mar 22

Sob a coordenação do Prof.Dr.João Fernando Custodio da Silva (do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas) realizou-se no dia 14/03/2012 o Colóquio sobre Organização do Trabalho Científico-OTC. Para abordar o tema ’’Do método científico à publicação do artigo’’ foram convidados três Professores Titulares: Prof.Dr.Octávio Freire, Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito e Prof.Dr.José Alberto Giacometti. O evento ocorreu na Sala de apresentação de projetos –SAP – Central de Laboratórios do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP.

“O significado do Mestrado e do Doutorado e a essência da dissertação e da tese” foi o tópico abordado pelo Prof. Dr. Octávio Freire (atualmente aposentado), mas vinculado anteriormente ao Programa de Pós-graduação em Geografia, que explanou sobre “O Método Científico”, enquanto “O Artigo Científico” foi assunto defendido pelo Prof.Dr.José Alberto Giacometti (vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências de Materiais).

A atividade programada para os Pós-graduandos matriculados na disciplina “Organização do trabalho científico” (OTC), do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas (PPGCC) da FCT/UNESP foi extensiva aos demais discentes do referido programa, tendo por fato gerador a comemoração dos dez anos da disciplina OTC, sob a coordenação do Prof.Dr.João Fernando Custódio da Silva.

Foi o próprio Coordenador quem definiu os objetivos desse evento que tem por finalidade:
a) – Aproximar Mestrandos e Doutorandos do PPGCC de Professores pesquisadores experientes, que, além dos seus conhecimentos técnicos e práticos na arte de pesquisar e publicar, têm histórias e “causos” interessantes, que foram contados para jovens pesquisadores.
b) - Homenagear os Professores: Octávio Freire, primeiro professor da disciplina OTC no PPGCC, Eliseu Savério Sposito e José Alberto Giacometti, todos Titulares da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus

de Presidente Prudente – pela valiosa contribuição que proporcionaram ao trabalho científico realizado em suas carreiras acadêmicas.

A reunião que começou às 14hs do dia 14 de Março durou quatro horas, terminando somente às 18hs. Os Professores convidados fizeram sua explanação num espaço que teve a duração aproximada de duas horas, na primeira parte do Programa. Depois houve breve período destinado ao cafezinho da tarde, sendo reiniciado o diálogo entre Professores e discentes do Programa de Pós-graduação. Todas as dúvidas foram esclarecidas satisfatoriamente e os Professores titulares responderam às indagações, citando em alguns casos, fatos reais verificados no seu dia a dia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Dr. Octávio Freire, Professor (Aposentado) do Programa de Pós-graduação em Geografia foi o primeiro a falar como convidado especial. Os trabalhos tiveram a coordenação do Prof.Dr.João Fernando Custódio da Silva.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui houve participação dos Profs.Drs.: Eliseu Savério Sposito e José Alberto Giacometi que fizeram ampla explanação. O encontro visa aproximar Mestrandos e Doutorandos do PPGCC com pesquisadores experientes.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.