out 27

Em cumprimento ao calendário previamente estabelecido, realizou-se no último dia 24 de Outubro no Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – a última defesa pública de tese de Doutorado. Sob a orientação do Prof.Dr.Paulo Cesar Rocha, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP, apresentou-se perante a Comissão Examinadora, o aluno do Programa de Pós-graduação em Geografia, Marcelo de Oliveira Latuf.
O tema defendido pelo candidato versou sobre: “Modelagem hidrológica aplicada ao planejamento dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Acre”, localizada na porção Sul-Ocidental da Amazônia brasileira. Trata-se de uma área que é palco de intensas modificações em sua estrutura sócio-econômica e ambiental nas últimas décadas.
Além do Orientador – já mencionado – atuaram como membros da Comissão Examinadora: o Prof.Dr.Antonio Cesar Leal; Prof.Dr.Edvard Elis de Souza Filho; Prof.Dr.Sílvio Carlos Rodrigues, todos integrantes do Departamento de Geografia das Faculdades: FCT/UNESP de Presidente Prudente, Universidade Estadual de Maringá/PR e Universidade Federal de Uberlândia/MG, assim como o Prof.Dr.Demetrius David da Silva, do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa/MG.
O trabalho apresentado pelo Doutorando especifica que a Bacia hidrográfica do rio Acre possui característica marcante por ser transfronteiriça, com terras localizadas além das fronteiras do Brasil em territórios da Bolívia e Peru, fazendo divisa com o Estado do Amazonas. O rio Acre é marcado por expressivas amplitudes em suas vazões diárias/anuais, comportamento esse já registrado por expedicionários estrangeiros, em meados do Século 19.
O trabalho elaborado por Marcelo de Oliveira Latuf revela que “o contínuo aumento das áreas desmatadas na bacia do rio Acre – aliado às projeções de crescimento populacional – vai refletir um quadro crítico para 2030. Há um previsão de aumento nas vazões de pico, bem como na diminuição das vazões de vazante, aumentando a vulnerabilidade de toda a população de Rio Branco/AC. A causa é atribuída ao aumento na frequência de ocorrência de enchentes, ou pelo risco de redução expressiva na disponibilidade da água em épocas de estiagem” – conclui.

O aluno do Programa de Pós-graduação em Geografia, Marcelo de Oliveira Latuf fez sua defesa pública de Tese de Doutorado perante a Comissão Examinadora, reunida no Anfiteatro VII.

O orientador foi o Prof.Dr. Paulo César Rocha, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP, tendo ao lado os demais membros da Comissão Examinadora, representando outras Instituições.

A abertura do VI SMAT e ERMAC 2011 foi presidida p/ Prof.Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP, e no dia 20/Outº, o grande homenageado foi o Prof.Dr. Elon Lages Lima.