set 15

Nesse dia, em 1957 foi criada a FAFI: marca de pioneirismo que deu origem a uma Instituição modelar.

Na história do ensino superior na região da Alta Sorocabana, o primeiro destaque foi destinado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras/FAFI – de Presidente Prudente – cujo ato de criação foi sancionado pelo então Governador do Estado, Jânio da Silva Quadros. Foi o marco inicial de uma nova era; porém, a instalação somente ocorreu dois anos depois. Nomeado 1º Diretor, o Prof.Dr. Joaquim Alfredo da Fonseca, oriundo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC, tendo como Secretário, o Prof.José Vinícius Barbosa da Silveira.

O autor do Projeto de criação da Faculdade pioneira foi o Deputado Estadual, Márcio Porto. O então Prefeito Antonio Sandoval Neto deu apoio incondicional à criação e instalação da Escola Superior e colaborou para implantar as novas instalações da FAFI. Nesse trabalho pioneiro também atuaram com destaque o Prof.Dr.Luiz Gonzaga dos Santos (Lugo) e o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Juarez Nobre. São informações do Professor Emérito, Dr. Marcos Alegre. A população local era constituída por 54 mil habitantes. Da tradicional FAFI para IPEA (como instituição isolada), decorreram 17 anos, quando foi criada a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

A imprensa local representada na época pelo Jornal O Imparcial, sempre esteve atenta desde 1940 e marcou presença destacada no movimento que culminou com a conquista de uma Faculdade que sempre dignificou a cidade e sua comunidade. O Corpo Docente formado em 1959 foi constituído pelos seguintes Professores: Pe.Antonio Mendes Barata, Carlos Alberto Garcia Caliolli, Fernando Carlos Fonseca Salgado, Luiz Ferraz de Sampaio, Max Henri Boudin, Waldomiro Gabriel, Waldemar Valle Martins e Wilhen Saake.

Inicialmente a FAFI contava com dois cursos – Pedagogia e Geografia – 9 professores, 40 alunos e 29 novos professores. Depois, Ciências Sociais e Matemática em 1963, com 4 cursos, 17 formandos e 20 docentes. Em 1965, 30 formandos e 129 prestadores de serviços. Em 1966, o quadro de docentes passou a contar com 29 profissionais. Em 1969, curso de Licenciatura em Ciências e em 1975, Estudos Sociais. Posteriormente em 1976 com a criação dos Institutos Isolados de Ensino Superior, pelo Governo Estadual foi implantado o Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais/IPEA.

Em 1989, o Câmpus de Presidente Prudente recebeu a denominação oficial e atual de Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT, a nova unidade da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – com 12 cursos de graduação e 640 vagas. 7 cursos de especialização e 3 de pós-graduação. No total geral: 2.687 alunos anualmente (562 vagas preenchidas), mais: 7 dos cursos de especialização/Mestrado e 3 de pós-graduação/Doutorado. Nº de Professores: 214 e Funcionários: 231. O Diretor é o Prof.Dr.Marcelo Messias e Vice, o Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, também conhecido como “Professor Zeca”. O aniversário da Instituição ocorre no dia 03 de Maio e a Unidade é detentora do maior número de Projetos e Bolsas de Extensão Universitária, nas áreas de Exatas, Humanas e Biológicas.

O Câmpus Universitário da FCT/Unesp em Presidente Prudente é representado por uma malha urbana equivalente a 40.532 m2 (cerca de 40 hectares), dos quais 35.851,52 de área construída. Investimentos estimados em projetos de extensão: R$1.412.734,71 – segundo informações do Sr. Guilherme Ulhoa, da Seção Técnica de Graduação da FCT/UNESP.

Cursos Estrelados

O “Guia do Estudante” deu a conhecer o número e a definição dos cursos que obtiveram a melhor classificação em 2017 para figurar entre os Melhores da FCT/Unesp. Com 5 estrelas: Educação Física/Bacharelado e Licenciatura; Engenharia Cartográfica e Agrimensura/Bacharelado; Física/Licenciatura; Geografia/Bacharelado e Licenciatura e Química/Licenciatura. Com 4 estrelas: Pedagogia/Licenciatura; Matemática/Licenciatura; Fisioterapia/Bacharelado; Engenharia Ambiental e Ciência da Computação/Bacharelado. Com 3 estrelas: Estatística/Bacharelado.

A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” tem atuação marcante no progresso e desenvolvimento da Centenária cidade e região de Presidente Prudente.

Diante da Galeria dos ex-Diretores da FCT/Unesp, destaque para o atual Diretor, Prof.Dr. Marcelo Messias – eleito para o quatriênio 2014/2017 – com apoio da comunidade universitária.

O Câmpus de Presidente Prudente é considerado o maior do Estado: ocupa cerca de 40 hectares da malha urbana e a maioria dos cursos aqui ministrados figura entre os de melhor classificação.