dez 20

O Programa de Pós-graduação em Fisioterapia da FCT/UNESP promoveu no dia 17 de Dezembro mais uma sessão especial no Anfiteatro 2. Presença de integrantes da Banca Examinadora e da candidata que defendeu publicamente sua dissertação de Mestrado, Ana Laura Ricci Vitor. O Orientador da Mestranda foi o Prof.Dr.Luiz Carlos Marques Vanderlei, do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente.

Foram componentes da Comissão Examinadora, o Prof.Dr. Moacir Fernandes de Godoi, docente da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/FAMERP – SP e a Profª.Drª. Ercy Mara Cipulo Ramos, do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente. O ato foi prestigiado por familiares, amigos e colegas do curso de Fisioterapia, concluído com brilhantismo por Ana Laura.

O tema desenvolvido pela Mestranda versou sobre “Efeitos do treinamento resistido sobre a variabilidade da freqüência cardíaca, capacidade funcional e força muscular periférica na DPOC”, que a Mestranda resumiu da seguinte forma: “A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) está associada a reduções na força e resistência muscular, bem como a disfunção no sistema nervoso autônomo (SNA). O treinamento aeróbio isolado ou em associação com o treinamento resistido mostra evidências de benefícios sobre a modulação autonômica de indivíduos com com DPOC: entretanto não há estudos que tratam dos efeitos do componente resistido isolado”.

Sobre o Objetivo – diz Ana Laura – Este estudo teve por objetivo avaliar a influência eclusiva do treinamento resistido sobre a modulação autonômica por meio da variabilidade da freqüência cardíaca (VFC) capacidade funcional e força muscular em indivíduos com DPOC. Quanto ao método: Envolvendo treze indivíduos com DPOC (Ensaio clinico controlado, tendo por cenário pacientes ambulatoriais): “o protocolo experimental foi composto por avaliação inicial e final que consistiram em avaliações autonômicas (VFC); avaliação a capacidade funcional cardiopulmonar (teste de caminhada de 6 minutos) e avaliação da força (dinamometria), além do treinamento resistido, realizado por 24 sessões com duração de 60 minutos cada e freqüência de três vezes por semana. A intensidade foi definida inicialmente como 60% de uma repetição máxima e foi progressivamente incrementada a cada cnco sessões até atingir 80%”

Quanto aos resultados – A análise dos índices temporais e espectrais de VPC demonstrou melhora da modulação autonômica, com incrementos estatisticamente significantes para os componentes simpáticos e parassimpáticos do SNA representados pelo SDNN, L F e H F. Além disso, foram observados incrementos estatisticamente significante s na capacidade funcional e força muscular para abdução de ombro e flexão de joelho. Como conclusão: o treinamento resistido e avaliado foi capaz de influenciar positivamente a modulação autonômica, capacidade funcional e força muscular em indivíduos com DPOC.

E para finalizar: impacto clínico na reabilitação: “Este estudo pode contribuir com profissionais, pesquisadores e clínicos que trabalham com DPOC, uma vez que o componente de resistência da reabilitação pulmonar apresenta benefícios consensuais sobre diversos parâmetros indicadores de saúde, mas não havia evidências sobre seus efeitos de VFC”. Acrescente-se que este estudo mostrou na prática clínica, a utilização da VFC para avaliação da atividade do SNA sobre o modo sinusal, destacando sua importância no contexto científico – afirma Ana Laura Ricci Vitor em sua defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-graduação em Fisioterapia pela FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ana Laura Ricci Vitor compareceu ao Anfiteatro 2 da FCT/UNESP, especialmente para enfrentar a Banca Examinadora e fazer a defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-graduação em Fisioterapia.
Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Orientador da Mestranda foi o Prof.Dr.Luiz Carlos Marques Vanderlei, docente do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.
Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Familiares, amigos e colegas do curso de Pós-graduação em Fisioterapia, compareceram ao local, com a finalidade principal de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos de dissertação,prestigiando a Mestranda.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.