set 06

Sob a orientação do Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito, o aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP, Cássio Antunes de Oliveira fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado no dia 01 de Setembro. O trabalho realizado no período da tarde no Anfiteatro VII versou sobre “Consolidação de eixos de desenvolvimento econômico no Estado de São Paulo: Dinâmica industrial, transporte e logística”. Para desenvolver a pesquisa, o estudante usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP.

Atuaram também como componentes da Banca Examinadora, o Prof. Dr. Márcio Rogério Silveira, do Deptº. de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina e Prof. Dr. Roberto Franca da Silva Junior, do Deptº. de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Em sua exposição, Cássio relatou que na segunda metade do século XX ocorreram transformações na organização produtiva e nas diferenças espaciais. Os processos da reestruturação reprodutiva, a desconcentração industrial de São Paulo e as melhorias introduzidas na infraestrutura de transportes e comunicações no interior, favoreceram a formação de eixos de desenvolvimento econômico. Nos eixos – disse – há significativa atividade industrial, comercial e de serviços, principalmente nos municípios de porte médio.

No trabalho apresentado à Comissão Examinadora, o Geógrafo que faz sua dissertação publica de Mestrado citou o aprofundamento das desigualdades espaciais e territoriais fomentadas pelo Poder Público e declara “como resultado dessas relações econômicas e políticas, o Estado busca sempre adequar o território e os sistemas de normas para o pleno funcionamento das atividades produtivas em detrimento dos interesses da população menos favorecida economicamente”.

Finalizando, o Mestrando Cássio Antunes de Oliveira resume o teor do documento que apresentou, com estas palavras:“Num sistema produtivo-econômico em que o Estado depende de recursos – cuja fonte principal é representada por impostos e outras receitas – oriundas de atividades produtivas das grandes corporações multinacionais (desde a abertura econômica ocorrida na década de 1990), aumentaram sua participação na economia brasileira: e o Estado perde seus mecanismos de sustentação”.

O aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Cássio Antunes de Oliveira foi o primeiro a fazer a defesa pública de seu trabalho de dissertação de Mestrado na FCT/UNESP em Setembro/2011.

A dissertação de Mestrado foi acompanhada com o mais vivo interesse, não só do Orientador e Membros da Comissão Examinadora, mas também por muitos amigos e colegas de curso presentes ao ato.