mar 22

Reiniciando os trabalhos na 2ª quinzena deste mês, o Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente – recebeu para a defesa pública de dissertação de Mestrado no dia 20, a aluna Jucileny Bochorny, tendo como Orientador o Prof.Dr. José Milton de Lima, do Deptº de Educação da FCT/UNESP. Fizeram parte da Comissão Examinadora: o Prof.Dr. Mauro Berti, do Deptº de Educação Fisica/Faculdade de Ciências de Bauru/SP e por vídeoconferência, a Profª Drª Gilka Elvira Ponzi Girardello, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Para a realização da pesquisa vinculada à linha de mediação intitulada “Práticas Educativas e Formação de Professores”, a Mestranda recebeu apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo – FAPESP. O tema escolhido foi: “Cultura lúdica e TV : Mediações no contexto escolar” e estabelece como objetivo geral compreender a presença da Televisão nas atividades lúdicas das crianças. Com isso, buscou-se verificar como as crianças exercem o processo de mediação junto aos seus pares, contemplando os conteúdos apropriados a partir desse meio.

Segundo relato de Jucileny, trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica no interior da escola; entrevistas com as famílias e as crianças, sujeitos da pesquisa quanto ao armazenamento de dados. Optamos pela produção de vídeos, gravações, fotografias e o Diário de Campo, afirma. Seus referenciais – tanto a análise como o desenvolvimento do trabalho – foram a Sociologia da Infância e a teoria das Múltiplas Mediações.

Desenvolvemos esta pesquisa na luta e na busca de reconhecimento da infância e de sua cultura lúdica – diz a Mestranda no resumo de sua dissertação. E no término da investigação: Entendemos que na cultura de pares as crianças encontram espaço para mediar sua cultura lúdica, advindo dos programas televisivos e filmes. No contexto pesquisado: A escola para as crianças se torna ponto de encontro entre os pares e disseminação de cultura. E ainda: Inclui objetos culturais, produzidos a partir de personagens midiáticos.

Jucileny Bochorny foi aprovada pela Banca Examinadora, com distinção, sendo no final cumprimentada pelo Orientador, membros da Banca Examinadora, colegas de curso, amigos e familiares. Sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Educação realizou-se na Sala de Videoconferência da Fundacte, Campus Universitário da FCT/UNESP – Presidente Prudente/SP- das 10h00 às 12h00 do dia 20 de Março de 2012.

Da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, a ProfªDrª Gilka Elvira Ponzi Girardello tomou parte na Banca Examinadora por videoconferência. Veja outros detalhes nas fotos.

O Orientador, Prof.Dr.José Milton de Lima e o Prof.Dr.Mauro Berti acompanhando a opinião manifestada pela Profª Drª Gilka, da UFSC pela TV; a mãe e os amigos de Jucileny, reunidos para cumprimentá-la.