out 27

Em cumprimento ao calendário previamente estabelecido, realizou-se no último dia 24 de Outubro no Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – a última defesa pública de tese de Doutorado. Sob a orientação do Prof.Dr.Paulo Cesar Rocha, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP, apresentou-se perante a Comissão Examinadora, o aluno do Programa de Pós-graduação em Geografia, Marcelo de Oliveira Latuf.
O tema defendido pelo candidato versou sobre: “Modelagem hidrológica aplicada ao planejamento dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Acre”, localizada na porção Sul-Ocidental da Amazônia brasileira. Trata-se de uma área que é palco de intensas modificações em sua estrutura sócio-econômica e ambiental nas últimas décadas.
Além do Orientador – já mencionado – atuaram como membros da Comissão Examinadora: o Prof.Dr.Antonio Cesar Leal; Prof.Dr.Edvard Elis de Souza Filho; Prof.Dr.Sílvio Carlos Rodrigues, todos integrantes do Departamento de Geografia das Faculdades: FCT/UNESP de Presidente Prudente, Universidade Estadual de Maringá/PR e Universidade Federal de Uberlândia/MG, assim como o Prof.Dr.Demetrius David da Silva, do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa/MG.
O trabalho apresentado pelo Doutorando especifica que a Bacia hidrográfica do rio Acre possui característica marcante por ser transfronteiriça, com terras localizadas além das fronteiras do Brasil em territórios da Bolívia e Peru, fazendo divisa com o Estado do Amazonas. O rio Acre é marcado por expressivas amplitudes em suas vazões diárias/anuais, comportamento esse já registrado por expedicionários estrangeiros, em meados do Século 19.
O trabalho elaborado por Marcelo de Oliveira Latuf revela que “o contínuo aumento das áreas desmatadas na bacia do rio Acre – aliado às projeções de crescimento populacional – vai refletir um quadro crítico para 2030. Há um previsão de aumento nas vazões de pico, bem como na diminuição das vazões de vazante, aumentando a vulnerabilidade de toda a população de Rio Branco/AC. A causa é atribuída ao aumento na frequência de ocorrência de enchentes, ou pelo risco de redução expressiva na disponibilidade da água em épocas de estiagem” – conclui.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O aluno do Programa de Pós-graduação em Geografia, Marcelo de Oliveira Latuf fez sua defesa pública de Tese de Doutorado perante a Comissão Examinadora, reunida no Anfiteatro VII.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O orientador foi o Prof.Dr. Paulo César Rocha, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP, tendo ao lado os demais membros da Comissão Examinadora, representando outras Instituições.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A abertura do VI SMAT e ERMAC 2011 foi presidida p/ Prof.Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP, e no dia 20/Outº, o grande homenageado foi o Prof.Dr. Elon Lages Lima.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 25

Marcando o sucesso de mais um Simpósio de Matemática, juntamente com o Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional foi prestada no último dia 20/Outº, significativa homenagem ao Prof.Dr. Elon Lages Lima, Pesquisador Emérito do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA. Além da demonstração de reconhecimento ao renomado Matemático, foi também atribuído ao ilustre visitante o título de Hóspede Oficial da cidade, através de Decreto Municipal Nº 22.163/2011 assinado pelo Prefeito Milton Carlos de Mello e Ato Legislativo outorgado pela Câmara Municipal de Presidente Prudente.
A cerimônia realizada no Anfiteatro V a partir das 19h30 foi presidida pelo Prof. Dr. Marcelo Messias, Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, estando presente uma grande representação do Corpo docente da Universidade, alunos, ex-alunos, autoridades e convidados. A Profª. Drª. Cristiane Néspoli Morelato França, que coordenou o evento foi convidada, juntamente com a Profª.Drª.Vanessa Avancini Botta Pirani a conduzir o homenageado até a Mesa principal, onde foi saudado inicialmente pelo Prof. Dr. Marcelo Messias, em nome de toda a comunidade.

A Profª. Regina Helana Penatti Cardoso, representou o Prefeito Milton Carlos de Mello e após saudar o homenageado, entregou pessoalmente o Decreto Municipal que o considerou “Hóspede Oficial” no período de 20 a 21 de Outubro. Em nome da Câmara Municipal, o Vereador Aparecido Lourenção parabenizou o Prof.Dr.Elon Lages Lima e entregou como símbolo da homenagem do Legislativo um Cartão Zincografado. A leitura do teor do Decreto e do Ato Legislativo foi feita pelos alunos: Gustavo de Toledo Siqueira (3º ano de licenciatura em Matemática) e Katia Aiko Nishiama Alves (4º ano de licenciatura em Matemática). Foi o reconhecimento à sua contribuição ao desenvolvimento da ciência no Brasil.

O homenageado mereceu as mais elogiosas referências pela sua atuação brilhante como escritor, pesquisador e professor desde longa data – com 25 livros editados – vídeos e palestras. O Prof.Dr.Marcelo Messias lembrou que “exatamente há 33 anos, aqui esteve ministrando palestra durante a realização do 4º Encontro Regional de Matemática, o ilustre Prof. Dr. Elon Lages Lima”. O mais importante – disse – um dos Livros serviu para a minha iniciação na área da Matemática há muitos anos, e até hoje representa incentivo a muitos estudantes do passado e do presente. Nosso curso na FCT/UNESP vai além de 50 anos, incluindo Pós-Graduação em Matemática, o que significa: temos pela frente um futuro brilhante!

O Prof.Dr. Suetônio de Almeida Meira falou em nome dos Professores, alunos e ex-alunos, na condição de Chefe do Deptº de Matemática e também citou que um dos primeiros livros que adotou em sua vida escolar, foi exatamente o mesmo que até hoje é utilizado em todo o país, tendo como autor o Prof. Dr. Elon Lages Lima. Ressaltou que a Matemática foi buscar qualificação para sua melhoria. Por isso, todos os méritos se devem ao ilustre homenageado, pela sua atuação no campo da pesquisa; e pelo apoio e estímulo que sempre deu à Matemática no Brasil. O orador seguinte foi o Prof.Dr. José Carlos Rodrigues – da Comissão Organizadora do evento e Coordenador da OBMEP – congratulando-se com o homenageado por ter aceito o convite para proferir sua 2ª. Palestra no histórico Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Ao término da solenidade, o homenageado recebeu cumprimentos de toda a comunidade presente, conversou com professores, alunos e ex-alunos da FCT/UNESP e concedeu autógrafos a dezenas de pessoas que adquiriram seus livros. O Prof. Dr. Elon Lages Lima também se colocou à disposição da imprensa, rádio e TV para entrevistas, deixando um vídeo gravado especialmente para professores e estudantes do curso de Matemática da FCT/UNESP. No dia seguinte, proferiu palestra no Auditório V.

O Simpósio e o Encontro Regional

Aberto oficialmente no dia 18 de Outubro, às 19h00 pelo Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – o evento se desenvolveu até seu encerramento no dia 21, com atividades esportivas. Minicursos, palestras, oficinas, mesa-redonda, sessões técnicas e homenagem fizeram parte do VI Simpósio de Matemática da FCT e do Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional.

O VI SMAT e o ERMAC 2011 – tiveram a eficiente atuação dos seguintes convidados para as palestras: Prof.Dr.Antonio Carlos Moretti (IME/Unicamp); Prof.Ms.Éder Ritis Aragão Costa; Prof.Dr.Luis Antonio da Silva Vasconcellos (FCT/UNESP); Prof.Dr.Pedro Malagutti (UFSCar); Prof.Dr.Rafael F.Barostichi (UFSCar); Prof.Dr.Valter Locci (FCT/UNESP) e Prof.Dr. Vinicio de Macedo Santos (USP-SP). Todas as atividades foram centralizadas no Auditório e salas do Discente V, tendo a participação de docentes, alunos, ex-alunos e renomados Matemáticos de Institutos de Pesquisas e outras Universidades brasileiras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A abertura do VI SMAT e ERMAC 2011 foi presidida p/ Prof.Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP, e no dia 20/Outº, o grande homenageado foi o Prof.Dr. Elon Lages Lima.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O visitante foi calorosamente recepcionado por toda a comunidade universitária e autoridades representativas da cidade de Presidente Prudente;

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Hóspede Oficial do Município, o consagrado homem público mereceu as mais elogiosas referências de todos os oradores, a começar p/Prof.Dr. Marcelo Messias, Vice-Diretor da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os jovens da atualidade e os demais de outros períodos, como é o caso do Prof. Assis de Carvalho reconhecem os méritos do brilhante Matemático, que aqui esteve em 1.978, conf.Cartaz em exposição.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 25

Constituída por uma extensa programação desenvolvida no período de 17 a 21 de Outubro, com palestras, minicursos, apresentação de trabalhos, oficinas, workflow completo e mesa-redonda, realizou-se na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – a Semana da Computação – SECOMPP 2011. Uma Mesa-redonda das mais movimentadas realizou-se no Anfiteatro I (dia 21/Outº) e marcou o encerramento do evento.

As palestras – com a presença de convidados especiais – versaram sobre temas os mais diferentes, dentre os quais se destacaram: Computação visual, desafios e oportunidades (dia 17/19hs); Comunicando-se com o Arduíno, Tecnologia e infraestrutura (dia 18/19h00/20h30); O futuro da Internet com o novo protocolo IPv6 (dia 19/12hs). Duas palestras: Gerenciamento de Projetos, das “Pirâmides do Egito às Olimpíadas de 2016” e Gestão de Projetos – Tradicional ou Ágil (dia 20/19h00/20h30).

Foram palestrantes: Anderson de Rezende Rocha; Thiago Vespa; Ana Alice Ruschel; Wilson Campanholi Junior e Carlos Coletti. Na Mesa-redonda programada para a noite de encerramento da SECOMPP 2011, foram convidados e participaram seis personalidades. Dentre os quais, três ex-alunos de Ciência da Computação e Tecnologia de Processamento de Dados da FCT/UNESP, atualmente com brilhante atuação em empresas multinacionais de telecomunicações. São eles: Renzo Petri (Vivo/Telefonica); Rafael Pereira Rosa (Pesquisador/Analista CPqD); e Wilson Campanholi Júnior, este último, Consultor/Diretor de negócios da WCJIT (Information Tecnology); Augusto Marcio Litholdo, graduado pela UEL e especialista em Consultoria Empresarial; Ricardo dos Santos Lopes, Proprietário da Expert – Software e Consultoria; e Luiz César Lopes, Gerente de Recursos Humanos da DB1/Software e Consultoria.

O número de participantes da Semana da Computação – SECOMPP 2011 – surpreendeu: 223 inscritos. Essa informação nos foi dada pela Coordenadoria do Evento, que por sinal, entrou para o calendário tradicional da Unesp, considerando o período inicial a partir do ano de 2002. O número de trabalhos apresentados este ano foi bastante expressivo. Em todos os encontros, quer sejam: minicursos, palestras ou Mesa-redonda houve participação de professores, alunos e ex-alunos previamente inscritos.

Grupos representativos de empresas privadas e Instituições de Ensino também tiveram participação no evento. Após a exposição dos integrantes da mesa, vieram os debates com livre acesso de todos os interessados. Em conseqüência, todas as questões postas em discussão mereceram atenção especial, sendo respondidas de forma satisfatória pelos componentes da mesa. A Coordenação geral foi do Prof. Dr. Marco Antonio Piteri.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Renzo Petri e Rafael Pereira Rosa, ex-alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, ocupam posição de destaque no ranking das grandes empresas multinacionais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Wilson Campanholi Jr e Augusto Márcio Litholdo também se revelaram na área profissional e têm importante papel no trabalho junto às empresas especializadas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Luiz César Lopes – da DB1 Informática – Software e Consultoria, de Maringá/PR e Ricardo dos Santos Lopes, da Expert demonstraram conhecimento e habilidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao término da Mesa redonda, os dois ex-alunos da FCT/UNESP brincaram com a platéia e foram muito aplaudidos; não faltando a tradicional foto para a história…

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 19

Resultante de uma parceria entre a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – e da Universidade de Coimbra (UC), com o apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (CGUB), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – é a Universidade brasileira com maior número de alunos participantes. Atualmente há dois programas em andamento: o PLI 2010 e o PLI 2011. O Programa consta de abertura e conclusão na Universidade brasileira e uma etapa intermediária, restrita à formação no campo temático específico a ser cumprido na Universidade de Coimbra.

Os diplomas da Instituição de origem (brasileira) e da Universidade de Coimbra serão entregues no Brasil, após cumprimento de todas as obrigações referentes aos dois ciclos de estudos do Programa de Licenciaturas Internacionais. Como membro do CGUB, a Unesp e Instituição parceira e tendo como referência os editais acima referidos, as Unidades foram convidadas a submeter os Projetos à CAPES – Editais AREX 45//2010 e AREX 28/2011.

No PLI 2010-2012 foram aprovados 28 Projetos com 176 alunos, envolvendo 23 Instituições brasileiras, enquanto foram aprovados 38 Projetos e 266 alunos,envolvendo Instituições no PLI-2011-2012. A reunião geral da coordenação PLI 2011 ocorreu no período compreendido entre 19 a 23 de Setembro deste ano, na Universidade de Coimbra (Portugal). E contou inclusive com a participação da Profª. Drª. Cristiane Néspoli Morelato França, da equipe PLI (Matemática), da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – juntamente com representantes de outras unidades do Estado.

Clique para ampliar!
Da esquerda para a direita, Felipe Formiga, representante da CAPES, Prof. Dr. Jaime Edmundo Apaza Rodrigues e Profa. Dra. Cristiane Nespoli Morelato França, membros da equipe PLI (Matemática) da Unesp, Prof. Dr. Carlos Alexandre Neto, Presidente do GCUB, Prof. Dr. Joaquim Ramos de Carvalho, Vice-Reitor da UC e Profª. Drª. Rossana Silva, Secretária Executiva do GCUB.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 18

Em pleno verão e de forma constante em vários períodos do dia, todos os freqüentadores do Campus da Unesp em Presidente Prudente têm ouvido um canto diferente, de forma sincronizada e até agradável de se ouvir. É o Canto das Cigarras, numa “Sinfonia inacabada” que ecoa por toda parte do Parque Ecológico e se repete de hora em hora. O mesmo fenômeno é ouvido em outros locais da cidade, especialmente nas áreas mais arborizadas, incluindo condomínios e praças públicas.

Procuramos ouvir algumas opiniões – e a maioria demonstra aceitação – enquanto outros já mostram sinais de irritação com o que ouvem, pois não sabem de onde vem e até quando vai durar. Tentamos abordar algum Biólogo para falar sobre o assunto, mas não conseguimos, a não ser breves menções aos períodos de acasalamento, reprodução das cigarras e suas características de vida.

Pesquisando através do “Google” encontramos uma versão dada pela Internauta Célia da Paz: Para que serve e como se reproduz o canto das cigarras? E ela explica: “Dizem que as cigarras cantam até morrer, mas isso não é verdade. A cantoria é na realidade, exclusividade dos machos, com o objetivo descarado de atrair as fêmeas para o acasalamento. Tanto que o próprio ato da cantoria já faz com que o órgão sexual do bicho se projete para fora do corpo, prontinho para receber a parceira.

Antes desse clímax romântico, a cigarra passa a maior parte do ano quietinha no solo, alimentando-se da seiva das raízes das plantas. Só quando o clima esquenta e começam a cair as primeiras chuvas de verão, é que ela sai de seu esconderijo debaixo da terra, em busca de uma namorada.

Além de chamar as fêmeas para o ato de reprodução, o canto também serve para a identificação das espécies da cigarra. Há milhares delas e cada uma emite um som diferente, afirma a especialista Nilza M.Martinelli, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp, em Jaboticabal”.

Dando ênfase especial ao que ocorre na região de Presidente Prudente, observamos que o canto da Cigarra é um tanto prolongado; e depois de uma breve pausa, surge uma sonorização – através de vibrações – semelhante ao “reco-reco”. E aí, a Sinfonia retorna com mais fôlego por vários minutos, sempre de forma sincronizada.

Raphael Garcia – que é Analista de Informática do STI da Unesp – se revela um estudioso do assunto e faz a seguinte observação: “No solo, a cigarra se mostra em forma de casulo. Nesse estágio quando alcança a fase adulta, espera a chegada das chuvas para sair da terra molhada. Procura um lugar como ponto de apoio para romper a casca e sair do casulo, transformando-se numa Cigarra. Em poucos minutos, as asas crescem, e no mesmo dia voa e canta”.

Clique para ampliar!
Esta é uma das espécies de Cigarras que vive – e canta seguidamente – no Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – na cidade de Presidente Prudente, chamando a atenção de todos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Parque Ecológico da FCT/UNESP é um dos maiores da região. Conta com centenas de árvores das mais diferentes espécies; e neste verão foi transformado num agradável reduto botânico sob domínio das Cigarras.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 17

No transcorrer do último final de semana, mais propriamente no dia 14 de Outº, tivemos no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – uma defesa pública de dissertação de Mestrado e uma tese de Doutorado, do Programa de Pós-graduação na área de Geografia. As alunas, Renata dos Santos Medeiros (Mestrado) e Sonia Maria Ribeiro de Souza (Doutorado) de forma coincidente tiveram como Orientador, o Prof. Dr. Antonio Thomaz Junior, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP.

Para desenvolver sua pesquisa, a Geógrafa Sonia Maria Ribeiro de Souza usufruiu de bolsa concedida ela FAPESP e o local determinado para sua defesa de tese perante à Comissão Examinadora foi o Anfiteatro II, no período da tarde de 14 de Outubro. A tese defendida perante a Comissão Examinadora versou sobre “A emergência do discurso do agronegócio e a expansão da atividade canavieira: estratégias discursivas para a ação do capital no campo”.

No período da manhã, a defesa pública de dissertação de Mestrado na área de Geografia, reuniu além da aluna Renata dos Santos Medeiros e seu Orientador, o Prof. Dr. Antonio Thomaz Junior e outros dois membros para compor a Banca. O trabalho defendido teve como título:”Dimensão territorial da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e suas especialidades organizacionais e Laborativas”.

Na parte da tarde, além do Orientador e aluna já citados, fizeram parte como componentes da Comissão Examinadora, os seguintes membros: Prof.Dr. Marcelo Rodrigues Mendonça; Prof. Dr. Eguimar Felício Chaveiro e Prof.Dr.Manoel Calaça, do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Prof.Dr. Bernardo Mançano Fernandes, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente – SP.

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

A dissertação defendida por Renata dos Santos Medeiros tem por objetivo proceder a uma análise geográfica da organização da CPTM, focando a investigação num projeto neoliberal adotado e vastamente difundido pelo governo brasileiro entre o final da década de 1980 e inicio dos anos 90.

No cenário paulista, a criação de uma empresa de economia mista, voltada ao transporte público, que viesse a gerenciar as atividades do ramal de passageiros e que atenderia uma região de relevante importância geoeconômica, solidificou os princípios dos investimentos privados, cada vez mais em expansão nas empresas brasileiras da década de 1990 – diz o relatório da Mestranda

De forma resumida, conclui-se que solidificou-se um “despertar” dos reais papeis do Estado, que passou a garantir um status empresarial e empreendedor frente às parcerias público-privadas e aos investimentos que marcaram o surgimento da CPTM. Nosso referencial teórico conceitual se situa na compreensão dos efeitos subjetivos da reestruturação produtiva do capital, que se coloca “além da fábrica” e se instaura nas mais variadas formas de relações de trabalho, e ainda, intensifica o processo dialético que orienta as ações efetivas do capital para com a classe trabalhadora.

Agronegócio e expansão da atividade canavieira

Na tese de Doutorado, Sonia Maria Ribeiro de Souza ressalta inicialmente os objetivos do trabalho na agricultura brasileira, a partir das demandas do Etanol ou da agroernergia. E diz: o mercado de biocombustíveis vem sendo estimulado pelas políticas públicas para contenção de mudanças climáticas, ao mesmo temo em que é visto pelos órgãos públicos brasileiros e por empresários do agronegócio como uma grande chance para estimular o crescimento econômico nacional.

O fio condutor do trabalho de pesquisa está referenciado na seguinte hipótese: de que forma, o discurso, enquanto uma prática, um elemento fundante do processo de ordenamento espacial constrói um território.

Associando-se para efeito desta tese, agroenergia, história e discurso: Como metodologia os temas são examinados sob a ótica da pesquisa bibliográfica e da análise do discurso tendo como ferramenta analítica o discurso em Foucault.

Da pesquisa bibliográfica obtivemos um mosaico que compôs o referencial teórico para o alcance dos objetivos específicos. Dentre os quais: a) Estudar a relação entre o discurso da modernização da agricultura e a impulsão do discurso e práticas do agronegócio; b) Analisar a forma como o discurso da competência e da produtiva geraram e geram estratégias territoriais de controle: c) Estudar a relação entre o discurso da modernização da agricultura e a impulsão do discurso e praticas do agronegócio.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Banca Examinadora está reunida para ouvir a defesa de dissertação de Mestrado da aluna Renata dos Santos Medeiros (Geografia), cujo tema está voltado à dimensão territorial da Cia.Paulista de Trens Metropolitanos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Colegas do curso de Geografia, amigos e familiares também vieram a fim de prestigiar a aluna do Programa de Pós-graduação em Geografia, tendo como Orientador o Prof.Dr.Antônio Thomaz Júnior.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Não só a Comissão Examinadora, mas também a platéia se interessou pelo acompanhamento do trabalho de pesquisa, que a Mestranda Renata desenvolveu em sua carreira acadêmica.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Sonia Maria Ribeiro de Souza se apresenta no Anfiteatro I da FCT/UNESP para defender tese de Doutorado na área de Geografia, sendo ouvida pelos integrantes da Banca Examinadora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ela que desenvolveu seu trabalho de pesquisa com os benefícios da FAPESP (através da concessão de bolsa), faz sua defesa de tese de Doutorado/Geografia com conhecimento e total segurança.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A presença de familiares, amigos e colegas da Universidade foi motivo de muito incentivo, especialmente depois de concluir seu trabalho de pesquisa voltado ao Agronegócio e expansão da atividade canavieira.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 10

Com a participação de aproximadamente 300 inscritos, realizou-se no Auditório e salas do Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia, a XXII Semana de Educação e Pedagogia, com abordagem do tema:Escola, Família e Comunidade:Desafios e Questões Contemporâneas. O evento marcou por vários aspectos; entre eles as palestras e debates sobre a violência no espaço escolar; interação família-escola e afetividade e mediação pedagógica.

A programação previamente elaborada contou com solenidade de abertura no dia 03/Outº, às 20h00 e encerramento dia 07/Outº, por volta das 22h15. Do 1º ao último dia, atuação de 4 destacados convidados para as palestras, minicursos, apresentação de trabalhos de pesquisas, com defesa oral, atividades culturais e artísticas e mesa redonda para debater os temas incluídos no evento.

No Programa de abertura a presença e participação da Profª.Drª.Ieda Maria Munhós Benedetti – graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá/PR; Mestre em Educação pela UNESP e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – e Profª.Drª.Renata Maria Coimbra Libório – graduação em Psicologia/Bacharel pela PUC de Campinas;Mestrado e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP-SP. Possui ainda:Pós-Doutorado na área de Sociologia da Infância, realizado no IEC-Universidade do Minho e Pós-Doutorado na Dalhousie University Halifax/Canadá.

Os outros palestrantes – especialmente convidados – se apresentaram nas duas últimas noites do evento promovido em Pres. Prudente pela FCT/UNESP: Profª.Drª. Heloysa Szymanski – graduação em Psicologia pela PUC-SP, Mestrado e Doutorado em Educação – pela PUC-SP, onde é professora atualmente e o Prof.Dr. Sérgio Antonio da Silva Leite – graduação em Psicologia pela PUC-Campinas, Mestrado e Doutorado em Psicologia Experimental – pela USP. Atualmente é Professor da Unicamp. Tema da palestra em foco: “Interação família e escola: desafios e contribuições práticas”.

Violência no espaço escolar

Em se tratando de um tema atual como é o caso violência no espaço escolar, ouvimos a palestrante, Profª.Drª.Renata Maria Coimbra Libório, que afirmou:“A violência na escola é um fenômeno multi-determinado, podendo se caracterizar, de acordo com Charlot como violência na escola (que ocorre dentro dela), violência à escola (depredações, incêndios, contra o patrimônio da escola) e violência da escola (cometida pela instituição escola sobre os alunos, atos, avaliações injustas, racismo, exclusão). Violência implica em brutalidade física, psicológica que resulta em opressão, o infrator coisifica o outro, não o tratando como humano.

Os acontecimentos violentos não são vividos somente no âmbito individual, ela é um reflexo do mundo externo, sendo que transformações sociais contemporâneas se refletem na constituição de nossa subjetividade. Valores atuais, centrados no individualismo, competitividade, transitoriedade, fluidez nas relações interpessoais, impessoalidade se refletem na apropriação da realidade feita pelo indivíduo, onde o mundo

exterior se torna interno. Portanto, não devemos buscar explicações para a violência em níveis individuais e particular, devemos superar a tendência de buscar culpados únicos, pois ninguém nasce violento, ninguém é violento sozinho, nosso psiquismo se constrói no interior de estruturas e valores sociais, sendo nossa identidade histórica, marcada pelos contextos sociais e culturais, pelas nossas experiências, valores e informações adquiridas, pela família, educadores, pela mídia, etc.

O enfrentamento da violência no espaço escolar pode ocorrer quando buscamos compartilhar os problemas, visando uma busca coletiva de solução, envolvendo profissionais de escola, famílias e comunidades e especialmente os alunos, que desejam ter uma participação mais protagônica no âmbito da escola. Para efetivarmos mudanças nas atitudes violentas, é preciso mudar as condições sociais nas quais o desenvolvimento ocorre, sem transformações na estrutura e funcionamento de uma instituição que gera violência, pouco faremos quanto ao enfrentamento” – concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na abertura da XXII Semana de Educação e Pedagogia, o tema predominante das palestras foi: “A violência no espaço escolar” com a Profª.Drª.Ieda Maria Munhós Benedetti e Profª.Drª.Renata Maria Coimbra Libório.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema:”Interação família e escola:desafios e contribuições práticas” foi desenvolvido através de palestra da Profª.Drª.Heloysa Szymanski, Professora da PUC-SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No encerramento do evento, o palestrante foi o Prof.Dr.Sérgio Antonio da Silva Leite – Professor da Unicamp – que falou sobre: “Afetividade e mediação pedagógica”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Coordenação dos trabalhos expressa seus agradecimentos aos participantes e anuncia o êxito de mais um evento voltado à Educação e Pedagogia, na FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 10

No período compreendido entre 26 a 30 de Setembro, realizou-se o VII Simpósio de Engenharia Ambiental da Unesp de Presidente Prudente. O evento contou com excelente participação de professores, alunos e ex-alunos, bem como convidados especiais que ministraram palestras e minicursos temáticos com a participação de graduandos e graduados. No encerramento, mesa redonda e debates sobre o Mercado de Trabalho com Engenheiros Ambientais. Para a comemoração dos dez anos da Engenharia Ambiental da FCT/UNESP, houve um encontro festivo e de congraçamento.

Os temas desenvolvidos durante o evento versaram sobre: Logística reversa, com Patrícia Guamieri (da UFP); Água de lastro e seus riscos ambientais, com o Prof.Dr.Newton Narciso Pereira (da Poli-USP); A intervenção do homem sobre as florestas nativas, suas conseqüências e formas de uso da terra , com o Prof.Dr.Ciro Abbud Righi (da ESALQ-USP); Reserva legal e APPs: Possibilidade de uso, com Vinícius Vendramini (da CBRN/SMA-Araçatuba); Recuperação do solo na mineração com bioengenharia, com Maria L.Sole (do IPT); Pagamento por serviços ambientais, com Araci Kamiyama (da CBRN/SMA-SP) e Perícia Ambiental, com Simone V.Santana (do Inst.de Crim.de Londrina/Pr).

O Engenheiro Ambiental é o profissional que atua em várias áreas, especialmente no manejo, controle e recuperação da qualidade dá água, do solo e do ar. Na gestão ambiental é responsável por importantes funções que vão desde a avaliação, investigação e implantação de sistemas voltados ao meio ambiente. Por isso, se conclui que o Engenheiro Ambiental ocupa importante papel no contexto atual, pois além do exercício de suas atividades profissionais, também se ocupa no trabalho de recuperação de áreas degradadas e direcionamento de projetos que visam a proteção ambiental.

A Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da FCT/UNESP, Profª.Drª. Encarnita Salas Martin afirma que “a formação multidisciplinar permite que o Engº. Ambiental diagnostique problemas, proponha soluções, participe da elaboração de projetos e acompanhe a implantação e funcionamento dos sistemas e equipamentos destinados à minimização das dificuldades verificadas. Sua formação nas áreas de Exatas e Biológicas faz com que ele possa participar de todas as etapas necessárias à resolução ou minimização de problemas ambientais”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Desde o primeiro dia até o encerramento do Simpósio, foi cumprida extensa programação com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento foi prestigiado por Professores, alunos, ex-alunos e convidados especiais para as palestras diárias, ministradas de 23 a 30/Setº.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os participantes do VII Simpósio de Engenharia Ambiental da Unesp também comemoraram os dez anos de atividades do curso em Pres.Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A realização do evento que coincide com a celebração festiva do Aniversário do Curso de Engenharia Ambiental da FCT/UNESP foi motivo de euforia para todos.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 05

A moderna tecnologia trouxe até nós inúmeros avanços que poucos conhecem. Uma dessas inovações é representada pela Fibra Ótica, que nada mais é do que um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro ultrapuro, plástico ou outro isolante elétrico.

Trata-se de um material de alta resistência ao fluxo de corrente elétrica – diz informação contida no Google. Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e núcleo, sendo adotada em inúmeras localidades do Brasil e do exterior.

Desde sua descoberta, a Fibra Ótica passou a ser utilizada nos mais diferentes processos de informação de dados, comunicações e pesquisas de alta tecnologia. Desta forma, tornou-se um seguimento da melhor qualidade, estabilidade e segurança, razão pela qual acabou sendo adotada por milhares de empresas e organizações, incluindo instituições dedicadas ao ensino, ciências e tecnologia.

Na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), a primeira fibra ótica foi instalada no início dos anos 90 e estava ligada apenas ao Serviço Técnico de Informática (STI), uma diretoria que cuida da gestão de informática dentro da unidade UNESP local. Com o passar dos anos a rede foi sendo ampliada e os prédios interligados por fibra ótica.

Atualmente, todo o campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia usufrui de fibra ótica para acesso a rede mundial de computadores. Uma realidade que só é com os pesados e constantes investimentos em tecnologia de ponta na área de redes. A UNESP possui dezenas de unidades espalhadas por todo o Estado, e em todas elas a Fibra Ótica é uma realidade.

Esse processo de modernização que chega até esta e outras grandes cidades do interior, tem na retaguarda, empresas que se tornaram especializadas na implantação desse novo e avançado processo tecnológico. Entre elas – Milecom Telecomunicações, Quality Telecom e Kemi, que atuam em Presidente Prudente e tem a Fibra Ótica como uma de suas mais importantes ferramentas para acelerar o desenvolvimento e melhorar a qualidade das comunicações.

A Polícia Militar e a UNESP são clientes principais de algumas destas empresas. Por sinal, a Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente – ampliou sua capacidade de tráfego de dados através do Link de Fibra Ótica, passando de 34 mpbs para 200 mbps. Com isto está sendo possível a implantação de um sistema de Telepresença, Wireless e Telefonia IP com maior qualidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Este novo prédio no campus da Unesp em Presidente Prudente, centraliza dois importantes Departamentos – recém inaugurados – que recebem como inovação o mais moderno sistema linkado à Fibra Ótica.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O moderníssimo sistema conectado à rede, facilita as comunicações através da informática com tecnologia de ponta, interligando o campus de Presidente Prudente à Reitoria e todas as unidades da Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 03

Na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – realizou-se dia 26/Setº mais uma defesa pública de dissertação de Mestrado, pela aluna Mônica Podsclan Faustino, do Programa de Pós-graduação em Educação. Os trabalhos foram orientados pela Profª. Drª. Mônica Furkötter, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP, sendo defendidos no Anfiteatro VII, no período da manhã.

Para desenvolver sua pesquisa, Mônica usufruiu de bolsa concedida pela CAPES e o tema do trabalho recebeu o título “Saberes da docência dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: a formação continuada em questão”.

Perante a Comissão Examinadora, a aluna disse que a relevância da pesquisa está amparada na lei que regulamenta o Fundo e Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e que em um de seus artigos estabelece que os municípios devem implantar Planos de Carreira que contemplem a capacitação profissional especialmente voltada à formação continuada com vistas à melhoria da qualidade de ensino.

Mônica esclareceu que a pesquisa, de natureza qualitativa do tipo analítico-descritiva, utilizou como instrumentos de coleta de dados o questionário, a entrevista e a análise documental. Os dados dos questionários respondidos por 201 Professores, constituem um banco de dados no Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). “O referencial teórico traz discussões sobre os saberes necessários para ensinar Matemática e sobre a formação continuada de professores, na tentativa de melhor desvelar os modelos, princípios, dilemas e alternativas para essa formação” – acentua.

E finalizando, Mônica P.Faustino informa: “Concluímos que não há uma significativa diferença de domínio dos conteúdos e dos recursos entre os

grupos, o que nos faz inferir que os processos de formação continuada pouco têm contribuído para a construção dos saberes docentes e que podem explicar essa constatação, uma vez que vão contra o que autores defendem como princípios norteadores de processos de formação continuada”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Mônica Podsclam Faustino enfrenta a Comissão Examinadora para a defesa pública de dissertação de Mestrado em Educação pela FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Familiares e colegas de curso vieram ao Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia na manhã de 26/Setº, especialmente para prestigiá-la.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com muita tranquilidade e segurança, a aluna do Programa de Pós-graduação em Educação concluiu sua dissertação, obtendo aprovação geral.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP