set 05

Promovido pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo e organizado pelos próprios alunos – através do Centro Acadêmico – e sob a coordenação da Profª.Drª. Suzana Fernandes de Paiva (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp), realizou-se com êxito de 29 de Agosto a 02 de Setembro em Presidente Prudente, a V Semana da Arquitetura e Urbanismo.

O tema adotado para o significativo evento deste ano foi “Ví ver a cidade”, tendo por principal finalidade estabelecer um debate sobre o modo de vida urbano; e com este, influir na construção e na produção do espaço urbano. Com essa proposta se desenvolveu uma semana de estudos e debates sobre o ensino e a prática da Arquitetura e Urbanismo, criando ao mesmo tempo uma oportunidade de intercâmbio entre docentes, discentes e profissionais de outros centros.

A abertura do evento foi presidida pelo Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP, que se pronunciou durante a saudação aos visitantes e participantes da V Semana da Arquitetura e Urbanismo, ressaltando a importância do Curso mantido no Campus da Unesp em Presidente Prudente. No seguimento, outros oradores também se pronunciaram, a começar pela Arquiteta Renata Semin, que ministrou palestra sobre o “Processo de requalificação urbana da área central de São Paulo”.

O Arquiteto Mário Henrique Simão D’Agostino abordou o tema: Ler Vitrúvio em nossos dias? Os propósitos do “De Archictetura libre decem” e a constituição do campo disciplinar da profissão. Na sequência da programação (3ª.feira/dia 30), o Arquiteto Henri Michel Lesbaupin pronunciou palestra sobre “Urbanização de favelas”. O Arquiteto Flávio Vilaça abordou em palestra a “Relação Espaço/Sociedade”.

No penúltimo dia de realização do evento dedicado à Arquitetura e Urbanismo, foram realizadas mais duas palestras. A 1ª. com o Engenheiro Manoel Henrique Campos Botelho, que falou sobre “Lajes de concreto e suas possibilidades na Arquitetura/Patologias do Concreto”. A socióloga, Drª. Fraya Frehse, ministrou palestra sobre “Dilemas do passado nas ruas brasileiras do presente”.

Outros dois Arquitetos deram continuidade à programação de palestras nos dois últimos dias do evento: O Arquiteto Dr. Roberto Segre apresentou a palestra tendo como tema “O Panorama da Arquitetura brasileira nos últimos 50 anos” e o Dr. Francisco Segnini proferiu a palestra de encerramento:”A profissão do Arquiteto e sua inter-relação com a produção do espaço-físico.

Durante o período foram desenvolvidas diversas atividades no Campus Universitário: Oficinas de trabalho, minicursos e outros assuntos do cunho cultural e científico. Realização do CICAU – Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo.

A V Semana da Arquitetura e Urbanismo realizada de 29 de Agosto a 02 de Setembro foi bastante prestigiada. O ato de Abertura foi presidido pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP.

Do 1º até o último de realização do evento, foram desenvolvidas interessantes palestras, contando com a participação de inúmeros profissionais dedicados à Arquitetura e Urbanismo em SP e no Brasil.

De conformidade com a programação elaborada pelos organizadores do evento, foram realizadas 8 palestras, além de Oficinas de trabalho, minicursos e outros temas de cunho cultural e científico (CICAU).