set 25

Durante dois dias, realizou-se na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – a 1ª. Etapa do XXIII Congresso de Iniciação Científica, que contou este ano com 249 inscritos. A abertura foi feita no Auditório V pelo Vice-Diretor da FCT/UNESP, Prof. Dr. Marcelo Messias e o encerramento pelo Diretor, Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol.

A programação previamente elaborada estabeleceu no primeiro dia (20/Setº), Abertura às 08h30, seguida de Mesa Redonda 1 com o tema: “A importância da iniciação científica na Universidade” com a participação do Prof.Dr. Carlos José Leopoldo Constantino; Prof.Dr. Ismael Forte Freitas Junior e Profª.Drª.Encarnação Beltrão Sposito.

Nas horas seguintes, Painéis com as turmas A, B e C. Das 15 às 16 horas. – Palestra: “Como usar as bases de dados da Biblioteca?”. Palestrante: Márcia Regina Garcia Moreira. Das 16 às 17 horas, Palestra: “O currículo lates como ferramenta de trabalho do pesquisador”, com o palestrante convidado, Prof. Dr.Antonio Maria Garcia Tommaselli.

No dia 21/Setº – das 8 às 9 horas – Mesa Redonda 2 sob o tema: “Ética, Pesquisa e compromisso político” com o Prof. Dr.Antonio Thomaz Junior; Profª. Edna Maria do Carmo e Prof.Dr.Messias Meneguette Junior. Nas horas seguintes, Painéis com as Turmas D, E e F. No período da tarde – das 15 às 17 horas – Palestras. Com os mesmos temas do dia anterior. Encerramento às 17h30.

Durante a realização do Congresso – com boa participação dos estudantes de vários cursos mantidos pela FCT/UNESP – foram apresentados centenas de trabalhos de pesquisas que os próprios alunos desenvolveram. Aceitos 249 trabalhos, dos quais 232 aprovados e 53 selecionados para participar da 2ª. Etapa do XXIII CIC a ser realizado em Águas de São Pedro (Hotel Colina Verde), de 30/Outº a 01/Novº de 2011.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O comitê de recepção teve atuação destacada na Abertura da XXIII CIC, cuja abertura solene foi feita pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Vice-Diretor da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª. Patrícia Monteiro Seraphim foi a Coordenadora do evento. Ao lado, a Profª.Drª. Maria Encarnação Sposito com seu pronunciamento durante a Mesa redonda 1.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao lado de outros componentes da Mesa redonda 1, o Prof.Dr. Ismael Forte Freitas Constantino e o Prof.Dr.Carlos José Leopoldo Constantino. Do outro lado, a platéia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Mesa redonda 1 trouxe importantes fatos. Tema: “A importância da iniciação científica na Universidade” que envolveu toda comunidade acadêmica da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Mesa redonda 2 destacou como tema:”Ética, pesquisa e compromisso político”. Participação dos Profs.Drs.:Messias Meneguette Jr. Antonio Thomaz Jr. e Profª.Édna Maria do Carmo.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 25

Tendo como Orientador, o Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, a aluna Claudia Yuri Pereira de Souza Tsukada – do Programa de Pós-Graduação em Geografia – apresentou perante a Comissão Examinadora, sua defesa pública de dissertação de Mestrado. Foi na manhã de 4ª.feira, dia 21/Setº (a partir das 10hs), no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – com atuação também dos Profs. Drs. Paulo Fernando Cirino Mourão, da Coordenadoria Executiva da Unidade de Ourinhos e o Prof.Dr.Enéas Rente Ferreira, do Instituto de Geociências da Unesp/Rio Claro-SP.

O tema do trabalho de dissertação de Mestrado/Geografia versou sobre: “Os efeitos da expansão do Setor Sucroalcooleiro sobre o desenvolvimento de municípios da região administrativa de Marília/SP”. Para o desenvolvimento da pesquisa, a aluna usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP. Em sua exposição, ela enfatizou que ao longo de muitos anos, a produção de açúcar e álcool recebeu imensos incentivos governamentais.

“Políticas públicas de financiamento de unidades produtivas de açúcar e álcool e a posterior retração do mercado pra o açúcar, como conseqüência da II Guerra Mundial, atreladas ao aumento nos preços do petróleo no mesmo período, incentivaram a produção nacional de etanol (anidro e hidratado), sobretudo no Estado de São Paulo, a fim de substituir a gasolina como combustível automotivo” – ressalta a Mestranda.

Depois, Cláudia diz em sua defesa de dissertação de Mestrado: Este processo levou as unidades produtivas a se implantarem em locais específicos, dinamizando algumas regiões paulistas, dentre as quais, a Região Administrativa de Marília. Uma nova atividade produtiva pode gerar efeitos a montante, a jusante, induzidos e/ou fiscais, influenciando, assim o desenvolvimento regional. “A presente dissertação intenta mostrar as relações entre a expansão do setor sucroalcooleiro e o desenvolvimento dos municípios da Região Administrativa de Marília,que possuem unidades do setor” – conclui.

O trabalho mereceu apreciação e minuciosa avaliação por parte dos componentes da Banca Examinadora. Cada página e cada tópico tiveram referência com crítica ou elogio, de acordo com o detalhamento do assunto enfocado. Mas no final, houve aprovação geral com parecer de todos os membros da Comissão, que consideraram o documento bem fundamentado, com explicitação clara dos seus objetivos.

“Trata-se de um tema relevante e a dissertação está bem escrita, com uma sequência lógica e coerente. É um trabalho bem estruturado com importante contribuição ao desenvolvimento, demonstrando capacidade e empenho da aluna” – diz o parecer final.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Claudia Yuri Pereira de Souza Tsukada, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unesp enfrenta a Banca Examinadora para a sua defesa de dissertação de Mestrado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Orientador da aluna foi o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, que acompanhou a defesa pública de dissertação de Mestrado/Geografia, com toda a atenção.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com aprovação geral, Cláudia recebe cumprimentos pela sua brilhante atuação, do Orientador e demais membros da Banca Examinadora, no Anfiteatro II da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E como não poderia deixar de ser, os amigos de Cláudia Tsukada também estavam lá para abraçá-la, sendo fotografados juntamente com os integrantes da Banca Examinadora.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 21

No último final de semana, realizou-se no Campus da Unesp em Presidente Prudente o 15º Fórum Municipal do Idoso, através de parceria da Faculdade de Ciências e Tecnologia e Prefeitura, representada pela Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Conselho Municipal do Idoso. Os trabalhos foram desenvolvidos no Auditório V, com abertura oficial às 08h00 do dia 16 de Setembro, composição da mesa e cântico do Hino Nacional Brasileiro. A seguir, apresentação artística com o Grupo de Dança “Alegria de Viver”, Projeto Idoso Feliz e participação da Profª. Márcia Rosa Dias. O cerimonial foi conduzido pelo casal Celina/João Afonso.

A partir das 08h30 houve palestra ministrada pelo Promotor Mário Coimbra, do Ministério Público do Estado de São Paulo, que discorreu sobre: “O compromisso que todos devem ter com a pessoa idosa”. Seguiu-se mesa redonda, tendo a participação dos Secretários Municipais de Assistência Social (Regina Penatti); Saúde (Dr.Sérgio Cordeiro); Educação (Prof.Ondina Gerbasi); MPE (Dr.Mário Coimbra); Coordenadoria Regional do Idoso (Maria José de Souza); Delegacia de Proteção ao Idoso (Dr.Arnaldo Gonino) e Kátia Guímaro (Vereadora).

O tema em debate na Mesa redonda versou sobre: “O que temos e o que falta para um atendimento digno do idoso(a)” que a assistente social, Denise de Souza – do Conselho Municipal do Idoso – define:

1º.) – Comprometimento da Sociedade Civil e do Governo, com o envelhecimento de qualidade;
2º.) – População não recebe recursos, nem disponibilidade de serviços;
3º.) – A qualidade, capacidade e habilidades do idoso são ignoradas;
4º.) – Ações como este Fórum – deveriam ser permanentes – com a participação do Conselho Municipal do Idoso;
5º.) – Projetos, ações, propostas de intervenção e criação de serviços.

Da programação especialmente elaborada para o 15º Fórum Municipal do Idoso, destaque para uma apresentação cultural com o Grupo de Dança do Ventre – UNATI/UNESP, às 10h30; Informes e Orientação da CMI, com Maria Madalena Ortega Araujo, Conferência Regional da Pessoa Idosa, com Denise Cassiana F.Souza e Solange Andrés Morrone, da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso. Mensagem final com Maria Imaculada Velasques, às 11h30 e Encerramento, às 12h00.

As reuniões do Conselho Municipal do Idoso são realizadas em Presidente Prudente, toda primeira 3ª. feira do mês na sede da Instituição (Sala do Conselho), à Avenida Cel. José Soares Marcondes, 415 – Vila Maristela – acima da ÁPEA, na Vila Maristela. Telefone: (18) 3222-3221

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na abertura do 15º Fórum Municipal do Idoso, presenças da Profª. Ondina Gerbasi (Educação), Dr. Arnaldo Gonino (Delegacia .do Idoso) e o cerimonial com Celina e João Afonso.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Fala inicial da Secretária .de Assistência Social, Regina Penatti, seguida do Secretário Municipal de Saúde, Dr.Sergio Cordeiro e do Promotor de Justiça, Dr. Mário Coimbra, do MPE.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na platéia, a participação de uma representação da 3ª. idade com mais de 200 pessoas. Também presentes, a Coord.Regional, Maria José de Souza e a Vereadora Kátia Guímaro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Falando o Secretário Municipal da Saúde, Dr. Sérgio Cordeiro – que destaca a parceria com a Unesp – Campus de Presidente Prudente – para a realização desse evento tradicional.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 15

No último dia 09 de Setembro, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu duas defesas de dissertações de Mestrado no Anfiteatro II. Pela manhã, foi apresentado pelo aluno Júlio César David Ferreira o trabalho inicial intitulado: “Aproximações entre a obra de Júlio Verne e o ensino de Física”, que teve como Orientador, o Prof. Dr. Paulo César de Almeida Raboni, do Deptº de Educação da FCT/UNESP.

No período da tarde, no mesmo local (Anfiteatro II), a aluna Naiara Mendonça Leone, do Programa de Pós-Graduação em Educação, orientada pelo Profª. Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite, do Deptº.de Educação da FCT/UNESP, apresentou defesa pública de dissertação de Mestrado. Tema da dissertação:“Necessidades formativas dos Professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docência”. Para o desenvolvimento das pesquisas, os dois estudantes foram contemplados com bolsas concedidas pela CAPES e FAPESP, respectivamente.

Resumo das dissertações

Júlio César buscou uma aproximação entre os dois campos do conhecimento que envolvem diferentes gêneros de linguagem: a literatura de ficção científica e a Física. Citando Júlio Verne – seu xará – ele parte do pressuposto de que “todo professor é professor de leitura; e como decorrência, todas as formas de leitura se relacionam e criam entre si pontos de apoio para a construção de sentidos”.

Mais adiante diz o Mestrando: Existe uma proximidade entre as situações descritas por Júlio Verne e os enunciados de fenômenos físicos típicos de livros didáticos do Ensino Médio. Com algumas diferenças: a riqueza e complexidade nas quais o s textos de Verne são produzidos, com enredos que tornam os conceitos científicos altamente contextualizados e favorecem a constituição do tema, ampliando as possibilidades de compreensão do leitor.

E finalizando, ressalta Júlio César David Ferreira, no seu trabalho de dissertação de Mestrado em Educação: A aproximação entre a literatura de ficção científica e o ensino de Física no âmbito escolar, quando realizada por um mediador atento á diversidade de contextos que emanam desta relação, pode, sem dúvida, potencializar o ensino da Física concebida como cultura.

Naiara Mendonça Leone dá início à sua dissertação fazendo referência à cidade de Rancharia/SP com essas indagações: Como o Professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental vivencia o período inicial da docência em escolas públicas da rede municipal ? E nesse contexto, quais são as suas necessidades de formação contínua? Os sujeitos participantes foram 9 professores com ate cinco anos de experiência no Magistério. A coleta de dados foi feita em duas etapas.

Posteriormente, Naiara afirma que as entrevistas constituíram importante instrumento, tanto para esclarecer e complementar as informações obtidas no questionário, quanto como possibilidade de oferecer dados originais à investigação.
Os dados relativos ao perfil dos professores e as questões fechadas – diz ela – foram tabulados com o auxílio do Programa Estatístico SPSS for Windows. E as demais informações, coletadas por meio das questões abertas do questionário e das entrevistas de grupo. Foram transcritas, organizadas, codificadas e analisadas sob a perspectiva da análise de conteúdo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Pela manhã no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – Júlio César Ferreira enfrentou a Comissão Examinadora para defesa de seu trabalho de Mestrado em Educação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Duas horas depois ele concluiu sua dissertação, tendo ouvido ampla explanação formulada pelo seu Orientador, Prof. Dr. Paulo César de Almeida Raboni e outros dois integrantes da Comissão Examinadora, com aprovação geral.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No mesmo dia – no período da tarde – no Anfiteatro II da FCT/UNESP, a candidata Naiara Mendonça Leone se reuniu com os membros da Comissão Examinadora e sua Orientadora, a Profª. Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O trabalho de dissertação de Mestrado em Educação, obteve excelente aceitação e mereceu elogiosas referências dos membros integrantes da Comissão Examinadora. Naiara foi aprovada com distinção.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 11

O mês de Setembro começou com uma série de dissertações de Mestrado, como parte do Programa de Pós-Graduação de vários cursos mantidos pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente. No dia 05 de Setembro foi a vez da aluna Carla de Souza Leão, da área de Geografia, tendo como Orientador o Prof. Dr.Eliseu Savério Sposito, do Departº. de Geografia da FCT/UNESP. Foram membros integrantes da Comissão Examinadora, a Profª. Drª.Maria Lúcia Falconi da Hora Bernardinelli, do Deptº.de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e o Prof. Dr. Everaldo Santos Melazzo, do Deptº. de Geografia da FCT/UNESP

A defesa pública de dissertação de Mestrado verificou-se no período da tarde, no Anfiteatro II. Para desenvolver a pesquisa, a aluna usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP. O trabalho que fez parte da dissertação versou sobre “a inserção das pequenas cidades na rede urbana: o caso das cidades da região de Governo de Dracena/SP”. Conhecida tradicionalmente como “cidade-milagre” Dracena tem a segunda maior densidade populacional da região de Presidente Prudente, conforme resultados do último Censo Demográfico realizado pelo IBGE.

Na dissertação de Mestrado, diz a Geógrafa: “A princípio as atividades desenvolvidas estavam completamente voltadas para a produção agrícola; porém, suas funções foram se alterando, surgindo também uma diferenciação na rede urbana regional. É composta por 10 municípios com populações que variam de 2.104 a 43.244 habitantes, em que há uma nítida seletividade na localização de equipamentos urbanos e das atividades econômicas, havendo valorização do espaço em determinadas cidades em detrimento de outras.

A dissertação desenvolvida pela aluna Carla de Souza Leão acrescenta: “A cidade de Dracena passou a apresentar maior dinamicidade e concentração em relação às demais ao incorporar diferentes papeis. Hoje ela possui maior capacidade de oferecer serviços na área da saúde, educação, com um comércio mais diversificado; e apresenta o desenvolvimento de certas atividades industriais, capaz de articulá-la com outros centros urbanos, fora de sua região de influência”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em sua dissertação de Mestrado perante a Comissão Examinadora, Carla de Souza Leão é ouvida atentamente pela Profª. Drª. Maria Lúcia Falconi da Hora Bernardinelli, do Deptº. de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito (Deptº. de Geografia da FCT/UNESP – Presidente Prudente) foi o Orientador e ao concluir a dissertação cumprimentou a nova Mestranda, sendo fotografado ao seu lado e dos demais colegas e familiares.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 11

O Nucleo de Estudos e Pesquisas em Ergonomia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, inaugurado pelo Vice-Reitor, Prof.Dr.Julio Cezar Durigan, juntamente com o Diretor e Vice-Diretor Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol e Prof.Dr.Marcelo Messias no último dia 19 de Agosto deu início às suas operações no decorrer desta semana. A Coordenadora, Profª.Drª. Iracimara Anchieta Messias nos informa que a utilização do espaço se faz através de um curso de extensão em NR-17/Ergonomia para Técnicos de segurança do trabalho, Engenheiro de Segurança e Coordenadora de gestão de resíduos da Unesp.

A Coordenadora esclarece que o Núcleo – NEPERG – surgiu da pesquisa com o trabalhador cortador de cana de açúcar; e devido a isso, juntamente com os profs. Thomaz Jr. (Geografia) e Luis Barone (Planejamento) iniciamos conversas junto ao Ministério Público do Trabalho para apoio às nossas pesquisas. Um dos quesitos que impediam o avanço dessas pesquisas – diz a Profª Iracimara – era a falta de estrutura para abrigar os estudos experimentais, principalmente com relação a ergonomia física (um laboratório para abrigar os estudos da postura e movimentos para o desenvolvimento do trabalho), a ergonomia cognitiva e a organização do trabalho, enfocando a precarização e exploração do trabalho.

O Ministério Público doou parte dos recursos para a construção, e a Reitoria em contra-partida completou o restante. O Núcleo abrigará atividades didáticas, de pesquisa e extensão na área de ergonomia e exposição ocupacional devido as radiações não ionizantes. A intenção é que futuramente agregue mais docentes, e também através de parcerias com entidades sindicais e o CEREST estender os conhecimentos e ações a comunidade de trabalhadores em nossa região, principalmente com relação ao trabalhador rural.

Nesta semana iniciou-se um curso para cumprimento da Norma Regulamentadora 17-Ergonomia, que está sendo ministrado a todos os técnicos de segurança de trabalho, a fim de adequar ações implantadas na UNESP: aquelas adotadas em determinado campus, devem ser similares em todos eles – finaliza a Prof. Iracimara.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O ato de inauguração oficial do Nucleo de Estudos e Pesquisas em ERgonomia, verificou-se no mês passado com a presença do Sr. Vice-Reitor, Prof.Dr.Julio Cezar Durigan, diretores da FCT/UNESP, Professores, autoridades e convidados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Coordenadora,Profª.Drª.Iracimara Anchieta Messias e o Vice-Reitor da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Prof. Dr. Julio Cezar Durigan em seu pronunciamento oficial,congratulando-se com as autoridades e comunidade pelo importante melhoramento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O desatamento da fita simbólica pelo Vice-Reitor, Diretor e Vice-Diretor da FCT/UNESP e outras personalidades ilustres, foi motivo de júbilo por parte de todos que contribuiram para a concretização desse novo empreendimento em Pres.Prudente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 06

Sob a orientação do Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito, o aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP, Cássio Antunes de Oliveira fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado no dia 01 de Setembro. O trabalho realizado no período da tarde no Anfiteatro VII versou sobre “Consolidação de eixos de desenvolvimento econômico no Estado de São Paulo: Dinâmica industrial, transporte e logística”. Para desenvolver a pesquisa, o estudante usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP.

Atuaram também como componentes da Banca Examinadora, o Prof. Dr. Márcio Rogério Silveira, do Deptº. de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina e Prof. Dr. Roberto Franca da Silva Junior, do Deptº. de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Em sua exposição, Cássio relatou que na segunda metade do século XX ocorreram transformações na organização produtiva e nas diferenças espaciais. Os processos da reestruturação reprodutiva, a desconcentração industrial de São Paulo e as melhorias introduzidas na infraestrutura de transportes e comunicações no interior, favoreceram a formação de eixos de desenvolvimento econômico. Nos eixos – disse – há significativa atividade industrial, comercial e de serviços, principalmente nos municípios de porte médio.

No trabalho apresentado à Comissão Examinadora, o Geógrafo que faz sua dissertação publica de Mestrado citou o aprofundamento das desigualdades espaciais e territoriais fomentadas pelo Poder Público e declara “como resultado dessas relações econômicas e políticas, o Estado busca sempre adequar o território e os sistemas de normas para o pleno funcionamento das atividades produtivas em detrimento dos interesses da população menos favorecida economicamente”.

Finalizando, o Mestrando Cássio Antunes de Oliveira resume o teor do documento que apresentou, com estas palavras:“Num sistema produtivo-econômico em que o Estado depende de recursos – cuja fonte principal é representada por impostos e outras receitas – oriundas de atividades produtivas das grandes corporações multinacionais (desde a abertura econômica ocorrida na década de 1990), aumentaram sua participação na economia brasileira: e o Estado perde seus mecanismos de sustentação”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Cássio Antunes de Oliveira foi o primeiro a fazer a defesa pública de seu trabalho de dissertação de Mestrado na FCT/UNESP em Setembro/2011.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A dissertação de Mestrado foi acompanhada com o mais vivo interesse, não só do Orientador e Membros da Comissão Examinadora, mas também por muitos amigos e colegas de curso presentes ao ato.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 05

Promovido pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo e organizado pelos próprios alunos – através do Centro Acadêmico – e sob a coordenação da Profª.Drª. Suzana Fernandes de Paiva (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp), realizou-se com êxito de 29 de Agosto a 02 de Setembro em Presidente Prudente, a V Semana da Arquitetura e Urbanismo.

O tema adotado para o significativo evento deste ano foi “Ví ver a cidade”, tendo por principal finalidade estabelecer um debate sobre o modo de vida urbano; e com este, influir na construção e na produção do espaço urbano. Com essa proposta se desenvolveu uma semana de estudos e debates sobre o ensino e a prática da Arquitetura e Urbanismo, criando ao mesmo tempo uma oportunidade de intercâmbio entre docentes, discentes e profissionais de outros centros.

A abertura do evento foi presidida pelo Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP, que se pronunciou durante a saudação aos visitantes e participantes da V Semana da Arquitetura e Urbanismo, ressaltando a importância do Curso mantido no Campus da Unesp em Presidente Prudente. No seguimento, outros oradores também se pronunciaram, a começar pela Arquiteta Renata Semin, que ministrou palestra sobre o “Processo de requalificação urbana da área central de São Paulo”.

O Arquiteto Mário Henrique Simão D’Agostino abordou o tema: Ler Vitrúvio em nossos dias? Os propósitos do “De Archictetura libre decem” e a constituição do campo disciplinar da profissão. Na sequência da programação (3ª.feira/dia 30), o Arquiteto Henri Michel Lesbaupin pronunciou palestra sobre “Urbanização de favelas”. O Arquiteto Flávio Vilaça abordou em palestra a “Relação Espaço/Sociedade”.

No penúltimo dia de realização do evento dedicado à Arquitetura e Urbanismo, foram realizadas mais duas palestras. A 1ª. com o Engenheiro Manoel Henrique Campos Botelho, que falou sobre “Lajes de concreto e suas possibilidades na Arquitetura/Patologias do Concreto”. A socióloga, Drª. Fraya Frehse, ministrou palestra sobre “Dilemas do passado nas ruas brasileiras do presente”.

Outros dois Arquitetos deram continuidade à programação de palestras nos dois últimos dias do evento: O Arquiteto Dr. Roberto Segre apresentou a palestra tendo como tema “O Panorama da Arquitetura brasileira nos últimos 50 anos” e o Dr. Francisco Segnini proferiu a palestra de encerramento:”A profissão do Arquiteto e sua inter-relação com a produção do espaço-físico.

Durante o período foram desenvolvidas diversas atividades no Campus Universitário: Oficinas de trabalho, minicursos e outros assuntos do cunho cultural e científico. Realização do CICAU – Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A V Semana da Arquitetura e Urbanismo realizada de 29 de Agosto a 02 de Setembro foi bastante prestigiada. O ato de Abertura foi presidido pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Do 1º até o último de realização do evento, foram desenvolvidas interessantes palestras, contando com a participação de inúmeros profissionais dedicados à Arquitetura e Urbanismo em SP e no Brasil.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
De conformidade com a programação elaborada pelos organizadores do evento, foram realizadas 8 palestras, além de Oficinas de trabalho, minicursos e outros temas de cunho cultural e científico (CICAU).

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 05

Precedido por uma boa recomendação, o Turnitin que é considerado uma ferramenta muito importante na detecção e prevenção de plágio, chegou ao Campus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Nada menos que 53 docentes e Pós-graduandos aguardavam essa inovação, o que já é uma realidade. Isso tornou-se possível através de uma demonstração e treinamento proporcionados pela Bibliotecária Maith Martins de Oliveira, que veio especialmente da UNESP-Bauru no último dia 16 de Agosto.

O treinamento ministrado em dois períodos – manhã e tarde – possibilitou que todos os participantes pudessem se certificar da eficiência desse novo recurso tecnológico que acaba de chegar e vai solucionar um dos problemas mais críticos da atualidade: o plágio. O Turnitin pode ser acionado por qualquer pessoa que esteja habilitada para sua utilização, desde que esteja cadastrado com sua respectiva senha; consignada ou confirmada na própria Biblioteca da Unesp. A Bibliotecária Teresa Raquel Vanali está à disposição dos interessados, para informação e orientação a respeito do assunto.

Instrumento de verificação da originalidade mostra claramente as semelhanças existentes em documentos, textos e trabalhos acadêmicos, possibilitando a todo e qualquer interessado saber exatamente se existe plágio ou não. Conforme divulgação da Coordenadoria Geral de Bibliotecas “a ferramenta é composta por outros serviços que possibilitam uma maior interação entre o docente e o aluno. Ao professor é permitido configurar quais informações serão visualizadas pelos alunos, quais serão filtradas entre demais opções”.

Ao mesmo tempo – diz a CGB – a ferramenta Turnitin possui um eficiente processo de comparação de documentos em seu banco de dados que permite fornecer relatórios de originalidade em apenas alguns segundos. O documento/trabalho acadêmico ao ser submetido para análise de originalidade, é comparado em 3 bancos de dados:

1 — Web: Possui indexadores que rastreiam a Internet e indexa conteúdo.
2 — Bancos de dados de trabalhos de alunos: é indexado em média 150.000
documentos por dia nesse repositório de dados Turnitin.
3 — Parceiros: Os principais editores de conteúdos, bases de dados bibliográficas e
coleções de referência digital que fazem parte do banco de dados Turnitin são:
Gale, CrossRef, Emerald, Ebsco Host, GradeGuru, Sage, Acumem PI.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Bibliotecária Maith Martins de Oliveira, da Unesp-Bauru veio até Presidente Prudente a fim de ministrar treinamento para a utilização do Turnitin por docentes pós-graduandos.

Clique para ampliar!
A nova ferramenta adotada pela Unesp para detecção e prevenção de plágio, mereceu atenção especial de todos os participantes do encontro, representado inicialmente por 53 interessados.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

set 05

O primeiro dia do mês de Setembro foi muito significativo para o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente. No calendário oficial a data registra dez anos de existência do referido Programa de Pós-Graduação. E para isso houve comemoração especial, com a presença de uma ilustre convidada: a Profª.Drª. Dalila Andrade de Oliveira, titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG, na área de Políticas Públicas em Educação; atualmente Presidente da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – 2009/2011.

O evento instalado no Auditório I da FCT/UNESP (no período das 09h00 às 17h00), foi conduzido pelo Diretor, Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, com a participação dos integrantes do corpo docente e discente da Universidade e autoridades locais, onde foi cumprida extensa programação de cunho cientifico e cultural. A palestra principal verificou-se no período das 09h30 às 11h30, tendo como tema: “O fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação e a Pesquisa em Educação”, proferida pela Profª.Drª. Dalila Andrade de Oliveira.

No período da tarde – após às 14h00 – verificou-se a 2ª. palestra, dando enfoque ao tema: “O Programa de Pós-Graduação em Educação na Unesp: desafios atuais”, proferida pela Pró Reitora do Programa de Pós-Graduação, Profª.Drª Marilza Vieira Cunha Rudge, da Unesp. Após as 15h00 realizou-se Mesa Redonda, onde foi dado destaque especial aos “dez anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP: problemas e perspectivas”.

Para o encerramento no período noturno, houve um Jantar de Confraternização – por adesão – num Buffet situado na Avenida Washington Luis, em Presidente Prudente/SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Programa de Pós-Graduação em Educação na UNESP – PPGE – Campus de Presidente Prudente comemora dez anos de realização com a presença de ilustres personalidades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Duas importantes palestras foram proferidas nessa comemoração. Presenças das representantes da ANPEd Nacional e Pró Reitora do Programa de Pós-Graduação da UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os dez anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP recebeu também convidados especiais da região de Presidente Prudente, com aplausos da platéia.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP