dez 23

Na última semana do mês de Novembro deste ano – mais propriamente no dia 23 – conforme estava agendado – o estudante chileno Martin L.Torres Rodriguez, do curso de Pós-graduação em Geografia apresentou-se perante a Comissão Examinadora no Anfiteatro VI. Tendo como seu Orientador, o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unpesp ele fez sua defesa púbica de dissertação de Mestrado, Programa de Geografia.

O tema escolhido e desenvolvido Foi: “Vivências de indivíduos em processos transexualizadores e suas relações com o espaço urbano de Santiago do Chile” Da Comissão Examinadora, participaram além do Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, o Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – e a Profª. Drª. Joseli Maria Silva, do Departamento de Geociências da Universidade Fedeal de Ponta Grossa/PR.

No idioma vigente em seu país (o Chile), Martin Torres assim definiu o tema escolhido para sua defesa de dissertação de Mestrado/Geografia na FCT/UNESP: “Para la presente investigación una discusion sobre el poder que envuelve ei cuerpo transexual, colocando em evidencia las técnicas discursivas del sistema hegemônico, como las formas de lo heteronormativo, lo binário, y lo patriarcal se imponen en un pensamiento colectivo, mediante simbolismos y repeticion de discursos de poder, colocando asi dispositivos morales, sexuales, y sociales em general.

De esa discusion se genera el debate de cómo estos cuerpos envueltos em el poder hegemônico, viven sua cotidianidad en las calles de Santiago de Chile, cuales son las especialidades interdictas para dichos cuerpos, y como estos generan técnicas de sobrevivência para afrontar la discriminacion.

De esta forma se evidencias cuáles son las practicas subversivas de los cuerpos transexuales envueltos en esta investigación, analizando asi como el sistema tienes fisuras por donde se fugan performances Queer, y se escapan posicionalidades no binárias”.

A Comissão Examinadora esteve reunida mais uma vez no Anfiteatro VI da FCT/UNESP, a fim de avaliar o trabalho de dissertação de Mestrado defendido pelo aluno Martin L.Torres Rodriguez, do Programa de Geografia.

O candidato ao Mestrado de Geografia fez sua exposição com base no trabalho que elaborou no decorrer dos últimos anos em Santiago do Chile – com excelente apresentação gráfica – e relato detalhado de tudo que pesquisou.

A defesa de dissertação de Mestrado chamou a atenção de todos os integrantes da Banca Examinadora, que também ouviram atentamente as explicações do Mestrando quanto ao tema por ele desenvolvido.