dez 21

No período de 6 a 9 de Dezembro deste ano, realizou-se nas proximidades de São Carlos/SP (Hotel Broa Gold Resort), a II Conferência USP de Nanotecnologia que envolveu pesquisadores de grande prestígio – do Brasil e do Exterior – com centenas de trabalhos apresentados. Foram 102 painéis avaliados; e desse total, 9 selecionados como os melhores e mais importantes em termos de Nanociência e Nanotecnologia.

Os participantes desse evento internacional foram em número de 304, com 20 alunos de graduação, 151 Mestrandos e Doutorandos, 74 Professores e 18 Palestrantes convidados. Dois alunos do Programa de Pós-graduação do Departamento de Física, Química e Biologia da Faculdade Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente, tiveram destaque especial: concluíram recentemente seu Doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais/ POSMAT e figuram entre os Premiados. São eles: Priscila Alessio e Diogo Volpati.

Priscila defendeu tese de Doutorado em Novembro de 2012, sendo atualmente bolsista de Pós-Doutorado da FAPESP na própria FCT/UNESP. Diogo defendeu tese de Doutorado em Agosto deste ano pela FCT/UNESP e também é bolsista da FAPESP, cursando atualmente Pós-Doutorado através do IFSC/USP.

Os Editores chefes das Revistas Internacionais Langmuir, Chemystry of Materials e Applied Maerials and Sciency – pertencentes a Chemical Societ participaram do evento e fizeram uma avaliação geral dos apresentadores de painéis – 108 no total – dos quais 8 foram selecionados na ocasião. Os melhores, premiados como “Winner pôster presentation”(painéis) e 2 deles atribuídos à participação de Diogo Volpati e Priscila Alessio, em nome do Departamento de Física, Química e Biologia da FCT/UNESP.

Os painéis apresentados pelos representantes da FCT/UNESP na II Conferência USP de Nanotecnologia 2012 são os seguintes: 02 – Título: Dopamine sensor bysurfasse-enhanced Raman spectroscopy. Autores: Priscila Alessio. Alvaro E.Aliaga, Carlos J.L.Constantino. 115 – Títuo: Thinfilmcompositiondsolutioncharacteristics: on the role played in electronictonues. Autores: Diogo Volpati, Fernando V.Paulovich, Osvaldo N.Oliveira Jr, Antonio Riul Jr., Carlos J.L.Constantino.

Entre os palestrantes, Adalberto Fazzio, Representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ado Jorio (Deptº de Fisica da UFMG); Ana Köhler (University of Bayreuth/Alemanha); Antonio José Roque da Silva (Inst.de Fisica da IFUSP/USP); Carlos Henrique de Brito Cruz (Diretor Científico da FAPESP); Christine de Wolf (University of Concordia/Canadá); David Whitten (University of New Mexico/Est.Unidos e Editor chefe- Langmuir); Gero Decher (Inst.Charles Sadron/Estrasburgo-França); Glaucius Oliva (Presidente do CNPq); Henrique Toma (Inst.de Química da USP/São Paulo); Helmuth Mohwald (Max Planck Inst.Potsdam/Alemanha); James Durrant (Imperial College-Londres/Inglaterra); José Nelson Onuchic (Rice University/EUA); Katsuhiko Ariga -NIMS,Tsukuba-Japão (Editor- PhysicalChemistryChemicalPhysics); Kirk Schanze (University of New Mexico-Albuquerque/EUA),Editor chefe ACS AppliedMaterialsand Interfaces); Leonard Interrante RensselaerPolytechnicInstitute/EUA),Editor chefe ChemistryofMaterials ; Marco Antonio Zago (Pró-Reitor de Pesquisa/USP-SP); Raimund Gerard (University of Potsdam/ Alemanha; Nicola Pugno (Politecnicod – Torino/Itália) e Thereza Soares (Deptº.de Química Fundamental/UFPe-Pernambuco).

Clique para ampliar!
Nesse grupo de alunos que participou da II Conferência USP de Nanotecnologia 2012 estão os dois premiados, Priscila e Diogo que representaram a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Clique para ampliar!
Momento em que Priscila Alessio recebia o Certificado de premiação, entregue por um Editor da American Chemical Society, dos Estados Unidos.