mar 26

No Dia Mundial da Água – 22 de Março – realizou-se no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – um dos mais importantes eventos do ano: o XIV Encontro Regional de Educadores em defesa da água. O ato que começou às 13hs se estendeu até às 18hs, tendo participado destacadas personalidades e um público que superlotou as dependências da Universidade.

Dentre os oradores e palestrantes, o Vice-Diretor da FCT/UNESP, Prof. Dr. Marcelo Messias que presidiu o evento, tendo ao lado, representantes da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema – CBH/PP – instituições governamentais e ONGs, professores, ambientalistas e estudantes universitários. O Professor Ênio Magro, Prefeito de Narandiba e Presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas, foi um dos primeiros oradores, juntamente com o ex-prefeito e ambientalista José Mangas Catarino, de Presidente Venceslau, representantes do DAEE, Senac e outros órgãos.

As sacolas plásticas que chegam a 40% das embalagens jogadas no lixo mereceram pesadas críticas, considerando que o consumo no Brasil vai além dos 40 milhões por dia; cerca de 1,25 bilhão/dia e 15 bilhões por ano. E para se decompor e se misturar ao solo exigem de 100 a 400 anos, enquanto o produto biodegradável se desfaz em 180 dias numa usina de compostagem, ou 2 anos nos aterros sanitários.

A palestra principal foi ministrada pela Profª.Drª. Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol (Deptº de Geografia da FCT/UNESP) que falou sobre “Políticas de segurança alimentar: o exemplo do Programa de Produção de Alimentos” (PAA). A palestrante fez ampla abordagem do tema desde os anos 90, quando existiam cerca de 52 milhões de subnutridos na América Latina e no Caribe. Dos subnutridos, 20% das crianças sofriam desnutrição crônica. Com um paradoxo: é uma região considerada das maiores exportadoras mundiais de alimentos, com um excedente de 31% nas ofertas de energia alimentícia.

A Professora Rosangela citou Betinho (Sociólogo Herbert de Souza) como exemplo, que juntamente com outras personalidades, teve a iniciativa de chamar a atenção da sociedade para os que têm fome e vivem na miséria, criando o Movimento de Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Relatou também os impactos nocivos à vida e preservação dos mananciais que se agravaram com o processo de modernização da agricultura brasileira. Ressaltou também a importância da criação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA), no ano de 1993 e a publicação do mapa da fome, pelo IPEA, que indicava 32 milhões de brasileiros abaixo da Linha da Pobreza. No ano 2000 esse número apontava estimativas diferentes entre 21 a 46 milhões.

A alimentação que é um direito básico de todos – conforme consta da Declaração Universal dos Direitos Humanos – da ONU, mereceu capítulo especial da palestrante. “Não adianta produzir mais, sem ter acesso à fonte de produção de alimentos” – frisou. Até a década de 70, os estoques eram escassos, em virtude da quebra de safra em importantes países produtores. Todavia, nos anos 90, a questão da qualidade dos alimentos é incorporada ao conceito de segurança alimentar pela FAO.

A doença da “Vaca louca”, a contaminação dos alimentos, o ressurgimento da febre aftosa, a expansão da “Gripe aviária” e os problemas relacionados aos sistemas de produção de alimentos convencionais “modernos” forçaram a situação. Com isso, o termo qualidade foi incorporado à segurança alimentar, com ênfase nos aspectos: nutricional, químico, físico e biológico. O conceito ampliado de segurança alimentar surgiu somente após a realização da Conferência Mundial sobre Alimentação (CMA), em 1996.

Com a colocação de um novo contexto de pobreza e carências, em 2003, no Governo Lula, foi criado o programa “Fome Zero”. Ao mesmo tempo foi instituído o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA – que, de uma forma geral, reflete economicamente e socialmente sobre a dinâmica dos municípios que estão inseridos. Direta ou indiretamente o PAA gera trabalho e renda aos produtores rurais; e garante alimentação de qualidade às pessoas em situação de insegurança alimentar – finaliza a Profª.Drª. Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O XIV Encontro Regional de Educadores em defesa da água foi aberto oficialmente no dia 22 de Março pelo Vice-Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Marcelo Messias e a palestra principal foi proferida pela Profª.Drª. Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol (Deptº de Geografia).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – recebeu mais de 300 participantes. O Prof. Ênio Magro, atual prefeito e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema – CBH-PP – falou na abertura do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A palestra da Professora Rosangela foi acompanhada por vivo interesse de todos os participantes, pois abordou com muita propriedade um tema dos mais atualizados: “Políticas de segurança alimentar: o exemplo do programa de produção de alimentos” (PAA).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No final da palestra foi aberto espaço para perguntas e respostas. O Prof.Ronaldo Cicciliato (de Marília) questionou o comprometimento dos mananciais e até o lençol freático (Aquífero Bauru) que poderiam estar sendo contaminados por Agrotóxicos e resíduos da cana de açúcar.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 26

Na manhã de 22 de Março, duas importantes atividades foram desenvolvidas pelos alunos do 2º ano de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – para comemorar o Dia Internacional da Floresta e o Dia Mundial da Água. A Festa Anual das Árvores (instituída pelo Decreto Federal nº 55.795 de 24/02/1965), substitui o Dia da Árvore antes comemorado em 21 de Setembro. O evento realizado este ano, chamou a atenção de muita gente e teve a mais ampla repercussão graças à divulgação através da mídia representada pelos Jornais, Emissoras de Rádio, TV e Jornais Eletrônicos – via Internet.

A festa da água e das árvores se desenvolveu na área de lazer e recreação do Jd Icaray, próxima à APP Urbana. É uma praça que está passando por revitalização, recebendo da Prefeitura novas obras de esportes e acessibilidade, juntamente com uma Academia da 3a.Idade em fase de implantação. O estudante Nivaldo da Silva – principal convidado – faz parte da Comissão de Acessibilidade; e aproveitou a realização do evento para fazer suas observações a respeito. Em princípio, reconheceu a importância do trabalho desenvolvido pela Municipalidade, mas apontou algumas falhas que deverão ser corrigidas no devido tempo.

Tudo que está sendo implantado nessa área do Jardim Icaray destina-se exclusivamente aos moradores do bairro, que por sua vez precisam se conscientizar do alcance desse projeto e zelar pelo patrimônío público que lhes pertence. O que foi feito até agora, demonstra o reconhecimento de uma ação de grande alcance social, beneficiando toda aquela comunidade de Presidente Prudente.

Clique para ampliar!
Nada menos que 40 estudantes do 2º ano de Geografia da FCT/UNESP tomaram parte neste evento comemorativo. Eles foram acompanhados pela Profª Drª Arlete Meneguette (do Deptº.de Cartografia), Prof. Cidinho e o Zelador do Campus, Sr. Antonio dos Santos.

Clique para ampliar!
Coube ao estudante de Geografia (cadeirante), Nivaldo da Silva o importante papel de efetuar a plantação da primeira muda no Jd Icaray. Trata-se de um Ipê Rosa para completar a beleza e o paisagismo da área.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 22

Reiniciando os trabalhos na 2ª quinzena deste mês, o Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente – recebeu para a defesa pública de dissertação de Mestrado no dia 20, a aluna Jucileny Bochorny, tendo como Orientador o Prof.Dr. José Milton de Lima, do Deptº de Educação da FCT/UNESP. Fizeram parte da Comissão Examinadora: o Prof.Dr. Mauro Berti, do Deptº de Educação Fisica/Faculdade de Ciências de Bauru/SP e por vídeoconferência, a Profª Drª Gilka Elvira Ponzi Girardello, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Para a realização da pesquisa vinculada à linha de mediação intitulada “Práticas Educativas e Formação de Professores”, a Mestranda recebeu apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo – FAPESP. O tema escolhido foi: “Cultura lúdica e TV : Mediações no contexto escolar” e estabelece como objetivo geral compreender a presença da Televisão nas atividades lúdicas das crianças. Com isso, buscou-se verificar como as crianças exercem o processo de mediação junto aos seus pares, contemplando os conteúdos apropriados a partir desse meio.

Segundo relato de Jucileny, trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica no interior da escola; entrevistas com as famílias e as crianças, sujeitos da pesquisa quanto ao armazenamento de dados. Optamos pela produção de vídeos, gravações, fotografias e o Diário de Campo, afirma. Seus referenciais – tanto a análise como o desenvolvimento do trabalho – foram a Sociologia da Infância e a teoria das Múltiplas Mediações.

Desenvolvemos esta pesquisa na luta e na busca de reconhecimento da infância e de sua cultura lúdica – diz a Mestranda no resumo de sua dissertação. E no término da investigação: Entendemos que na cultura de pares as crianças encontram espaço para mediar sua cultura lúdica, advindo dos programas televisivos e filmes. No contexto pesquisado: A escola para as crianças se torna ponto de encontro entre os pares e disseminação de cultura. E ainda: Inclui objetos culturais, produzidos a partir de personagens midiáticos.

Jucileny Bochorny foi aprovada pela Banca Examinadora, com distinção, sendo no final cumprimentada pelo Orientador, membros da Banca Examinadora, colegas de curso, amigos e familiares. Sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Educação realizou-se na Sala de Videoconferência da Fundacte, Campus Universitário da FCT/UNESP – Presidente Prudente/SP- das 10h00 às 12h00 do dia 20 de Março de 2012.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, a ProfªDrª Gilka Elvira Ponzi Girardello tomou parte na Banca Examinadora por videoconferência. Veja outros detalhes nas fotos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Orientador, Prof.Dr.José Milton de Lima e o Prof.Dr.Mauro Berti acompanhando a opinião manifestada pela Profª Drª Gilka, da UFSC pela TV; a mãe e os amigos de Jucileny, reunidos para cumprimentá-la.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 22

Sob a coordenação do Prof.Dr.João Fernando Custodio da Silva (do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas) realizou-se no dia 14/03/2012 o Colóquio sobre Organização do Trabalho Científico-OTC. Para abordar o tema ’’Do método científico à publicação do artigo’’ foram convidados três Professores Titulares: Prof.Dr.Octávio Freire, Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito e Prof.Dr.José Alberto Giacometti. O evento ocorreu na Sala de apresentação de projetos –SAP – Central de Laboratórios do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP.

“O significado do Mestrado e do Doutorado e a essência da dissertação e da tese” foi o tópico abordado pelo Prof. Dr. Octávio Freire (atualmente aposentado), mas vinculado anteriormente ao Programa de Pós-graduação em Geografia, que explanou sobre “O Método Científico”, enquanto “O Artigo Científico” foi assunto defendido pelo Prof.Dr.José Alberto Giacometti (vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências de Materiais).

A atividade programada para os Pós-graduandos matriculados na disciplina “Organização do trabalho científico” (OTC), do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas (PPGCC) da FCT/UNESP foi extensiva aos demais discentes do referido programa, tendo por fato gerador a comemoração dos dez anos da disciplina OTC, sob a coordenação do Prof.Dr.João Fernando Custódio da Silva.

Foi o próprio Coordenador quem definiu os objetivos desse evento que tem por finalidade:
a) – Aproximar Mestrandos e Doutorandos do PPGCC de Professores pesquisadores experientes, que, além dos seus conhecimentos técnicos e práticos na arte de pesquisar e publicar, têm histórias e “causos” interessantes, que foram contados para jovens pesquisadores.
b) - Homenagear os Professores: Octávio Freire, primeiro professor da disciplina OTC no PPGCC, Eliseu Savério Sposito e José Alberto Giacometti, todos Titulares da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus

de Presidente Prudente – pela valiosa contribuição que proporcionaram ao trabalho científico realizado em suas carreiras acadêmicas.

A reunião que começou às 14hs do dia 14 de Março durou quatro horas, terminando somente às 18hs. Os Professores convidados fizeram sua explanação num espaço que teve a duração aproximada de duas horas, na primeira parte do Programa. Depois houve breve período destinado ao cafezinho da tarde, sendo reiniciado o diálogo entre Professores e discentes do Programa de Pós-graduação. Todas as dúvidas foram esclarecidas satisfatoriamente e os Professores titulares responderam às indagações, citando em alguns casos, fatos reais verificados no seu dia a dia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Dr. Octávio Freire, Professor (Aposentado) do Programa de Pós-graduação em Geografia foi o primeiro a falar como convidado especial. Os trabalhos tiveram a coordenação do Prof.Dr.João Fernando Custódio da Silva.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui houve participação dos Profs.Drs.: Eliseu Savério Sposito e José Alberto Giacometi que fizeram ampla explanação. O encontro visa aproximar Mestrandos e Doutorandos do PPGCC com pesquisadores experientes.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 22

A pista de Atletismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – registra a presença constante de Atletas renomados. Dentre eles, André Luiz Garcia de Andrade, que veio de Porto Alegre/RS onde fez sua estréia no Atletismo. E desde então, vem realizando brilhante carreira nessa modalidade esportiva com inúmeros prêmios conquistados nos eventos esportivos nacionais e internacionais. São Medalhas de Ouro, Prata e Bronze resultantes de competições realizadas no México, Austrália, Argentina, Holanda, Grécia, China e ultimamente nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro. Agora o objetivo de Garcia é um só: os Jogos Paraolímpicos de Londres, que serão realizados de 29 de Julho a 12 de Agosto de 2012. Ele se encontra em Presidente Prudente desde 2003 e tem todo o apoio de Paulo Brancatti e outros dirigentes da ADAPP/UNESP.

No ranking mundial Garcia é atualmente o 5º colocado, mas espera mudar sua classificação para o 2º, 3º ou mesmo 1º lugar. Tudo ainda é um sonho que ele acalenta nos treinamentos diários que realiza nas pistas de Atletismo da Unesp em Presidente Prudente. Ele nos contou que sua carreira de Atleta B-3 (baixa visão) passou a exigir lentes especiais a fim de corrigir deficiências e melhorar a qualidade de vida. Começou no Internacional, onde realizou suas primeiras competições de Atletismo nas provas de 100 e 200 metros. De lá partiu para a Cidade do México, onde competiu pela primeira vez e conquistou a primeira Medalha de Prata nas provas de revezamento 4 x 100 m e Medalha de Ouro nas competições de 100 e 200 metros.

A partir do ano 2000, André Luiz Garcia de Andrade participou das mais importantes competições mundiais, como os Jogos Paraolímpicos de Sidney/Austrália e o Campeonato Mundial de 2002, onde conquistou Medalha de Prata (100 e 200 metros); Medalha de Ouro (100 e 400 metros); Medalha de Ouro no Panamericano de Mar del Plata/Argentina (100 metros); Medalha de Ouro em Atenas/Grécia (200 metros) e Prata (100 metros); Medalha de Bronze no Campeonato Mundial de Assen/Holanda (200 metros) e Medalha de Prata (400 x 100 metros).

Nos Jogos Panamericanos de 2007 no Rio de Janeiro, Garcia conquistou Medalha de Ouro (100 metros) e Medalha de Prata (200 metros); em 2008 foi o 8º colocado nos Jogos realizados em Beijin/China e mesmo contraindo uma ”virose” foi um dos finalistas nas provas dos 100 metros. Mais recentemente em 2011 ele conquistou Medalha de Prata nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro, classificando-se nas provas de 100, 200 e 400 metros. Agora a maior expectativa é representada pelos Jogos Paraolímpicos (XXX Olimpíada de Londres/Inglaterra), que serão abertos oficialmente no dia 27 de Julho de 2012. Sua participação deverá ocorrer a partir do dia 29 de Julho.

Clique para ampliar!
André Luiz Garcia de Andrade é figura de destaque na equipe da ADAPP/UNESP e vem conquistando Medalhas desde 1999, quando fez sua iniciação no Atletismo.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 19

No período compreendido entre 24 de Janeiro e 13 de Março deste ano foram desenvolvidos na FCT/UNESP dezesseis trabalhos de defesa pública de Dissertação de Mestrado e cinco Teses de Doutorado, segundo levantamento feito pelo Departamento de Pós-graduação. O maior número de dissertações de Mestrado verificou-se no Programa de Pós-graduação na área de Educação (7), seguido por Fisioterapia (6). As defesas de Teses de Doutorado apresentaram maior número na área de Pós-graduação em Geografia (4).

O Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas teve uma dissertação de Mestrado e uma Tese de Doutorado defendidas publicamente nos dias: 27 de Janeiro e 29 de Fevereiro. Os cursos de Pós-graduação em Geografia e Matemática Aplicada e Computacional (pela primeira vez na FCT/UNESP), tiveram registro de apenas um caso (cada) com Dissertação de Mestrado, dias: 24 de Janeiro e 28 de Fevereiro, respectivamente.

A relação nominal dos alunos que defenderam teses de Doutorado é a seguinte: dia 27/01/2012 – João Paulo Magna Jr. – Progr.de Pós-graduação em Ciências Cartográficas; 31/01/2012 – José Carlos Ugeda Jr. – Progr.de Pós-graduação em Geografia; 02/02/2012 – Oscar Buitagro Bermúdez – Progr. De Pós-graduação em Geografia; 06/02/2012 – Ana Rosa Marques – Progr.de Pos-graduação em Geografia; 16/02/2012 e Luiz Carlos Araujo dos Santos – Progr.de Pós-graduação em Geografia.

Mestrado

Durante o período de 24 de Janeiro a 13 de Março, tivemos dezesseis trabalhos de dissertação de Mestrado, estando relacionados os seguintes alunos: Gislene Figueiredo Ortiz – Geografia – 24/01/2012; Danilo Antonio Correa Pinto Jr.- Fisioterapia – 27/01/2012; Carlos Alberto Ferreira de Souza – Educação – 31/01/2012; Alice Cristina Antonio dos Santos – Fisioterapia – 10/02/2012; Cristiano Rocha da Silva – Fisioterapia – 10/02/2012; Paula Alves Monteiro – Fisioterapia – 14/02/2012; Bruna Eliza Paiva – Educação – 15/02/2012; Luiz Carlos Araujo dos Santos – Geografia – 16/02/2012; Loreana Sanches Silveira – Fisioterapia – 16/02/2012; Vanessa Ribeiro Andreto Meira – Fisioterapia – 16/02/2012; Ilzete Aparecida Jampani – Educação – 27/02/2012; Beatriz Passos da Silva – Educação – 28/02/2012; Vanderléa Rodrigues Bazão – Matemática Aplicada e Computacional – 28/02/2012; Fernanda Sayuri Yoshino Watanabe – Ciências Cartográficas – 29/02/2012; Rajane Gomes Weber – Educação – 09/03/2012 e Klinger Teodoro Ciriaco – Educação – 13/03/2012.

Clique para ampliar!
Neste começo de ano, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Pres.Prudente – acolheu 21 trabalhos de defesa pública de Mestrado e Doutorado (24/01 a 13/03/2012).

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 15

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Calouros e veteranos representados pela Ejest e outras empresas Juniores da FCT/UNESP percorreram diversos bairros da cidade para a coleta de roupas e alimentos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E foram bem acolhidos em todos os locais visitados. Mas a generosidade humana foi demonstrada em sua maior parte pelos moradores mais humildes, que se prontificaram a doar roupas e alimentos não pereciveis destinados a entidades de Assistência Social.

O teste foi feito pelo 3º ano consecutivo. Considerando que o Trote violento está terminantemente proibido, alunos da Empresa Junior de Estatística (Ejest) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – sairam às ruas adjacentes ao Campus Universitário com o apoio da EjComp, GeoAmbiental e Ópera Krios, envolvendo a participação de calouros de vários cursos para arrecadar roupas e alimentos destinados à enidades assistenciais da cidade. Resultado: coletaram cerca de 300 quilos, o que representa uma média de 10 kg por estudante, total equivalente ao trabalho desenvolvido por três equipes e trinta estudantes que acabam de ingressar na Universidade.

Ao percorrer alguns bairros no período da manhã de Sábado (10 de Março), tivemos a curiosidade de sentir de perto a reação de cada morador visitado pelos Calouros em sua missão humanitária de arrecadar alimentos não perecíveis – de porta em porta – mediante doação das pessoas visitadas. Em princípio, a quadra escolhida para o início da Operação tinha 14 domicílios (7 de cada lado) e por incrível que pareça, apenas dois moradores contribuiram com a Campanha. Mesmo por volta das 10hs da manhã, muitas casas permaneciam fechadas e ninguém atendeu à chamada por interfone ou palmas. Os poucos contribuintes fizeram suas doações expontâneas com um sorriso nos lábios, demonstrando alegria em cooperar com os mais necessitados.

Em contrapartida, muitas residências, protegidas por portões e cercas eletrificadas não deram a mínima para os jovens estudantes envolvidos no Trote Solidário III. Mas de forma adversa, os mais humildes responderam prontamente e houve até um caso interessante: um dos rapazes que veio ao encontro das moças que faziam parte do trabalho de arrecadação de gêneros, procurou dialogar bem à vontade. E segundo ficamos sabendo, ele se dirigiu a uma delas com o máximo respeito; e numa demonstração de amor à primeira vista, pediu a moça em casamento. Outros fatos pitorescos também ocorreram não só na Vila Glória ou Vila Charlote, mas também no tradicional Jardim das Rosas, Morumbi, Colina, Jardim Petrópolis e outros bairros adjacentes.

O trabalho de filantropia desenvolvido pelos novos estudantes merece louvores, pois a maioria deles procede de outras regiões do Estado e até de Estados vizinhos; e acabam por se integrar à nossa comunidade desde os primeiros momentos. Afinal, eles são bem-vindos e terão aqui uma permanência de no mínimo quatro anos ou mais, considerando que além dos 12 cursos gratuitos e de qualidade mantidos pela Unesp existem também inúmeros cursos de Pós-graduação. E para realizar tudo isso são mobilizados mais de 460 servidores e integrantes do Corpo Docente. E na somatória geral cerca de 3.600 alunos no maior Campus Universitário do Estado.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 14

Com a presença do ex-aluno da FCT/UNESP, João Augusto Domingos dos Santos Pereira, Inscrito para Dissertação de Mestrado na condição de Discente do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da Faculdade de Ciências de Bauru, reuniu-se 3ª.feira (13 de Março), a Comissão Examinadora da Defesa Pública na Sala de Projetos da Biblioteca. Dentre seus integrantes – e na condição de Presidente da Banca – um renomado especialista e Pesquisador: o Prof. Dr.William Dias Belangero, do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP.

Da Comissão Examinadora também fizeram parte outros dois membros: o Prof. Dr. Carlos José Leopoldo Constantino, do Departamento de Física, Química e Biologia/Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP – Presidente Prudente – e Prof.Dr.Nerí Alves, do Departamento de Física, Química e Biologia/Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Presidente Prudente. O tema desenvolvido pelo discente versou sobre: ‘’Desenvolvimento de Biomateriais a partir de blendas poliméricas à base de amido’’.

Depois de uma ampla exposição, o Mestrando foi arguido oralmente por todos os integrantes da Comissão Examinadora, recebendo o conceito final: APROVADO! A Ata foi assinada pelos três membros da Comissão. O novo Mestre foi cumprimentado pessoalmente pelos membros da Banca e por todos os presentes, incluindo amigos, familiares e o novo Chefe do Departamento de Fisioterapia, José Carlos Silva Camargo Filho (Zeca) que os homenageou com um Almoço de Confraternização em sua residência.

O Prof.Dr.Belangero tem seu Currículum registrado com Nível Acadêmico MS-5/UNICAMP-Faculdade de Ciências Médicas (área de Ortopedia e Traumatologia); Coordenador do Laboratório de Biomateriais LABIMO, desde 1984. Mais de 30 trabalhos publicados em periódicos internacionais e 43 em periódicos nacionais no decorrer dos últimos cinco anos. Mais de 90 resumos de temas livres, publicados em Anais de Congressos; 10 capítulos livres; 394 conferências, palestras e comunicações nacionais, além de 44 palestras, conferências internacionais e 9 entrevistas em Jornais e Revistas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Dissertação de Mestrado, a presença do Prof.Dr.William Dias Belangero/UNICAMP, ao lado do novo Chefe do Departamento de Fisioterapia e do Discente, João Augusto Domingos dos Santos Pereira.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Carlos José Leopoldo Constantino e o Prof.Dr.Neri Alves,do Deptº de Física, Química e Biologia da FCT/UNESP – membros da Comissão Examinadora – e a foto final p/festejar a Aprovação do Novo Mestre.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 12

O ano acadêmico de 2012 recomeçou nos últimos dias do mês de Fevereiro, quando a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – recebeu 640 novos alunos aprovados nos Vestibulares em 12 cursos de graduação. Inicialmente, todos eles foram convidados a participar da Semana de Integração dos Calouros (de 27 a 29 de Fevereiro), onde se cumpriu extensa programação, visando orientar os novos estudantes sobre as normas de funcionamento e o compromisso que existe entre alunos e a Universidade. Na abertura do evento, a presença do Diretor, Prof.Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol e do Vice, Prof.Dr.Marcelo Messias, além de Coordenadores, Professores, palestrantes e convidados.

A programação que se desenvolveu num período de três dias, mostrou a importância e o alcance dos cursos ministrados no Campus de Presidente Prudente, desde sua implantação há mais de 52 anos até os dias atuais. São 12 cursos de graduação e outros 6 cursos de pós-graduação – disse o Prof. Nivaldo. Ele chamou a atenção de todos os calouros para a grandiosidade do campus universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia, que é o maior do Estado, com maior número de alunos, docentes e servidores técnico-administrativos. No total, cerca de 3.600 alunos e 460 servidores e integrantes do corpo docente da Unesp.

De conformidade com a programação elaborada este ano, participaram com palestras especiais diversos professores abordando temas os mais variados. “A vida na Universidade” com os Professores Doutores: Arilda Inês M.Ribeiro e Carlos José L.Constantino, até a Prevenção de doenças, evitando o fumo, o álcool e outros tipos de drogas, com os Profs.Drs.:Ana Lúcia de Jesus Almeida e Ercy Mara Cipulo Ramos. Mas também, o Momento Saúde – Programa da UNAMOS – com Judith Aparecida Teixeira, apresentação de Empresas Juniores e entidades estudantis CA´s e DA e Atlética. Também incluídas a Divisão Técnica Acadêmica, com “Instâncias da Universidade”; Biblioteca – Serviços de regras de uso e palestra sobre o Programa de Intercâmbio de Estágio IAESTE – promoção da CI com Guilherme Caseiro.

Outros tópicos que chamaram a atenção dos participantes, foram representados por atividades com os Coordenadores de Cursos, atividades culturais com “Capoeira” e Palestra com integrantes do 14º Grupamento de Bombeiros, com enfoque especial a respeito dos Primeiros socorros. Sargento Rodrigo e Soldado PM Fernandes fizeram ampla exposição, esclarecendo detalhadamente como agir em determinadas circunstâncias. E o enfoque se voltou para os sintomas de intoxicação e queimaduras com produtos químicos, picadas de animais peçonhentos e insetos, ferimentos e fraturas. No encerramento dia 29, apresentação do Grupo Bateria Furiosa, no Discente IV.

O pronunciamento do Sr. Reitor em exercício

Num telão montado no Auditório V e tendo uma plateia constituída por calouros recém-aprovados nos Vestibulares, foi exibido em vídeo o pronunciamento do Reitor em exercício da Unesp, Prof. Dr. Julio Cezar Durigan, que anunciou: “A Unesp tem grande satisfação em receber você como aluno. Sei que prestar Vestibular é um grande desafio não só para o estudante, mas também para seus pais e familiares que atuam juntos no período pré-Vestibular, para que a almejada graduação se torne uma realidade. Parabéns a todos vocês! Nossa Universidade – além de pública – de excelente qualidade e gratuita tem características diferentes. Ela se encontra distribuída em todo o Estado de São Paulo. Estamos em 23 municípios com 33 Faculdades e temos quase 48 mil alunos: 35 mil deles na graduação e 13 mil na pós-graduação.

Oferecemos 171 cursos de graduação nas áreas de Biológicas, Exatas e Humanidades e temos 115 programas de pós-graduação que oferecem Mestrado e Doutorado. Somos uma Universidade reconhecida nacionalmente e no plano internacional, a Unesp é a 6ª Universidade Ibero-americana. Está entre as 200 melhores nos principais rankings mundiais. Estamos muito focados na manutenção do aluno na Instituição. Para isso, temos um programa de permanência estudantil; trabalhos muito e visamos dar condições para que o aluno carente não apenas entre na Universidade, mas nela se mantenha durante todo o curso”.

Em seu pronunciamento oficial, o Reitor em exercício acrescentou: por meio das diferentes pró-reitorias oferecemos cursos de graduação, pesquisa e extensão. Também existem as oferecidas em parceria com órgãos externos como a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo e o CnPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico. Há também a bolsa de mobilidade estudantil que facilita a manutenção do estudante no exterior. Espero que voces possam aproveitar tudo o que a Unesp tem de melhor para oferecer, pois com certeza, a experiência universitária é uma das melhores fases de nossa vida.

O Prof. Dr. Julio Cezar Durigan finaliza seu pronunciamento público, com esta mensagem especialmente dirigida aos novos alunos que acabam de ingressar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Campus de Presidente Prudente: Desejo muito sucesso nesta nova etapa que se inicia. Boas aulas, muito obrigado!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol (Diretor), juntamente com o Prof.Dr.Marcelo Messias (Vice-Diretor) abriram o evento anual, tendo ao lado (em vídeo) o pronunciamento do Reitor em exercício da Unesp, Prof. Dr. Julio Cezar Durigan.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na abertura da Semana de Integração dos Calouros houve o Encontro com o Coordenador, Prof. Dr. João Osvaldo Rodrigues Nunes, da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A primeira palestra foi ministrada pelos Professores Doutores.: Arilda Inês M.Ribeiro e Carlos José L.Constantino, tendo como tema “A vida na Universidade”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No transcorrer da Semana de Integração dos Calouros, foram desenvolvidas outras atividades acadêmicas, incluindo palestra com a participação do 14º Grupamento de Bombeiros. Coordenação da Profª Antonia Aparecida Escaioni (DTA).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Sargento PM Rodrigo e o Soldado PM Fernandes, do Corpo de Bombeiros de Pres.Prudente fizeram ampla explanação sobre Primeiros Socorros, intoxicação e queimaduras com produtos químicos, picadas de animais peçonhentos e insetos, ferimentos e fraturas.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP