jun 29

Durante o mês de Junho de 2014 ocorreram na FCT/UNESP apenas quatro defesas públicas de Dissertação de Mestrado , com predomínio na área relacionada ao Programa de pós-graduação em Educação. A candidata Keith Daiani da Silva Braga desenvolveu trabalhos de pesquisas em doze Escolas Públicas Estaduais do Ensino Fundamental II e Médio, situadas na área territorial de Presidente Prudente que denominou: “Homofobia na Escola: Análise do Livro de Ocorrência Escolar”. Foi sua Orientadora nessa defesa pública, a Profª.Drª.Arilda Inês Miranda, docente do Departamento de Educação da FCT/UNESP.

A dissertação levada a efeito na tarde de 05 de Junho, no Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – contou também com a participação como componentes da Comissão Examinadora, o Prof.Dr.Márcio Rodrigo Vale Caetano, da Universidade Federal do Rio Grande/UFRS e Profª.Drª.Tânia Suely Marcelino Brabo, do Departamento de Administração e Supervisão Escolar da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (por Vídeo Conferência).

O presente estudo foi financiado pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo – buscando atender objetivos específicos a partir da análise dos Livros de Ocorrência Escolar. Sua finalidade precípua foi a de analisar o conteúdo e a freqüência relacionados à homofobia; e ao mesmo tempo, identificar possíveis posicionamentos dos educadores que registraram o ocorrido, bem como a atitude adotada pelo corpo da escola diante dessa problemática.

Trinta e uma ocorrências

No resumo de sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Educação, Keith Daiani da Silva Braga, ressalta: “Identificamos um conjunto de 31 ocorrências sobre o tema (Homofobia), relatado sobretudo por educadores (as). As narrativas interessantes para a pesquisa denotam que no espaço escolar há por parte dos (das) docentes, vigilância das normas regulatórias de gênero; a violência homofóbica se desenvolve predominantemente a partir da injúria, sendo vítimas e agressores, alunos, alunas e até mesmo docentes”.

A Mestranda conclui sua defesa, dizendo que os encaminhamentos dados pela gestão escolar são em sua maioria, expressos por meio de advertências verbais e comunicados às mães, pais e responsáveis. Os posicionamentos dos educadores (as) e gestores (as) diante de situações de homofobia, variam; desde aqueles que na construção do relato utilizam expressões como “ofensa homofóbica, preconceito com a orientação sexual e discriminação”. E “até os registros que sugerem a resolução da violência por meio da discrição de estudantes considerados (as) não-heterossexuais”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Arilda Inês Miranda Ribeiro, do Departamento de Educação da FCT/UNESP foi a Orientadora da candidata Keith Daiani da Silva Braga nesta defesa pública de Dissertação de Mestrado/Educação – Câmpus de Presidente Prudente – Anfiteatro VII.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Mestranda Keith Daiani da Silva Braga juntamente com sua Orientadora e ao lado 2 membros da Comissão Examinadora:Marcio Rodrigo Vale Caetano,da UFRS (na tela de Vídeo Conferência),Tânia Suely Marcelino Brabo, da FCC/Marília, bem como uma foto geral.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 24

Reunindo representações de várias unidades da Unesp, USP e UFSCar foi comemorado por antecipação na Praça 9 de Julho em Presidente Prudente, o Dia do Químico. A Coordenação foi da Profª.Drª.Beatriz Eleutério Goi (Tutora do Grupo PET/Química e Física), da FCT/UNESP.

As atividades foram desenvolvidas no dia 14 de Junho, no período das 9 às 13hs pelos Grupos PET do Estado de São Paulo, com a realização de um trabalho conjunto, em cumprimento às metas do Projeto “Química na Praça” em sua 6ª Edição anual.

O objetivo principal do Projeto é divulgar a ciência química para a população leiga e aproximar a Química das pessoas. Trata-se de um evento dos mais importantes desenvolvido em vários pontos do Estado e que é promovido em Junho, em datas próximas ao dia 18, quando se comemora o Dia do Químico.

Em 2014 o projeto teve a participação de alunos do Grupo PET Química e Física da FCT/UNESP; da USP (Câmpus de Ribeirão Preto e São Carlos); da UFSCar (Câmpus de São Carlos e Araras) e da UNESP (Câmpus de Araraquara e São José do Rio Preto).

Na Praça 9 de Julho, onde se concentrou grande número de pessoas interessadas houve um trabalho unificado das equipes, tanto da cidade como de outras regiões do Estado. Destaque especial para o Prof.Dr.Hidetaki Imasato, da Universidade de São Paulo – Tutor do Grupo PET Química – do IQSC/USP que se integrou ao esquema previamente organizado.

Tenda que chamou a atenção

Quem passou pelo Calçadão da Maffei na manhã de Sábado (dia 14), se deparou logo cedo com uma tenda branca e muitos jovens uniformizados com jalecos brancos, como se fossem membros de um Posto de Enfermagem ou Atendimento Médico. Eles nada mais eram do que estudantes de graduação e pós-graduação de Física, Química e Biologia. Eram dezenas de moças e rapazes, prontos para dar explicações ao público e mostrar o que são capazes de realizar em termos de Química.

Na Coordenação, a Professora Beatriz Goi – Tutora do Grupo PET Química da FCT/UNESP – e outros Coordenadores de Grupos PET do Estado de São Paulo (visitantes). Entre os quais, o Tutor do Grupo PET da USP, Prof.Imasato, que veio a Presidente Prudente pela primeira vez como representante de sua instituição de ensino superior, deixando a cidade com a promessa de retornar em outras ocasiões.

Em meio às demonstrações, gente de todas as faixas etárias. Desde crianças, adolescentes, jovens e pessoas idosas, interessados em conhecer o trabalho desenvolvido em termos científicos, especialmente da Química, Física e Biologia. E todos que lá compareceram ficaram bem impressionados e agradecidos pela oportunidade desse contato com a ciência.

Num outro lado da tenda, capítulo especial para o Tratamento da Água. Um conjunto de procedimentos físicos e químicos aplicados na água para que fique em condições adequadas para o consumo. A água é uma matéria prima finita e não renovável que necessita de conservação. E ainda: floculação (mini-estação de tratamento); a “quase” lâmpada de lava, com mistura de gás carbônico; a síntese do poliuretano; condutividade elétrica e conseqüência do descarte inadequado de medicamentos, dentre outros.

A opinião da Coordenadora

A Coordenadora do evento realizado em 14 de Junho, Professora Beatriz declarou que o Projeto “Química na Praça” deste ano, serviu para demonstrar a química do cotidiano para a população. Com isso, houve excelente receptividade por se tratar de uma aproximação com a Ciência. Conseqüentemente, todos os componentes do Grupo PET trabalharam muito bem (em equipe), mesmo sendo de diferentes Universidades Públicas.

Disse mais a Coordenadora: “O evento foi um sucesso e atingiu seus objetivos de levar à população a ciência do dia a dia, mostrando que a Química é muito boa”. A promoção foi bem divulgada e teve ampla repercussão, graças ao apoio das redes sociais, ressaltando também o SP- TV da Fronteira, o Jornal O Imparcial e outros veículos de comunicação.

A próxima realização do Projeto “Química na Praça” da FCT/UNESP, segundo a Profª. Drª. Beatriz Eleutério Goi – está previamente marcada para o mês de Junho de 2015, com muitas inovações.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Sob a coordenação da Profª.Drª.Beatriz Eleutério Goi, realizou-se na Praça 9 de Julho em Pres.Prudente, comemoração alusiva ao Dia do Químico.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As demonstrações por estudantes de graduação de Química,Física e Biologia tiveram excelente receptividade junto à comunidade local.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Um aspecto dos mais importantes no Projeto “Química na Praça”da FCT/UNESP foi constituído pela demonstração prática junto às crianças.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os jovens também acompanharam com o maior interesse todas as demonstrações efetuadas durante a realização do Projeto “Química na Praça”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Coordenadores de Grupos PET Química e Física do Estado de São Paulo se integraram nesse “Mutirão”, inclusive o Prof.Dr.Hidetaki Imasato, do IQSC/USP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A presença do Dr.Hidetaki Imasato – que representou a USP – foi muito importante, razão pela qual mereceu destaque especial da imprensa e TV.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 12

O Programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – realizou na última semana (mais propriamente no dia 03), a 1ª de dissertação de Mestrado do mês de Junho, defendida publicamente pelo candidato Tony Aparecido Moreira. De forma surpreendente o Anfiteatro II ficou superlotado, estando presentes além dos integrantes da Comissão Examinadora, grande número de colegas do Mestrando, alguns docentes, os pais e amigos do então candidato ao Mestrado.

O Orientador foi o Prof.Dr.José Milton de Lima, docente da FCT/UNESP e membros da Banca, a Profª.Drª.Sandra Regina Simonis Richter, da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC – Santa Catarina e Profª. Drª. Renata Maria Coimbra Libório, da FCT/UNESP. O tema escolhido para o desenvolvimento de um trabalho vinculado à linha de pesquisa e investigação foi denominado “Imaginação e Protagonismo: Estreitando os vínculos entre adultos e crianças”, que Tony Aparecido Moreira defendeu de forma brilhante.

O estudo foi realizado em duas Instituições de Educação Infantil nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado/SP. A investigação – segundo diz o Mestrando – teve como objetivo principal, a promoção de uma maior compreensão da linguagem imaginativa das crianças por parte dos sujeitos das duas Instituições investigadas. E por conseqüência, uma produção conjunta de conhecimentos sobre a linguagem imaginativa infantil como subsídio para práticas educativas mais próximas aos interesses e necessidades das crianças.

Tony acrescenta que foram desenvolvidas brincadeiras, jogos de fantasia, contação e criação de histórias em intervenções semanais, com crianças de 2 a 6 anos de todas as turmas de Educação Infantil das duas Instituições investigadas. “Identificamos que são necessários mais esforços para compreender a linguagem imaginativa infantil e cooperar com o seu desenvolvimento. Esperamos por meio deste estudo, motivar outras investigações sobre o imaginário infantil e contribuir para que a Educação para a imaginação seja uma realidade permanente nas escolas e um compromisso de toda a sociedade” – finalizou.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Mestrando Tony Aparecido Moreira fez a 1ª defesa pública de dissertação de Mestrado/Educação do mês de Junho (dia 03/9hrs), tendo como Orientador o Prof.Dr. José Milton de Lima, da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Integrando a Banca Examinadora, as Profªs. Drªs.Sandra Regina Simonis Richter e Renata Maria Coimbra Libório, da Universidade de Sta.Cruz do Sul/SC e FCT/UNESP, respectivamente. Tony ouve com atenção.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aspecto do público que compareceu ao Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – onde se desenvolveu a defesa pública de dissertação de Mestrado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A platéia que superlotou o Anfiteatro durante a sessão plenária de defesa de dissertação de Mestrado do Programa de pós-graduação em Educação. Ao ser declarado Mestre em Educação e receber o abraço carinhoso de seus pais, Tony chorou de emoção.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Colegas de curso, amigos e companheiros de todas as horas também compareceram levando seu apoio e solidariedade, com esta faixa especialmente produzida. E a foto de encerramento, em companhia do Orientador e integrantes da Comissão Examinadora.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 11

Na sede da OAB-SP – Regional de Presidente Prudente – registrou-se na noite de 26 de Maio a abertura da XVI Semana da Estatística e IV Simpósio de Estatística Aplicada da EJEST – Empresa Junior de Estatística – com a finalidade de comemorar os 30 anos de existência do curso de Estatística na FCT/UNESP. O ato solene reuniu grande número de participantes, tendo na mesa principal, dirigentes do Departamento de Estatística, Coordenadores do curso, docentes e convidados. Entre os pioneiros, o Prof.Dr.Mario Tarumoto e a Profª.Dr.Vilma Tachibana.

A programação comemorativa dos 30 anos do curso de Estatística, começou com palestras (em número de cinco no primeiro dia). Depois alternaram-se, prosseguindo até o término da semana no dia 31 de Maio, com minicursos, novas palestras, apresentação de posters, cases e mesas redondas que envolveram egressos dando testemunho de sua dedicação à Estatística, culminando com o exercício profissional atual. Reunindo alunos e ex-alunos foram realizadas no Câmpus da Unesp, três mesas redondas nos dois últimos dias do evento.

Uma das palestras que mereceu destaque e maior interesse da platéia enfocou o tema: Google Maps, Geotecnologias e o Mundo Corporativo, proferida na tarde de 27/Maio pelo Gerente de Marketing da GeoAmbiente Google Enterprise, Felipe Seabra. Tema abordado: “Google Maps Geotecnologias e o Mundo Corporativo”.

Nesse encontro patrocinado pelo Conselho de curso de Ciência da Computação da FCT/UNESP, ele foi assessorado pela Engenheira Cartógrafa da Unesp (PhD em fotogrametria pela Universidade de Londres), Profª.Drª. Arlete Meneguette, Mapeadora voluntária e Revisora Especialista Regional do Google Map Maker, com excelente participação no evento comemorativo aos 30 anos da Estatística.

Um relato retrospectivo

Compondo a mesa diretora e na condição de representante do Deptº de Estatística – criado há 2 anos e 5 meses – a Professora Vilma Tachibana cumprimentou todos os participantes e apresentou um relato retrospectivo. Agradeceu inicialmente o convite recebido para a abertura do IV Simpósio de Estatística Aplicada da EJEST e da XVI Semana da Estatística e recordou que antes da criação do curso de Estatística, um grupo de docentes do Deptº de Matemática (trabalhando na área de Estatística) eram três ou quatro: Helena Otani, Elenice Biazzi e Antonio Assiz Carvalho (Toninho), e principalmente a Professora Helena Otani Sakamoto, que liderou o projeto de criação do curso de Estatística, entre 1981/82.

Com a aprovação do curso de Estatística foi contratado o Prof.Dr.Odécio Sanchez, primeiro professor doutor do curso de Estatística. No 3º ano, vieram Luiz Carlos Benini,Therezinha Guedes e eu (Vilma Tachibana). Hoje, para ser contratado em tempo integral na Unesp , o professor tem que ter o título de Doutor – (ou seja: pelo menos 6 a 7 anos de estudos), além da graduação. Depois de 1995, não houve mais mudanças e sem permanência dos docentes contratados.

Com a última contratação do Prof.Édison em 1996, todos estão pelo menos há 18 anos na FCT; e a grande maioria cerca de 20 anos. “É um Departamento com professores que trabalham juntos há muito tempo, ensinando noções de Estatística para vários cursos. Isso consolida o curso de Estatística, formando estatísticos de qualidade que disputam vagas de emprego com a mesma competência que os estatísticos formados pelas co-irmãs: USP, Unicamp e Univ.Federal de São Carlos/UFSCar” – ressaltou.

Em seu discurso na abertura da XVI Semana da Estatística, a Profª Vilma Tachibana lembrou que o curso de Estatística foi criado dentro do Departamento de Matemática. E só incorporou o nome Estatística, depois de quase 20 anos. Foi quando oficializou sua denominação: Departamento de Matemática, Estatística e Computação. Nessa época – diz – o Departamento era responsável pelos cursos de Licenciatura em Matemática, Diurno e Noturno, Estatística e Ciência da Computação, com 43 professores. Foram eles que através das áreas de Matemática e Computação decidiram constituir um Departamento, restando aos docentes da área de Estatística formarem um novo Departamento.

A legislação vigente nessa época exigia pelo menos 15 docentes para formação de novo Departamento. Eram 23 docentes na área de Estatística e tivemos a vinda dos professores Klaus Schlunzen, Elisa Morya Schlunzm e Silverly Salomão Neia, constituindo assim um Departamento com 16 docentes. Hoje, o Departamento de Estatística tem professores atuando em todos os 12 cursos da FCT/UNESP. O Departamento de Estatística parabeniza todos os professores e alunos, responsáveis pelo curso que está completando 30 anos; e coloca-se à disposição de todos pela continuidade. Parabéns à Comissão Organizadora e que todos aproveitem bem o evento.

Mesas redondas

De acordo com a programação previamente elaborada, foram realizadas três mesas redondas nos dias 30 e 31 de Maio, envolvendo ex-alunos do curso de Estatística nos últimos 5 anos. Muitos deles já ocupam posições de destaque na área profissional nos maiores centros do país. Os “egressos deram um show” ao revelar seus testemunhos, ou nas respostas às indagações da platéia presente no Anfiteatro do Discente V, com temas os mais variados.

O Prof.Dr.Mário Tarumoto – que é um dos pioneiros – opinou que a profissão de Estatístico é uma das mais atraentes do Brasil. Só perde para a Medicina em relação à salários e procura de profissionais. Um profissional da área – disse – ganha em média 6 mil reais por mês. Nestas 3 décadas de existência do curso de Estatística na FCT/UNESP, 330 alunos se formaram e hoje estão atuando no mercado. E ele é parte dessa conquista, pois há 25 anos é um dos docentes do curso de Estatística.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para marcar a passagem dos 30 anos do curso de Estatística da FCT/UNESP foi realizada sessão solene comemorativa na sede da OAB-SP/Regional de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Foi um encontro histórico, onde a Profª.Drª.Vila Tachibana, fez um retrospecto destacando a importância e o alcance do curso de Estatística, desde sua implantação no ano de 1984.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A sessão solene dos 30 anos do curso de Estatística foi bastante prestigiado, reunindo docentes, alunos e ex-alunos que também participaram do Simpósio e Semana da Estatística na FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nesta oportunidade, houve união de esforços para a realização do IV Simpósio de Estatística Aplicada da EJEST – Empresa Junior de Estatística – e XVI Semana da Estatística – 30 anos do curso de Estatística.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A presença e participação de Felipe Seabra (Geógrafo e Gerente de Marketing da GeoAmbiental/vinculada ao Google), juntamente com a Profª.Drª.Arlete Meneguette, valorizaram o evento através de suas palestras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa final do evento, realizado durante uma semana no Auditório do Discente V foram promovidas três mesas redondas, com alunos formandos do curso de Estatística nos últimos 5 anos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– A Coordenação do curso de Estatística juntamente com o Departamento de Estatística uniram as forças para o êxito de mais um evento; e por isso, externam seus agradecimentos a todos os alunos, ex-alunos e demais participantes.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 07

Na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – a primeira defesa pública de tese de Doutorado/Programa de Educação do mês de Junho, ocorreu no período da tarde do dia 02 no Anfiteatro VI. Perante a Comissão Examinadora, o candidato Fabio Mariano da Paz desenvolveu seus trabalhos, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite, docente do Departamento de Educação.

O tema escolhido pelo Doutorando em Educação pela FCT (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista”Julio de Mesquita Filho”), Fábio Mariano para sua defesa de tese versou sobre “Estatutos, Planos de carreira e valorização do Magistério Público: um estudo dos municípios sedes das regiões administrativas do Estado de São Paulo”.

Integrando a Banca Examinadora (além da Orientadora já citada), os seguintes membros: Profª.Drª. Bernardete Angelina Gatti, docente da Fundação Carlos Chagas, Departamento de Pesquisas Educacionais; Prof.Drª.Theresa Maria de Freitas Adrião e Prof. Dr.Cleiton de Oliveira, ambos da UNICAMP/Campinas-SP e Profª.Drª.Graziela Zambão Abdian, do Departamento de Administração e Supervisão Escolar da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília-SP.

Tema defendido pelo Doutorando

Este estudo pertencente à linha de “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores do Progr.Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – se propôs a analisar como estão configurados os estatutos e planos de carreira do magistério público em quinze municípios sedes das regiões administrativas do Estado. O objetivo é identificar as políticas voltadas para a valorização dos profissionais da educação; bem como aquelas que, veladamente ou explicitamente, precarizam as relações de trabalho.

Partindo do estudo das reformas educacionais implementadas no Brasil e de uma breve incursão pelo cenário educacional do Estado de São Paulo, discutem-se a carreira, os salários e a atratividade do magistério público na atualidade. E ainda: a importância do professor crítico reflexivo e a complexidade da definição das políticas de valorização sob o prisma da gestão democrática, para, a seguir, apresentar a origem dos municípios brasileiros e das regiões administrativas, buscando sua contextualização sócio-política educacional e econômica.

Na sequência de sua tese, diz o Doutorando Fábio Mariano da Paz: “Como parte do desvelamento das configurações dos estatutos e planos de carreira, foram estudadas também, as jornadas de trabalho, os direitos e deveres funcionais, a regulamentação das férias e recesso escolar, os afastamentos e licenças, o processo de remoção dos profissionais, as normas para atribuição de classes e aulas, a política de formação continuada, as escalas de vencimentos, gratificações e outras vantagens pecuniárias, a progressão funcional, as normas referentes aos profissionais adidos, readaptados e aposentadoria, as substituições de docentes, as contratações temporárias e outras disposições”.

Na conclusão da defesa de tese de Doutorado/Educação: “O esforço realizado para a compreensão dos estatutos e planos de carreira mostrou que mesmo sendo considerados municípios sedes das regiões administrativas do Estado, é possível verificar política de carreira conforme os contextos locais; e que parte dos estatutos e planos posteriores ao ano de 2009 incorporou significativamente as diretrizes nacionais para a carreira do magistério dispostas na Resolução CNE/CEB nº 02/2009 e os mais antigos, contidas na Resolução CNE/CEB nº 03/97. Há avanços e retrocessos em vários documentos verificados, sendo notável o esforço empreendido em boa parte das legislações municipais em fundar políticas de melhoria da carreira do magistério”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela FCT/UNESP, Fábio Mariano da Paz em sua defesa de tese de Doutorado, perante a Comissão Examinadora dia 02/Junho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Concluindo a defesa pública, o Doutorando ouve com atenção a avaliação da tese pelos membros da Banca, sendo aprovado com distinção. Como lembrança, uma foto reunindo: Orientadora e demais integrantes da Comissão Examinadora.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 05

O Projeto “Basquete sobre rodas” ADAPP/UNESP está em franco desenvolvimento, graças à atuação de um grupo de abnegados. Dentre eles, o Prof.Paulo Roberto Brancatti (docente do Departamento de Educação) que é o maior incentivador dessa modalidade esportiva desde 1999, quando foi o idealizador dessa modalidade esportiva, formando o 1º grupo de atletas constituído por seis pessoas. Depois, houve adesão de voluntários e simpatizantes, incluindo estagiários de Educação Física e Fisioterapia em número aproximado de trinta. Atualmente, catorze fazem parte da Equipe. Desde o início a luta se tornou árdua, mas gratificante sob todos os aspectos. Os torneios e campeonatos em que participa a representação de Basquetebol sobre rodas de Presidente Prudente são constantes; e o registro mais importante se deu agora entre 23 a 25 de Maio de 2014 – com equipes de três Estados.

As partidas programadas por um Torneio Interestadual reuniu equipes de Campo Grande, Dourados, Rio Verde de Goiás, Ribeirão Preto e Presidente Prudente e foram desenvolvidas no Ginásio Municipal de Esportes e nas quadras do Parque de Uso Múltiplo “Cel.Miguel Brisolla de Oliveira”. Tendo por finalidade a comemoração dos 15 anos da Equipe Adaptada ADAPP/UNESP, as competições começaram na véspera de Domingo. inicialmente: Presidente Prudente 45×35 Dourados; Campo Grande22x29 Rio Verde; Ribeirão Preto31x23 Rio Verde e Campo Grande 23×49 Presidente Prudente.

Na 2ª Etapa do Torneio (Domingo/dia 25): Presidente Prudente 42×36 Ribeirão Preto e Campo Grande 25×41 Dourados, no Ginásio Municipal de Esportes. A seguir, Campo Grande26x29 Ribeirão Preto. Na Etapa final, no Parque de Uso Múltiplo: Ribeirão Preto 35×26 Dourados e Presidente Prudente45x24 Rio Verde. Na classificação geral dos jogos do Torneio Interestadual, Campo Grande ficou em 5º lugar; Dourados em 4º com 3 pontos; Rio Verde de Goiás em 3º com 6 pontos. Em 2º lugar foi classificada a Equipe de Ribeirão Preto com 9 pontos e em 1º lugar, ADAPP/UNESP de Presidente Prudente, com 12 pontos.

O “Cestinha” da comemoração alusiva aos 15 anos do Basquete sobre rodas foi o Atleta Tércio, que conquistou a expressiva marca dos 62 pontos. Com isso, garantiu mais uma vantagem para a representação local. Com duas vitórias no Campeonato Paulista da 2ª Divisão – 14ª Edição – a ADAPP/UNESP se mantém na liderança do basquete sobre rodas, segundo informa o Prof.Brancatti. O trabalho prossegue com muito entusiasmo e empolgação. A próxima competição será em Indaiatuba,no dia 15 de Junho.

Os primeiros passos

Em recente exposição – comemorativa aos 55 anos da FCT/UNESP – o Professor Brancatti revelou que a primeira viagem empreendida pela recém-formada Equipe de Basquete sobre rodas no ano 2000, foi feita para Piracicaba, onde participou de um importante evento. Depois, para entusiasmo de poucos aficcionados da época, se deu a apresentação inicial da Equipe em Maringá/PR. Após a estréia, nossa equipe enfrentou no ano 2002 a representação da UEM (Universidade Estadual de Maringá). Como registro da maior importância: foi este o 1º jogo oficial. Em seguida se desenvolveu outra partida em Umuarama – através de um torneio – que classificou a representação de Basquete sobre rodas de Presidente Prudente em 3º lugar.

Os primeiros e mais importantes títulos dos campeonatos e torneios foram disputados em 2008 e 2013: Paulista “Série Bronze” e Paulista Segunda Divisão, respectivamente; além da Copa MS de Basquete sobre rodas. Ao longo dos últimos 15 anos a Associação do Desporto Adaptado ADAPP/UNESP sagrou-se Campeã do Torneio Triangular/2012 reunindo vários troféus conquistados em competições de sua categoria. Anteriormente foi também Vice-Campeã do Torneio São Paulo/2010.

Nas comemorações dos 15 anos a Equipe de Basquete sobre rodas de Presidente Prudente elaborou uma programação especial, cuja abertura se deu no Ginásio de Esportes da FCT/UNESP, onde foi realizada uma Clínica de Basquete. Em seguida, foi desenvolvido um minicurso destinado à classificação funcional dos Esportes Paraolímpicos. Em seguida, o jogos que corresponderam ao Torneio Interestadual, uma realização da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente – através da Pró-Reitoria de Extensão PROEX em parceria com o SESC/Thermas, com o apoio da Jr Performance e Empresas: Alto Alegre e Rede Prudentão.

Clique para ampliar!
O Banner exposto para divulgar as principais realizações da FCT/UNESP nos seus 55 anos, destacou de forma detalhada o episódio histórico que marcou em 1999, o início de atividades da ADAPP/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Paulo Roberto Brancatti foi um dos idealizadores da Associação de Esportes Adaptados ADAPP/UNESP em 1999. A Equipe teve rápida evolução e conquistou inúmeros troféus nos torneios e campeonatos envolvendo o basquete sobre rodas.

Clique para ampliar!
Em todos os locais e em todos os jogos da Associação de Esporte Adaptado, a presença do Professor Brancatti é indispensável. Como Presidente, Orientador e Incentivador do basquete sobre rodas, dando sempre total apoio aos integrantes da Equipe.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, o registro fotográfico de outra importante competição, que começou com seis Atletas e ganhou projeção entre as melhores Equipes de São Paulo e do Brasil. O assunto ganha maior expressão e é enfoque constante da mídia esportiva.

Clique para ampliar!
Em comemoração aos seus 15 anos, a Equipe ADAPP/UNESP de Presidente Prudente promoveu um Torneio Interestadual e competiu com representações de Campo Grande, Dourados, Rio Verde de Goiás e Ribeirão Preto, conquistando o Troféu atribuído ao 1º Prêmio.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP