out 19

Resultante de uma parceria entre a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – e da Universidade de Coimbra (UC), com o apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (CGUB), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – é a Universidade brasileira com maior número de alunos participantes. Atualmente há dois programas em andamento: o PLI 2010 e o PLI 2011. O Programa consta de abertura e conclusão na Universidade brasileira e uma etapa intermediária, restrita à formação no campo temático específico a ser cumprido na Universidade de Coimbra.

Os diplomas da Instituição de origem (brasileira) e da Universidade de Coimbra serão entregues no Brasil, após cumprimento de todas as obrigações referentes aos dois ciclos de estudos do Programa de Licenciaturas Internacionais. Como membro do CGUB, a Unesp e Instituição parceira e tendo como referência os editais acima referidos, as Unidades foram convidadas a submeter os Projetos à CAPES – Editais AREX 45//2010 e AREX 28/2011.

No PLI 2010-2012 foram aprovados 28 Projetos com 176 alunos, envolvendo 23 Instituições brasileiras, enquanto foram aprovados 38 Projetos e 266 alunos,envolvendo Instituições no PLI-2011-2012. A reunião geral da coordenação PLI 2011 ocorreu no período compreendido entre 19 a 23 de Setembro deste ano, na Universidade de Coimbra (Portugal). E contou inclusive com a participação da Profª. Drª. Cristiane Néspoli Morelato França, da equipe PLI (Matemática), da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – juntamente com representantes de outras unidades do Estado.

Clique para ampliar!
Da esquerda para a direita, Felipe Formiga, representante da CAPES, Prof. Dr. Jaime Edmundo Apaza Rodrigues e Profa. Dra. Cristiane Nespoli Morelato França, membros da equipe PLI (Matemática) da Unesp, Prof. Dr. Carlos Alexandre Neto, Presidente do GCUB, Prof. Dr. Joaquim Ramos de Carvalho, Vice-Reitor da UC e Profª. Drª. Rossana Silva, Secretária Executiva do GCUB.