dez 20

No último dia 18/Dezº no Anfiteatro 2 da FCT/UNESP realizou-se mais uma defesa de tese de Doutorado/Programa de Pós-graduação em Geografia. A candidata ao Doutorado, Silvia Fernanda Cantoia, apresentou-se perante a Comissão Examinadora formada pelos Profs. Drs.: Antonio Cezar Leal (Orientador); Marília Coelho; Encarnita Salas Martin; Flávia Akemi Ikuta e Maria Zanin. As duas últimas representaram respectivamente as Universidades Federais de Mato Grosso do Sul e São Carlos/SP e os demais membros, a Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente/SP.

O tema escolhido pela Doutoranda foi: “Coleta seletiva municipal, Educação Ambiental e Organizações de Catadores de materiais recicláveis na vertente paulista da Bacia do Rio Paranapanema”. É uma área bastante abrangente do extremo oeste paulista, incluindo Presidente Prudente que é o maior centro de polarização e desenvolvimento, onde o assunto abordado nessa tese é encarado com especial interesse. Para desenvolver a pesquisa, a aluna usufruiu de bolsa concedida pela CA PES/Proex.

Silvia Fernanda Cantoia resume sua tese nas seguintes ponderações: “Nos últimos anos os problemas de ordem ambiental têm ganhado destaque na mídia e nas preocupações da população. Surgiram discussões que fundamentam o repensar do uso dos recursos, naturais da crescente de bens não duráveis que, impulsiona o consumo exacerbado, e com isso, a geração de resíduos que em grande parte são descartados sem tratamento adequado; mas que representam alternativa de trabalho e renda para muitos catadores de materiais recicláveis”.

A Doutoranda cita nominalmente diversas cidades situadas na vertente paulista do Rio Paranapanema; algumas com mais de 50 mil habitantes, como é o caso de Assis, Avaré, Itapeva, Itapetininga, Ourinhos e Presidente Prudente. No tocante aos municípios – diz ela –foram elaborados mapas com dados dos setores censitários do IBGE, do Censo 2010 e dados fornecidos pelas Cooperativas, Associações e Prefeituras sobre a abrangência da Coleta Seletiva.

Pelas análises – cita a tese – concluiu-se que o modelo de gerenciamento e gestão participativa em relação aos resíduos sólidos é o que proporciona resultados positivos. Nessa questão há necessidade de um repensar sobre a questão da inserção dos catadores no gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos. Haja vista que eles são fundamentais no processo, pois além de ser amparado por Lei. “O Catador age como elemento que impulsiona as atividades sobre a gestão dos resíduos sólidos urbanos.

E concluindo, Silvia relata: “Evidencia-se que os resultados confirmam a hipótese de que as cooperativas que possuem autonomia no processo de gestão; que controlam ou participam de todas as fases de sua organização; que contam com apoio de órgãos externos – mas mantendo sua autonomia – conseguem melhorias na gestão do trabalho, engajamento político, social e cultural na luta pela emancipação das Cooperativas de Catadores de materiais recicláveis”.

A Banca Examinadora constituída especialmente para avaliar a tese de Doutorado/Geografia, defendida pela candidata Silvia Fernanda Cantoia, reuniu-se no Anfiteatro II da FCT/UNESP, em 18/Dezº/2012.
A Doutoranda teve como Orientador, o Prof.Dr.Antonio Cezar Leal, que aí é visto entre as Profªs.Drªs.: Encarnita Salas Martin e Flávia Akemi Ikuta (integrantes da Comissão Examinadora). Presença também de amigos,colegas e familiares da Doutoranda.
As cenas finais são de alegria e emoção por mais uma missão cumprida, e uma nova tese de Doutorado defendida pela aluna do Programa de Pós-graduação em Geografia, Silvia Fernanda Cantoia, na FCT/UNESP.