mar 26

No Dia Mundial da Água – 22 de Março – realizou-se no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – um dos mais importantes eventos do ano: o XIV Encontro Regional de Educadores em defesa da água. O ato que começou às 13hs se estendeu até às 18hs, tendo participado destacadas personalidades e um público que superlotou as dependências da Universidade.

Dentre os oradores e palestrantes, o Vice-Diretor da FCT/UNESP, Prof. Dr. Marcelo Messias que presidiu o evento, tendo ao lado, representantes da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema – CBH/PP – instituições governamentais e ONGs, professores, ambientalistas e estudantes universitários. O Professor Ênio Magro, Prefeito de Narandiba e Presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas, foi um dos primeiros oradores, juntamente com o ex-prefeito e ambientalista José Mangas Catarino, de Presidente Venceslau, representantes do DAEE, Senac e outros órgãos.

As sacolas plásticas que chegam a 40% das embalagens jogadas no lixo mereceram pesadas críticas, considerando que o consumo no Brasil vai além dos 40 milhões por dia; cerca de 1,25 bilhão/dia e 15 bilhões por ano. E para se decompor e se misturar ao solo exigem de 100 a 400 anos, enquanto o produto biodegradável se desfaz em 180 dias numa usina de compostagem, ou 2 anos nos aterros sanitários.

A palestra principal foi ministrada pela Profª.Drª. Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol (Deptº de Geografia da FCT/UNESP) que falou sobre “Políticas de segurança alimentar: o exemplo do Programa de Produção de Alimentos” (PAA). A palestrante fez ampla abordagem do tema desde os anos 90, quando existiam cerca de 52 milhões de subnutridos na América Latina e no Caribe. Dos subnutridos, 20% das crianças sofriam desnutrição crônica. Com um paradoxo: é uma região considerada das maiores exportadoras mundiais de alimentos, com um excedente de 31% nas ofertas de energia alimentícia.

A Professora Rosangela citou Betinho (Sociólogo Herbert de Souza) como exemplo, que juntamente com outras personalidades, teve a iniciativa de chamar a atenção da sociedade para os que têm fome e vivem na miséria, criando o Movimento de Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Relatou também os impactos nocivos à vida e preservação dos mananciais que se agravaram com o processo de modernização da agricultura brasileira. Ressaltou também a importância da criação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA), no ano de 1993 e a publicação do mapa da fome, pelo IPEA, que indicava 32 milhões de brasileiros abaixo da Linha da Pobreza. No ano 2000 esse número apontava estimativas diferentes entre 21 a 46 milhões.

A alimentação que é um direito básico de todos – conforme consta da Declaração Universal dos Direitos Humanos – da ONU, mereceu capítulo especial da palestrante. “Não adianta produzir mais, sem ter acesso à fonte de produção de alimentos” – frisou. Até a década de 70, os estoques eram escassos, em virtude da quebra de safra em importantes países produtores. Todavia, nos anos 90, a questão da qualidade dos alimentos é incorporada ao conceito de segurança alimentar pela FAO.

A doença da “Vaca louca”, a contaminação dos alimentos, o ressurgimento da febre aftosa, a expansão da “Gripe aviária” e os problemas relacionados aos sistemas de produção de alimentos convencionais “modernos” forçaram a situação. Com isso, o termo qualidade foi incorporado à segurança alimentar, com ênfase nos aspectos: nutricional, químico, físico e biológico. O conceito ampliado de segurança alimentar surgiu somente após a realização da Conferência Mundial sobre Alimentação (CMA), em 1996.

Com a colocação de um novo contexto de pobreza e carências, em 2003, no Governo Lula, foi criado o programa “Fome Zero”. Ao mesmo tempo foi instituído o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA – que, de uma forma geral, reflete economicamente e socialmente sobre a dinâmica dos municípios que estão inseridos. Direta ou indiretamente o PAA gera trabalho e renda aos produtores rurais; e garante alimentação de qualidade às pessoas em situação de insegurança alimentar – finaliza a Profª.Drª. Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol.

O XIV Encontro Regional de Educadores em defesa da água foi aberto oficialmente no dia 22 de Março pelo Vice-Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Marcelo Messias e a palestra principal foi proferida pela Profª.Drª. Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol (Deptº de Geografia).

O Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – recebeu mais de 300 participantes. O Prof. Ênio Magro, atual prefeito e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema – CBH-PP – falou na abertura do evento.

A palestra da Professora Rosangela foi acompanhada por vivo interesse de todos os participantes, pois abordou com muita propriedade um tema dos mais atualizados: “Políticas de segurança alimentar: o exemplo do programa de produção de alimentos” (PAA).

No final da palestra foi aberto espaço para perguntas e respostas. O Prof.Ronaldo Cicciliato (de Marília) questionou o comprometimento dos mananciais e até o lençol freático (Aquífero Bauru) que poderiam estar sendo contaminados por Agrotóxicos e resíduos da cana de açúcar.