dez 26

O tema “Educação Física Escolar,Mídias de Linguagem áudiovisual: Investigando possibilidades na abordagem de conteúdos” foi defendido publicamente pelo aluno Rodrigo Cordeiro Camilo, do Programa de Pós-graduação em Geografia, n uma das últimas sessões de dissertacão de Mestrado/Programa de Geografia da FCT/UNESP. O Orientador foi o Prof.Dr. Mauro Betti, docente do Departamento de Educação Física, da Faculdade de Ciências de Bauru-SP.

Também fizeram parte da Comissão Examinadora, o Prof.Dr.Giovani de Lorenzi Pires, da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC e o Prof.Dr.Irineu Aliprando Viotto Filho, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente-SP. Para desenvolver sua pesquisa, o Mestrando usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP e a defesa verificou-se a partir das 9 hs da manhã do dia 17 de Dezembro de 2012, no Anfiteatro VI.

Na dissertação, Rodrigo explica: “A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de forma integrada à disciplina Educação Física, e realizou-se u um Percurso de Aprendizagem com o conteúdo ”Pular corda”. As Situações de Aprendizagem que compõe o recurso realizado foram descritas em detalhes. Os dados gerados foram analisados sob quatro dimensões: aprendizagem dos alunos, configurações do conteúdo, desenvolvimento profissional e integração das mídias.

Os resultados indicam que os alunos ampliaram o repertório de conhecimentos, ressignificando a prática de pular corda e constituindo novas formas de envolvimento. A configuração do conteúdo esteve condicionada ao que foi compartilhado e vivenciado durante as Situações de Aprendizagem, adquirindo contornos mais próximos aos gostos e interesses dos alunos (associação com elementos da cultura hip-hop, música eletrônica, saltos acrobáticos). Observou-se também o desenvolvimento, principalmente na melhor compreensão das contingências da prática pedagógica, do planejamento flexível, da importância dos alunos atribuírem sentidos ao que é proposto e do papel do professor como interlocutor no Percurso de Aprendizagem.

Análise de Integração das mídias na abordagem do conteúdo proposto, deu-se entre três aspectos interrelacionais: a ressignificação do conteúdo, a motivação e o envolvimento e atribuição de sentidos para as situações de Aprendizagem. Ao compartilhar essa experiência de investigação, espera-se ter contribuído com as indicações que estimulem e facilitem outros professores e pesquisadores a investigar as práticas pedagógicas em Educação Física tendo em vista a atualização da abordagem de outros conteúdos” – finaliza o Mestrando Rodrigo Cordeiro Camilo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Rodrigo Cordeiro Camilo, do Programa de Pós-graduação em Geografia da FCT/UNESP fez sua defesa de dissertação de Mestrado em 17/Dezº de 2012, às 9hs no Anfiteatro VI. Depois, foi cumprimentado e abraçado por todos os seus colegas, amigos e familiares.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 23

Na última semana do mês de Novembro deste ano – mais propriamente no dia 23 – conforme estava agendado – o estudante chileno Martin L.Torres Rodriguez, do curso de Pós-graduação em Geografia apresentou-se perante a Comissão Examinadora no Anfiteatro VI. Tendo como seu Orientador, o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unpesp ele fez sua defesa púbica de dissertação de Mestrado, Programa de Geografia.

O tema escolhido e desenvolvido Foi: “Vivências de indivíduos em processos transexualizadores e suas relações com o espaço urbano de Santiago do Chile” Da Comissão Examinadora, participaram além do Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, o Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – e a Profª. Drª. Joseli Maria Silva, do Departamento de Geociências da Universidade Fedeal de Ponta Grossa/PR.

No idioma vigente em seu país (o Chile), Martin Torres assim definiu o tema escolhido para sua defesa de dissertação de Mestrado/Geografia na FCT/UNESP: “Para la presente investigación una discusion sobre el poder que envuelve ei cuerpo transexual, colocando em evidencia las técnicas discursivas del sistema hegemônico, como las formas de lo heteronormativo, lo binário, y lo patriarcal se imponen en un pensamiento colectivo, mediante simbolismos y repeticion de discursos de poder, colocando asi dispositivos morales, sexuales, y sociales em general.

De esa discusion se genera el debate de cómo estos cuerpos envueltos em el poder hegemônico, viven sua cotidianidad en las calles de Santiago de Chile, cuales son las especialidades interdictas para dichos cuerpos, y como estos generan técnicas de sobrevivência para afrontar la discriminacion.

De esta forma se evidencias cuáles son las practicas subversivas de los cuerpos transexuales envueltos en esta investigación, analizando asi como el sistema tienes fisuras por donde se fugan performances Queer, y se escapan posicionalidades no binárias”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Comissão Examinadora esteve reunida mais uma vez no Anfiteatro VI da FCT/UNESP, a fim de avaliar o trabalho de dissertação de Mestrado defendido pelo aluno Martin L.Torres Rodriguez, do Programa de Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato ao Mestrado de Geografia fez sua exposição com base no trabalho que elaborou no decorrer dos últimos anos em Santiago do Chile – com excelente apresentação gráfica – e relato detalhado de tudo que pesquisou.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A defesa de dissertação de Mestrado chamou a atenção de todos os integrantes da Banca Examinadora, que também ouviram atentamente as explicações do Mestrando quanto ao tema por ele desenvolvido.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 21

No período de 6 a 9 de Dezembro deste ano, realizou-se nas proximidades de São Carlos/SP (Hotel Broa Gold Resort), a II Conferência USP de Nanotecnologia que envolveu pesquisadores de grande prestígio – do Brasil e do Exterior – com centenas de trabalhos apresentados. Foram 102 painéis avaliados; e desse total, 9 selecionados como os melhores e mais importantes em termos de Nanociência e Nanotecnologia.

Os participantes desse evento internacional foram em número de 304, com 20 alunos de graduação, 151 Mestrandos e Doutorandos, 74 Professores e 18 Palestrantes convidados. Dois alunos do Programa de Pós-graduação do Departamento de Física, Química e Biologia da Faculdade Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente, tiveram destaque especial: concluíram recentemente seu Doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais/ POSMAT e figuram entre os Premiados. São eles: Priscila Alessio e Diogo Volpati.

Priscila defendeu tese de Doutorado em Novembro de 2012, sendo atualmente bolsista de Pós-Doutorado da FAPESP na própria FCT/UNESP. Diogo defendeu tese de Doutorado em Agosto deste ano pela FCT/UNESP e também é bolsista da FAPESP, cursando atualmente Pós-Doutorado através do IFSC/USP.

Os Editores chefes das Revistas Internacionais Langmuir, Chemystry of Materials e Applied Maerials and Sciency – pertencentes a Chemical Societ participaram do evento e fizeram uma avaliação geral dos apresentadores de painéis – 108 no total – dos quais 8 foram selecionados na ocasião. Os melhores, premiados como “Winner pôster presentation”(painéis) e 2 deles atribuídos à participação de Diogo Volpati e Priscila Alessio, em nome do Departamento de Física, Química e Biologia da FCT/UNESP.

Os painéis apresentados pelos representantes da FCT/UNESP na II Conferência USP de Nanotecnologia 2012 são os seguintes: 02 – Título: Dopamine sensor bysurfasse-enhanced Raman spectroscopy. Autores: Priscila Alessio. Alvaro E.Aliaga, Carlos J.L.Constantino. 115 – Títuo: Thinfilmcompositiondsolutioncharacteristics: on the role played in electronictonues. Autores: Diogo Volpati, Fernando V.Paulovich, Osvaldo N.Oliveira Jr, Antonio Riul Jr., Carlos J.L.Constantino.

Entre os palestrantes, Adalberto Fazzio, Representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ado Jorio (Deptº de Fisica da UFMG); Ana Köhler (University of Bayreuth/Alemanha); Antonio José Roque da Silva (Inst.de Fisica da IFUSP/USP); Carlos Henrique de Brito Cruz (Diretor Científico da FAPESP); Christine de Wolf (University of Concordia/Canadá); David Whitten (University of New Mexico/Est.Unidos e Editor chefe- Langmuir); Gero Decher (Inst.Charles Sadron/Estrasburgo-França); Glaucius Oliva (Presidente do CNPq); Henrique Toma (Inst.de Química da USP/São Paulo); Helmuth Mohwald (Max Planck Inst.Potsdam/Alemanha); James Durrant (Imperial College-Londres/Inglaterra); José Nelson Onuchic (Rice University/EUA); Katsuhiko Ariga -NIMS,Tsukuba-Japão (Editor- PhysicalChemistryChemicalPhysics); Kirk Schanze (University of New Mexico-Albuquerque/EUA),Editor chefe ACS AppliedMaterialsand Interfaces); Leonard Interrante RensselaerPolytechnicInstitute/EUA),Editor chefe ChemistryofMaterials ; Marco Antonio Zago (Pró-Reitor de Pesquisa/USP-SP); Raimund Gerard (University of Potsdam/ Alemanha; Nicola Pugno (Politecnicod – Torino/Itália) e Thereza Soares (Deptº.de Química Fundamental/UFPe-Pernambuco).

Clique para ampliar!
Nesse grupo de alunos que participou da II Conferência USP de Nanotecnologia 2012 estão os dois premiados, Priscila e Diogo que representaram a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Clique para ampliar!
Momento em que Priscila Alessio recebia o Certificado de premiação, entregue por um Editor da American Chemical Society, dos Estados Unidos.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 20

No último dia 18/Dezº no Anfiteatro 2 da FCT/UNESP realizou-se mais uma defesa de tese de Doutorado/Programa de Pós-graduação em Geografia. A candidata ao Doutorado, Silvia Fernanda Cantoia, apresentou-se perante a Comissão Examinadora formada pelos Profs. Drs.: Antonio Cezar Leal (Orientador); Marília Coelho; Encarnita Salas Martin; Flávia Akemi Ikuta e Maria Zanin. As duas últimas representaram respectivamente as Universidades Federais de Mato Grosso do Sul e São Carlos/SP e os demais membros, a Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente/SP.

O tema escolhido pela Doutoranda foi: “Coleta seletiva municipal, Educação Ambiental e Organizações de Catadores de materiais recicláveis na vertente paulista da Bacia do Rio Paranapanema”. É uma área bastante abrangente do extremo oeste paulista, incluindo Presidente Prudente que é o maior centro de polarização e desenvolvimento, onde o assunto abordado nessa tese é encarado com especial interesse. Para desenvolver a pesquisa, a aluna usufruiu de bolsa concedida pela CA PES/Proex.

Silvia Fernanda Cantoia resume sua tese nas seguintes ponderações: “Nos últimos anos os problemas de ordem ambiental têm ganhado destaque na mídia e nas preocupações da população. Surgiram discussões que fundamentam o repensar do uso dos recursos, naturais da crescente de bens não duráveis que, impulsiona o consumo exacerbado, e com isso, a geração de resíduos que em grande parte são descartados sem tratamento adequado; mas que representam alternativa de trabalho e renda para muitos catadores de materiais recicláveis”.

A Doutoranda cita nominalmente diversas cidades situadas na vertente paulista do Rio Paranapanema; algumas com mais de 50 mil habitantes, como é o caso de Assis, Avaré, Itapeva, Itapetininga, Ourinhos e Presidente Prudente. No tocante aos municípios – diz ela –foram elaborados mapas com dados dos setores censitários do IBGE, do Censo 2010 e dados fornecidos pelas Cooperativas, Associações e Prefeituras sobre a abrangência da Coleta Seletiva.

Pelas análises – cita a tese – concluiu-se que o modelo de gerenciamento e gestão participativa em relação aos resíduos sólidos é o que proporciona resultados positivos. Nessa questão há necessidade de um repensar sobre a questão da inserção dos catadores no gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos. Haja vista que eles são fundamentais no processo, pois além de ser amparado por Lei. “O Catador age como elemento que impulsiona as atividades sobre a gestão dos resíduos sólidos urbanos.

E concluindo, Silvia relata: “Evidencia-se que os resultados confirmam a hipótese de que as cooperativas que possuem autonomia no processo de gestão; que controlam ou participam de todas as fases de sua organização; que contam com apoio de órgãos externos – mas mantendo sua autonomia – conseguem melhorias na gestão do trabalho, engajamento político, social e cultural na luta pela emancipação das Cooperativas de Catadores de materiais recicláveis”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Banca Examinadora constituída especialmente para avaliar a tese de Doutorado/Geografia, defendida pela candidata Silvia Fernanda Cantoia, reuniu-se no Anfiteatro II da FCT/UNESP, em 18/Dezº/2012.
Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Doutoranda teve como Orientador, o Prof.Dr.Antonio Cezar Leal, que aí é visto entre as Profªs.Drªs.: Encarnita Salas Martin e Flávia Akemi Ikuta (integrantes da Comissão Examinadora). Presença também de amigos,colegas e familiares da Doutoranda.
Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As cenas finais são de alegria e emoção por mais uma missão cumprida, e uma nova tese de Doutorado defendida pela aluna do Programa de Pós-graduação em Geografia, Silvia Fernanda Cantoia, na FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 20

O Programa de Pós-graduação em Fisioterapia da FCT/UNESP promoveu no dia 17 de Dezembro mais uma sessão especial no Anfiteatro 2. Presença de integrantes da Banca Examinadora e da candidata que defendeu publicamente sua dissertação de Mestrado, Ana Laura Ricci Vitor. O Orientador da Mestranda foi o Prof.Dr.Luiz Carlos Marques Vanderlei, do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente.

Foram componentes da Comissão Examinadora, o Prof.Dr. Moacir Fernandes de Godoi, docente da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/FAMERP – SP e a Profª.Drª. Ercy Mara Cipulo Ramos, do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente. O ato foi prestigiado por familiares, amigos e colegas do curso de Fisioterapia, concluído com brilhantismo por Ana Laura.

O tema desenvolvido pela Mestranda versou sobre “Efeitos do treinamento resistido sobre a variabilidade da freqüência cardíaca, capacidade funcional e força muscular periférica na DPOC”, que a Mestranda resumiu da seguinte forma: “A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) está associada a reduções na força e resistência muscular, bem como a disfunção no sistema nervoso autônomo (SNA). O treinamento aeróbio isolado ou em associação com o treinamento resistido mostra evidências de benefícios sobre a modulação autonômica de indivíduos com com DPOC: entretanto não há estudos que tratam dos efeitos do componente resistido isolado”.

Sobre o Objetivo – diz Ana Laura – Este estudo teve por objetivo avaliar a influência eclusiva do treinamento resistido sobre a modulação autonômica por meio da variabilidade da freqüência cardíaca (VFC) capacidade funcional e força muscular em indivíduos com DPOC. Quanto ao método: Envolvendo treze indivíduos com DPOC (Ensaio clinico controlado, tendo por cenário pacientes ambulatoriais): “o protocolo experimental foi composto por avaliação inicial e final que consistiram em avaliações autonômicas (VFC); avaliação a capacidade funcional cardiopulmonar (teste de caminhada de 6 minutos) e avaliação da força (dinamometria), além do treinamento resistido, realizado por 24 sessões com duração de 60 minutos cada e freqüência de três vezes por semana. A intensidade foi definida inicialmente como 60% de uma repetição máxima e foi progressivamente incrementada a cada cnco sessões até atingir 80%”

Quanto aos resultados – A análise dos índices temporais e espectrais de VPC demonstrou melhora da modulação autonômica, com incrementos estatisticamente significantes para os componentes simpáticos e parassimpáticos do SNA representados pelo SDNN, L F e H F. Além disso, foram observados incrementos estatisticamente significante s na capacidade funcional e força muscular para abdução de ombro e flexão de joelho. Como conclusão: o treinamento resistido e avaliado foi capaz de influenciar positivamente a modulação autonômica, capacidade funcional e força muscular em indivíduos com DPOC.

E para finalizar: impacto clínico na reabilitação: “Este estudo pode contribuir com profissionais, pesquisadores e clínicos que trabalham com DPOC, uma vez que o componente de resistência da reabilitação pulmonar apresenta benefícios consensuais sobre diversos parâmetros indicadores de saúde, mas não havia evidências sobre seus efeitos de VFC”. Acrescente-se que este estudo mostrou na prática clínica, a utilização da VFC para avaliação da atividade do SNA sobre o modo sinusal, destacando sua importância no contexto científico – afirma Ana Laura Ricci Vitor em sua defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-graduação em Fisioterapia pela FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ana Laura Ricci Vitor compareceu ao Anfiteatro 2 da FCT/UNESP, especialmente para enfrentar a Banca Examinadora e fazer a defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-graduação em Fisioterapia.
Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Orientador da Mestranda foi o Prof.Dr.Luiz Carlos Marques Vanderlei, docente do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.
Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Familiares, amigos e colegas do curso de Pós-graduação em Fisioterapia, compareceram ao local, com a finalidade principal de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos de dissertação,prestigiando a Mestranda.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 19

Rafael Rossi, estudante do Programa de Pós-graduação em Geografia da FCT/UNESP e candidato ao Mestrado fez no último dia 14 de Dezembro de 2012, sua defesa pública de dissertação perante a Banca Examinadora,no Anfiteatro II. Seu Orientador foi o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanização e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Para desenvolver a pesquisa, o aluno usufruiu de bolsa concedida pela Capes/Proex.

Integraram a Comissão Examinadora – além do Orientador já citado – os seguintes membros: Prof.Dr.Arthur Magon Whitacker, docente do Departamento de Geografia da FCT/UNESP e Prof.Dr.Paulo de Martino Jannuzi, da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Desenvolvimento Social de Combate à Fome/SAGI.

O tema desenvolvido pelo Mestrando versou sobre “Uma contribuição geográfica para a problematização da perspectiva territorial nas Políticas Públicas: Análise Espacial a partir do índice de desenvolvimento das famílias em Presidente Prudente”. A presente dissertação – diz ele – faz parte das pesquisas em desenvolvimento no âmbito do Centro de Estudos e Mapeamento da Exclusão Social para Políticas Públicas (CEMESPP) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente, pesquisas essas dedicadas à análise de processos de exclusão social em áreas não metropolitanas.

Rafael Rossi acrescenta: As leituras realizadas para a elaboração desta dissertação trouxerm à luz a necessidade de avanços metodológicos nesta análise a partir de sua articulação com a concepção e conceituação de políticas públicas. Neste aspecto, o conceito de território tem nos mostrado potencialidades importantes de serem levadas em consideração na localização e elaboração das políticas públicas, de maneira articulada à produção de indicadores sociais que contribuam para essa análise a partir de uma perspectiva específica do fenômeno estudado.

Nosso intuito – declara o Mestrando – é viabilizar a discussão conceitual de exclusão social, território e políticas pública utilizando o bando de dados do IDF (Índice de desenvolvimento das Famílias indicador das condições socioeconômicas das famílias que por sua vez, utiliza informações disponíveis no questionário do Cadastro Único da Assistência Social) no município de Presidente Prudente–SP, aplicação de questionários neste município e entrevistas com profissionais da área de Assistência Social.

E por fim, afirma o Geógrafo Rafael Rossi em sua defesa de dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Geografia da FCT/UNESP: “A dissertação, procura portanto, demonstrar como o conhecimento empírico aprofundado de diferentes áreas urbanas possibilita a proposição de ações que colaborem efetivamente para o enfrentamento de situações de exclusão social”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Comissão Examinadora reuniu-se no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia para ouvir e avaliar a dissertação de Mestrado/Geografia, defendida por Rafael Rossi.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – foi o Orientador do Mestrando.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os demais integrantes da Banca Examinadora, reunidos , acompanharam toda a exposição feita por Rafael Rossi em sua defesa pública de dissertação de Mestrado/ Programa de Geografia.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 14

O “Rural, o Urbano e o Agrícola no movimento espiral do espaço: um híbrido” foi o tema que norteou a defesa de tese de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Geografia da FCT/UNESP pela candidata Cláudia Marques Roma, no dia 12 de Dezembro de 2012, no Anfiteatro II. Seu Orientador foi o Prof.Dr. Raul Borges Guimarães, docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

A Banca Examinadora que se reuniu logo pela manhã, contou com a presença – além do Orientador já citado – dos seguintes membros: Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito, docente do Departamento de Geografia da FCT/UNESP; Profª.Drª.Ângela Maria Endlich, do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá/UEM; Prof.Dr. Jones Dari Goettert, da Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Federal da Grande Dourados/MS e Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP.

Em sua exposição, Claudia Marques Roma demonstra a constituição de um circuito de pobreza urbana que, para seu entendimento requer um pensamento em espiral que perpasse os processos e, ao mesmo tempo, se imbrique a eles, diante do conteúdo das realidades analisadas que se perfaz num híbrido. E ela explica que o hibrido perpassa todas as dinâmicas e elementos que compõem essas localidades. É a relação essencial para entender as interdependências e inseparabilidades dos processos.

A Doutoranda diz mais: “É a relação hibrida dos processos que nos permite entender que a transformações do período atual expressam mudanças, permanências e mesclas; que as escalas intra e interurbana se imbricam: que a dicotomia cidade e campo não é valida para entender a realidade brasileira, que a pobreza se processa em diferentes dimensões e se entrecruzam como cidades locais híbridas”.

E na etapa final:” É nesse sentido que os conteúdos das cidades locais híbridas, substanciam e permeiam a estruturação dos processos analisados se expressando em dois vieses, que se articulam na constituição de um circuito de pobreza urbana (pobreza matéria, política e simbólica) que em sua dimensão urbana, promove a segregação socioespacial interurbana e, o outro lado da expansão da atividades agroindustrial canavieira, que é a cidade da exclusão social”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aí está a Comissão Examinadora, constituída especialmente para ouvir e avaliar o trabalho desenvolvido pela candidata ao Doutorado/Geografia, Cláudia Marques Roma no Anfiteatro II da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Orientador é o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães (ao centro da mesa) e os demais membros: Profs.Drs.:Antonio Thomaz Jr, Jones Dari Goettert, Maria Encarnação Beltrão Sposito e Ângela Maria Endlich.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Anfiteatro II recebeu inúmeros visitantes. A maioria, familiares, amigos e colegas da Doutoranda, que vieram especialmente para prestigiá-la durante o ato de defesa pública de sua tese de Doutorado/Geografia.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 14

No Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – o candidato Juscelino Eudâmidas Bezerra defendeu tese de Doutorado/Programa de Pós-graduação em Geografia (dia 07 de Dezembro de 2012 às 14hs), tendo como Orientador o Prof.Dr. Antonio Thomaz Junior, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP. Tema escolhido pelo Doutorado: “A fruticultura no nordeste semiárido: Internacionalização, conflitos territoriais e a precarização do trabalho”.

Como membros da Banca Examinadora atuaram (além do Orientador já citado), o Prof.Dr.Lee Jonathan Pegler, do International Institute of Social Studies/Erasmus University Rotterdam; Profª.Drª.Denise de Souza Elias, do Departamento de Geociências/Universidade Estadual do Ceará; Profª.Drª. Raquel Maria Rigotto, do Departamento de Saúde Comunitária/Universidade Federal do Ceará e Prof.Dr.Marcelo Dornelis Cavalhal, da Coordenadoria de Curso/Unidade de Ourinhos-SP.

Como introdução de sua defesa de tese, Juscelino ressaltou: O objetivo da presente pesquisa é compreender o desenvolvimento do agronegócio no sertão nordestino e os impactos no que diz respeito à dinâmica geográfica do trabalho nas principais regiões de expansão da fruticultura. “Partimos da hipótese de que a expansão do capital sob o modelo do agronegócio da fruticultura no Nordeste tem propiciado inúmeras alterações na dinâmica socioespacial, cuja expressão nos territórios ganha corpo a partir da mobilização promovida pela divisão social e territorial do trabalho.

O Sertão nordestino passa pelo processo de transformação da estrutura produtiva baseada na agricultura camponesa e de subsistência, na pecuária e no extrativismo vegetal para dar lugar também à produção de maior valor agregado, tais como: a produção de frutas in natura com destaque para a uva, a manga, a banana e o melão. Dentro desse contexto que objetivamos perscrutar o desenvolvimento do agronegócio nas principais microrregiões de expansão da fruticultura a saber: Petrolina/PE, Juazeiro/BA, Vale do Açu/RN e Baixo Jaguaribe/CE.

Irrigação mediante incentivos fiscais: esse processo ganha força, não obstante o fato de as microrregiões estarem encravadas em áreas de extrema pobreza e cuja agricultura familiar de sequeiro – apesar de dominante no contexto do sertão semiárido – carece de uma maior atenção e de políticas públicas mais eficientes. As microrregiões destacadas em nossa pesquisa experimentam um período de expansão da agricultura empresarial, pois foram afetadas por políticas de valorização do caráter redentor da atividade do agronegócio”.

Em sua defesa de tese de Doutorado em Geografia, Juscelinio Eudâmidas Bezerra destaca a introdução da biotecnologia, principalmente na produção de frutas nas microrregiões enlecadas. Essas inovações – diz ele – foram em sua grande maioria pelo pacote tecnológico das empresas multinacionais instaladas no território nordestino nos últimos anos. Os grupos empresariais de maior monta são os responsáveis diretos pelo avanço da lógica do agronegócio globalizado, intensificando o ritmo de produção, os fluxos comerciais, as trocas intersetoriais, o aumento das exportações; e forçando a adequação das políticas públicas de seus interesses.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Juscelino Eudâmidas Bezerra veio do Nordeste brasileiro, especialmente para defender sua tese de Doutorado/Programa de Pós-graduação em Geografia na FCT/ UNESP em Pres. Prudente-SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr. Antonio Thomaz Junior, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – foi o Orientador do Doutorando.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Anfiteatro II recebeu expressivo número de amigos, seguidores e simpatizantes de Juscelino, que acompanharam atentamente sua exposição e defesa de tese em 07/Dezº/ de 2012.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 08

Neste final de semana, mais propriamente no dia 06/Dezº a aluna Antônia Aurélio Pinto, do Programa de Pós-graduação em Educação fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado na Sala de Videoconferência da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente. Em princípio, a defesa estava agendada para a Sala de Projeções da Biblioteca, mas acabou sendo transferida para outro local, onde atuou como Orientador, o Prof.Dr. Paulo Cesar de Almeida Baroni, do Deptº de Educação da FCT/UNESP.

Na Sala de Videoconferência, presença dos integrantes da Banca Examinadora, incluindo – à distância – o Prof.Dr.Pedro Guilherme Rocha dos Reis, da Universidade de Coimbra/Portugal (uma das razões da mudança de local para a defesa de dissertação de Mestrado), a Profª.Drª Renata Junqueira Meirelles, do Deptº de Educação da FCT/UNESP e o também Orientador, Paulo Cesar de Almeida Baroni.

O tema desenvolvido pela Mestranda foi “Literatura Infantil e Ensino de Ciências: Aproximações e dificuldades”, assim definido: “Nossa investigação centra-se em compreender como se dá a aproximação dos elementos das Ciências Naturais pela Literatura Infantil bem como analisar o uso deste gênero pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar nossos objetivos desenvolvemos uma pesquisa com abordagem qualitativa buscando dados.

A coleta de dados da pesquisa foi desenvolvida em duas fases. Na primeira, realizamos a analise documental para seleção e analise dos livros da Literatura Infantil. Para isso, utilizamos os conceitos bakhtinianos: Polissemia, Dialogismo e Gêneros do Discurso e a partir disso verificamos a forma como os elementos das Ciências Naturais foram empregados nas histórias. Na segunda fase realizamos duas entrevistas semiestruturadas, aplicadas a seis professores que lecionam para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas e privadas do município de Presidente Prudente-SP.

Os dados das entrevistas foram obtidos a partir do Diário de Campo e de gravações com áudio. Os conceitos de Polissemia e Dialogismo também foram utilizados para compreender e identificar as vozes presentes nos pensamentos e na prática dos professores acerca da aproximação entre o Ensino de Ciências e a Literatura Infantil”. Antonia revela outros dados que coletou para sua pesquisa e defesa pública de dissertação de Mestrado: “buscamos nos estudos de Tardif (2002), reconhecer os saberes docentes nas falas dessas professoras”.

Concluindo: “As gravações foram transcritas e organizadas em três eixos temáticos:
1 – O que pensam os professores sobre o uso da Leitura;
2 – Formas de uso da leitura e;
3 – Aproximações entre Literatura Infantil e Ensino de Ciências.

De forma geral, os resultados revelaram o uso didatizado da Literatura Infantil na prática de todas as professoras entrevistadas e que esse uso é consciente. Percebemos que há um posicionamento seguro quanto ao reconhecimento das características entre uma obra literária e um livro didatizado”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Sala de Videoconferência da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Pres.Prudente, acolheu mais uma candidata em sua defesa de dissertação de Mestrado/Educação, tendo a presença indispensável da Banca Examinadora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Antônia Ribeiro Pinto, do Programa de Pós-graduação em Educação teve a oportunidade de reunir na mesma sala, dois integrantes da Banca Examinadora, familiares, amigos e colegas que foram especialmente para prestigiá-la.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
À distãncia – por videoconferência, o Prof.Pedro Guilherme Rocha dos Reis, da Univ.de Lisboa/Portugal – e bem ao lado o Orientador, Prof.Dr.Paulo César de Almeida Raboni e a Profª.Drª. Renata Junqueira Meirelles, docentes da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

dez 06

Caroline Viesel é aluna do 4º ano do curso de Licenciatura em Matemática da FCT/UNESP no período matutino. É a primeira filha do casal Ana Rodrigues e Paulo Viesel e tem três irmãos, todos eles originários da zona rural de Sandovalina, no Pontal do Paranapanema. Ela fez seus estudos preliminares do ensino fundamental e médio em escola pública; e segundo declara, desde pequena tinha afinidade pela Matemática. Desde que ingressou na Universidade, mora numa ”República” em Presidente Prudente, tendo a companhia da irmã que faz o curso de Educação Física na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

A escolha da Matemática como curso de sua preferência – diz Caroline – é atribuído ao incentivo que recebeu de sua professora durante o ensino médio. Para ingressar no curso de graduação da Unesp, prestou o Vestibular Vunesp em 2008 e ficou muito feliz ao receber o resultado de sua aprovação, o que lhe deu o direito de ingressar na Universidade. Desde 2009 ela freqüenta o curso de Matemática no período matutino, onde veio a conhecer a Profª.Drª.Gilcilene Sanchez de Paulo, recém-contratada na época pelo Deptº de Matemática.

“Eu me identifiquei com a Professora e seus métodos de ensino da Matemática. Devido a isso fui à sua procura, a fim de saber como era um Projeto de Iniciação Científica. Daí, durante os anos de 2010 e 2011 desenvolvi vários trabalhos (sob orientação da Professora Gilcilene), que me proporcionaram a oportunidade de participar de alguns eventos, onde pude expor meus trabalhos de Matemática. E para minha surpresa, neste ano de 2012 fui contemplada com uma bolsa de iniciação científica, concedida pela FAPESP” – disse Caroline Viesel.

A aluna complementa suas informações dizendo: ”O Projeto tinha por objetivo um estudo mais aprofundado de métodos numéricos computacionais para problemas que envolvem equações diferenciais. O intuito desse projeto era o de me auxiliar futuramente nos estudos, durante o Mestrado na área de Matemática Computacional. Soube do VI Simpósio Nacional/Jornada de Iniciação Científica, intitulado: Estudos e implementações de métodos numéricos para equações em fluido computacional”.

Caroline deverá receber o Prêmio que lhe coube (Menção Honrosa) em Concurso Nacional de Iniciação Científica em Julho de 2013 durante o XXIX Congresso Brasileiro de Matemática, no IMPA. Trata-se de uma promoção do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ela nos conta que durante o evento que aconteceu de 04 a 10/Novº, apresentou os resultados numéricos para solução de um problema de Camada-limite da área de Mecânica dos Fluídos. E ficou surpreendida ao saber que seu trabalho tinha sido classificado com Menção Honrosa, por uma instituição de tamanha importância e excelência na área de Matemática, como é o caso do IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

E para finalizar: ela formula agradecimentos aos Professores do Departamento de Matemática da FCT e aos demais que contribuíram durante todo esse tempo pela sua formação. Em especial à Profª.Drª.Gilcilne Sanchez de Paulo, por sua orientação que foi fundamental na conquista dessa importante premiação; à sua família e aos amigos que sempre a incentivaram nos estudos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Pelo trabalho que apresentou no VI Simpósio Nacional/Jornada de Iniciação Cientifica do IMPA, a aluna Caroline Viesel (4º ano de licenciatura em Matemática) mereceu Menção Honrosa a nível nacional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O resultado do Concurso surpreendeu não só a aluna classificada com “Menção Honrosa”, como também sua Orientadora, a Profª.Drª.Gilcilene Sanchez de Paulo, da FCT/UNESP que é sua maior incentivadora.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP