nov 28

A convite do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp , esteve em Presidente Prudente o Prof.Dr.Luiz Carlos Molion, Pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (PhD em Climatologia e Meteorologia) especialmente para pronunciar palestra, tendo o Aquecimento Global como tema. A palestra foi desenvolvida no Anfiteatro I da FCT/UNESP, sob a coordenação do Prof.Dr.João Lima , do Departamento de Geografia.

Segundo a Wikipedia, o palestrante é conhecido como o Cientista que não se curva aos ambientes radicais, e representa a América do Sul na Comissão de Cientistas da Organização Meteorológica Mundial, com Doutorado em Meteorologia pela University of Wisconsin-Madison/EUA. É defensor da polêmica tese de que o homem e suas emissões na atmosfera são incapazes de causar um aquecimento global. Além de ser destaque mundial em Climatologia, o Prof.Dr.Molion foi Cientista-chefe Nacional de dois experimentos com a NASA sobre a Amazônia.

Falando à uma platéia constituída em sua maioria por estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia, Engenharia Ambiental e Agricultura o Professor Molion citou estimativas do carbono global com fluxos naturais de 200 bilhões de t./ano e fluxo antropogênico de 7 bilhões de t./ano, o que resulta em Metano – 21 x mais poderoso que o CO2 – liberado pela fermentação anaeróbica de matéria vegetal (Arrozais, ruminantes e cupins). Quanto ao Efeito-Estufa, esclarece: A radiação solar aquece a superfície e esta, emite Radiação Infravermelha térmica ou ondas longas absorvidas pelos gases constituintes minoritários, chamados: “gases de efeito-estufa, como vapor d’água, gás carbônico, metano e óxido nitroso”

Explica o Prof.Molion: Reemetida em direção à superfície em princípio, quanto maior a concentração dos gases de efeito-estufa(GEE),mais intenso é o efeito e o aquecimento do Planeta. “É um efeito natural e benéfico para a vida, pois se não existisse, a temperatura do Planeta seria -18ºC (abaixo de zero), enquanto observa-se -15ºC, ou seja: um aumento de mais +33ºC”. Revelou a seguir que em 1909, Robert W.Wood demonstrou que o efeito-estufa era devido ao aprisionamento do ar na casa de vegetação e não a absorção da Radiação IV pelo Vidro.

Conclusão: Se o Planeta não tivesse atmosfera, não existiriam nuvens que são responsáveis pela metade do Albedo Planetário. Nesse caso, a temperatura não seria de -18ºC, mas, de -5ºC. Lembrou ainda o Prof.Molion que “o efeito-estufa da maneira como está descrito pelo IPCC, desafia a Ciência. O CO2 absorve a Radiação IV por bandas de vibração e rotação da molécula. Essa Energia Cinética é convertida em calor pelo choque com outras 2600 moléculas. A IV não é re-emitida. Quanto aos controladores climáticos – a curto prazo – outra revelação: “Se os gases CO2 e Metano não controlam o Clima Global, quem o faz? O Sol é a principal fonte de energia que está entrando num período de baixa atividade, com duração prevista até o Ano de 2032.

Sendo o Sol a principal fonte de energia, poderá passar os próximos dois ciclos (22 anos), produzindo menos energia, resfriando o clima global. Os oceanos – em especial o Pacífico – é um dos principais controladores do Clima Global. Está esfriando e permanecerá frio; em média até o ano 2030, possivelmente. Em síntese: o clima varia por causas naturais. Eventos extremos sempre ocorreram, com o clima frio ou quente; previsão e adaptação. CO2 não controla o clima. Não é vilão, é o gás da vida, fertilização das plantas, maior produtividade. Redução de emissões: inútil.

Nos momentos finais, disse o Prof.Dr.Luiz Carlos Molion: “Daqui para a frente, o que se espera é uma frequência maior de tempestades e veranicos, tornados e granizo. Redução 10%-20% nos totais e redução dos dias com chuva. Aumento da amplitude térmica diária. Devido ao aumento populacional, a conservação ambiental é uma necessidade de sobrevivência da espécie humana, independente do clima aquecer ou resfriar”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com o Anfiteatro I da FCT/UNESP superlotado, realizou no mês de Outubro importante palestra pronunciada pelo Prof.Dr. Luiz Carlos Molion, da Universidade Federal de Alagoas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alunos de graduação e pós-graduação em Geografia, acompanharam atentamente e com o maior interesse as explanações do renomado cientista (PhD em Climatologia e Introdução Meteorológica).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Pesquisador citou em sua palestra estimativas de Carbono Global com fluxos naturais de 200 bilhões de t./ano e fluxo antropogênico de 7 bilhões de t. o que resulta em Metano 21 x mais poderoso que o CO2.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.João Lima – que coordenou a palestra – pelo Departº de Geografia, agradeceu e cumprimentou o Prof.Dr.Luiz Carlos Molion, em nome de toda a comunidade pela excelente palestra na FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 25

Com a finalidade de dar atendimento às pessoas com deficiência visual ou baixa visão, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – inaugurou no dia 22 de Novembro o Serviço de Inclusão e Acessibilidade à Informação – SIAI – que a partir de Março de 2014 estará prestando atendimento aos usuários com deficiência. O ato de inauguração foi presidido pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da FCT/UNESP, estando presentes a Diretora e servidores da Biblioteca, Assessores, profissionais de comunicação, convidados e uma representação da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente, constituída por professores e alunos.

O novo serviço estará oferecendo um conjunto de tecnologias assistivas que se destina às seis unidades da UNESP no interior de São Paulo, começando por Marília, Assis, Bauru, Franca, Ilha Solteira e Presidente Prudente; que são freqüentadas por docentes ou estudantes com deficiência visual, conforme levantamento realizado pela Coordenadoria Geral de Bibliotecas/CGB. De acordo com o Cerimonial, conduzido por Virginia de Souza Nicoluci, foram anunciados dois pronunciamentos: de Maria Teresa Raquel Vanalli (Diretora da Biblioteca) e do Diretor da Instituição, Prof.Dr.Antono Nivaldo Hespanhol, que ressaltou a importância daquele ato. Disse também que a vontade da Administração é facilitar o acesso à Biblioteca, como aliás vem sendo feito e pode ser comprovado por todos os visitantes. E concluiu:”a gente sabe que ainda tem muitos serviços para chegar à Biblioteca”.

Dias antes da inauguração desses novos e modernos equipamentos, mais precisamente no dia 06 de Novembro, servidores da Biblioteca da FCT/UNESP passaram por um processo de capacitação e treinamento ministrado pelo Servidor, Uilian Donizete Vigentin (do Câmpus da Unesp/Araraquara). Foi para orientá-los no uso, funcionalidade e manuseio desses equipamentos da mais avançada tecnologia, que fazem parte do Serviço de Inclusão e Acessibilidade à Informação/SIAI. Além disso, foram instaladas recentemente placas de sinalização, pisos (alerta e direcional), bem como mapa tátil na Biblioteca, tendo a FCT contribuído com a confecção de uma bancada para disponibilizar os equipamentos. Ao mesmo temo, adquiriu também um Computador com a necessária configuração para uso dos equipamentos pelos portadores de deficiência visual ou de baixa visão.

O Câmpus da FCT/UNESP foi contemplado com os seguintes equipamentos e softwares para atendimento de seus usuários: Plusteck – que possibilita a digitalização e leitura de documentos impressos; Victor Reader Stream (leitor portátil de livros): Lupa eletrônica (auxílio de ampliação ótica para pessoas com baixa visão); Linha Braille (reproduz em Braille o que está na tela do computador e conjunto básico gratuito (scanners de voz e softwares leitores de tela). A finalidade principal é a de promover o acesso de usuários com deficiência à informação utilização dos serviços oferecidos pela Bibliotecas da Rede UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Servidor Uilian Donizete Vigentin veio especialmente da Unesp/Araraquara para ministrar treinamento e capacitação aos servidores da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente, nos dias: 06 e 22/Novº. Observe as operações.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os caracteres que constituem o texto publicado são ampliados e projetados no vídeo, facilitando a visualização por parte dos usuários com deficiência visual ou de baixa visão. Instruções estão contidas nos folhetos distribuídos no local.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Todo esse trabalho é acompanhado com muito interesse pelo Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol juntamente com a Diretora da Biblioteca, Teresa Raquel Vanalli, que deram amplo apoio à essa maravilhosa conquista.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Uma representação de alunos (com deficiência visual) da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente se fez presente, sob a coordenação da Profª.Eliete Margutti. Tb participam os Profs.: Luiz Carlos, Ricardo e Caroline.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os alunos enviados pela Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente (Ednel, Jairo,Aline, Elizabeth e Bruno) foram os primeiros convidados a testar os novos e modernos equipamentos recebidos pela FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Enquanto se processavam os testes iniciais, o Prof. Antonio Nivaldo Hespanhol foi abordado pela mídia impressa – representada pelo Jornal O Imparcial – que deu ampla cobertura a essa iniciativa em todos os momentos até o ato inaugural.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O assunto mereceu destaque também na Televisão – através do telejornalismo – com destaque especial nos programas jornalísticos da TV Fronteira e TV Band/ Regional de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Jornais impressos – como o Estadão – podem ser projetados na tela com caracteres ampliados que facilitam à visualização por parte das pessoas com deficiência visual ou baixa visão. Esse novo Serviço da FCT/UNESP estará funcionando a partir de Março/2014.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 24

O livro “Leitura Literária na Escola – Reflexões e Propostas na Perspectiva do Letramento” que é dividido em 8 capítulos – e reune autores de várias Universidades brasileiras – entre os quais Renata Junqueira de Souza, Professora. Assistente Doutora da FCT/UNESP acaba de ser adotado pelo MEC através do PNBE do Professor/2014. Com isso, a obra literária constituida de 250 páginas será distribuida às principais Bibliotecas Públicas do país, num total de 149.510 exemplares. Trata-se do 1º lançamento editorial realizado em 2011 pelo CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil). E cada capítulo define o gênero; e depois o desenvolvimento das atividades que visam a fomação – teórica e prática – do Professor conhecedor desse gênero.

A Professora Renata Junqueira de Souza, que assina como principal autora desse livro juntamente com Berta Lúcia Taglian Feba, é graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP/IBILCE – São José do Rio Preto) é Mestre em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católicado Rio Grande do Sul e Doutora em Letras pela UNESP/Assis-SP.Possui Pós-Doutorado pela University of British Columbia e Ohio State University. Profª.visitante da Universidade do Minho-Portugal e atual Profª.Assistente Doutora da FCT/UNESP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos temas: leitura e ensino, literatura e ensino, estratégias de leitura, poesia e ensino.

A Profª Renata tem as seguintes publicações (com livros editados) sob organização do Mercado de Letras: Biblioteca Escolar e Práticas Educativas (2009);Ler e Compreender Estratégias de Leitura (2010). Ela é Líder do grupo de pesquisa e de projetos do Centro de Estudos de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil / CELLIJ, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente – SP. Ela explica como se deu a escolha do livro: “Este ano o MEC abriu licitação para que as Editoras inscrevessem os livros no Programa Nacional de Biblioteca Escolar/PNBE do Professor/2014. Foi montado pelo MEC um acervo para colocar os livros selecionados para o Programa das Bibliotecas em todas as escolas do país, começando pelo Ensino Fundamental. Antes, ou seja em 2009, outro livro foi adotado por esse mesmo Projeto e o Estado de São Paulo fez aquisições para suas Bibliotecas em número superior a 70 mil exemplares.

Em relação ao livro mais recente, adotado pelo MEC para posterior distribuição em número equivalente às Bibliotecas Públicas sob controle do Ministério da Educação e Cultura (em número aproximado de 150 mil exemplares), a Profª Renata cita os gêneros de abordagem: 1) – Cordel. 2) – Livro de imagens (só ilustrações); 3) – Livro brinquedo/outro gênero; 4) – Conto de fadas: 5) – Narrativas certas; 6) – Fábula (como trabalhar em sala de aula); 7) – Narrativas míticas (trabalhos com mitos gregos/odisseia/tudo para criança; 8) – História em quadrinhos/teoria; o que é e o que leva para a sala de aula. Nesse trabalho, o envolvimento de autores que representam diversas Universidades Federais, como: a UFMS, UFOP, UFCG, UFPL, UFCS, além de alunos de Mestrado e Doutorado do CELLIJ da FCT/UNESP.

Uma análise geral da publicação

As criações recentes, de que se ocupa essa publicação (as histórias em quadrinhos, os livros de imagens, as narrativas curtas e os livros-brinquedo) como que rompem com os limites do livro, valendo-se do cruzamento de códigos vários para contaruma história e promover uma experiência de leitura lúdica às crianças. Nesse sentido, elas quebram os protocolos tradicionais e apontam para outras alternativas de interação entre textos e leitores. De certo modo, há uma recuperação da relação original do ser humano com a arte: novas linguagens que se aliam às palavras são feitas de cores e formas, luzes esombras, movimentos e balões, alterando o conceito de livro infantil e restaurando a liberdade do contato prazeroso com o objeto estético. Talvez aí residam as razões de terem caído tão bem no gosto do público. (Vera Aguiar)

A ideia de escrever um livro que reunisse diversos gêneros textuais surgiu há muito tempo. No entanto, não bastava escrever capítulos que definissem esses gêneros. Nós privilegiávamos dois aspectos: que este livro fosse escrito por membros do grupo de pesquisa vinculado ao Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ) e que esses artigos conseguissem estabelecer um diálogo entre o gênero textual e a prática em sala de aula. O CELLIJ foi criado em 1996 na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Presidente Prudente, e sempre esteve à frente de projetos que discutem leitura, interpretação, produção de textos e literatura infantil e juvenil entre professores e crianças. Professores que, por muitas vezes, têm a oportunidade de vir ao Centro para cursos de formação continuada ou em serviço, e crianças que frequentam o CELLIJ participando de projetos de contação de histórias, produção de textos e de incentivo à leitura.

Os integrantes do Centro são discentes de doutorado, mestrado, professores da rede municipal e estadual de ensino e alunos de graduação dos cursos de Letras e Pedagogia que, motivados por discussões acerca do ensino da leitura e da escrita em séries iniciais, aceitaram escrever este livro com alguns convidados especiais. Tais convidados são professores e pesquisadores da área da leitura, escrita, literatura, alfabetização e letramento de várias Universidades do país que direta ou indiretamente interagem com os projetos desenvolvidos pelo CELLIJ.

O livro, neste sentido, contribui para ampliar os conhecimentos do professor para que possa unir teoria e prática da leitura da literatura no espaço escolar. Ainda, a publicação deste material demonstra o comprometimento do Centro com a formação continuada de professores das séries iniciais. Assim, nos artigos que compõem este livro temos como objetivo principal discutir a configuração de diversos gêneros textuais e propor atividades que possam levar os alunos das séries iniciais a compreender o texto literário de modo mais proficiente e, sobretudo, a ler na perspectiva do letramento literário. Esperamos, portanto, que professores e mediadores de leitura possam fazer uso desse material e levar seus alunos à verdadeira função da leitura literária: sensibilidade estética, diversão e prazer.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O livro mais recente da Profª Renata Junqueira de Souza, foi adotado pelo MEC através do Programa Nacional de Biblioteca Escolar/PNBE do Professor/2014. A notícia é de repercussão nacional, pois a aquisição já confirmada é de aproximadamente 150 mil exemplares.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A licitação pelo MEC para que as Editoras se inscrevessem, representou o primeiro passo. Depois, a confirmação que trouxe a maior euforia para a autora da obra literária, juntamente com os demais participantes que representam as mais importantes Universidades Federais brasileiras.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 21

Nos dias 4 e 18 de Novembro foram desenvolvidas duas defesas públicas de dissertações de Mestrado em Geografia e Fisioterapia,pelos candidatos: Herivelto Fernandes Rocha e Rafael Junges Moreira, respectivamente na Sala 37 – Discente III – e Anfiteatro III, da FCT/UNESP. O primeiro Mestrando teve como Orientador o Prof.Dr. Bernardo Mançano Fernandes (Deptº de Geografia), enquanto a Orientadora do 2º Mestrando foi a Profª.Drª.Patrícia Monteiro Seraphin (Deptº de Fisioterapia).

Atuaram ainda como componentes da Comissão Examinadora: o Prof.Dr.Everaldo Santos Mellazzo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP; Profª.Drª.Larisa Mies Bombardi, do Departº de Geografia da FCT/UNESP; Profª.Drª.Maria Tereza Nunes, do Departº de Fisiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e Profª.Drª. Renata Calciolari Rossi e Silva, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE.

Os temas definidos para as defesas públicas versaram sobre: ”Produção territorial dos assentamentos rurais no Brasil: Relação entre políticas, movimentos socioterritoriais e os assentados das reformas agrárias” (dia 04/Novº-14h00 na Sala 37-Discente III) e “Efeito de dieta hiperlipídica e de programa de treinamento e destreinamento sobre a expressão de proteínas envolvidas na captação de glicose em musculatura esquelética de ratos” (dia 18/Novº-14h00-Anfiteatro III).

Tema de Mestrado/Geografia

A defesa pública desenvolvida pelo candidato Herivelto Fernandes Rocha, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (dissertação de Mestrado), faz referencia inicial à Reforma Agrária no Brasil, num debate atual que necessita ser realizado – diz o Mestrando. “A diversidade dos territórios produzidos por esta política pública a partir das várias políticas de obtenção de terras, nos motivou a realizar este estudo. Nele vimos que a Reforma Agrária brasileira perpassa por ao menos três possibilidades, a saber: a Reforma Agrária Estrutural, que faz parte das reivindicações dos movimentos socioterritoriais; a Reforma Agrária Marginal, implementada principalmente pelos governos militares e, a Reforma Agrária Conservadora, característica dos governos democráticos no país”.

Herivelto acrescenta: “Realizamos para isso uma intensa leitura conceitual da Reforma Agrária no Brasil e no mundo.A Reforma Agrária no Brasil é um processo dinâmico inserido na disputa paradigmática entre PQA – Paradigma da Questão Agrária e o PCA – Paradigma do Capitalismo Agrário. No PQA acredita-se que os novos elementos da questão agrária justificam o debate sobre a implantação da Reforma Agrária; já o PCA nega a existência de problemas no campo que justifiquem algum tipo de alteração na estrutura fundiária e no modelo de desenvolvimento adotado no país” – concluiu.

Tema de Mestrado/Fisioterapia

O Mestrando Rafael Junges Moreira, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, depois de ampla exposição à Comissão Examinadora reunida no Anfiteatro III destacou em sua defesa pública de dissertação de Mestrado: “Os mecanismos de instalação e desenvolvimento dos quadros de sobrepeso – obesidade e aspectos relacionados à prevenção – têm sido bastante investigados; porém, muitas perguntas ainda precisam de respostas. Objetivos: avaliar o efeito de um programa de treinamento e destreinamento de nove semanas sobre a sensibilidade à insulina e tolerância à glicose, junto com a expressão de GLUT4 e TNF-a, e conteúdo de RNAm de Sic2a4,Tnf,Pgc1 no tecido muscular em situações de treinamento/destreinamento”.

E acrescenta o defensor da dissertação de Mestrado: “Para avaliação do grau de resistência à insulina, foi realizado um teste de tolerância à insulina “in vivo” e um teste de tolerância à glicose. A avaliação estatística dos resultados foi feita através da comparação das médias, utilizando o Teste A NOVA, paramétrico, com pós-teste de Tukey. As diferenças entre os grupos foram considerados significativos quando o valor de P for menor que 0,05. Resultados: Os animais obesos apresentaram peso, adiposidade periepididimal e índice de massa corpórea superior aos animais controle, mostrando que a dieta empregada induziu à obesidade nesses grupos. Os animais O e 07 apresentaram menor sensibilidade insulínica que os demais”- finalizou.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro III da FCT/UNESP, o candidato Rafael Junges Moreira faz sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Fisioterapia, perante a Comissão Examinadora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Sob orientação da Profª.Drª.Patrícia Monteiro Seraphin, o Mestrando abordou o tema:”Os mecanismos de instalação e desenvolvimento dos quadros de sobrepeso – obesidade e aspectos relacionados á prevenção”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Sala 37 – Discente III – o candidato do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Herivelto Fernandes Rocha defende dissertação de Mestrado diante da Banca Examinadora, tendo como Orientador o Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema abordado por Herivelto Fernandes Rocha em sua defesa de dissertação de Mestrado: “Produção territorial dos assentamentos rurais no Brasil – relação entre políticas, movimentos socioterritoriais e os assentados das reformas agrárias”.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 17

Tendo como Orientadora a Profª.Drª.Maria de Lourdes Bueno Trindade Galo, a candidata Rejane Ennes Cicerelli – do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas – se apresentou perante a Comissão Examinadora, especialmente reunida dia 14 de Novembro (13h30), para a defesa pública de sua Tese de Doutorado. A Orientadora é docente que integra o Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Além da Orientadora acima citada, fizeram parte da Banca Examinadora: o Prof.Dr.Nilton Nobuhiro Imai e Prof.Dr.Enner Hereno de Alcântara, ambos do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP; Prof.Dr.Walter Pereira Filho, docente da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM-RS e Profª.Drª.Luciana de Resende Londe, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCTI.

O tema escolhido para a tese foi: ”Estudo da ocorrência de Cianobactérias em Ambiente Aquático Continental por meio da inferência do Pigmento ficocianina”, assim resumido: No caso das cianobactérias, a presença exclusiva do pigmento ficocianina tem permitido o desenvolvimento de pesquisas com enfoque na discriminação de cianobactérias a partir de suas respostas expectrais peculiares. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar o comportamento sazonal de cianobactérias por meio da inferência do pigmento ficocianina, utilizando dados multifonte.

Os resultados mostraram que dados multifonte de Sensoriamento Remoto – mesmo em diferentes níveis de aquisição – permitem inferir a presença de cianobactérias, por meio do pigmento fitoplanctônico ficocianina. Contudo, sua detecção está condicionada à ocorrência em concentrações mínimas.

Pela análise por meio de medidas fluorimétricas da concentração do pigmento ficocianina, percebe-se que sua distribuição é variável ao longo do reservatório, independente da concentração. De acordo com os resultados, seu comportamento sazonal, dependente de diversos fatores climáticos que inter-relacionados propiciam condições ideais para proliferação e dispersão ao longo do reservatório.

Para concluir diz a Doutoranda Rejane Ennes Cicerelli: “Os métodos de análise expectral por derivadas e razão de bandas, mostram ser efetivos para extração de informações relacionadas à ficocianina em curvas de reflectância, principalmente na região espectral de 630 e 650 nm. As análises por imagens multiespectrais RapidEye e MODIS obtiveram satisfatórios resultados apenas para detecção de clorofila a”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Comissão Examinadora se apresenta a candidata do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas, Rejane Ennes Cicerelli em defesa pública de Tese para obtenção do título de Doutorado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema desenvolvido na Sala de Apresentação de Projetos/Deptº de Cartografia versou sobre: Estudo da ocorrência de Cianobactérias em Ambiente Aquático Continental por meio da inferência do pigmento ficocianina”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Rejane teve como Orientadora, a Profª.Drª.Maria de Lourdes Bueno Trindade Galo, do Deptº.de Cartografia da FCT/UNESP. Para prestigiá-la, estiveram também presentes, colegas do curso de pós-graduação, amigos e familiares.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 17

Com uma série de palestras que reuniu personalidades de destaque no setor de pesquisas e políticas públicas, o Programa de pós-graduação em Educação, da FCT/UNESP promoveu nos dias 06, 07 e 08/Novembro, o VIII Seminário de Pesquisa do PPGE 2013, aberto oficialmente no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Ao todo, foram cinco palestras, sendo três no dia 06/Novembro com os Profs.Drs.: Suely Amaral Mello, Graziela Zambão (ambos da Unesp/Marília); Ari Fernando Maia (Unesp/Bauru); Júlio Diniz Pereira (UFMG) e Manuel Sarmento (Universidade do Minho/Portugal).

Atuando como Mestre de Cerimônia, Juliana Zechi agradeceu a presença de todos, a participação dos discentes (Mestrandos e Doutorandos) e dos docentes do PPGE que contribuíram para a realização do evento. Foram convidados e fizeram parte da mesa: o Prof.Dr.irineu Aliprando Tuim Viotto Filho e a Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti, Coordenadores do PPGE; Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes e Profª.Drª.Rosiane de Fátima Ponce, membros da Coordenação do VIII Seminário de Pesquisa/PPGE.

Citada nominalmente – embora estivesse ausente por compromissos no Exterior – a Profª.Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite foi lembrada por ser a docente que no ano de 2006 coordenou a primeira versão do Seminário de Pesquisa do PPGE, de comum acordo com o Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes. Ambos foram homenageados durante a solenidade de abertura. A Professora Yoshie se fez representar pela sua ex-Orientanda, Carla Regina Caloni Yamashiro.

A seguir, foi convidada a Profª.Drª.Renata Maria Coimbra Libório – membro da Comissão Organizadora – para a homenagem ao Prof.Alberto, que se encontrava presente prestigiando o evento. Nessa altura, foram também convidados a receber homenagens o Prof.Dr.Divino José da Silva e o Doutorando Marcos Vinicius Francisco, que no dia 29 de Outubro/2013 foi o 1º a defender tese de Doutoramento do PPGE, tornando-se assim o 1º Doutor em Educação pela FCT/UNESP.

A cerimônia de abertura solene do VIII Seminário de Pesquisa do PPGE/2013 também reservou uma surpresa muito especial: homenagear a Profª.Drª.Maria Suzana de Séfano Menin, pelos anos de trabalho em prol da formação humana e da construção do conhecimento, na formação e construção social e humana, via Educação. À Educadora homenageada, por ter cumprido dignamente sua função social ao longo dos últimos treze anos do PPGE, enfatizando a importância e o nosso legado histórico (como Coordenadora), foi entregue uma Placa de Prata, simbolizando o reconhecimento e os agradecimentos pelos seus méritos e dedicação.

Representante de Portugal

Estando presente no Anfiteatro I – e na condição de convidado especial – o Prof.Dr. Manuel Sarmento, docente da Universidade do Minho/Portugal pronunciou palestra versando sobre: Práticas e pesquisas em educação: Interlocução com a sociologia da infância”. Os temas anteriormente abordados foram: Implicações da Teoria Histórico-Cultural para a Educação Infantil; Política de avaliação em larga escala no Estado de São Paulo e Gestão Escolar; Questões éticas na pesquisa em tempos de pós-modernidade e a Construção do campo da pesquisa sobre formação de professores.

No último dia do evento (08/Novembro, realizou-se no Anfiteatro II –Discente IV – o 1º Seminário de Pesquisa para Doutorandos Linha 1 e demais participantes do evento. Foram responsáveis por essa realização os Profs.Drs.: Arilda Inês Miranda Ribeiro, Divino José da Silva, Maria de Fátima Salum Moreira, Maria Suzana de Stéfano Menin, Renata Maria Coimbra Libório, Rosiane de Fátima Ponce e o ilustre representante da Universidade do Minho/Portugal, Prof.Dr.Manuel Sarmento. Na Coordenação: Profs.Drs.:Alberto Albuquerque Gomes,Irineu Tuim Viotto Filho, Maria Raquel Miotto Morelatti e Rosiane Fátima Ponce.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O VIII Seminário de Pesquisa do PPGE/2013 foi aberto oficialmente na noite de 07/Novembro no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento reuniu grande número de participantes, tanto discentes como docentes integrados ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Nessa noite, um dos homenageados foi o Doutorando Marcos Vinicius Francisco.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Também homenageada com um Cartão de Prata, a Profª.Drª. Maria Suzana de Stéfano Menin, 1ª Coordenadora do Programa de Educação na FCT/UNESP, com total dedicação à atividade profissional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O sorriso estampado no semblante de cada um, é mais do que uma prova do contentamento pelo dever cumprido em reconhecimento pela grande contribuição prestada ao desenvolvimento, enfatizando nosso legado histórico.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Numa solenidade pública, onde pessoas ilustres são homenageadas é praxe: passar a palavra aos que mereceram alguma honraria. E não poderia ser diferente: os homenageados – começando pela Profª Drª. Maria Suzana – externam agradecimentos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As palavras proferidas nesse ato significativo, são ouvidas com o máximo de atenção. Existe até mesmo, um acompanhamento mais minucioso por parte de alguns interessados, que registram tudo no papel, para não perder um só detalhe.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Maria Suzana de Stéfano Menin – segundo a Coordenadora do PPGE, Maria Raquel Miotto Morelatti vem se empenhando com todas as forças pelo Programa de Educação na FCT/UNESP desde os primeiros dias de sua implantação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A palestra mais importante do Seminário de Pesquisa foi conferida a um ilustre visitante: o Prof.Dr. Manuel Sarmento, docente da Universidade do Minho/Portugal. Ele falou sobre Práticas e Pesquisas em Educação: Interlocução com a Sociologia da Infância.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 14

Pelo espaço de uma semana, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – sediou de 04 a 08 de Novembro, o IV Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas. O evento foi aberto oficialmente às 19hs do dia 04/Novº no Auditório do Discente V com a presença de um convidado especial: o Prof.Dr.Lúcio José Sobral da Cunha, da Universidade de Coimbra/ Portugal. Ele ministrou conferência versando sobre “Cooperação pelas águas na Europa”, tendo ao seu lado na mesa principal, o Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, da FCT/UNESP.

Esse evento se realiza a cada dois anos em determinados pontos do país e do exterior. Para o próximo Workshop Internacional foi escolhida como sede a Capital do Estado do Pará, Belém. Em Presidente Prudente, houve participação de 270 inscritos. A Coordenação Geral contou com a participação do Prof.Dr. Antonio Cezar Leal; Coordenação Executiva de Renata M.Garcia, Letícia R.Trombeta e Lucinete F.Andrade. Além disso, se envolveram na Comissão Organizadora, Comissão Científica e Comissão Executiva mais de 70 docentes. Essa realização em sua 4ª Edição, teve inicio em 2007 em Fortaleza, por iniciativa da Universidade Federal do Ceará e desde então passou a reunir pesquisadores, técnicos, gestores e estudantes.

Os palestrantes em sua maioria ressaltaram a importância das bacias hidrográficas – tema do evento atual – como células naturais e primordiais para o pleno funcionamento dos sistemas ambientais em razão do uso irracional dos recursos naturais. A falta de saneamento básico, as práticas agrícolas inapropriadas, a geração de energia e atividades industriais inadequadas, são algumas ações que influenciam negativamente sobre a dinâmica natural de uma bacia. A Coordenação inicial foi do Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos. Posteriormente: Édson Luis Piroli; Antonio Cezar Leal; Margarete Cristiane C.T.Amorim (FCT/UNESP); Carlosandro Albuquerque de Carvalho (UEA); Salvador Carpi Jr. (UNICAMP); João Osvaldo Rodrigues Nunes (FCT/UNESP).

A Programação geral constou de Conferências, Intervenção cultural, Minicursos, Apresentação de trabalhos (Paineis) e Mesas redondas. Temas: Todos em cooperação pela água; Planejamento e Zoneamento de bacias hidrográficas; Clima e Gestão de Recursos Hídricos; Políticas Públicas e Comitês de Bacias Hidrográficas; Estratégia de Educação Ambiental na Gestão de Recursos hídricos; Pesquisas aplicadas em Bacias Hidrográficas; Planejamento e Gestão de Bacias Compartilhadas; Cooperação e conflitos pelo uso da Água na América Latina.

O número de Paineis apresentados durante a realização do IV Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas, também foi dos mais impressionantes: 179 no total, de 04 a 08 de Novembro. As Instituições representadas foram: a Universidade de Coimbra/Portugal; ANA, UNICAMP, UNESP, Universidad de Havana/Cuba, Universidad Del Vale/Colômbia, UERN, UFPA,UFRR, UFC, MPE, ANA, UEA, SSRH/USP, WWF-Brasil, EMBRAPA, UFU, UFMS, Universidade Federal de Santa Maria/RS, Instituto Águas Paraná, Itaipu-Binacional, Duke Energy e outras.

Os Minicursos tiveram como Responsáveis: Letícia Roberta Trombeta e Fernanda Bomfim Soares, ambas, Mestrandas de Geografia da FCT/UNESP, Julian Marius Reis Thévenin (Doutorando) e Éder Pereira dos Santos (Mestrando). E ainda: Rodrigo Criado (Doutorando) e Juliana Zanata (Mestrando/Geografia), Carla Rodrigues dos Santos (Doutorando) e Camila Al Zaher (Mestranda),Tássio Barreto Cunha (Doutorando) e Ana Paula Novaes Pires (Doutoranda) e RodrigoVitor Barbosa (Doutorando em Geografia).

Encerramento do evento

Enquanto se desenvolviam atividades preliminares visando a realização de trabalhos de campo no Pantanal Matogrossense e no Pontal do Paranapanema (com duas caravanas de pesquisadores), o Prof.Dr.Cláudio Antonio Di Mauro – da Universidade Federal de Uberlândia/MG – ministrava palestra. Foi para marcar o encerramento do IV Workshop Internacional, abordando o tema:”Cooperação e conflitos pelo uso da água na América Latina”. Coincidência ou não, a abertura três dias antes deu ênfase especial aos problemas no continente europeu (Cooperação pelas águas na Europa), com o Prof.Dr.Lúcio José Sobral da Cunha, da Universidade de Coimbra.

Em sua exposição, o Prof.Dimauro lembrou que a água é um bem público que deve ser preservado: no mundo atual, 800 milhões não tem acesso à água e há os que morrem por indisponibilidade hídrica. No futuro – disse – vamos ter mais guerras pelas águas do que o petróleo. Um caso recente e bem próximo desta região do país, aconteceu em Cochabamba-Bolívia, que resultou em conflito motivado pela construção de uma Hidrelétrica na fronteira Brasil-Bolívia. Pelo simples fato de denunciar o uso indevido da água (que é um bem público), para a produção de refrigerantes por uma famosa marca mundial, o palestrante chegou a receber ameaças, inclusive de morte, se persistisse com essas denuncias.

O Palestrante também teceu considerações sobre o Novo Código Florestal – recém aprovado e em pleno vigor – criticando tudo que se fez em termos de “inovação e renovação”, que atribuiu ao ex-deputado e atual ministro Aldo Rebelo. Esse Novo Código – disse – foi vergonhoso !

Antecipando-se à formação da mesa e já na etapa final do evento, houve brilhante palestra do ex-Prefeito de Rio Claro/SP, Prof.Dr.Cláudio Antonio Di Mauro (do Instituto de Geografia/ Universidade Federal de Uberlândia/UFU). Ao seu lado, os Profs.Drs.: Antonio Cezar Leal/FCT-UNESP; Édson Vicente da Silva/UFC; Carlos Alexandre Leão Bordalo/UFPA; Arnaldo Yoso Sakamoto/UFSC; Arquimedes Peres Filho/UNICAMP e José Sobreiro Jr (AGB). Do debate final, movimentada participação dos presentes, com perguntas e oportunas considerações da platéia representada por docentes e alunos graduados e pós-graduados em Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, anuncia a abertura oficial do IV Workshop Internacional sobre Planejamento Sustentável em Bacias Hidrográficas, ao lado do Conferencista especialmente convidado, Prof.Dr.Lúcio José Sobral da Cunha, da Universidade de Coimbra/Portugal.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Coordenador Geral do evento, Prof.Dr. Antonio Cezar Leal – da FCT/UNESP – ressalta a importância do tema escolhido para ser pesquisado e esclarecido através de trabalhos científicos apresentados pela primeira vez no Câmpus da Unesp em Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Workshop Internacional promovido a cada 2 anos, atinge 4ª versão. A 1ª ocorreu em Fortaleza em 2007 e a próxima já está programada para 2015 em Belém do Pará. O Prof.Dr.José Tadeu Tommaselli destaca a situação climática. Outros temas também são apresentados e debatidos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Recursos Hídricos é a especialidade do Prof.Dr.Walter Tesc, que trouxe novos e importantes esclarecimentos sobre o assunto, sob o olhar do Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr (da FCT/UNESP). Enquanto isso, outros temas entram em exposição, avaliação e debate no IV Workshop.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Conferências, minicursos, painéis e mesas redondas foram constantes durante a realização do IV Workshop Internacional sobre Planejamento Sustentável em Bacias Hidrográficas , de 04 a 08 de Novembro no Campus da FCT/UNESP em Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– De todos os pontos do país, vieram representantes. Além da grande representação de Universidades Públicas – Federais e Estaduais – houve também participação de outras instituições, inclusive do Exterior, como: Portugal, Cuba, Colômbia e outros países latino-americanos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr ressaltou os problemas ambientais da atualidade, onde o alvo de maior concentração é a região do Pontal do Paranapanema, coberto em grande parte pelos canaviais; com sérios problemas que envolvem a contaminação do ar, do solo e das águas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na escolha da futura sede do V Workshop, sagrou-se vencedora a Capital Paraense, Belém. O próximo evento ocorre daqui a 2 anos. Enquanto isso, estão sendo avaliados os resultados alcançados com a realização da 4ª versão, tendo a cidade de Presidente Prudente como sede oficial.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Antes da conclusão dos trabalhos no Auditório da FCT/UNESP com os preparativos para o trabalho de campo no Pantanal Matogrossense e no Pontal do Paranapanema por 2 grupos de pesquisadores, uma foto como lembrança do evento realizado em Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nas últimas fotos para documentar o êxito de mais uma realização, a certeza de que tudo correspondeu à expectativa. De acordo com as palavras do Coordenador Geral, Prof.Dr. Antonio Cezar Leal, a UNESP cumpriu plenamente seu papel. E juntos: o Prof.Lúcio (que abriu o evento) e o Prof.Cláudio (que o encerrou com chave de ouro).

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 13

Em Outubro o Professor Doutor Carlos Marcelo Pastre (Departamento de Fisioterapia) defendeu tese para obtenção do título de Livre Docente na disciplina “Fisioterapia Desportiva”, perante uma Comissão Examinadora constituída pelos Profs.Drs.: Alcides Guimarães, Anamaria Siriani de Oliveira, Carlos Roberto Padovani, Luiz Carlos Marques Vanderlei e Moacir Fernandes de Godoy. O calendário das provas durou três dias (02 a 04/Outubro) e foi cumprido em três etapas até a finalização, com o Julgamento e apuração final do concurso no Anfiteatro III da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

O Departamento de Fisioterapia da FCT/UNESP conta 34 docentes, dos quais, um Livre Docente, 20 Doutores, 02 Mestres inseridos em Programas de Doutorado e 6 Auxiliares de Ensino. O curso de graduação em Fisioterapia está consolidado desde 1988. No ano de 2004 passou a propor cursos de pós-graduação “Lato-Sensu”. Inicialmente, cursos de especialização em Fisioterapia Cardiorespiratória e Fisioterapia Neurológica. Presença de pessoal graduado – em especialização – otimizou o Departamento em vários aspectos.

O Prof.Dr.Pastre em sua tese de Livre Docente, optou pelo tema: “Fisioterapia de campo nos Esportes” e opinou que os exercícios de Alongamento não apresentam influência sobre proteção de lesões de qualquer natureza. “É consenso entretanto, que um bom aquecimento – antes da realização da prática – é ainda o melhor recurso a ser adaptado. A estratégia do campo do Fisioterapeuta deve respeitar a característica do esforço a ser realizado pelo atleta, bem como as demandas metabólicas utilizadas. Na fase semi-crônica – que ocorre antes e durante a prática esportiva, os objetivos do Fisioterapeuta de campo são de preparar o atleta para o esforçoe auxiliar na restauração energética imediata”.

Explicação necessária

Deve-se explicar sobre o tópico descrito acima, que o conceito de intensidade técnica é um termo genérico usado para a área de campo, sendo por vezes incorporado em textos científicos. Está relacionado à magnitude do estresse que a técnica pode proporcionar, sobretudo à estrutura musculoesquelética do sujeito. Terapias manuais e cinéticas neste caso, são exemplos bastante adequados. Ou seja: quanto maior a pressão ou tensões geradas, maior a intensidade técnica. Existe uma clara condição estabelecida: a ampla participação do Fisioterapeuta de campo, nos Esportes nos dias atuais e o aumento do numero de pesquisas neste âmbito, em quantidade e qualidade.

É o defensor da tese de Livre Docência que declara: “As ações de campo nos esportes, sempre sofreram influências de rotinas consolidadas e quase sempre sem comprovação científica. Evidências: vide a participação de nossosantepassados como agentes de saúde. Os Profissionais buscam e usam as informações que lhes são apresentadas, sem discriminar qualidade.A simpatia ou a impressão quase sempre são suficientes para agregar a informação recebida às condutas de campo.

Por fim, penso que cabe ao pesquisador, imerso na Academia, diagnosticar as necessidades do público a ser assistido e constatar as demandas práticas para formular, junto ao conhecimento científico disponível no momento, as perguntas mais pertinentes possíveis, visando preencher as lacunas existentes e, desta forma, contribuir incontestavelmente com a evolução daFisioterapia Desportiva, em suas ações de campo nos esportes”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro III da FCT/UNESP, o Prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre, do Departamento de Fisioterapia faz sua defesa de tese para obtenção do título de Livre Docente em Fisioterapia Desportiva.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esta foi a 3ª e última etapa do Calendário de Provas desenvolvido entre os dias 02 e 04 de Outubro de 2013, no Anfiteatro III do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Banca Examinadora reunida, participa do Julgamento e apuração final do Concurso que foi prestigiado por um grande número de docentes e alunos de graduação e pós-graduação em Fisioterapia.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 11

Para defender tese de Doutorado na FCT/UNESP, o candidato Carlos de Castro Neves Neto (do Programa de Pós-graduação em Geografia) se apresentou perante a Comissão Examinadora no Anfiteatro VII, dia 06 de Novembro, às 14hs. Seu Orientador foi o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia. O tema escolhido para a defesa de tese se relacionou a “Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural: o Programa de Microbacias I e II no Estado de São Paulo”.

Além do Orientador – já citado – também foram partes integrantes da mesa, os seguintes membros: Prof.Dr.Lúcio José Sobral da Cunha, docente da Universidade de Coimbra/Portugal; Prof.Dr.Antonio Lazaro Sant’ana, do Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio Economia, da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira/SP; Prof. Dr.Clécio Azevedo da Silva, do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catariana e Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, da FCT/UNESP.

A tese em resumo

Foram analisados documentos oficiais do Programa de Microbacias hidrográficas no Estado de São Paulo, elaborados mapas, aplicados 114 formulários a produtores rurais dos municípios de Dracena, Irapuru, Tupi Paulista e Junqueirópolis e realizadas entrevistas com pessoas chave –Presidente de Associações de Produtores e de Conselhos, Engenheiros Agrônomos da CATI e Diretores dos Escritórios Regionais de Desenvolvimento Rural (EDRs) de Dracena e Araçatuba. Os quatro municípios fazem parte do EDR de Dracena, o que mais recebeu recursos do Programa de Microbacias, primeira edição, em todo o Estado de São Paulo.

A segunda edição dessa política pública – Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Acesso ao Mercado vem sendo mais excludente no atendimento aos beneficiários do que a anterior, haja visto o foco exclusivo nas organizações rurais,constituídas há pelo menos um ano e que tenham no mínimo 15 associados. O foco no mercado substituiu a dimensão ambiental, carro-chefe do PEMH (2000-2008); que nesse período investiu no EDR de Dracena, recursos no valor de R$15.622.019,18, o que corresponde a 14,08% do total aplicado no Estado. Com destaque para os municípios de Junqueirópolis e Dracena, que receberam os maiores investimentos.

Em sua defesa de tese, o Doutorando Carlos de castro Neves Neto diz: “Os recursos aplicados na construção de abastecedouros e fossas sépticas, assim como na aquisição de implementos e calcáreo,refletiram-se na avaliação positiva dessa política pública por parte dos 89% dos produtores rurais entrevistados. No entanto, muitos produtores reclamaram da falta de profissionais para prestarem serviços de assistência técnica e de pouca liberdade na escolha dos benefícios oferecidos pelo programa. No que tange à sua abrangência a nível estadual,apenas 15% das unidades agropecuárias foram atendidas, o que demonstra o caráter restrito dessa política pública”.

E finalizando: “Assim, o Programa de Microbacias teve sucesso apenas nos municípios que disponibilizaram recursos materiais e humanos para executarem as ações propostas. Em relação ao Microbacias II, 72% dos entrevistados não sabiam da existência do projeto; e suas primeiras ações se limitaram à aprovação de 36 iniciativas de negócios em todo o Estado. No EDR de Dracena, somente cinco organizações rurais foram contempladas. Dessa forma, os primeiros resultados apontam para uma redução no número de beneficiários e a priorização daqueles com maior inserção no mercado”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Carlos de Castro Neves Neto, do Programa de pós-graduação em Geografia se apresenta perante a Comissão Examinadora para sua defesa pública de tese de Doutorado, no Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Doutorando desenvolveu sua tese tendo como Orientador o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, nesta foto, ao lado dos Profs.Drs.Lúcio José Sobral da Cunha/Univ.de Coimbra e Messias Modesto dos Passos, da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esta sessão de defesa de tese de Doutorado/Geografia, realizada no Anfiteatro VII da FCT/UNESP reuniu grande número de colegas, amigos e familiares do Doutorando, que vieram especialmente para prestigiá-lo.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 09

Nos últimos dias do mês de Outubro e início de Novembro foram desenvolvidas novas dissertações de Mestrado/Geografia e Educação, defendidas publicamente pelos cinco candidatos previamente inscritos: Andreia Guilhen Pinto (Educação); Lindberg Nascimento Júnior (Geografia); Frederico Gambardella de Moraes (Geografia); Adriano Moreira (Geografia) e Nívea Massareeto Verges (Geografia). As Comissões Examinadoras se reuniram com os candidatos ao Mestrado, na Sala de Projeções da Biblioteca e nos Anfiteatros I e VII entre os dias: 29/Outº a 01/Novº.

Atuaram como Orientadores: o Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes, do Departamento de Educação; Prof.Dr.João Lima Sant Anna Neto, do Departamento de Geografia; Prof.Dr.Antonio César Leal, do Departamento de Geografia; Prof.Dr. Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente e Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues, do Departamento de Geografia. Todos eles são docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP.

Os temas desenvolvidos versaram sobre ”Formação docente: contribuições da formação inicial para a construção da identidade profissional” por Andreia Guilhen Pinto; “As chuvas no Paraná: variabilidade, teleconexões e impactos de eventos extremos” por Lindberg Nascimento Junior; “Organização de catadores de materiais recicláveis e coleta seletiva em Martinópolis – SP – Brasil: Perspectivas e análises” por Frederico Gambardella de Moraes; “Os fluxos de investimentos industriais na produção do território do Estado de São Paulo” por Adriano Moreira e “Multifuncionalidade rural nos Assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema – SP: Impasses e Possibilidades” por Nívea Massaretto Verges.

Temas abordados nas dissertações

Em relação ao tema escolhido, Lindberg Nascimento Júnior resumiu sua defesa pública na abordagem da Geografia do Clima: “Os resultados indicaram correlações significativas para chuvas no Outono, Primavera e escala anual. Além das oscilações e índices climáticos das teleconexões, foram utilizados também dados e informações de desastres da Defesa Civil, Produção Agrícola e de vazão fluvial dos rios Tibagi, Ivaí, Piquiri e Iguaçu. Na análise espacial, correlações positivas foram detectadas no Oeste e Noroeste e negativas no Leste e Litoral do Estado”.

A Mestranda Andreia Guilhen definiu sua defesa da seguinte forma: Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores do Programa de Pós-graduação da FCT/UNESP: O interesse em discutir esse assunto surgiu de uma pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) em que os dados preliminares indicaram que estudantes em grande número cursam Pedagogia por falta de opção. Foram aprovados no Vestibular e alguns nem sabem explicar as razões da escolha pelo curso, o que aponta uma falta de interesse pelo curso e pela profissão docente…”Sendo assim, o objetivo geral desse trabalho foi analisar o processo de formação inicial indagando: qual sua influência na (re) construção das representações sociais sobre a profissão docente, sobre futuros alunos e sobre a escola; e na construção da identidade profissional pelos estudantes do curso de Pedagogia”.

Nívea M. Verges destaca no resumo da defesa de dissertação de Mestrado, a Modernização da Agricultura (Revolução Agrícola), também conhecida como “Revolução Verde” e diz que “tal modernização não ocorreu de forma homogênea no território brasileiro. Além disso, esse modelo de produtivista foi contestado, pois ao invés de solucionar os problemas relacionados à fome, acentuou as desigualdades e trouxe conseqüências negativas. Diante disso, outros olhares foram lançados sobre o meio rural, visto não como o espaço atrasado, mas como portador de soluções para a crise socioambiental gerada pelo modelo produtivista. Esses novos olhares estão associados ao conceito de multifuncionalidade rural no Brasil, levando em conta a realidade dos assentamentos rurais da região do Pontal do Paranapanema-SP, áreas em que as novas tecnologias não chegaram”.

Em sua defesa, diz Adriano Moreira:”O atual contexto da chamada acumulação capitalista engendrada pela necessidade do capital em geral de crescer e se expandir continuamente na busca por maiores taxas de lucro, tem aprofundado, redefinido e tornado mais complexa a divisão territorial do trabalho em múltiplas escalas geográficas. Nesse sentido, parte-se do pressuposto teórico-metodológico de que a dinâmica econômica revelada a partir e através dos investimentos, produz o território e, ao mesmo tempo, é condicinada por ele. Mais que uma metodologia, então, refere-se a uma perspectiva teórica que busca razão para a discussão as relações entre investimentos e industria e suas resultantes espaciais, a partir dos dados empíricos trabalhados. A distribuição desigual dos investimentos industriais anunciados no Estado de São Paulo é, portanto, reveladora para se compreender os processos em curso…”

Por fim, Frederico Gambardella de Moraes relata a importância do Programa de coleta seletiva no município de Martinópolis, realizado por uma Associação. Trata-se da ACAMART, com sua sustentabilidade social e financeira. Porém, foram analisadas leis pertinentes ao temário resíduos sólidos urbanos, a nível municipal, estadual e federal. Também avaliado o roteiro com trabalhos de campo, coleta seletiva e distribuição nos 6 setores que englobam os Distritos de Teçaindá, Guachos e Balneário Represa Laranja Doce. Houve distribuição de questionário a fim de obter informações sobre a participação da comunidade na coleta seletiva e sobre seu conhecimento sobre quem presta serviços. A conclusão – após trabalhos de campo – indicou que deve haver diálogo maior entre: Associação, Prefeitura e população. Tudo com a finalidade de melhorar a coleta seletiva e estabelecer esforços conjuntos. No futuro, o que se espera é que a Associação seja contratada pela Prefeitura, para a prestação de serviços.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Sala de Projeções da Biblioteca da FCT/UNESP, a defesa pública de dissertação de Mestrado/Geografia, por Adriano Moreira, tendo como Orientador o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nívea Massaretto Verges, do Programa de Pós-graduação em Geografia, faz sua defesa pública de dissertação de Mestrado, tendo como Orientador o Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigus Nunes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Mestrando Lindberg Nascimento Júnior fez sua defesa de dissertação de Mestrado/Geografia perante a Comissão Examinadora, tendo como Orientador o Prof.Dr. João Lima Sant Anna Neto.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Andreia Guilhen Pinto, do Programa de Pós-graduação em Educação se apresenta no Anfiteatro VII perante os membros da Banca Examinadora, tendo como Orientador, o Prof.Dr. Alberto Albuquerque Gomes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Frederico Gambardella de Moraes também fez sua defesa pública de Dissertação de Mestrado/Geografia no Anfiteatro I, tendo como Orientador o Prof. Dr.Antonio César Leal.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP