dez 14

No Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – o candidato Juscelino Eudâmidas Bezerra defendeu tese de Doutorado/Programa de Pós-graduação em Geografia (dia 07 de Dezembro de 2012 às 14hs), tendo como Orientador o Prof.Dr. Antonio Thomaz Junior, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP. Tema escolhido pelo Doutorado: “A fruticultura no nordeste semiárido: Internacionalização, conflitos territoriais e a precarização do trabalho”.

Como membros da Banca Examinadora atuaram (além do Orientador já citado), o Prof.Dr.Lee Jonathan Pegler, do International Institute of Social Studies/Erasmus University Rotterdam; Profª.Drª.Denise de Souza Elias, do Departamento de Geociências/Universidade Estadual do Ceará; Profª.Drª. Raquel Maria Rigotto, do Departamento de Saúde Comunitária/Universidade Federal do Ceará e Prof.Dr.Marcelo Dornelis Cavalhal, da Coordenadoria de Curso/Unidade de Ourinhos-SP.

Como introdução de sua defesa de tese, Juscelino ressaltou: O objetivo da presente pesquisa é compreender o desenvolvimento do agronegócio no sertão nordestino e os impactos no que diz respeito à dinâmica geográfica do trabalho nas principais regiões de expansão da fruticultura. “Partimos da hipótese de que a expansão do capital sob o modelo do agronegócio da fruticultura no Nordeste tem propiciado inúmeras alterações na dinâmica socioespacial, cuja expressão nos territórios ganha corpo a partir da mobilização promovida pela divisão social e territorial do trabalho.

O Sertão nordestino passa pelo processo de transformação da estrutura produtiva baseada na agricultura camponesa e de subsistência, na pecuária e no extrativismo vegetal para dar lugar também à produção de maior valor agregado, tais como: a produção de frutas in natura com destaque para a uva, a manga, a banana e o melão. Dentro desse contexto que objetivamos perscrutar o desenvolvimento do agronegócio nas principais microrregiões de expansão da fruticultura a saber: Petrolina/PE, Juazeiro/BA, Vale do Açu/RN e Baixo Jaguaribe/CE.

Irrigação mediante incentivos fiscais: esse processo ganha força, não obstante o fato de as microrregiões estarem encravadas em áreas de extrema pobreza e cuja agricultura familiar de sequeiro – apesar de dominante no contexto do sertão semiárido – carece de uma maior atenção e de políticas públicas mais eficientes. As microrregiões destacadas em nossa pesquisa experimentam um período de expansão da agricultura empresarial, pois foram afetadas por políticas de valorização do caráter redentor da atividade do agronegócio”.

Em sua defesa de tese de Doutorado em Geografia, Juscelinio Eudâmidas Bezerra destaca a introdução da biotecnologia, principalmente na produção de frutas nas microrregiões enlecadas. Essas inovações – diz ele – foram em sua grande maioria pelo pacote tecnológico das empresas multinacionais instaladas no território nordestino nos últimos anos. Os grupos empresariais de maior monta são os responsáveis diretos pelo avanço da lógica do agronegócio globalizado, intensificando o ritmo de produção, os fluxos comerciais, as trocas intersetoriais, o aumento das exportações; e forçando a adequação das políticas públicas de seus interesses.

Juscelino Eudâmidas Bezerra veio do Nordeste brasileiro, especialmente para defender sua tese de Doutorado/Programa de Pós-graduação em Geografia na FCT/ UNESP em Pres. Prudente-SP.

O Prof.Dr. Antonio Thomaz Junior, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – foi o Orientador do Doutorando.

O Anfiteatro II recebeu expressivo número de amigos, seguidores e simpatizantes de Juscelino, que acompanharam atentamente sua exposição e defesa de tese em 07/Dezº/ de 2012.