dez 19

Rafael Rossi, estudante do Programa de Pós-graduação em Geografia da FCT/UNESP e candidato ao Mestrado fez no último dia 14 de Dezembro de 2012, sua defesa pública de dissertação perante a Banca Examinadora,no Anfiteatro II. Seu Orientador foi o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanização e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Para desenvolver a pesquisa, o aluno usufruiu de bolsa concedida pela Capes/Proex.

Integraram a Comissão Examinadora – além do Orientador já citado – os seguintes membros: Prof.Dr.Arthur Magon Whitacker, docente do Departamento de Geografia da FCT/UNESP e Prof.Dr.Paulo de Martino Jannuzi, da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Desenvolvimento Social de Combate à Fome/SAGI.

O tema desenvolvido pelo Mestrando versou sobre “Uma contribuição geográfica para a problematização da perspectiva territorial nas Políticas Públicas: Análise Espacial a partir do índice de desenvolvimento das famílias em Presidente Prudente”. A presente dissertação – diz ele – faz parte das pesquisas em desenvolvimento no âmbito do Centro de Estudos e Mapeamento da Exclusão Social para Políticas Públicas (CEMESPP) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente, pesquisas essas dedicadas à análise de processos de exclusão social em áreas não metropolitanas.

Rafael Rossi acrescenta: As leituras realizadas para a elaboração desta dissertação trouxerm à luz a necessidade de avanços metodológicos nesta análise a partir de sua articulação com a concepção e conceituação de políticas públicas. Neste aspecto, o conceito de território tem nos mostrado potencialidades importantes de serem levadas em consideração na localização e elaboração das políticas públicas, de maneira articulada à produção de indicadores sociais que contribuam para essa análise a partir de uma perspectiva específica do fenômeno estudado.

Nosso intuito – declara o Mestrando – é viabilizar a discussão conceitual de exclusão social, território e políticas pública utilizando o bando de dados do IDF (Índice de desenvolvimento das Famílias indicador das condições socioeconômicas das famílias que por sua vez, utiliza informações disponíveis no questionário do Cadastro Único da Assistência Social) no município de Presidente Prudente–SP, aplicação de questionários neste município e entrevistas com profissionais da área de Assistência Social.

E por fim, afirma o Geógrafo Rafael Rossi em sua defesa de dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Geografia da FCT/UNESP: “A dissertação, procura portanto, demonstrar como o conhecimento empírico aprofundado de diferentes áreas urbanas possibilita a proposição de ações que colaborem efetivamente para o enfrentamento de situações de exclusão social”.

A Comissão Examinadora reuniu-se no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia para ouvir e avaliar a dissertação de Mestrado/Geografia, defendida por Rafael Rossi.

O Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – foi o Orientador do Mestrando.

Os demais integrantes da Banca Examinadora, reunidos , acompanharam toda a exposição feita por Rafael Rossi em sua defesa pública de dissertação de Mestrado/ Programa de Geografia.