out 10

Com a participação de aproximadamente 300 inscritos, realizou-se no Auditório e salas do Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia, a XXII Semana de Educação e Pedagogia, com abordagem do tema:Escola, Família e Comunidade:Desafios e Questões Contemporâneas. O evento marcou por vários aspectos; entre eles as palestras e debates sobre a violência no espaço escolar; interação família-escola e afetividade e mediação pedagógica.

A programação previamente elaborada contou com solenidade de abertura no dia 03/Outº, às 20h00 e encerramento dia 07/Outº, por volta das 22h15. Do 1º ao último dia, atuação de 4 destacados convidados para as palestras, minicursos, apresentação de trabalhos de pesquisas, com defesa oral, atividades culturais e artísticas e mesa redonda para debater os temas incluídos no evento.

No Programa de abertura a presença e participação da Profª.Drª.Ieda Maria Munhós Benedetti – graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá/PR; Mestre em Educação pela UNESP e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – e Profª.Drª.Renata Maria Coimbra Libório – graduação em Psicologia/Bacharel pela PUC de Campinas;Mestrado e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP-SP. Possui ainda:Pós-Doutorado na área de Sociologia da Infância, realizado no IEC-Universidade do Minho e Pós-Doutorado na Dalhousie University Halifax/Canadá.

Os outros palestrantes – especialmente convidados – se apresentaram nas duas últimas noites do evento promovido em Pres. Prudente pela FCT/UNESP: Profª.Drª. Heloysa Szymanski – graduação em Psicologia pela PUC-SP, Mestrado e Doutorado em Educação – pela PUC-SP, onde é professora atualmente e o Prof.Dr. Sérgio Antonio da Silva Leite – graduação em Psicologia pela PUC-Campinas, Mestrado e Doutorado em Psicologia Experimental – pela USP. Atualmente é Professor da Unicamp. Tema da palestra em foco: “Interação família e escola: desafios e contribuições práticas”.

Violência no espaço escolar

Em se tratando de um tema atual como é o caso violência no espaço escolar, ouvimos a palestrante, Profª.Drª.Renata Maria Coimbra Libório, que afirmou:“A violência na escola é um fenômeno multi-determinado, podendo se caracterizar, de acordo com Charlot como violência na escola (que ocorre dentro dela), violência à escola (depredações, incêndios, contra o patrimônio da escola) e violência da escola (cometida pela instituição escola sobre os alunos, atos, avaliações injustas, racismo, exclusão). Violência implica em brutalidade física, psicológica que resulta em opressão, o infrator coisifica o outro, não o tratando como humano.

Os acontecimentos violentos não são vividos somente no âmbito individual, ela é um reflexo do mundo externo, sendo que transformações sociais contemporâneas se refletem na constituição de nossa subjetividade. Valores atuais, centrados no individualismo, competitividade, transitoriedade, fluidez nas relações interpessoais, impessoalidade se refletem na apropriação da realidade feita pelo indivíduo, onde o mundo

exterior se torna interno. Portanto, não devemos buscar explicações para a violência em níveis individuais e particular, devemos superar a tendência de buscar culpados únicos, pois ninguém nasce violento, ninguém é violento sozinho, nosso psiquismo se constrói no interior de estruturas e valores sociais, sendo nossa identidade histórica, marcada pelos contextos sociais e culturais, pelas nossas experiências, valores e informações adquiridas, pela família, educadores, pela mídia, etc.

O enfrentamento da violência no espaço escolar pode ocorrer quando buscamos compartilhar os problemas, visando uma busca coletiva de solução, envolvendo profissionais de escola, famílias e comunidades e especialmente os alunos, que desejam ter uma participação mais protagônica no âmbito da escola. Para efetivarmos mudanças nas atitudes violentas, é preciso mudar as condições sociais nas quais o desenvolvimento ocorre, sem transformações na estrutura e funcionamento de uma instituição que gera violência, pouco faremos quanto ao enfrentamento” – concluiu.

Na abertura da XXII Semana de Educação e Pedagogia, o tema predominante das palestras foi: “A violência no espaço escolar” com a Profª.Drª.Ieda Maria Munhós Benedetti e Profª.Drª.Renata Maria Coimbra Libório.

O tema:”Interação família e escola:desafios e contribuições práticas” foi desenvolvido através de palestra da Profª.Drª.Heloysa Szymanski, Professora da PUC-SP.

No encerramento do evento, o palestrante foi o Prof.Dr.Sérgio Antonio da Silva Leite – Professor da Unicamp – que falou sobre: “Afetividade e mediação pedagógica”.

A Coordenação dos trabalhos expressa seus agradecimentos aos participantes e anuncia o êxito de mais um evento voltado à Educação e Pedagogia, na FCT/UNESP.