dez 06

Caroline Viesel é aluna do 4º ano do curso de Licenciatura em Matemática da FCT/UNESP no período matutino. É a primeira filha do casal Ana Rodrigues e Paulo Viesel e tem três irmãos, todos eles originários da zona rural de Sandovalina, no Pontal do Paranapanema. Ela fez seus estudos preliminares do ensino fundamental e médio em escola pública; e segundo declara, desde pequena tinha afinidade pela Matemática. Desde que ingressou na Universidade, mora numa ”República” em Presidente Prudente, tendo a companhia da irmã que faz o curso de Educação Física na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

A escolha da Matemática como curso de sua preferência – diz Caroline – é atribuído ao incentivo que recebeu de sua professora durante o ensino médio. Para ingressar no curso de graduação da Unesp, prestou o Vestibular Vunesp em 2008 e ficou muito feliz ao receber o resultado de sua aprovação, o que lhe deu o direito de ingressar na Universidade. Desde 2009 ela freqüenta o curso de Matemática no período matutino, onde veio a conhecer a Profª.Drª.Gilcilene Sanchez de Paulo, recém-contratada na época pelo Deptº de Matemática.

“Eu me identifiquei com a Professora e seus métodos de ensino da Matemática. Devido a isso fui à sua procura, a fim de saber como era um Projeto de Iniciação Científica. Daí, durante os anos de 2010 e 2011 desenvolvi vários trabalhos (sob orientação da Professora Gilcilene), que me proporcionaram a oportunidade de participar de alguns eventos, onde pude expor meus trabalhos de Matemática. E para minha surpresa, neste ano de 2012 fui contemplada com uma bolsa de iniciação científica, concedida pela FAPESP” – disse Caroline Viesel.

A aluna complementa suas informações dizendo: ”O Projeto tinha por objetivo um estudo mais aprofundado de métodos numéricos computacionais para problemas que envolvem equações diferenciais. O intuito desse projeto era o de me auxiliar futuramente nos estudos, durante o Mestrado na área de Matemática Computacional. Soube do VI Simpósio Nacional/Jornada de Iniciação Científica, intitulado: Estudos e implementações de métodos numéricos para equações em fluido computacional”.

Caroline deverá receber o Prêmio que lhe coube (Menção Honrosa) em Concurso Nacional de Iniciação Científica em Julho de 2013 durante o XXIX Congresso Brasileiro de Matemática, no IMPA. Trata-se de uma promoção do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ela nos conta que durante o evento que aconteceu de 04 a 10/Novº, apresentou os resultados numéricos para solução de um problema de Camada-limite da área de Mecânica dos Fluídos. E ficou surpreendida ao saber que seu trabalho tinha sido classificado com Menção Honrosa, por uma instituição de tamanha importância e excelência na área de Matemática, como é o caso do IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

E para finalizar: ela formula agradecimentos aos Professores do Departamento de Matemática da FCT e aos demais que contribuíram durante todo esse tempo pela sua formação. Em especial à Profª.Drª.Gilcilne Sanchez de Paulo, por sua orientação que foi fundamental na conquista dessa importante premiação; à sua família e aos amigos que sempre a incentivaram nos estudos.

Pelo trabalho que apresentou no VI Simpósio Nacional/Jornada de Iniciação Cientifica do IMPA, a aluna Caroline Viesel (4º ano de licenciatura em Matemática) mereceu Menção Honrosa a nível nacional.

O resultado do Concurso surpreendeu não só a aluna classificada com “Menção Honrosa”, como também sua Orientadora, a Profª.Drª.Gilcilene Sanchez de Paulo, da FCT/UNESP que é sua maior incentivadora.