nov 09

Nos últimos dias do mês de Outubro e início de Novembro foram desenvolvidas novas dissertações de Mestrado/Geografia e Educação, defendidas publicamente pelos cinco candidatos previamente inscritos: Andreia Guilhen Pinto (Educação); Lindberg Nascimento Júnior (Geografia); Frederico Gambardella de Moraes (Geografia); Adriano Moreira (Geografia) e Nívea Massareeto Verges (Geografia). As Comissões Examinadoras se reuniram com os candidatos ao Mestrado, na Sala de Projeções da Biblioteca e nos Anfiteatros I e VII entre os dias: 29/Outº a 01/Novº.

Atuaram como Orientadores: o Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes, do Departamento de Educação; Prof.Dr.João Lima Sant Anna Neto, do Departamento de Geografia; Prof.Dr.Antonio César Leal, do Departamento de Geografia; Prof.Dr. Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente e Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues, do Departamento de Geografia. Todos eles são docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP.

Os temas desenvolvidos versaram sobre ”Formação docente: contribuições da formação inicial para a construção da identidade profissional” por Andreia Guilhen Pinto; “As chuvas no Paraná: variabilidade, teleconexões e impactos de eventos extremos” por Lindberg Nascimento Junior; “Organização de catadores de materiais recicláveis e coleta seletiva em Martinópolis – SP – Brasil: Perspectivas e análises” por Frederico Gambardella de Moraes; “Os fluxos de investimentos industriais na produção do território do Estado de São Paulo” por Adriano Moreira e “Multifuncionalidade rural nos Assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema – SP: Impasses e Possibilidades” por Nívea Massaretto Verges.

Temas abordados nas dissertações

Em relação ao tema escolhido, Lindberg Nascimento Júnior resumiu sua defesa pública na abordagem da Geografia do Clima: “Os resultados indicaram correlações significativas para chuvas no Outono, Primavera e escala anual. Além das oscilações e índices climáticos das teleconexões, foram utilizados também dados e informações de desastres da Defesa Civil, Produção Agrícola e de vazão fluvial dos rios Tibagi, Ivaí, Piquiri e Iguaçu. Na análise espacial, correlações positivas foram detectadas no Oeste e Noroeste e negativas no Leste e Litoral do Estado”.

A Mestranda Andreia Guilhen definiu sua defesa da seguinte forma: Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores do Programa de Pós-graduação da FCT/UNESP: O interesse em discutir esse assunto surgiu de uma pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) em que os dados preliminares indicaram que estudantes em grande número cursam Pedagogia por falta de opção. Foram aprovados no Vestibular e alguns nem sabem explicar as razões da escolha pelo curso, o que aponta uma falta de interesse pelo curso e pela profissão docente…”Sendo assim, o objetivo geral desse trabalho foi analisar o processo de formação inicial indagando: qual sua influência na (re) construção das representações sociais sobre a profissão docente, sobre futuros alunos e sobre a escola; e na construção da identidade profissional pelos estudantes do curso de Pedagogia”.

Nívea M. Verges destaca no resumo da defesa de dissertação de Mestrado, a Modernização da Agricultura (Revolução Agrícola), também conhecida como “Revolução Verde” e diz que “tal modernização não ocorreu de forma homogênea no território brasileiro. Além disso, esse modelo de produtivista foi contestado, pois ao invés de solucionar os problemas relacionados à fome, acentuou as desigualdades e trouxe conseqüências negativas. Diante disso, outros olhares foram lançados sobre o meio rural, visto não como o espaço atrasado, mas como portador de soluções para a crise socioambiental gerada pelo modelo produtivista. Esses novos olhares estão associados ao conceito de multifuncionalidade rural no Brasil, levando em conta a realidade dos assentamentos rurais da região do Pontal do Paranapanema-SP, áreas em que as novas tecnologias não chegaram”.

Em sua defesa, diz Adriano Moreira:”O atual contexto da chamada acumulação capitalista engendrada pela necessidade do capital em geral de crescer e se expandir continuamente na busca por maiores taxas de lucro, tem aprofundado, redefinido e tornado mais complexa a divisão territorial do trabalho em múltiplas escalas geográficas. Nesse sentido, parte-se do pressuposto teórico-metodológico de que a dinâmica econômica revelada a partir e através dos investimentos, produz o território e, ao mesmo tempo, é condicinada por ele. Mais que uma metodologia, então, refere-se a uma perspectiva teórica que busca razão para a discussão as relações entre investimentos e industria e suas resultantes espaciais, a partir dos dados empíricos trabalhados. A distribuição desigual dos investimentos industriais anunciados no Estado de São Paulo é, portanto, reveladora para se compreender os processos em curso…”

Por fim, Frederico Gambardella de Moraes relata a importância do Programa de coleta seletiva no município de Martinópolis, realizado por uma Associação. Trata-se da ACAMART, com sua sustentabilidade social e financeira. Porém, foram analisadas leis pertinentes ao temário resíduos sólidos urbanos, a nível municipal, estadual e federal. Também avaliado o roteiro com trabalhos de campo, coleta seletiva e distribuição nos 6 setores que englobam os Distritos de Teçaindá, Guachos e Balneário Represa Laranja Doce. Houve distribuição de questionário a fim de obter informações sobre a participação da comunidade na coleta seletiva e sobre seu conhecimento sobre quem presta serviços. A conclusão – após trabalhos de campo – indicou que deve haver diálogo maior entre: Associação, Prefeitura e população. Tudo com a finalidade de melhorar a coleta seletiva e estabelecer esforços conjuntos. No futuro, o que se espera é que a Associação seja contratada pela Prefeitura, para a prestação de serviços.

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Na Sala de Projeções da Biblioteca da FCT/UNESP, a defesa pública de dissertação de Mestrado/Geografia, por Adriano Moreira, tendo como Orientador o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo.

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Nívea Massaretto Verges, do Programa de Pós-graduação em Geografia, faz sua defesa pública de dissertação de Mestrado, tendo como Orientador o Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigus Nunes.

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O Mestrando Lindberg Nascimento Júnior fez sua defesa de dissertação de Mestrado/Geografia perante a Comissão Examinadora, tendo como Orientador o Prof.Dr. João Lima Sant Anna Neto.

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Andreia Guilhen Pinto, do Programa de Pós-graduação em Educação se apresenta no Anfiteatro VII perante os membros da Banca Examinadora, tendo como Orientador, o Prof.Dr. Alberto Albuquerque Gomes.

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O candidato Frederico Gambardella de Moraes também fez sua defesa pública de Dissertação de Mestrado/Geografia no Anfiteatro I, tendo como Orientador o Prof. Dr.Antonio César Leal.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

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