os trabalhos desenvolvidos por estudantes da FCT/Unesp foram chegando um a um; e horas depois já era constatado um número impressionante: 289 (ao todo), sob temas dos mais diversificados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Desse total surpreendente (289), 31 trabalhos passaram pela seleção final com aprovação atribuída aos alunos dos cursos de graduação, que terão nova chance de premiação na 2ª etapa, em Bauru.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 27

Durante o mês de Setembro foram desenvolvidos na FCT/Unesp diversos eventos de repercussão regional e até estadual. Um dos mais significativos foi o I Seminário de Avaliação do PIBID – Subprojetos do Câmpus de Presidente Prudente, desenvolvido nos dias: 19 e 20 de Setembro, no Auditório/Discente V. O Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias presidiu o ato de abertura no período matinal, seguindo-se uma extensa programação. Coube à Professora Maria Valéria Barbosa, do Departamento de Sociologia e Antropologia da FFC/Unesp-Marília- ministrar a 1ª Conferência. Tema:”Compreensão, resistência e desafios frente ao processo de perda de direitos dos trabalhadores e precarização do trabalho docente”.

A Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti destacou o Programa PIBID. Teceu considerações com ampla explanação. A partir daí, houve apresentação de Subprojetos desenvolvidos na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. No período da tarde, outras apresentações, com grupos de trabalho envolvendo todos os participantes e supervisão de Coordenadores de Área. Uma plenária marcou o fechamento do 1º dia de atividades envolvendo a participação de todos os grupos participantes.
No dia 20 de Setembro, as atividades começaram às 08h30 e só terminaram após às 12h00. Coordenadores de Áreas discutiram os resultados da Plenária do dia anterior e iniciaram a sistematização do Relatório a ser enviado para a Coordenação do PIBID. Os cursos de Literatura envolvidos nos subprojetos foram: Educação Física, Geografia, Física, Matemática, Pedagogia e Química. A 2ª fase do Seminário vai acontecer nos dias: 20 e 21 de Novembro e a cidade escolhida para sediar esse evento será em Bauru/SP.

Falando sobre o Programa PIBID, a Profª.Drª.Maria Valéria Barbosa – da Unesp/Marília – chamou a atenção de todos para o tema abordado em sua conferência. Especialmente a questão da compreensão e perda dos direitos de trabalho por parte dos trabalhadores. Os participantes do Seminário tiveram a oportunidade de fazer uma avaliação do programa, destacando suas principais contribuições para a formação docente, assim como as dificuldades a serem enfrentadas.

Efeitos positivos

Junto ao Departamento de Física, Química e Biologia da FCT/Unesp, falamos com o Professor Celso Xavier Cardoso, a fim de auscultar os efeitos positivos desse evento em seus momentos finais. Ele confirmou que o PIBID teve a participação efetiva dos Coordenadores de Área, Professores, Supervisores de escolas parceiras e bolsistas de iniciação à docência.
Finalizando nossa conversa, disse o Professor Celso: “Contamos com a presença de Diretores, Vice-Diretores, Coordenadores Pedagógicos e representantes da Diretoria Regional de Ensino de Presidente Prudente. Verificamos a importância da ação avaliativa de todos os envolvidos no Programa PIBID. Destacamos a percepção da riqueza e diversidade de ações desenvolvidas nos subprojetos, considerando as diferentes áreas de conhecimento das licenciaturas existentes na Unidade” – concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A abertura do I Seminário de avaliação do PIBID foi feita no Auditório/Discente V pelo Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento recebeu boa participação da comunidade universitária da cidade e região, tendo participação efetiva dos Coordenadores de Áreas e outros membros.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A 1ª Conferência foi ministrada pela Profª.Drª.Maria Valéria Barbosa, convidada especialmente. Ela representou o Departº de Sociologia e Antropologia da Unesp/Marília.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Durante dois dias, o evento reuniu inúmeros convidados que vieram especialmente para participar desse importante encontro, que acontece todos os anos na FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa final, tornou-se possível fazer uma avaliação sobre os resultados alcançados neste ano, ficando estabelecido que a 2ª fase já está prevista para 20 e 21/Novº em Bauru/SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 26

A defesa foi feita por Doutorando de Ciências Cartográficas da FCT/Unesp.

Na Sala de Videoconferência da FCT/Unesp em Presidente Prudente -SP/Brasil, estava a Profª.Drª. Danielle Barrocá Marra Alves; e na França, o Prof.Dr.João Francisco Galera Monico, ambos do Departamento de Cartografia. Foi no dia 05 de Setembro que o candidato do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Paulo Sérgio de Oliveira Junior fez sua defesa pública de tese de Cotutela (Doutorado). Tema: “Definition and Implementation of a new service for precise GNSS Positioning”.

Integraram a Comissão Examinadora – no exterior – o Prof.Dr.Laurent Morel, do CNAM – Conservatoire National des Arts et Metier (Orientador); Felix Perosanz, do CNES – Centre National d’Études Spatiales; Prof.Dr.Marcelo Carvalho dos Santos, da UNB – University of News Brunswick; Dr. Régis Mourgues, da UM – Université Du Mane e Dr.Paul Rebischung, da IGN – Institut National de I’Information Géographique et Forestiere.

Saiu da FCT/Unesp, o Doutorando que defendeu tese de Cotutela (com dois Orientadores) e conquistou dois títulos que têm um significado especial, com validade para o Brasil e a França. Trata-se de Paulo Sérgio de Oliveira Junior, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp -Presidente Prudente-SP/Brasil, beneficiado com uma bolsa concedida pelo CNPq e apoio de uma empresa francesa, onde desenvolveu trabalhos de pesquisas. Com os títulos conquistados de dupla validade, ele tornou-se o 1º brasileiro a concluir o Doutorado de Ciências Cartográficas, na França.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Saiu da FCT/Unesp, o Doutorando que defendeu tese de cotutela (com dois Orientadores) e conquistou dois títulos no exterior, com validade para o Brasil e a França. Trata-se de Paulo Sérgio de Oliveira Junior.

Clique para ampliar!
Fazendo parte da Comissão Examinadora (por Videoconferência), o Prof.Dr. João Francisco Galera Monico (Orientador) e a Profª.Drª.Danielle Barrocá Marra Alves, do Deptº de Cartografia da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 19

NOVA E IMPORTANTE PREMIAÇÃO

Pesquisa Comentários desativados

Trabalho inscrito em concurso da SBMat atribui o prêmio mais importante para a FCT/Unesp, representada pela Profª.Drª.Silvania Lanfredi.

A Prof ª. Drª. Silvania Lanfredi, do Departamento de Química e Bioquímica da FCT/Unesp foi premiada por seu trabalho intitulado “Photocatalytic Potential of Non-Stoichiometric Polycation Oxides Based on the Niobates Solid Solution”, inscrito no XVI Brazil-MaterialsResearchSociety (B-MRS) Meeting. A apresentação verificou-se entre 10 e 14 de Setembro deste ano, o que lhe deu a premiação mais importante de 2017:“Best Poster Award in First Prize” do E-MRS (European Materials Research Society).

Em se tratando de uma promoção de ampla repercussão, o concurso é feito anualmente pela Associação Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), sendo realizado no Centro de Eventos da UFRGS/FAURGS, em Gramado/RS. Pelas informações da Profª.Drª. Silvania Landredi, o Encontro reuniu cerca de 1.500 participantes e o número de inscritos, aceitos nessa competição de âmbito nacional e internacional chegou a 1.900 trabalhos.

A XVI Reunião Anual da B-MRS foi composta por 22 Simpósios, 2 workshops e 1 Tutorial. A conferência deste ano reuniu uma rica diversidade de autores e palestrantes do Brasil, América Latina e de outros países. Todos com um objetivo comum: compartilhar idéias e novas perspectivas numa ampla gama de pesquisas e tecnologias. Tais como: (nano) materiais e síntese; caracterização e modificação de materiais; energia e sustentabilidade; biomateriaise materiais sol-gel: química de soluções e aplicações. O programa também incluiu 8 Plenárias, contando com cientistas renomados internacionalmente na ciência de materiais de ponta.

Alunos de Pós-Graduação como co-autores

O trabalho apresentado pela nossa laureada tem como co-autores os alunos de Pós-graduação: Paulo Cesar Faria e Bruno dos Santos Potensa (do Programa de Pós Graduação em Química São José do Rio Preto – Presidente Prudente); o graduando Leonardo Pecorari de Melo Simões e o Prof. Dr. Marcos Augusto de Lima Nobre. A Profª. Drª. Silvania Lanfredi e o Prof. Dr. Marcos Augusto de Lima Nobre são docentes do Câmpus de Presidente Prudente da Unesp. Eles são também Coordenadores do Grupo de Pesquisa, Laboratório de Compósitos e Cerâmicas Funcionais – LaCCeF – pertencente à FCT/Unesp – Presidente Prudente.

O grupo atua em áreas como síntese química de pós, caracterização estrutural e elétrica de eletrocerâmicas em altas temperaturas, caracterização dielétrica e térmica de nanopartículas, nanofluidos e blendas a base de biocombustíveis e aditivos anti-congelantes, fotocatálise e catálise heterogênea. Maiores informações, os interessados poderão obter em http://sbpmat.org.br/16encontro/program/programBook.pdf.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Participando de mais um concurso de âmbito nacional e internacional realizado em Gramado/RS, a Profª.Dr.Silvania Lanfredi (da FCT/Unesp) acaba de conquistar a 1ª classificação. Desse trabalho alguns alunos de Pós-Graduação são co-autores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O concurso reuniu este ano cerca de 1.500 participantes e o número de trabalhos apresentados para a competição de aproximadamente 1.900. O Certificado em mãos da Profª.Silvânia atesta sua excelente participação com o melhor trabalho do ano.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 15

Nesse dia, em 1957 foi criada a FAFI: marca de pioneirismo que deu origem a uma Instituição modelar.

Na história do ensino superior na região da Alta Sorocabana, o primeiro destaque foi destinado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras/FAFI – de Presidente Prudente – cujo ato de criação foi sancionado pelo então Governador do Estado, Jânio da Silva Quadros. Foi o marco inicial de uma nova era; porém, a instalação somente ocorreu dois anos depois. Nomeado 1º Diretor, o Prof.Dr. Joaquim Alfredo da Fonseca, oriundo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC, tendo como Secretário, o Prof.José Vinícius Barbosa da Silveira.

O autor do Projeto de criação da Faculdade pioneira foi o Deputado Estadual, Márcio Porto. O então Prefeito Antonio Sandoval Neto deu apoio incondicional à criação e instalação da Escola Superior e colaborou para implantar as novas instalações da FAFI. Nesse trabalho pioneiro também atuaram com destaque o Prof.Dr.Luiz Gonzaga dos Santos (Lugo) e o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Juarez Nobre. São informações do Professor Emérito, Dr. Marcos Alegre. A população local era constituída por 54 mil habitantes. Da tradicional FAFI para IPEA (como instituição isolada), decorreram 17 anos, quando foi criada a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

A imprensa local representada na época pelo Jornal O Imparcial, sempre esteve atenta desde 1940 e marcou presença destacada no movimento que culminou com a conquista de uma Faculdade que sempre dignificou a cidade e sua comunidade. O Corpo Docente formado em 1959 foi constituído pelos seguintes Professores: Pe.Antonio Mendes Barata, Carlos Alberto Garcia Caliolli, Fernando Carlos Fonseca Salgado, Luiz Ferraz de Sampaio, Max Henri Boudin, Waldomiro Gabriel, Waldemar Valle Martins e Wilhen Saake.

Inicialmente a FAFI contava com dois cursos – Pedagogia e Geografia – 9 professores, 40 alunos e 29 novos professores. Depois, Ciências Sociais e Matemática em 1963, com 4 cursos, 17 formandos e 20 docentes. Em 1965, 30 formandos e 129 prestadores de serviços. Em 1966, o quadro de docentes passou a contar com 29 profissionais. Em 1969, curso de Licenciatura em Ciências e em 1975, Estudos Sociais. Posteriormente em 1976 com a criação dos Institutos Isolados de Ensino Superior, pelo Governo Estadual foi implantado o Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais/IPEA.

Em 1989, o Câmpus de Presidente Prudente recebeu a denominação oficial e atual de Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT, a nova unidade da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – com 12 cursos de graduação e 640 vagas. 7 cursos de especialização e 3 de pós-graduação. No total geral: 2.687 alunos anualmente (562 vagas preenchidas), mais: 7 dos cursos de especialização/Mestrado e 3 de pós-graduação/Doutorado. Nº de Professores: 214 e Funcionários: 231. O Diretor é o Prof.Dr.Marcelo Messias e Vice, o Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, também conhecido como “Professor Zeca”. O aniversário da Instituição ocorre no dia 03 de Maio e a Unidade é detentora do maior número de Projetos e Bolsas de Extensão Universitária, nas áreas de Exatas, Humanas e Biológicas.

O Câmpus Universitário da FCT/Unesp em Presidente Prudente é representado por uma malha urbana equivalente a 40.532 m2 (cerca de 40 hectares), dos quais 35.851,52 de área construída. Investimentos estimados em projetos de extensão: R$1.412.734,71 – segundo informações do Sr. Guilherme Ulhoa, da Seção Técnica de Graduação da FCT/UNESP.

Cursos Estrelados

O “Guia do Estudante” deu a conhecer o número e a definição dos cursos que obtiveram a melhor classificação em 2017 para figurar entre os Melhores da FCT/Unesp. Com 5 estrelas: Educação Física/Bacharelado e Licenciatura; Engenharia Cartográfica e Agrimensura/Bacharelado; Física/Licenciatura; Geografia/Bacharelado e Licenciatura e Química/Licenciatura. Com 4 estrelas: Pedagogia/Licenciatura; Matemática/Licenciatura; Fisioterapia/Bacharelado; Engenharia Ambiental e Ciência da Computação/Bacharelado. Com 3 estrelas: Estatística/Bacharelado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” tem atuação marcante no progresso e desenvolvimento da Centenária cidade e região de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Diante da Galeria dos ex-Diretores da FCT/Unesp, destaque para o atual Diretor, Prof.Dr. Marcelo Messias – eleito para o quatriênio 2014/2017 – com apoio da comunidade universitária.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Câmpus de Presidente Prudente é considerado o maior do Estado: ocupa cerca de 40 hectares da malha urbana e a maioria dos cursos aqui ministrados figura entre os de melhor classificação.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 10

DOUTORADO NO FECHAMENTO DE AGOSTO

Workshop Comentários desativados

No dia 31, no Anfiteatro II da FCT/Unesp foi defendida a última tese do mês.

Orientador, Presidente e membro integrante da Comissão Examinadora, o Prof.Dr.Marcelo Dornelles Carvalhal, da Unesp/Ourinhos atuou no dia 31 de Agosto em Presidente Prudente. Foi mais uma defesa pública de tese de Doutorado/Geografia pela candidata Francilene Soares de Medeiros Costa. Tema desenvolvido: “Trabalho doméstico remunerado no Brasil: dilemas contemporâneos para a proteção social”. Local: Anfiteatro II.

Tomaram parte – além do Professor Carvalhal – os seguintes docentes: Prof.Dr.Almir El Rakin de Paula, da Coordenadoria do curso de Geografia da Unesp/Ourinhos/SP; Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula, da FCT/Unesp-Presidente Prudente-SP; Prof.Dr.Paulo Fernando Cirino Mourão, da Unesp/Ourinhos-SP e Profª.Drª.Vera Lúcia Batista Gomes, do Departamento de Política e Trabalhos Sociais da Universidade Federal do Pará/Centro Socioeconômico.

Escala nacional e interestadual

A tese defendida por Francilene Soares de Medeiros destaca inicialmente as relações existentes entre regulamentação do trabalho doméstico remunerado no Brasil e a desproteção social das trabalhadoras diaristas. A abordagem metodológica quantitativa e qualitativa fez uso de fontes documentais e bibliográficas – além de dados e estatísticas – sobre o trabalho doméstico compilados pela Organização Internacional do Trabalho e presentes na base de microdados do PNAD. Também foram realizadas entrevistas com diaristas residentes nas cidades de Belém/PA e São Paulo/SP.

A Doutoranda acrescenta que a regulamentação recente do trabalho doméstico no Brasil é um avanço inegável para a garantia de melhores padrões de proteção social das domésticas. No entanto – diz – o aumento do número de diaristas em curso no País, pelo menos há duas décadas, pressupõe a realização autônoma da prestação de serviço, a qual é regulada por normas do Direito do Trabalho. Isso torna a nova legislação do trabalho doméstico, parcialmente eficaz na ampliação e proteção social dessas trabalhadoras.

Na tese que defendeu perante a Comissão Examinadora, Francilene ressalta: “Embora seja assegurado às diaristas o direito de ter acesso à proteção social previdenciária por meio de contribuição individual, há sérias barreiras para o acesso dessas trabalhadoras ao sistema. A alternativa proposta pelo Estado para facilitar esse acesso não se mostrou adequada. As desigualdades regionais representam importante agravante”. Assim, o processo de diarização em curso no País, comparece como a nova face da desproteção social da trabalhadora doméstica brasileira.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/ Presidente Prudente – SP: Mais uma defesa de tese de Doutorado/ Geografia pela candidata Francilene Soares de Medeiros Costa.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
“Trabalho doméstico remunerado no Brasil: dilemas contemporâneos para a proteção social” foi o tema que a Doutoranda desenvolveu em sua tese defendida em Presidente Prudente – SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 10

Na defesa da dissertação de Mestrado, apresentou-se o candidato Guilherme Yassuyuki Tacao.

Tendo como Orientadora, a Profª. Drª.Dionei Ramos, do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o candidato Guilherme Yassuyuki Tacao, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia,fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado.

No período da tarde do dia 28 de Agosto, no Anfiteatro III, foi desenvolvida a defesa da dissertação que foi bastante prestigiada por colegas, amigos e familiares do Mestrando. Tema desenvolvido: Impacto da explosão à queima de biomassa sobre a taxa de prevalência em doenças respiratórias e cardiovasculares.

Integrando a Comissão Examinadora – além da Orientadora acima citada – as seguintes docentes: Profª.Drª. Ana Lúcia de Jesus Almeida, do Departamento de Fisioterapia da FCT/Unesp e Profª.Drª.Mahara Daian Lemes Proença, da Universidade Estadual do Norte do Paraná/UENP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Guilherme Yasuyuki Tacao, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da FCT/Unesp fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado perante a Comissão Examinadora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente – se desenvolveu a dissertação de Mestrado, que foi bastante prestigiada por amigos, colegas e familiares do Mestrando.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 10

Defesas públicas foram efetuadas no dia 21 de Agosto de 2017, na FCT/Unesp.


As candidatas do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia e Geografia se apresentaram perante às Comissões Examinadoras, especialmente para a defesa de Dissertação de Mestrado/Fisioterapia, por Ana Paula Rodrigues Rocha e tese de Doutorado/Geografia, Rita Denise de Oliveira. Orientadores: Profª.Drª.Jamile Sanches Codogno, do Deptº de Educação Física – por Videoconferência – e Prof.Dr.Paulo César Rocha, do Deptº de Geografia, ambos, docentes da FCT/Unesp. Local : Anfiteatros VI e VII, respectivamente.

Tema da dissertação de Mestrado/Fisioterapia: “Impacto de marcadores inflamatórios e nível da prática de atividade física nos custos com o tratamento ambulatorial de pacientes da Atenção Básica”. Doutorado/Geografia: tema: “Regime hidrológico do Rio Xingu e dinâmica de inundações nas planícies no entorno de Altamira, Sudoeste do Estado do Pará”.

Na Banca Examinadora da dissertação – além da Orientadora já citada – os seguintes membros: Prof.Dr.Luiz Henrique Monteiro, do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp/Pres.Prudente (por videoconferência) e Profª.Drª.Bruna Camilo Turi, da Faculdade de Dracena/UNIFADRA.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ana Paula Rodrigues Rocha, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado, na FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP – dia 21/Agosto. – no Anfiteatro VI.

GEOGRAFIA: TESE DEFENDIDA

Na defesa de tese de Doutorado/Geografia – dia 21 de Agosto – na FCT/Unesp: Membros da Comissão Examinadora: Além do Orientador – os seguintes docentes: Sônia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos, da Universidade Federal do Pará; Cristina do Socorro Fernandes de Sena, do Museu Paraense Emílio Goeldi; Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia, do Deptº de Geografia e Renata Ribeiro de Araujo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, ambas da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP.

Resumo da tese

A Doutoranda Rita Denise de Oliveira explica que o Rio Xingu é afluente da margem direita do rio Amazonas e se destaca pela elevada biodiversidade de ecossistemas associados, como: igapós, pelas extensas áreas de preservação permanente em sua bacia hidrográfica. Riqueza étnica como expressiva população indígena, onde se instalou a Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

A problemática que cerca a construção do empreendimento aponta possíveis mudanças no regime hidrológico do rio Xingu e, impactos a montante da barragem, perdas de áreas com inundação permanente e agravamento das inundações sazonais em sua área urbana. A pesquisa teve por objetivo caracterizar o comportamento hidrológico e averiguar as possíveis relações entre o regime hidrológico do rio Xingu e afluentes de menor expressão de sub-bacias que drenam a cidade de Altamira (montante da barragem), durante episódios das enchentes.

Teoricamente, as inundações foram analisadas como um sistema aberto, dinâmico, não nuclear. Metodologicamente, para entendimento do Regime Hidrológico. A expansão da área urbana de Altamira alterou, de ecossistemas fluviais com elevada conectividade com o rio Xingu. Após a construção da Usina de Belo Monte atingiram níveis máximos de perturbação. Em função da contaminação do lençol freático: elevação do nível do lençol, subsidência de terreno, afloramento de nascentes e agravamento dos alagamentos – conclui a tese defendida por Rita Denise de Oliveira.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Rita Denise de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendeu tese de Doutorado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para desenvolver suas atividades, a Doutoranda teve como Orientador, o Prof.Dr.Paulo César Rocha, da FCT/Unesp – Departamento de Geografia. A tese foi defenida no Anfiteatro VII, dia 21/Agosto.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 04

Agrupar importantes realizações foi o ponto de partida dos organizadores: Cristina Maria Perissinotto Baron e Evandro Fiorin.

O lançamento do livro 100 ANOS – Presidente Prudente –Arquitetura e Urbanismo verificou-se na noite de 1º de Setembro de 2017 na Galeria Takeo Sawada, no Centro Cultural Matarazzo e foi prestigiado por grande número de docentes da FCT/Unesp e outras Instituições. Os Organizadores do evento; e por tabela os mais procurados para a a seção de autógrafos, no local de lançamento. O livro em sua 1ª Edição (de excelente aspecto gráfico) contém 193 páginas e é uma produção do Instituto de Arquitetos do Brasil, representado por Cristiana Alexandre Pasquini, Presidente do IAB-Núcleo de Presidente Prudente/SP. Produção do Canal 6/Editora, sediada em Bauru/SP.

Na apresentação desta nova obra, um testemunho da representante do Núcleo: “Um livro que guarda a história de conquistas da nossa cidade, que tenta estabelecer um elo entre os diversos períodos do desenvolvimento; 100 anos de arquitetura e urbanismo em Presidente Prudente, sob a ótica dos arquitetos urbanistas. Parabéns Presidente Prudente! Obrigado IAB pelo aprendizado”. Na contracapa: “Este livro em seus diversos capítulos, compõe um panorama dos 100 anos da cidade de Presidente Prudente, através de estudos sobre sua Paisagem e Patrimônio Histórico: Urbanismo, Espaços Públicos e Coletivos; Arquitetura e Habitação”.

O texto é complementado pelo testemunho dos organizadores do livro: Cristina Maria Perissinotto Baron e Evandro Fiorin (graduados em Arquitetura e Urbanismo), com a seguinte mensagem: “Os Arquitetos, Professores e Pesquisadores reunidos aqui pelo Instituto de Arquitetos d Brasil – Núcleo de Presidente Prudente – buscam, assim, revelar alguns traços marcantes deste município a Oeste de São Paulo, no âmbito da Arquitetura e Urbanismo, no ano de seu Centenário”.

Começando pelo Prefácio – com três páginas – o conteúdo do Livro foi desdobrado em três partes: 1) – Paisagem e patrimônio histórico – considerações sobre a paisagem e ferrovia em Presidente Prudente. Por Elizabeth Mie Arakaki e Rafael Antônio Cunha Perrone. Patrimônio e paisagem urbana de Presidente Prudente – formação do núcleo original, urbanização e suas transformações. Por Arlete Maria Francisco e Evandro Fiorin. Cenário e Atmosfera das Vilas Goulart e Marcondes – a paisagem de Presidente Prudente 2017 – 100 anos. Por Hélio Hirao.

Na parte 2) – Urbanismo, Espaços públicos e Coletivos. O Planejamento e os projetos urbanos em Presidente Prudente. Por Maria Cristina Perissinotto Baron. A produção da arquitetura moderna em Presidente Prudente nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Por Cristiana Alexandre Pasquini. O Projeto modernista paulista em Presidente Prudente – um espaço fora do lugar. Por Hélio Hirao.

Na parte 3) – Arquitetura e Habitação – As Vilas Ferroviárias de Presidente Prudente – SP e as moradias dos trabalhadores. Por Erivelton Rossini de Souza e Cristina Maria Perissinotto Baron. Arquitetura Pioneira: a trajetória de Kazuo Maezano. Por Ana Carolina de Almeida e Marcos Vinicius Vincenzi de Agostinho. Duas Arquiteturas residenciais em Presidente Prudente – Por Marcos Faccioli Gabriel. POSFÁCIO – Por Rogério Penna Quintanilha. Projeto gráfico, capa e Diagramação – Por Esdras Veloso Santos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Galeria Takeo Sawada, do Centro Cultural Matarazzo foi feito o lançamento editorial do novo livro: 100 ANOS – Presidente Prudente – Arquitetura e Urbanismo. A obra foi desdobrada em 3 partes e 9 capítulos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Organizadores e autores desta nova obra dedicada ao Centenário de Presidente Prudente – recepcionaram os convidados e demais pessoas interessadas. Coordenação de Cristina M.P.Barion e Evandro Fiorin.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O livro foi concebido como um desafio: agrupar importantes realizações em Arquitetura e Urbanismo, as quais pudessem corroborar para ajudar a contar a história dos 100 anos da maior cidade do Oeste Paulista.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A 1ª parte deste livro foi organizada de modo a compreender a formação da cidade de Presidente Prudente e a relevância do seu patrimônio histórico e de suas paisagens. Prefácio assinado por Cristina M.P.Baron.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O livro traz uma reprodução de gráficos e ilustrações diversas, em cores. Entre as quais, obras arrojadas e projetos que dignificam a Arquitetura e o Urbanismo na cidade “Centenária” de Presidente Prudente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 02

AS CRECHES SOB AVALIAÇÃO

Evento Comentários desativados

Na FCT/Unesp: um curso de formação para professores, profissionais, cuidadores e demais interessados.

Durante os dias 24 a 26 de Agosto, no Auditório/Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foi desenvolvido um curso de formação para Professores de Creches. O evento foi organizado pelo Fórum Regional Permanente de Educação da Infância (0 a 12 anos); Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Primeira Infância e Departamento de Educação da FCT/Unesp. O público alvo – além dos Docentes – foi também extensivo aos profissionais, cuidadores de crianças pequenas e outros participantes. Representando a Diretoria da FCT/Unesp, a Profª.Drª.Maria do Carmo Monteiro Kobayashi e o Dr.Belmiro D’Arce.

O objetivo do curso, foi o de proporcionar aos educadores da 1ª infância, uma reflexão sobre o desenvolvimento saudável, seguro e natural dos bebês e crianças pequenas – segundo abordagem de Emmil Pikler. O grupo formado em Presidente Prudente foi constituído por 200 profissionais, que representaram os seguintes municípios: Cândido Mota, Pirapozinho, Alvares Machado, Sandovalina, Bauru, Alfredo Marcondes, Narandiba, Nova Guataporanga, Regente Feijó, Andradina, Araçatuba, Tarumã, Martinópolis, Tupi Paulista, Rio Brilhante, Dourados, Franca, Emiianópolis, Oscar Bressane, Presidente Venceslau, Taciba, Santo Expedito, Santo Anastácio, Presidente Prudente e São Paulo.

Liberdade para os bebês

“Liberdade para os bebês” – foi o primeiro tema em debate durante o encontro que contou com a participação de vários convidados. Entre os quais, Patrícia Couto Gimael, (com formação junguiana e Antroposófica), Psicóloga formada pela UNESP/Bauru e Universidade São Marcos de São Paulo/SP. Foram 20 horas presenciais e 10 horas à distância. A Professora Assistente Doutora, Cinthia Magda Fernandes Ariosi – do Deptº de Educação da FCT/Unesp – lembrou que a Creche (que atende escolas de 0 a 3 anos), é um segmento da escolaridade básica, que não desperta o interesse de muitos pesquisadores acadêmicos.

A Professora Regiane Moreira Sobral – que veio de Andradina/SP – falou sobre os fundamentos de uma verdadeira autonomia e citou como fatores importantes: a Pseudoajuda para desenvolve a autonomia da criança, com o uso de Andador (pedir braço e apoio para sentar). Acrescentou que a “a verdadeira busca da autonomia ocorre quando conhecemos os bebês; e acreditamos que cada um deles tenha seu tempo,suas possibilidades e potencialidades. Sugestão de Professor: Propor desafios e condições possíveis que permitam à criança o conhecimento de si e do mundo, com confiança num processo que ocorre. Do nascimento até a morte” – disse.

Em continuidade às atividades que foram desenvolvidas durante três dias no Bloco/Discente, incluindo debate em várias salas de aulas, a Profª.Drª.Cinthia Magda Fernandes Ariosi ressaltou que “muitas pessoas acham que as crianças na Creche não aprendem nada. Outras pessoas acham que é preciso desenvolver uma série de atividades previamente programadas com as crianças. Mas é preciso reconfigurar o conceito e a natureza de ensinar na Creche”. E para finalizar: acentuou: “Ensinar na creche é diferente de ensinar em outros segmentos de educação básica. A Creche deve desenvolver a autonomia e identidade da criança. Outras experiências, nem sempre serão produtivas nessa faixa etária”- concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Entre 24 e 26 de Agosto, a FCT/Unesp sediou no Bloco do Discente V, importante evento dedicado à formação de Professores e Profissionais de Creches, bem como cuidadores de crianças pequenas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento foi bastante prestigiado, tendo inclusive a participação da Psicóloga Patrícia Couto Gimael, que realiza projetos de formação continuada para Professores,com base na Pedagogia Waldorf.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Dinâmica de trabalho envolveu centenas de participantes que tomaram parte na programação previamente elaborada com 20 horas presenciais ou 10 horas à distância.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Auditório/Discente V recebeu não só Professores, mas também Profissionais dedicados ao acolhimento de bebês em creches, recebendo orientação sobre práticas e reflexões compartilhadas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento foi marcante – sob todos os aspectos – uma verdadeira busca da autonomia e apoio pelo adulto que passa a se dedicar a um trabalho assistencial mais avançado e eficiente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP