jun 05

O Projeto “Basquete sobre rodas” ADAPP/UNESP está em franco desenvolvimento, graças à atuação de um grupo de abnegados. Dentre eles, o Prof.Paulo Roberto Brancatti (docente do Departamento de Educação) que é o maior incentivador dessa modalidade esportiva desde 1999, quando foi o idealizador dessa modalidade esportiva, formando o 1º grupo de atletas constituído por seis pessoas. Depois, houve adesão de voluntários e simpatizantes, incluindo estagiários de Educação Física e Fisioterapia em número aproximado de trinta. Atualmente, catorze fazem parte da Equipe. Desde o início a luta se tornou árdua, mas gratificante sob todos os aspectos. Os torneios e campeonatos em que participa a representação de Basquetebol sobre rodas de Presidente Prudente são constantes; e o registro mais importante se deu agora entre 23 a 25 de Maio de 2014 – com equipes de três Estados.

As partidas programadas por um Torneio Interestadual reuniu equipes de Campo Grande, Dourados, Rio Verde de Goiás, Ribeirão Preto e Presidente Prudente e foram desenvolvidas no Ginásio Municipal de Esportes e nas quadras do Parque de Uso Múltiplo “Cel.Miguel Brisolla de Oliveira”. Tendo por finalidade a comemoração dos 15 anos da Equipe Adaptada ADAPP/UNESP, as competições começaram na véspera de Domingo. inicialmente: Presidente Prudente 45×35 Dourados; Campo Grande22x29 Rio Verde; Ribeirão Preto31x23 Rio Verde e Campo Grande 23×49 Presidente Prudente.

Na 2ª Etapa do Torneio (Domingo/dia 25): Presidente Prudente 42×36 Ribeirão Preto e Campo Grande 25×41 Dourados, no Ginásio Municipal de Esportes. A seguir, Campo Grande26x29 Ribeirão Preto. Na Etapa final, no Parque de Uso Múltiplo: Ribeirão Preto 35×26 Dourados e Presidente Prudente45x24 Rio Verde. Na classificação geral dos jogos do Torneio Interestadual, Campo Grande ficou em 5º lugar; Dourados em 4º com 3 pontos; Rio Verde de Goiás em 3º com 6 pontos. Em 2º lugar foi classificada a Equipe de Ribeirão Preto com 9 pontos e em 1º lugar, ADAPP/UNESP de Presidente Prudente, com 12 pontos.

O “Cestinha” da comemoração alusiva aos 15 anos do Basquete sobre rodas foi o Atleta Tércio, que conquistou a expressiva marca dos 62 pontos. Com isso, garantiu mais uma vantagem para a representação local. Com duas vitórias no Campeonato Paulista da 2ª Divisão – 14ª Edição – a ADAPP/UNESP se mantém na liderança do basquete sobre rodas, segundo informa o Prof.Brancatti. O trabalho prossegue com muito entusiasmo e empolgação. A próxima competição será em Indaiatuba,no dia 15 de Junho.

Os primeiros passos

Em recente exposição – comemorativa aos 55 anos da FCT/UNESP – o Professor Brancatti revelou que a primeira viagem empreendida pela recém-formada Equipe de Basquete sobre rodas no ano 2000, foi feita para Piracicaba, onde participou de um importante evento. Depois, para entusiasmo de poucos aficcionados da época, se deu a apresentação inicial da Equipe em Maringá/PR. Após a estréia, nossa equipe enfrentou no ano 2002 a representação da UEM (Universidade Estadual de Maringá). Como registro da maior importância: foi este o 1º jogo oficial. Em seguida se desenvolveu outra partida em Umuarama – através de um torneio – que classificou a representação de Basquete sobre rodas de Presidente Prudente em 3º lugar.

Os primeiros e mais importantes títulos dos campeonatos e torneios foram disputados em 2008 e 2013: Paulista “Série Bronze” e Paulista Segunda Divisão, respectivamente; além da Copa MS de Basquete sobre rodas. Ao longo dos últimos 15 anos a Associação do Desporto Adaptado ADAPP/UNESP sagrou-se Campeã do Torneio Triangular/2012 reunindo vários troféus conquistados em competições de sua categoria. Anteriormente foi também Vice-Campeã do Torneio São Paulo/2010.

Nas comemorações dos 15 anos a Equipe de Basquete sobre rodas de Presidente Prudente elaborou uma programação especial, cuja abertura se deu no Ginásio de Esportes da FCT/UNESP, onde foi realizada uma Clínica de Basquete. Em seguida, foi desenvolvido um minicurso destinado à classificação funcional dos Esportes Paraolímpicos. Em seguida, o jogos que corresponderam ao Torneio Interestadual, uma realização da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente – através da Pró-Reitoria de Extensão PROEX em parceria com o SESC/Thermas, com o apoio da Jr Performance e Empresas: Alto Alegre e Rede Prudentão.

Clique para ampliar!
O Banner exposto para divulgar as principais realizações da FCT/UNESP nos seus 55 anos, destacou de forma detalhada o episódio histórico que marcou em 1999, o início de atividades da ADAPP/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Paulo Roberto Brancatti foi um dos idealizadores da Associação de Esportes Adaptados ADAPP/UNESP em 1999. A Equipe teve rápida evolução e conquistou inúmeros troféus nos torneios e campeonatos envolvendo o basquete sobre rodas.

Clique para ampliar!
Em todos os locais e em todos os jogos da Associação de Esporte Adaptado, a presença do Professor Brancatti é indispensável. Como Presidente, Orientador e Incentivador do basquete sobre rodas, dando sempre total apoio aos integrantes da Equipe.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, o registro fotográfico de outra importante competição, que começou com seis Atletas e ganhou projeção entre as melhores Equipes de São Paulo e do Brasil. O assunto ganha maior expressão e é enfoque constante da mídia esportiva.

Clique para ampliar!
Em comemoração aos seus 15 anos, a Equipe ADAPP/UNESP de Presidente Prudente promoveu um Torneio Interestadual e competiu com representações de Campo Grande, Dourados, Rio Verde de Goiás e Ribeirão Preto, conquistando o Troféu atribuído ao 1º Prêmio.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.