nov 09

No período de 21 a 25/Outubro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu com êxito a XII Semana da Computação/SECOMPP 2013, com mais de 150 participantes, além de docentes, alunos e pesquisadores especialmente convidados, em número superior a 50. O ato de Abertura no Anfiteatro I foi presidido pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP. O evento contou com palestras, minicursos e mesa redonda.

Uma série de palestras foi desenvolvida pela Comissão Organizadora da XII SECOMPP/2013, foi constituída por Professores e alguns alunos do 3º e 4º anos. Tudo em parceria com a Coordenação de Curso, Departamento de Matemática e Computação (DMC) e Empresa Juniorde Computação (EJComp). Destaque inicial para as palestras:

• O Caminho para o Próprio Negócio – Alexandre Bavaresco Macedo (SEBRAE);
  • Teste de Software apoiado por computação simbólica e selecionadores de restrições - Prof.Dr. Marcelo Medeiros Eler (USP);
  • O Futuro dos Videogames – Prof.Dr. EstebanClua (UFF/RJ);
  • Conceitos e Tendência em Biometria  – Prof.Dr. NilceuMarana (UNESP);
  • Mesa redonda sob o tema: Perfil e Competência do Profissional.

A programação diurna foi composta de 12 minicursos, voltados para os mais diversos ramos que o curso de Ciência da Computação abrange, como exemplo: o Desenvolvimento de Interface Gráficas para programas em diversas linguagens de programação; o Processamento de imagens; Segurança de Redes; Desenvolvimento de Aplicações para Internet; Gestão de TI; Biometria; Robótica; TV Digital, dentre outros assuntos. A opinião geral é de que a XII Semana da Computação atingiu seus objetivos. Um exemplo disso foi o grande número de minicursos (12), que em sua maioria foram ministrados pelos próprios alunos, ficando os Laboratórios lotados. A maioria teve inscrições esgotadas devido à capacidade física.

Segundo avaliação, a cada ano se verifica um aumento claro no número de participantes. “Agora estamos trabalhando para aumentar o número de alunos participantes nessa Organização” – disse um dos Coordenadores da SECOMP/2013. Na Agenda de trabalhos: Engenharia de Software; Testes Funcionais e Estruturais e de Software, Ferramenta PEX e Solucionadores de Restrições.

O que mais chamou a atenção dos participantes do evento atual foi a diversidade de temas abordados, tanto na área acadêmica (tema fortemente discutido na mesa Redonda e ao final da palestra do Prof.Dr. NilceuMarana) quanto na de mercado, com um minicurso voltado para gestão e com a palestra em parceria com o SEBRAE-SP – afirmou Pedro Henrique Gomes – da Comissão de Notícias/UNESP-PP, (3º ano em Ciência da Computação).

Ele frisou: “Tivemos também minicursos e palestras voltados tanto para a área de Softwares envolvendo programação, desenvolvimento de técnicas de programação e ferramentas para uso do programador; quanto de Hardware que abordou a Segurança em Redes sem fio, Robótica e o Processamento biométrico e de Imagens. Podendo incluir ainda o minicurso de Ginga-J, sistema responsável pela interatividade na TV Digital Brasileira”.

Sob a Presidência do Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da FCT/UNESP – foi declarada oficialmente aberta no dia 21/Outº, a 3a XII Semana da Computação – SECOMP 2013.

O Anfiteatro I ficou lotado no primeirodia deste evento significativo. Aqui, um registro da primeira palestra da semana, ministrada p/Alexandre Lucas Bavaresco Macedo – SEBRAE-SP.

Os temas desenvolvidos durante a Semana da Computação foram os mais atualizados, com palestras, minicursos e mesa redonda no ultimo dia. Palestras com os Profs.Drs.:Nilceu Maranas e EstebanClua.

O Prof.Dr.Marcelo Medeiros Eler abordou o “Teste de Software apoiado por computação simbólica e selecionadores de restrições”. E não poderia faltar o tema“Robótica”, que despertou as atenções gerais.Foco: A plataforma Arduíno.

Constaram da pauta especial desta programação nada menos que 12 minicursos. Em sua maioria, ministrados pelos próprios alunos, que deixaram os Laboratórios lotados e inscrições esgotadas.

A mesa redonda realizada no Auditório, dia 25 de Outubro teve ampla repercussão, com excelente participação em todos os momentos. Aí está a mesa formada e a presença de mais de 200 pessoas.