abr 08

No Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – foi desenvolvida uma dissertação de Mestrado bastante curiosa e inédita: A Geografia dos Restaurantes Alemães de Porto Alegre/RS. Para defesa pública dessa dissertação/Programa de Pós-graduação em Geografia, apresentou-se à Comissão Examinadora, a candidata Carmen Janeth Rekowsky, tendo como Orientador o Prof.Dr.Marcos Aurélio Saquet, da Universidade Estadual do Paraná.

A Banca Examinadora- instalada no dia 27 de Março de 2013 – contou também com a presença e participação dos docentes: Prof.Dr.Nécio Turra Neto, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP e Profª.Drª.Rosa Maria Vieira Medeiros, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os trabalhos foram iniciados às 9hs da manhã e para desenvolver a pesquisa a aluna obteve apoio, através de uma bolsa concedida pela FAPESP.

Na defesa de dissertação de Mestrado/Geografia, a candidata Carmen Janeth Rekowsky relata que os Restaurantes Alemães de Porto Alegre têm vinculação com a história e forte relação com a imigração Teuta dos séculos XIX e XX; também influenciados pela mundialização da indústria agroalimentar e pelo fenômeno do fast food étnico. Para constituir a documentação da pesquisa foram realizadas 28 entrevistas semiestruturadas, com proprietários, clientes e funcionários de estabelecimentos diversos.

Foram aplicados 50 questionários a clientes diurnos e noturnos de seis Restaurantes. A amostra é composta por 17 estabelecimentos localizados ao longo de Avenidas importantes e bairros que configuram pela concentração de estabelecimentos destinados a esse fim, manchas de lazer. Diversos fundadores e proprietários são descendentes de alemães, nascidos no interior do Rio Grande do Sul e reterritorializados em Porto Alegre. O desenvolvimento de alguns estabelecimentos está fortemente atrelados à história desses indivíduos e de suas famílias.

Relacionamento familiar

A análise da trajetória dos Restaurantes demonstrou a existência – em diferentes escalas territoriais de redes e fluxos de mão de obra e know how entre os estabelecimentos – relações de parentesco e amizade entre os proprietários. A denominação étnica dos Restaurantes revelou ser construída e legitimada através dos nomes usados nos estabelecimentos, dos ingredientes escolhidos, do cardápio e da alimentação, através da escolha dos objetos decorativos. Embora os ingredientes industrializados sejam amplamente aceitos, há resistência à substituição de produtos artesanais, emblemáticos do Universo dos proprietários teuto-brasileiros.

E finalizando, Carmen Janet Rekowski relata: “Os cardápios, buscando atender ao gosto dos comensais incorporam pratos tanto da cozinha da imigração, quanto das cozinhas gaucha, brasileira, alemã e internacional. Conclui-se que: 1) – Os deslocamentos espaciais, temporais e sociais conferem diferentes linguagens à comida alemã; 2) – O significado étnico-geográfico dos Restaurantes Alemães pode ser avaliado a partir da análise do seu significado para os freqüentadores atuais, em sua origem e propósito heterogêneos; 3) – A trajetória dos Restaurantes, de seus proprietários e clientes ilustra a progressiva fusão da comunidade teuta na sociedade de porto-alegrense e a diminuição da fronteira étnica ilustra também o deslocamento dos bares e restaurantes por diferentes áreas da cidade, seguindo as mudanças nos usos do espaço urbano de Porto Alegre” – diz o relato.

A Comissão Examinadora constituída pelo Orientador, Prof.Dr.Marcos Aurélio Saquet e dos membros: Profª.Drª.Rosa Maria Vieira Medeiros e Prof.Dr.Nécio Turra Neto, ouve com atenção o que tem a dizer a Mestranda, Carmen Janeth Rekowsky em sua dissertação.

Carmen relata de forma detalhada aos componentes da Banca e colegas, o tema que escolheu para desenvolver sua dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Geografia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pres.Prudente- SP.