set 11

O Nucleo de Estudos e Pesquisas em Ergonomia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, inaugurado pelo Vice-Reitor, Prof.Dr.Julio Cezar Durigan, juntamente com o Diretor e Vice-Diretor Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol e Prof.Dr.Marcelo Messias no último dia 19 de Agosto deu início às suas operações no decorrer desta semana. A Coordenadora, Profª.Drª. Iracimara Anchieta Messias nos informa que a utilização do espaço se faz através de um curso de extensão em NR-17/Ergonomia para Técnicos de segurança do trabalho, Engenheiro de Segurança e Coordenadora de gestão de resíduos da Unesp.

A Coordenadora esclarece que o Núcleo – NEPERG – surgiu da pesquisa com o trabalhador cortador de cana de açúcar; e devido a isso, juntamente com os profs. Thomaz Jr. (Geografia) e Luis Barone (Planejamento) iniciamos conversas junto ao Ministério Público do Trabalho para apoio às nossas pesquisas. Um dos quesitos que impediam o avanço dessas pesquisas – diz a Profª Iracimara – era a falta de estrutura para abrigar os estudos experimentais, principalmente com relação a ergonomia física (um laboratório para abrigar os estudos da postura e movimentos para o desenvolvimento do trabalho), a ergonomia cognitiva e a organização do trabalho, enfocando a precarização e exploração do trabalho.

O Ministério Público doou parte dos recursos para a construção, e a Reitoria em contra-partida completou o restante. O Núcleo abrigará atividades didáticas, de pesquisa e extensão na área de ergonomia e exposição ocupacional devido as radiações não ionizantes. A intenção é que futuramente agregue mais docentes, e também através de parcerias com entidades sindicais e o CEREST estender os conhecimentos e ações a comunidade de trabalhadores em nossa região, principalmente com relação ao trabalhador rural.

Nesta semana iniciou-se um curso para cumprimento da Norma Regulamentadora 17-Ergonomia, que está sendo ministrado a todos os técnicos de segurança de trabalho, a fim de adequar ações implantadas na UNESP: aquelas adotadas em determinado campus, devem ser similares em todos eles – finaliza a Prof. Iracimara.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O ato de inauguração oficial do Nucleo de Estudos e Pesquisas em ERgonomia, verificou-se no mês passado com a presença do Sr. Vice-Reitor, Prof.Dr.Julio Cezar Durigan, diretores da FCT/UNESP, Professores, autoridades e convidados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Coordenadora,Profª.Drª.Iracimara Anchieta Messias e o Vice-Reitor da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Prof. Dr. Julio Cezar Durigan em seu pronunciamento oficial,congratulando-se com as autoridades e comunidade pelo importante melhoramento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O desatamento da fita simbólica pelo Vice-Reitor, Diretor e Vice-Diretor da FCT/UNESP e outras personalidades ilustres, foi motivo de júbilo por parte de todos que contribuiram para a concretização desse novo empreendimento em Pres.Prudente.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.