abr 25

Como acontece em todas as unidades da UNESP, no interior de São Paulo, o Campus de Presidente Prudente sediou no último dia 18 de Abril a reunião do Fórum de Vice-Diretores, tendo comparecido um número expressivo de participantes. O Prof. Dr. Marcelo Messias – Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia – que foi o anfitrião do evento, sentiu-se honrado em recepcionar colegas de todo o Estado, representantes de 30 unidades da Unesp. Nesta, que foi a 199ª reunião do Fórum, os participantes foram acolhidos carinhosamente na véspera do evento e homenageados com um Jantar de confraternização na noite de 17 de Abril.

No dia 18 (5ª.feira), os trinta Vice-Diretores cumpriram extensa programação e tiveram a oportunidade de comunicação direta com a Vice-Reitora da Unesp, Profª. Drª. Marilza Vieira Cunha Rudge, que através de Videoconferência lançou no Fórum o Projeto “Rede Viva Melhor”, no qual se integram todos os Vice-Diretores, segundo palavras do Professor Marcelo Messias. A iniciativa busca promover hábitos de vida saudáveis e ambientalmente sustentáveis a toda a comunidade unespiana (servidores docentes e técnico-administrativos e alunos), pretendendo-se também que se estenda ao público externo que freqüenta a Universidade.

Sobre o lançamento da “Rede Viva Melhor” que repercute em todo o Estado e conta com a Coordenação da Profª. Rita Marques de Oliveira, do Instituto de Biociências da Unesp em Botucatu, a proposta é de envolver todas as Unidades da Unesp. Além disso, o Projeto faz parte do plano de mobilizar pessoas, identificar articuladores e agentes locais, em cada Unidade da Unesp, para depois ocorrer o processo de integração em rede e formação. Com isso, serão desenvolvidas atitudes e habilidades para os cuidados de si e uso sustentável dos recursos do planeta.

De conformidade com a criadora do Projeto “Rede Viva Melhor”, o programa representa uma iniciativa voltada à preocupação atual de melhor qualidade de vida do publico interno à Universidade. Na verdade, voltado para todos nós que nela atuamos. Como bem diz a Vice-Reitora Profª. Marilza: ”É uma atitude de saúde e sustentabilidade, que apóia a integração das unidades da Unesp; espera-se que os Vice-Diretores tenham um olhar atento e se envolvam nesse projeto”.

Além do lançamento da “Rede Viva Melhor”, que ocorreu principalmente na parte da manhã, os Vice-Diretores tiveram como pontos de pauta de discussão questões atuais e relevantes sobre o quotidiano das unidades da Unesp, dentre as quais destacamos: andamento das avaliações dos projetos de extensão universitária pela PROEX – Pró-Reitoria de Extensão Universitária, principalmente no que diz respeito às bolsas e auxílios vinculados aos projetos; realização do Congresso bianual de Extensão Universitária, programa de apoio à permanência estudantil (bolsas, auxílio aluguel, moradia); cursinhos pré-vestibular; ações e propostas da nova equipe da PROEX. Um documento síntese sobre as questões discutidas foi elaborado no Fórum, para ser levado a conhecimento e discutido na Câmara Central de Extensão Universitária – CCEU.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em Presidente Prudente, os visitantes receberam as Boas-Vindas dos Profs.Drs.: Antonio Nivaldo Hespanhol e Marcelo Messias, respectivamente Diretor e Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Clique para ampliar!
Após concluir o Fórum de Vice-Diretores da Unesp, todos os seus participantes se reuniram no Campus Universitário de Presidente Prudente, para uma foto histórica. Aí estão: representações de trinta unidades de todo o Estado.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 25

Com sessões de autógrafos em dois períodos – tarde e noite do dia 22/Abril – o Prof.Dr. Fábio Camargo Bandeira Villela, Docente do Departamento de Departamento de Educação da Unesp – Campus de Presidente Prudente – Graduado nos cursos de Direito pela Toledo, Psicologia e Mestrado em Educação pela PUC-SP e Doutorado em Educação pela Unicamp – acaba de lançar (juntamente com a autora Ana Archângelo), sua mais recente obra: “Fundamentos da escola significativa” (Edições Loyola). Ela é Docente do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp; graduada em Psicologia pela PUC-SP, Mestre e Doutora em Educação pela Unicamp.

Na apresentação deste Livro para uma platéia constituída em sua maioria por estudantes e professores do curso de Educação, disse o Prof. Fábio: “Este primeiro Livro aborda quatro temas nucleares – a escola, o ensino, a ação do professor e a questão da disciplina no interior da escola – que contemplam desde princípios gerais de uma escola significativa, até problemas comuns. Porém, graves; que afligem alunos, educadores e gestores no dia a dia da escola”.

O livro procura entender os problemas e as dificuldades dos professores em sua atividade cotidiana, esclarecer algumas de suas dinâmicas e apontar caminhos ou alternativas que possam, tanto auxiliá-los como contribuir na direção da construção de uma escola efetivamente significativa aos alunos. As soluções pensadas e propostas estão dadas na articulação entre três eixos: uma atitude empática frente ao professor e às suas dificuldades; uma compreensão teórica sobre a escola e as dificuldades apontadas pelo professor; e por fim, uma concepção pedagógica que valorize alunos, educadores e instituição escolar.

O livro Fundamentos da escola significativa – diz o Professor Fábio Villela – inaugura a coleção “Escola Significativa” e tem como propósito fornecer as bases de uma escola possível e que supere um cenário tenso, de desinteresse e de desencanto, tanto pela escola como pelo aprendizado escolar. Que tem caracterizado tão comumente as escolas de nosso país.

A discussão de fenômenos que ocorrem no interior da escola e da sala de aula está impresso em texto claro e direto. Incorpora contribuições da Psicologia e da Psicanálise para entender o cotidiano escolar, repensar a educação e favorecer o desenvolvimento amplo e pleno de cada um dos alunos, professores e toda a sociedade.

No decorrer do dia 22 de Abril, no Auditório do Discente V realizaram-se dois encontros: no horário da tarde – após as 13h30 e à noite, após às 19h00 – com palestras, debates e sessões de autógrafos. Ana Archângelo e Fábio Villela são os autores desta nova obra. Ela é também autora do Livro “O amor e o ódio na vida do Professor”, publicado pela Cortez, além de livros da coleção “O coordenador pedagógico” – Edições Loyola. Há mais de dez anos mantém vínculo com professores e alunos de escolas públicas do Estado. Fabio Villela é autor de capítulos de livros da coleção “O coordenador pedagógico” e desenvolve projetos de extensão universitária em escolas públicas do Estado de São Paulo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O lançamento do Livro “Fundamentos da escola significativa” pelo Prof.Dr.Fábio Villela chamou a atenção pelo seu conteúdo e por abordar quatro temas nucleares: a escola, o ensino, a ação do professor e a disciplina no interior da escola.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A sessão de autógrafos realizada no Auditório da FCT/UNESP, foi desdobrada em dois períodos: à tarde, após às 13h00 e à noite, após as 19h00, precedidas de palestras e debates sobre temas, contidos nesse novo Livro de Edições Loyola.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 25

Com a presença do Secretario Bruno Covas, do Meio Ambiente do Estado de São Paulo ; do Procurador da República – Ministério Público Federal – Luis Roberto Gomes; do Vice-Pres. da CETESB e Promotor de Justiça do Meio Ambiente (licenciado), Nelson Roberto Bugalho; do Representante do Prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello; do Promotor do Meio Ambiente – MPE Estadual – Marcos Akira Mizusaki; da Pró-Reitora de Extensão da Unesp, Profª. Drª. Mariângela Spotti Lopes Fujita; do Gerente da Divisão de Assuntos Socioambientais PJM da CESP, José Aparecido de Lira e do Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, que presidiu o ato de abertura no dia 19 de Abril. Foi no Auditório do Discente V no período da manhã, onde realizou-se a reunião pública sobre Resíduos sólidos urbanos e Projetos de Coleta Seletiva no âmbito do acordo MP/CESP.

Em extensão à Mesa Diretora do evento, foram convidadas a tomar assento na Tribuna de Honra as seguintes autoridades: Prof.Dr.José Eduardo Creste, Pró-Reitor Acadêmico da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE; do Presidente da UNIPONTAL e Prefeito Municipal de Regente Feijó, Marco Rocha; da Superintendente da Caixa Econômica Federal – Regional de Presidente Prudente, Célia Marisa Molinari Mattos; da representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Matilde Ramos da Silva e outras autoridades presentes.

Após o ato de Abertura da reunião pelo Presidente da Mesa, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, usaram da palavra: o representante da CESP, José Aparecido de Lira; a Pró-Reitora da Unesp (Extensão),Profª.Drª. Mariângela Spotti Lopes Fujita; o Promotor do Meio Ambiente, Marcos Akira Mizusaki; o Promotor e vice-presidente da CETESB, Nelson Roberto Bugalho; o Procurador da República/MPF, Luis Roberto Gomes e o Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas, que falou em nome do Governador Geraldo Alckmin, cumprindo programação de visita em outros pontos da região.

Cumpridas as formalidades de praxe foi feita a apresentação de Projetos a ser implantados, ressaltando suas proposições com detalhamento geral da situação em que os mesmos se encontram; e em vias de aprovação e execução envolvendo diversos setores da comunidade. Entre os quais, catadores e Universidades que se integraram à rede de coleta seletiva. Para compor a mesa de trabalhos, foram convidados: os Promotores do Meio Ambiente, Nelson Roberto e Marcos Akira Mizusaki; o Procurador da República/MPF, Luis Roberto Gomes; José Aparecido de Lira; Célia Maria Molinari Mattos; José Roberto Sanchez; Matilde Ramos da Silva e Prof.Dr.Antonio Cezar Leal.

Anunciados pelo Cerimonial usaram da palavra os Srs.: Luis Roberto Gomes, Marcos Akira Mizusaki e José Aparecido de Lira, seguidos por Célia Marisa Molinari Mattos, José Roberto Sanchez, Matilde Ramos da Silva e Prof.Dr.Antonio Cezar Leal, da FCT/UNESP. O Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas abordou o tema: “Papel da Secretaria do Meio Ambiente na elaboração dos Planos de Gerenciamento de Resíduos e o desenvolvimento de projetos nos municípios”. Os momentos finais foram dedicados ao debate dos temas apresentados durante o encontro através da Interação, onde todos puderam manifestar livremente suas opiniões.

Um grande desafio

Os resíduos sólidos urbanos constituem um grande desafio para a sociedade atual, tendo em vista o aumento de geração, os problemas ambientais e sociais diretamente relacionados ao destino inadequado. São as principais condições de trabalho que preocupam coletores e catadores, com riscos à saúde pública. Torna-se urgente a necessidade de superar essa deficiência e construir uma nova cultura ambiental, embasada em compromissos legais e éticos.

Nesse sentido, a reunião pública sobre resíduos sólidos urbanos e projetos de coleta seletiva no âmbito do acordo MP/CESP foi realizada no Campus da Unesp de Presidente Prudente, tendo por principal objetivo propiciar a interlocução entre Gestores, Promotores Públicos, Técnicos, Professores e Alunos, Catadores de Materiais Recicláveis e Comunidade, entre outros. Para compreender, debater e buscar soluções para os problemas dessa natureza, decorrentes dos resíduos sólidos urbanos em municípios do Oeste Paulista.

Sob esse contexto, os objetivos primordiais são: Esclarecer os Gestores Municipais a respeito da situação dos Projetos apresentados. Em atendimento à “Diretrizes básicas para projetos de coleta seletiva e Educação Ambiental”, no âmbito do Acordo Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Companhia Energética de São Paulo/CESP.

Incentivar Técnicos e Gestores Municipais, Catadores de Materiais Recicláveis e outros parceiros a desenvolverem Atividades Conjuntas para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos em cada município. Especialmente na organização de Catadores de Materiais Recicláveis e de Implantação de Coleta Seletiva.

Contribuir para a melhoria da qualidade ambiental e da qualidade de vida na região. Com geração de trabalho e renda. E na disseminação de ações embasadas na Educação Ambiental.

Centro de Pesquisa e Extensão

O Prof.Dr. Antonio Cezar Leal, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, fez ampla exposição sobre Projeto de sua autoria que traria grandes benefícios à região inteira: Trata-se da atuação das Universidades para formação e apoio à Rede Regional de Reciclagem Solidária no Oeste Paulista.

Esse projeto – segundo o Professor da Unesp – envolveria inicialmente Prefeituras e Catadores; que em sua 1ª fase consistiria na coleta seletiva – urbana e rural. Organização local dos Catadores; construção da infraestrutura e Educação Ambiental para descarte seletivo. Na 2ª etapa, Articulações das Cooperativas e Associações dos Catadores, Comercialização conjunta. E por fim, uma cadeia produtiva regional com processamento dos recicláveis pelos Catadores; e Educação Ambiental para consumo sustentável.

Nos planos propostos pelo Prof. Cezar Leal, está a implantação de um Centro de Pesquisa e Extensão em Tecnologias Sustentáveis/CePeTeS. O empreendimento seria representado por um Conjunto de Laboratórios e Pesquisa da FCT/UNESP, sob administração do Departamento de Pesquisa, Urbanismo e Ambiente/DPUA, que buscaria recursos essencialmente tecnológicos. Nessa reunião pública sobre resíduos urbanos e Projetos de Coleta Seletiva no âmbito do Acordo MP/CESP, se colocou em evidência o Curso de Extensão Universitária, com Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos e Organização de Catadores de Materiais Recicláveis.

Em face dessa disposição, tornar-se-ia essencial: curso realizado às 6ªs feiras nos turnos da manhã e tarde. Aulas em módulos de 8 horas diárias; Teóricas, aos Sábados na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – SP. Aulas práticas incluiriam: visitas técnicas e elaboração de proposta de coleta seletiva municipal.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Auditório da FCT/UNESP instalou-se com a presença da Pró-Reitora Mariângela Spotti Lopes Fujita e destacadas autoridades, a Reunião Pública sobre Resíduos sólidos urbanos e Projetos de coleta Seletiva no âmbito do acordo MP/CESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Ato de Abertura Oficial dessa reunião foi presidido pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. O 1º a fazer uso da palavra foi o Secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Auditório da Unesp esteve superlotado e reuniu pessoas de todas as categorias profissionais. Em especial os mais interessados na solução do problema ambiental, que ouviram com atenção o que disse o Promotor Marcos Akira Mizusaki.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao lado do Procurador República (Ministério Público Federal/MPF), Luis Roberto Gomes e outras autoridades, fala o Promotor- licenciado do Meio Ambiente – e atual Vice-Presidente da CETESB do Estado, Nelson Roberto Bugalho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Caixa Econômica Federal foi representada pela Sra.Célia Marisa Molinari Mattos, que se pronuncia, tendo ao lado, representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis e outras destacadas autoridades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O público presente no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia, acompanha a reunião durante todo seu transcorrer e ouve com atenção especial a proposta do Prof.Dr.Antonio CezarLeal, de criar um Centro de Pesquisa e Extensão.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Catadores de Materiais Recicláveis também tiveram lugar de destaque junto à Mesa de Trabalhos para falar da importância do seu trabalho e o grande alcance dessa obra, que tem o apoio da Unesp, aqui muito bem representada.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 23

No período de 14 a 17 de Abril, o Centro de Promoção para a Inclusão Digital (CPIDES) e o Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para Inclusão (API) realizaram com o apoio da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – o II Simpósio Internacional de Educação à Distância e o IV Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Os dois eventos simultâneos obtiveram ampla repercussão, contando com a participação de docentes, estudantes e três renomados conferencistas. Coordenação dos Profs.Drs.: Klaus Shlunzen Júnior e Elisa Tomoe Moriya Schlunzen.

A Sessão de Abertura Oficial ocorreu às 19h30 do dia 14/Abril e foi presidida pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP. Seguiu-se o pronunciamento do Coordenador, Prof.Klaus e a Conferência do primeiro convidado, o Prof.Dr.David Rodrigues, docente da Universidade Técnica de Lisboa no dia 15/Abril no Auditório da FCT/UNESP. O docente convidado, teceu considerações sobre: “Uma abordagem ecológica da Educação Inclusiva”. O assunto despertou interesse e manifestações dos participantes durante o período de Interação.

No decorrer dos dias 14 a 17/Abril foram desenvolvidas no Campus da Unesp – Presidente Prudente – diversas atividades, conforme programação previamente elaborada. Oficinas, Sessão Poster e Apresentação Oral fizeram parte dessa programação especial no período diurno. Desde a Abertura até o encerramento do evento não faltou o apreciado coffee Break.

A segunda conferência – dia 16 de Abril – foi ministrada pelo Dr. José Armando Valente, Professor da UNICAMP e Colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-SP; Apresentação Oral no período noturno. No dia seguinte ( 17/Abril), as atividades foram desenvolvidas no decorrer do período diurno, encerrando-se com a conferência que foi proferida no período vespertino (17h) pelo representante da Universidade Federal da Bahia, Nelson Pretto. Tema: Tecnologias Digitais: desafios para a construção de uma escola Inclusiva.

Ao se encerrar o evento, os organizadores opinaram que tudo foi além da expectativa, transcorrendo de forma altamente produtiva. Houve repercussão geral, positiva, com 350 participantes; e pelo volume de trabalhos superou o evento anterior.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Abertura Oficial do evento realizado no Campus da FCT/UNESP, pelo Diretor, Prof.Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, ao lado do Prof.Dr.Klaus Schlunzem Junior, Coordenador.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Coordenador, Prof.Dr.Klaus no seu pronunciamento inicial, falando sobre a importância desse evento Internacional. Também se pronuncia, o Prof.Dr.Mário H.Tarumoto.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O nº de participantes superou a expectativa: cerca de 350 inscritos, que foram envolvidos numa extensa programação. O Prof.Dr. David Rodrigues, da Universidade Técnica de Lisboa, o 1º Conferencista.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E também não poderia faltar, o 2º Conferencista especiamente convidado: Prof.Dr. José Armando Valente, da UNICAMP e Colaborador do Progr.de Pós-graduação em Educação da PUC-SP .

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No encerramento deste significativo evento Internacional de Educação à Distância – II Simpósio – e IV Simpósio de Educação Inclusiva, participação do Conferencista Nelson Pretto, da Universidade Federal da Bahia.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 16

O Dia Nacional de Conservação do Solo foi comemorado este ano no Campus da Unesp em Presidente Prudente com palestras e lançamento de um livro, escrito por três autores: Jerônimo D.D. ; Perozzi A.B. e Nunes J.O.R., cujo título é “Trilhando os solos: Atividades Lúdicas e Jogos no ensino do Solo”. As palestras para marcar a passagem da efeméride foram proferidas no Auditório I da FCT/UNESP por dois renomados especialistas: José Mariano Caccia Gouveia e Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia, sob a coordenação do Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Departamento de Geografia. Tema: “Perda do solo: causas e conseqüências”.

Os palestrantes abordaram aspectos da erosão e assoreamento que ameaçam a maioria das cidades do Estado e do país, ressaltando que nos últimos anos, São Paulo gastou em números redondos, perto de 24 milhões no desassoreamento do Tietê, retirando do rio cerca de 6 milhões de m3 de sedimentos e lixo, conforme dados do próprio DAEE. As despesas não foram maiores porque praticamente se desistiu do desassoreamento do lago da barragem da Penha. Conseqüência: a erosão hídrica é responsável por aproximadamente 55% dos quase 2 bilhões de hectares degradados no mundo.

As palestras foram resumidas da seguinte forma: Na Pedagogia e sobretudo, na Geografia o solo é compreendido como componente da paisagem resultante das interações entre clima, rocha, relevo, atividade biológica, tempo e ação antrópica. Sob essa perspectiva, é fundamental entender que as dinâmicas e as inter-relações desses componentes, apresentam um frágil equilíbrio. Partindo desse pressuposto, apresentou-se como esses processos que ocorrem num ambiente ainda não significativamente alterado pelas intervenções humanas. Em seguida, alguns exemplos do rompimento desse equilíbrio e suas implicações ambientais, econômicas e sociais nos meios rural e urbano.

José Mariano e Isabel Cristina falaram também da perda de solo em áreas ocupadas por lavouras e pastagens no Brasil, provocadas por processos erosivos da ordem de 822,7 milhões de toneladas anuais. As perdas de nutrientes associadas – em relação aos prejuízos – são da ordem de 1,5 bilhões de dólares, além de quase 3 bilhões de dólares em perdas na safra (reposição de nutrientes e queda de produtividade). Acrescente-se: os custos dos impactos indiretos representados pelo tratamento de água, recuperação da capacidade dos reservatórios, manutenção de estradas, recargas de aquíferos, irrigação, etc somam mais de 1,31 bilhões de dólares anuais.

Sobre a implantação de Conjuntos Habitacionais, José Mariano destaca: A maioria foi implantada em terrenos totalmente impróprios – do ponto de vista geomorfológico – já que essa urbanização periférica, ultrapassou as área da bacia sedimentar (onde os terrenos têm baixo potencial de erosão) para atingir os solos do complexo cristalino. De maior declividade e altamente vulneráveis à erosão.

Os palestrantes disseram ainda: “É imperioso que a Arquitetura e a Engenharia brasileiras abandonem o preguiçoso cacoete de adequar o terreno aos seus projetos de prancheta, ao invés de adequar seus projetos às características geológicas e topográficas do terreno. Ou seja: deixar de “fabricar” vias intensas e extensas terraplenagens, as áreas planas que seus burocráticos projetos exigem. Ganha a estética, ganha o ambiente“ (Santos,2002,p.1).

Um novo Livro

O lançamento do Livro foi um acontecimento memorável para seus autores e editores. E também para os estudantes e profissionais da área com atuação no Campus da Unesp em Presidente Prudente. Lançado num dia apropriado, obteve ampla aceitação por se tratar de um tema atualizado que diz respeito à conservação do solo. Título: “Trilhando os solos: Atividades lúdicas e Jogos no ensino do solo”, Editora: Cultura Acadêmica. Lançamento do Laboratório de Sedimentologia e Análise de solos da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – SP.

O Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes – um dos autores do livro – nos diz: Esta obra é o resultado de um trabalho coletivo, cuja preocupação maior é a integração entre atividade de ensino, pesquisa e extensão, no qual o uso de recursos didáticos é visto como facilitador no processo de aprendizagem. Nesse sentido, o Projeto “Trilhando pelos solos” – desde 2004 – realiza no Laboratório de Sedimentologia e Análise de Solos (LabSolos) da Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP, em Presidente Prudente-SP, atividades que visam os fatores de origem do solo e sua conservação.

Esclarecendo melhor: Aqui, utilizamos vários materiais didáticos como: maquetes, macropedolitos; amostras de rocha; representação de depósitos tecnogênicos e kits de solo para complementar os conteúdos trabalhados em salas de aulas e preencher a lacuna deixada a respeito do tema,nos Livros Didáticos do Ensino Fundamental e Médio.

Prof.João Osvaldo acrescenta: O Livro “Trilhando os Solos: Atividades Lúdicas e Jogos no Ensino de Solos” complementa o difícil desafio de conciliar a atividade didática, relacionando o lúdico e o trabalho escolar. Os autores procuram mostrar como é possível no interior da escola, ensinar conteúdos relacionados ao ensino de solos, desenvolvendo atividades lúdicas (jogos, flanelógrafos, histórias em quadrinhos), associado a um Projeto didático e pedagógico que auxilie na formação dos Estudantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr. João Osvaldo Rodrigues Nunes – um dos autores do Livro: “Trilhando os solos: Atividades Lúdicas e Jogos no Ensino de Solos” – destaca a obra lançada pela Editora Acadêmica (Unesp).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Auditório I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente – esteve lotado durante o lançamento do Livro e apresentação de duas importantes palestras dedicadas à data.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Todos os exemplares do Livro colocados à venda foram disputados pelos estudantes e demais interessados. Quem não teve a oportunidade de adquiri-lo é só recorrer à Editora Acadêmica. Preço: R$10,00.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 12

Num espaço de tempo que durou maios de 14 horas (das 8 às 22h30), o Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sindical “Florestan Fernandes”/CEMOSi, juntamente com o CEGET-Centro de Estudos de Geografia do Trabalho e Observatório do Trabalho “István Meszáros/OTIM”, promoveram DEBATES CEMOSI. O Evento realizado no dia 04 de Abril no Auditório da UNESP contou com o apoio da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Programa de Pós-graduação em Geografia-Departamento e Conselho de Curso de graduação e Geografia e CEREST/Pres. Presidente Prudente.

A Abertura da solenidade foi presidida pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP, ao lado da Coordenadora, Profª.Drª.Margarete Amorim e Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, Coordenador do CEMOSi – Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sndical “Florestan Fernandes” e convidados especiais que fizeram parte da mesa principal. A seguir, foram desenvolvidos os relatos e depoimentos sobre as condições de trabalho a que estão sujeitos milhares de trabalhadores do campo.

Nos períodos da tarde e da noite, foram realizados importantes debates, prestigiados com a presença ilustre da Pró-Reitora de Extensão Universitária e Professora do Departamento de Ciência da Informação da FFC/Marília Profª. Dr ª.Mariângela Spotti Lopes Fujita e sua Assistente, Profª.Drª Tânia Regina de Luca, do Departamento de Historia da FCL/Assis e convidados. Dentre eles: Antonio José Marques , Coordenador do CEDOC/CUT e Ricardo Pires de Paula, Professor do Departamento de Geografia da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente. A programação desenvolvida no período da tarde foi constituída de testemunhais e debates.

No período noturno, uma nova mesa integrada especialmente para a “necessária intervenção no debate público em defesa do trabalhador no Pontal do Paranapanema: do acesso à terra, ao emprego de qualidade e melhores condições de vida e trabalho” . Participação especial de Sadi Dal Rosso, Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília/ UnB; Dr.Cristiano Lourenço Rodrigues, Procurador do Ministério Público do Traballho/MPT-Presidente Prudente; Clédson Mendes da Silva, da Coordenação Regional do MST e Antonio Thomaz Junior, Professor do Departamento de Geografia e Coordenador do CEGeT/CREMOSi e OTIM, de Presidente Prudente-Sp. Com breve intervalo para o Coffe Break, os debates tiveram continuidade até o encerramento às 22h30.

Assuntos de maior importância

Estudantes, docentes e comunidade acadêmica participaram das mesas desenvolvidas em vários períodos do dia. O Coordenador, Antonio Thomaz Jr. do Departamento de Geografia da FCT/UNESP é de opinião que os desafios são muito fortes. A começar pela questão da grilagem de terras- entre 450 a 500 mil hectares – somente no Pontal do Paranapanema. Da mesma forma, os Assentamentos estão sendo ameaçados pela excessiva aplicação de agrotóxicos lançados por aviões agrícolas, contratados por Destilarias. Abelhas que produzem mel não existem mais; bicho da seda também e cada morador recebe diariamente sua pitada de veneno lançada por via aérea, que passa a exigir uma legislação disciplinar.

O Prof.Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da FCT e Geógrafo – foi o primeiro a chamar a atenção para o problema das políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida e trabalho das pessoas que vivem do cultivo da terra. O Dr.Cristiano Lourenço Rodrigues – Procurador do Ministério Público do Trabalho/MTP de Presidente Prudente falou da Revolução Industrial, do Capital e Trabalho e outras questões trazidas ao seu conhecimento. É a história da luta dos operários. A gente precisa avançar na questão sindical e se não há confiança, nada avança – disse.

Dr.Cristiano destacou as questões sociais e as multas convertidas em beneficio da comunidade regional, através de projetos de interesse da classe trabalhadora e assistência social. Algumas dessas ações vieram em favor da FCT/UNESP – frisou. Os participantes do evento são unânimes em afirmar que os principais objetivos do encontro foram alcançados. A presença da Pró-Reitora Mariângela Spotti Lopes Fujita – Professora do Departamento de Ciência da Informação da FFC/Marília, juntamente com a Professora Tânia Regina de Lucca – do Departamento de História da FCL/Assis e Comissão Permanente de Gestão do PDI/RUNESP- também valorizou a realização do evento em Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento realizado no auditório da FCT/UNESP em Presidente Prudente teve sua abertura 0ficial presidida pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol e foi prestigiado por vários convidados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os objetivos do Encontro foram definidos nesse 1º momento, seguindo a programação elaborada pelos seus realizadores. Em foco: as condições de vida e situações de trabalho no Pontal do Paranapanema.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Pró-Reitora de Extensão, Mariângela Spotti Lopes Fujita em seu primeiro pronunciamento dirigido especialmente aos estudantes e demais participantes do evento realizado na FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A importância dos Acervos documentais para as lutas em defesa dos Trabalhadores e dos Movimentos Sociais, também mereceu destaque por parte dos componentes da mesa diretora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Professor Sadi Dal Rosso, do Departamento de Sociologia da UnB, veio de Brasília especialmente para dar sua contribuição a esse debate que envolve o Pontal do Paranapanema e sua comunidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Dr.Cristiano Lourenço Rodrigues, Procurador do Ministério Público do Traballho/MPT de Pres.Prudente também participou do evento e anunciou importantes ações em defesa da comunidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof. Ricardo Pires de Paula, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP apresentou importantes propostas sobre o tema debatido no Auditório da Unesp, juntamente com os demais componentes da mesa.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 08

No Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – foi desenvolvida uma dissertação de Mestrado bastante curiosa e inédita: A Geografia dos Restaurantes Alemães de Porto Alegre/RS. Para defesa pública dessa dissertação/Programa de Pós-graduação em Geografia, apresentou-se à Comissão Examinadora, a candidata Carmen Janeth Rekowsky, tendo como Orientador o Prof.Dr.Marcos Aurélio Saquet, da Universidade Estadual do Paraná.

A Banca Examinadora- instalada no dia 27 de Março de 2013 – contou também com a presença e participação dos docentes: Prof.Dr.Nécio Turra Neto, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP e Profª.Drª.Rosa Maria Vieira Medeiros, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os trabalhos foram iniciados às 9hs da manhã e para desenvolver a pesquisa a aluna obteve apoio, através de uma bolsa concedida pela FAPESP.

Na defesa de dissertação de Mestrado/Geografia, a candidata Carmen Janeth Rekowsky relata que os Restaurantes Alemães de Porto Alegre têm vinculação com a história e forte relação com a imigração Teuta dos séculos XIX e XX; também influenciados pela mundialização da indústria agroalimentar e pelo fenômeno do fast food étnico. Para constituir a documentação da pesquisa foram realizadas 28 entrevistas semiestruturadas, com proprietários, clientes e funcionários de estabelecimentos diversos.

Foram aplicados 50 questionários a clientes diurnos e noturnos de seis Restaurantes. A amostra é composta por 17 estabelecimentos localizados ao longo de Avenidas importantes e bairros que configuram pela concentração de estabelecimentos destinados a esse fim, manchas de lazer. Diversos fundadores e proprietários são descendentes de alemães, nascidos no interior do Rio Grande do Sul e reterritorializados em Porto Alegre. O desenvolvimento de alguns estabelecimentos está fortemente atrelados à história desses indivíduos e de suas famílias.

Relacionamento familiar

A análise da trajetória dos Restaurantes demonstrou a existência – em diferentes escalas territoriais de redes e fluxos de mão de obra e know how entre os estabelecimentos – relações de parentesco e amizade entre os proprietários. A denominação étnica dos Restaurantes revelou ser construída e legitimada através dos nomes usados nos estabelecimentos, dos ingredientes escolhidos, do cardápio e da alimentação, através da escolha dos objetos decorativos. Embora os ingredientes industrializados sejam amplamente aceitos, há resistência à substituição de produtos artesanais, emblemáticos do Universo dos proprietários teuto-brasileiros.

E finalizando, Carmen Janet Rekowski relata: “Os cardápios, buscando atender ao gosto dos comensais incorporam pratos tanto da cozinha da imigração, quanto das cozinhas gaucha, brasileira, alemã e internacional. Conclui-se que: 1) – Os deslocamentos espaciais, temporais e sociais conferem diferentes linguagens à comida alemã; 2) – O significado étnico-geográfico dos Restaurantes Alemães pode ser avaliado a partir da análise do seu significado para os freqüentadores atuais, em sua origem e propósito heterogêneos; 3) – A trajetória dos Restaurantes, de seus proprietários e clientes ilustra a progressiva fusão da comunidade teuta na sociedade de porto-alegrense e a diminuição da fronteira étnica ilustra também o deslocamento dos bares e restaurantes por diferentes áreas da cidade, seguindo as mudanças nos usos do espaço urbano de Porto Alegre” – diz o relato.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Comissão Examinadora constituída pelo Orientador, Prof.Dr.Marcos Aurélio Saquet e dos membros: Profª.Drª.Rosa Maria Vieira Medeiros e Prof.Dr.Nécio Turra Neto, ouve com atenção o que tem a dizer a Mestranda, Carmen Janeth Rekowsky em sua dissertação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Carmen relata de forma detalhada aos componentes da Banca e colegas, o tema que escolheu para desenvolver sua dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Geografia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pres.Prudente- SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 05

O mês de Abril começou com o registro de mais uma dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Computacional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente. Para a obtenção do titulo de Mestre, apresentou-se à Comissão Examinadora, a candidata Larissa Ferreira Marques, tendo como Orientadora a Profª. Drª.Vanessa Avansini Botta Pirani, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP.

Também fazendo parte da Comissão Examinadora, os docentes: Profª.Drª.Eliana Xavier L.de Trindade, do Deptº de Ciências da Computação e Estatística, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto/SP e Prof.Dr.Messias Meneguette Júnior, do Departº de Matemática, Estatística e Computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente-SP. Tema: “Zeros de Polinômios perturbados”.

Para desenvolver a pesquisa, a Mestranda Larissa Ferreira Marques usufruiu de bolsa concedida pela CAPES e a defesa da dissertação de Mestrado, realizou-se no Anfiteatro III no período matinal, isto é, das 08h00 às 10h15, do dia 04 de Abril de 2013.

Resumo

A dissertação defendida publicamente pela candidata ao Mestrado do Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Computacional foi assim resumida: Este trabalho consiste em apresentar um estudo de um resultado publicado recentemente, relacionado ao comportamento de zeros de polinômios perturbados. Utilizando os métodos numéricos para a solução de equações diferenciais ordinárias, os métodos (K.L.) d Brown e os métodos de Radau (Radau I e Radau II).

Larisa conclui dizendo: “Exemplificamos tal resultado, mostrando a sua validade para alguns polinômios característicos dos métodos citados. Além disso, obtivemos uma extensão deste resultado para uma classe de polinômios palindrômicos, estabelecendo o comportamento dos zeros destes polinômios em relação ao disco unitário”- finaliza.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Mestranda Larissa Ferreira Marques, sua Orientadora e membro da Comissão Examinadora, Profªs.Drªs.:Vanessa Avancini Botta Pirani e Eliana Xavier L.deTrindade, respectivamente, no Anfiteatro III da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Messias Meneguette Jr., do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP também fez parte da Banca Examinadora que acompanhou e avaliou a defesa pública de dissertação de Mestrado.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 04

Na última semana ocorreu um fato inusitado: uma defesa pública de Dissertação de Mestrado estava agendada para o dia 28 de Março no Anfiteatro VI, com início previsto para as 09h00. Entretanto, aproveitando o Feriado da Semana Santa e face ao elevado índice de contaminação por Dengue, houve acordo com a SUCEN em nebulizar toda a área do campus da UNESP, incluindo o local previamente determinado para a defesa de dissertação.

Em face de determinação superior, ninguém poderia permanecer na área a ser nebulizada, tornando-se necessária a escolha de um outro local que possibilitasse a realização desse compromisso, envolvendo aluno, orientador e membros da Banca Examinadora. E a escolha recaiu no Salão de Festas do Residencial São Marcos, vizinho às dependências da FCT/UNESP, onde os trabalhos foram desenvolvidos no período da tarde.

Presente ao local designado para a dissertação de Mestrado/Programa de pós-graduação em Matemática Aplicada e Computacional, o candidato Marcelo de Souza Fermino, tendo como Co-Orientador o Prof.Dr. Aylton Pagamisse, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP. E mais: o Prof.Dr.Maurílio Boaventura, do Departamento de Matemática Aplicada, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto e Prof.Dr.Messias Meneguette Junior, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação doa FCT/UNESP.

Tema defendido

Marcelo de Souza Fermino, escolheu como tema para sua defesa de dissertação de Mestrado: “A transformada Wavelet na fusão de imagens de sensoriamento remoto”, assim definido: “No sensoriamento remoto, o desenvolvimento dos sistemas sensores é inerte ao fornecimento de dados com maior quantidade, qualidade e variabilidade, fazendo do processamento digital de imagens um meio para aplicação de métodos matemáticos que aprimoram os resultados já obtidos. Uma característica dos sistemas sensores é a resolução espacial de imagens pancromáticas superior à resolução espacial das imagens multiespectrais”.

O Mestrando acrescenta em sua dissertação: “Existem inúmeros métodos de fusão de imagens muito conhecidos, dentre os quais podemos elencar: IHS, YUV e métodos baseados em transformadas multiescala. Os métodos tipo IHS baseados na transformada wavelet têm gerado excelentes resultados na busca por minorar a distorção das cores no resultado do processo de fusão”.

Por fim, Marcelo ratifica: Neste trabalho é apresentado um estudo de utilização da transformada wavelet nos processos de fusão das imagens pancromáticas e multiespectrais dos sistemas sensores CBERS e Quickbird, onde é feita uma avaliação visual das imagens fusionadas, aplicando um aprimoramento sobre a utilização da transformada wavelet, testando a contribuição de transformações como GLAHE e especificação de histogramas no processo de fusão, minorando distorções de colorização e preservando detalhes espaciais; além de evidenciar particularidades que devem ser observadas quando um mesmo método é aplicado para dados coletados em diferentes sistemas sensores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Pela 1ª vez,uma defesa de dissertação de Mestrado/Progr.de Pós-graduação em Matemática Apl.e Computacional se desenvolve num Salão de Festas.Candidato: Marcelo de Souza Fermino, tendo como Co-Orientador o Prof.Dr.Aylton Pagamisse, da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A dissertação de Mestrado versou sobre: “A transformada Wavelet na fusão de imagens de Sensoriamento Remoto”, acompanhada pelos membros da Comissão Examinadora, colegas e amigos do Mestrando que compareceram ao “Residencial São Marcos”.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP