jun 30

A aluna Alana Paula de Oliveira do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado no último dia 25 de Junho. Ela foi orientada pela Profª.Drª. Maria Suzana de Stefano Menin (Departamento de Educação da FCT/UNESP) e enfrentou a Comissão Examinadora no período da tarde – após as 14hs – no Anfiteatro VII.

O tema escolhido diz respeito às relações Escola e família em projetos de educação moral. Título: ”Escola e família: relações possíveis em projetos de ação moral em escolas públicas”. Este foi um tema que Alana desenvolveu satisfatoriamente com apoio financeiro da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), mediante benefício representado pela concessão de bolsa.

Sua exposição de motivos, mereceu atenção especial da Banca Examinadora. E na etapa final, ela se retirou por alguns momentos, a fim de permitir que os componentes da Comissão Examinadora pudessem dialogar e avaliar seu trabalho. No retorno da Mestranda, o clima foi de euforia, com a declaração documentada de Aprovação. Aí, ela foi cumprimentada e abraçada carinhosamente por todos; a começar pela sua Orientadora, a Profª.Drª. Maria Suzana de Stefano Menin,docente do Departamento de Educação da FCT/UNESP.

Resumo da dissertação

Alana Paula de Oliveira, diz em sua dissertação de Mestrado/Educação: Este estudo se deu a partir de uma pesquisa anterior, intitulada “Projetos bem sucedidos de educação moral, em busca de experiências brasileiras” (MENIN et AL, 2010). Constatamos que há uma queixa generalizada da escola, de que a família não está cumprindo seu papel na formação moral dos filhos; e que por isso, essa responsabilidade passa a ser da Escola…

Nessa altura, a Mestranda faz sua proposta: “Propomo-nos, portanto a dar continuidade a dar continuidade às análises iniciadas nesta pesquisa, com o objetivo maior de investigar as concepções da escola em relação ao seu papel e ao papel da família na educação moral de crianças e adolescentes, bem como refletir sobre as potencialidades, dificuldades e avanços na relação escola-família nesse tipo de educação. Para tanto, retiramos do banco geral de dados da pesquisa anterior, 150 questionários do Estado de São Paulo, respondidos por Agentes Escolares de Escolas Públicas de Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) e médio”.

Na defesa pública de dissertação/Programa de Pós-Graduação em Educação, a Mestranda acrescenta: “Fizemos leituras e análises de tais questionários; selecionamos ainda seis escolas com experiências, aparentemente bem sucedidas e que faziam parceria com as famílias; depois as visitamos e fizemos entrevistas com seus proponentes e participantes”.

Para compreendermos os dados coletados, criamos categorias e analisamos os resultados qualitativamente. De modo geral a partir das visitas às escolas e das entrevistas, vimos que as famílias têm sido pouco envolvidas nos projetos de educação moral, assim como, não têm tido uma relação de parceria com as escolas. A participação se restringe muitas vezes a reuniões de pais e ou/convocações por conta de mal comportamento dos alunos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – reuniu-se a Comissão Examinadora para avaliar o trabalho da candidata Alana Paula de Oliveira.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A dissertação de Mestrado versou sobre:”Escola e família: Relações possíveis em Projetos de Educação Moral em Escolas Públicas”, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Maria Suzana de Stefano Menin, da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Concluídas a exposição e avaliação do trabalho ref. à dissertação pública de Mestrado/Educação, a Mestranda assina o termo e é abraçada por todos os componentes da Comissão Examinadora, a começar pela sua Orientadora.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 27

No decorrer desta semana, duas eficientes Assessoras da Diretoria e Divisão Técnica Administrativa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foram homenageadas pelos colegas de trabalho, face aos seus aniversários natalícios quase no mesmo dia. Dona Nair Katsue Tokojima – Assessora da Diretoria – festejou no dia 25 de Junho. Marisa Bozette Mazini que trabalha ao lado (juntamente com Dona Nair), como Assessora da Divisão Técnica, também celebrou seu aniversário na mesma Unidade dois dias depois, isto é, em 27 de Junho.

Em comemoração aos dois aniversários foi montada uma farta mesa de salgadinhos, doces, refrigerante e um bolo especialmente confeccionado para homenagear as duas brilhantes funcionárias que atuam na área de Assessoria da Divisão Técnica e da Diretoria. No ensejo, elas foram bastante cumprimentadas durante o congraçamento.

Dona Nair Katsue Tokojima é natural de Presidente Prudente, tendo ingressado na Unesp em 1981 como funcionária da Biblioteca. Em 1989 foi promovida para o Departamento de Educação; em 1995 foi transferida para o Departamento de Geografia e de lá, para a Divisão Administrativa em 2006. No ano de 2010 ela foi promovida pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol (Diretor da FCT/UNESP), como Assessora da Diretoria.

Marisa Bozette Mazini, também é natural de Presidente Prudente. Seu ingresso na Unesp data de 1987 como Telefonista. Em 2010 ela foi promovida para a Divisão Técnica Administrativa, onde se encontra até hoje, no exercício ode suas atividades profissionais, como Assessora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As funcionárias, Marisa Bozette Mazini e Dona Nair Katsue Tokojima trabalham juntas há vários anos e ocupam importantes funções de Assessoras da Divisão Técnica Administrativa e Diretoria da FCT/UNESP, respectivamente.*

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os aniversários das 2 Assessoras ocorrem na mesma semana, no mesmo mês e por uma diferença de apenas dois dias (25 e 27/Junho). Neste ano, elas se reuniram com as amigas e companheiras mais próximas e foram homenageadas, merecidamente. Parabéns!

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 27

Com a participação do Vice-Diretor, Docentes e Alunos de graduação e pós-graduação, foi recepcionada no dia 14 de Junho no Câmpus da FCT/ UNESP em Presidente Prudente-SP, uma importante representação da Universidade de Sydney/Austrália. A Delegação visitante, formada pelos Profs.Drs. Katryn Refshauge, Patrick Brennan e o brasileiro Prof.Dr.Paulo Ferreira esteve inicialmente no Pavilhão principal onde foi recepcionada pelo Prof. Dr. Marcelo Messias, Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Essa visita ocorreu em virtude da existência de um intercâmbio – por meio de pós-doutoramento – assim como o desenvolvimento do projeto de pesquisa conjunto (aprovado na FAPESP), cuja intenção é também de fortalecer o relacionamento e o intercâmbio, que resultará certamente na ida de alunos de graduação, pós-graduação e de Professores para a Austrália. O evento se constituiu numa promoção conjunta do Departamento de Fisioterapia, do Conselho de Curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, por intermédio do Prof.Dr.Rúben de Faria Negrão Filho, Pós-Doutor pela própria Universidade de Sydney.

Com isso, desde o primeiro até o último contato dos representantes da Austrália em Presidente Prudente, tornou-se possível a concretização de um diálogo franco e sincero sobre as atividades desenvolvidas, tanto na Austrália, como no extremo oeste paulista, onde se situa o Câmpus da Unesp. Especialmente na Faculdade de Ciências da Saúde, Cumberland Campus/Sydney, que motivou o estabelecimento desse intercâmbio de cunho acadêmico e científico.

Depois da recepção na Sala da Diretoria, onde o Prof. Marcelo Messias foi o anfitrião e estando também presente o Prof.Rúben (Rubinho), os visitantes se dirigiram ao Auditório do Discente V às 16hs, onde foi cumprida extensa programação. Participação de Diretores, Docentes e alunos de graduação e pós-graduação da FCT/UNESP. O encontro reuniu também o Diretor da Unidade e Assessores de Relações Externas (AREX), havendo palestra e ampla exposição por parte dos membros da delegação visitante.

Concluída a Assembléia com dirigentes e docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia, foi a vez dos alunos de graduação e pós-graduação receber esclarecimentos a respeito de suas dúvidas. Cada um formulou sua pergunta sobre o intercâmbio Brasil-Austrália que fortalece as relações entre os dois países. Por conseguinte, nenhuma pergunta ficou sem resposta. Desde cursos até condições de pesquisa e mercado de trabalho para estudantes estrangeiros que optarem por um ensino altamente qualificado, ministrado pela Universidade de Sydiney/Austrália.

Visita extremamente produtiva

Numa avaliação da visita que fizeram ao Câmpus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, os Professores da Universidade de Sydney, enviaram suas impressões a respeito, através desta mensagem: “A visita à Unesp – Campus de Presidente Prudente – foi percebida pela Delegação da Universidade de Sydney (Faculdade de Ciências da Saúde), como extremamente produtiva. A Delegação se surpreendeu com a calorosa recepção propiciada pelo Programa de Mestrado do Departamento de Fisioterapia, pelos estudantes, coordenadores e demais professores. Tudo isso, sob a coordenação do Prof.Rúben, que organizou a visita com excelência e competência.

A Universidade de Sydney pretende retornar em Março de 2014 para uma nova visita e para sedimentar ainda mais as colaborações com a UNESP para que a parceria seja a longo prazo e proveitosa para ambas as partes.

O intuito é examinar áreas de pesquisa em comum para que se implemente colaborações entre pesquisadores e trânsito de acadêmicos e de estudantes. Tudo isso foi motivado pela excepcional recepção com que a Delegação foi recebida em Presidente Prudente e pela positiva impressão gerada em todos os membros da Delegação” – conclui a mensagem.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os ilustres representantes da Universidade de Sydney/Austrália foram acolhidos no Hall de Entrada do Pavilhão Administrativo da FCT/UNESP pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Sala de Reuniões da Diretoria Administrativa, a delegação visitante foi oficialmente recepcionada em nome da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As primeiras palavras dirigidas ao Diretor, Docentes e alunos de graduação e pós-graduação da Unesp em Pres.Prudente foram de congratulações pelo excelente trabalho que vem sendo realizado .

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Estudantes de Graduação e Pós-Graduação, bem como Docentes do Curso de Fisioterapia, acompanharam atentamente a palestra proferida pelos docentes da Universidade de Sydney/Austrália.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Docentes australianos, Katryn Refshauge e Patrick Brennan depois de uma excelente palestra, prestaram todos os esclarecimentos necessários e responderam às indagações dos alunos brasileiros.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E fazendo parte da delegação visitante, um professor brasileiro: Paulo Ferreira, que juntamente com o Prof.Dr.Rúben de Faria Negrão Filho – Pós-Doutor pela Universidade de Sydney e Docente da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos momentos finais do Encontro realizado no Auditório do Discente V, o esclarecimento de todas as dúvidas e respostas às perguntas formuladas por alunos de graduação e pós-graduação, bem como docentes presentes.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 26

Recente publicação do Jornal da UNESP destacou os Câmpus de Presidente Prudente e Rio Claro como responsáveis por 70% das citações bibliográficas na área de Geografia no Brasil. O texto foi elaborado pelo Prof.Dr.José Gilberto de Souza, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp/Rio Claro-SP faz parte do ”Debate Acadêmico” do Portal Unesp. A Ciência da Geografia – diz o articulista – tem se constituído como fértil campo de reflexão sobre o desenvolvimento e as reestruturações territoriais no Brasil e no mundo.

Em relação ao Programa de Pós-Graduação em Geografia de Presidente Prudente, o Prof.José Gilberto acentua: “Nasceu sob influência da Universidade de São Paulo e consolidou um corpo de pesquisa que concentra 60% dos geógrafos de maior expressão no país”. Doutorado constituído em 1990 e obtido nos últimos anos o Conceito Máximo em Avaliação, da Capes. A seguir, ele aborda outros aspectos relacionados à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente- SP.

No entanto, ao mesmo tempo que a escola de Geografia de Pres.Prudente (de caráter mais crítico-humanístico) teve influência da Universidade de São Paulo e passou a reunir um grande número de egressos da instituição paulistana – por exemplo Bernardo Mançano Fernandes – com sua vasta produção sobre os movimentos sociais de luta pela terra; João Lima Sant’Anna Neto e os estudos de climatologia, entre outros.

Essa escola teve vários de seus professores formados em Rio Claro, em nível de graduação ou pós-graduação, e é oportuno destacar tais geógrafos e suas contribuições à Geografia brasileira: Antonio Thomaz Jr, que criou uma linha ímpar denominada Geografia do Trabalho, foi aluno de graduação em Rio Claro. A Professora Maria Encarnação Beltrão Sposito, responsável pela consolidação da maior rede de pesquisa em Geografia urbana do país, sob o foco das cidades médias, fez seu Mestrado em Rio Claro…

Segundo afirma o docente, nos quadros do Programa de Pós-graduaçao do IGCE, cabe distinção à Professora Lívia de Oliveira, uma referência nas pesquisas da Geografia e Ensino, ressaltando que grandes geógrafos iniciaram suas carreiras de ensino e pesquisa nesta célula mater da Geografia unespiana. Ariovaldo Umbelino de Oliveira e Beatriz Maria Soares Pontes são exemplos.

O fato é que os cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da Unesp reúnem não apenas gerações distintas (Antonio César Leal, Antonio Thomaz Jr., Bernardo Mançano Fernandes, Eliseu Savério Sposito, Marcos Alegre, Maria Encarnação Beltrão Sposito, Maria Beatriz Soares Pontes, João Afonso Zavatini, Silvio Carlos Bray (e outros), mas contribuições cientificas significativas à Geografia do país. Seus docentes respondem por cerca de 70% das citações bibliográficas na Geografia brasileira, o que explicita sua importância. Duas escolas, uma ciência – uma Universidade – que compreende e transforma o mundo em que vivemos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Geógrafos de prestígio nacional e internacional têm presença marcante através da FCT/UNESP.Entre eles,Bernardo Mançano Fernandes e João Lima Sant’Anna Neto.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Destaque para os Professores: Antonio Thomaz Jr. – que criou a Geografia do Trabalho – e Marcos Alegre (Emérito) com inestimáveis serviços à nação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Um casal responsável pela consolidação da maior rede de pesquisa em Geografia Urbana:Profs: Eliseu Savério Sposito e Maria Encarnação Beltrão Sposito.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Docentes da Unesp respondem por 70% das citações bibliográficas na Geografia brasileira. O Prof.Antonio Cesar Leal é um dos valorosos geógrafos envolvido nesse trabalho.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 23

No Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – ocorreu no dia 20/Junho – 5ª. feira – nova dissertacão de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional. A defesa pública foi defendida pela candidata Cristiane Bender, tendo como Orientador o Prof.Dr.Fernando Rodrigo Rafaeli, do Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Biociências, Letra e Ciências Exatas de São José do Rio Preto/SP.

Juntamente com o Orientador, reuniram-se no Anfiteatro VI os demais componentes da Banca Examinadora : Profª.Drª.Vanessa Avansini Botta Pirani, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP e Profª.Drª. Vanessa Gonçalves Paschoa Ferraz, do Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo. Tema escolhido: “Monotonicidade de Zeros de Polinômios Ortogonais Clássicos”, de variável contínua e de variável discreta em relação aos seus parâmetros.

A Mestranda declara que a pesquisa apresentada ao Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Computacional surgiu da “curiosidade” de estudar o comportamento dos zeros polinômios ortogonais, tendo em vista a importância do tema em aplicações na Ma temática e em outras Ciências Aplicadas. Neste trabalho- diz Cristiane Bender – estudaremos o comportamento dos zeros dos polinômios ortogonais clássico de variável contínua.

O trabalho se desdobra em três capítulos. “Além disso, veremos sua importância no tema de integração numérica, já que os zeros dos polinômios ortogonais são os nós das fórmulas de quadratura de Gauss, uma da aplicações mais conhecidas desses polinômios. Estudaremos ainda sequências encadeadas, assunto que será utilizado no último capítulo, para demonstrar que uma matriz é positiva definida.

No terceiro e último capítulo, apresentaremos limitantes para os zeros de polinômios ortogonais clássicos, obtidos através dos Teoremas de Perrom-Probenius e de Hellmann-Feynman, utilizando relações de limites já conhecidas. “Nosso objetivo e somar constantes relações de forma que a convergência passe a ser monótona, ora crescente e ora decrescente, para então, determinarmos limitantes inferiores e superiores para os zeros dos polinômios ortogonais. Novamente, ilustraremos os resultados – conclui.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Banca Examinadora no Anfiteatro VI da FCT/UNESP, com a coordenação do Prof.Dr.Fernando Rodrigo Rafaeli, Cristiane Bender fez sua defesa de dissertação de Mestrado/ Progr .Matemática Aplicada e Computacional em 20/Junho, 5ª feira.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Concluída sua exposição e declarada Aprovada pela Comissão Examinadora, a nova Mestranda recebeu cumprimentos e registra em foto histórica, sua mais nova conquista junto à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente-SP

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 17

Os Anfiteatros II e III da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foram reservados no último dia 14 de Junho para o desenvolvimento de três dissertações de Mestrado, defendidas publicamente pelos cândidatos: Guilherme Navarro Schneider; Eduardo Federighi Baisi Chagas e Carlos Augusto Kalva Filho. Todos eles fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. As defesas desenvolvidas perante as Comissões Examinadoras das três bancas ocorreram no período da tarde, em sessões às 14 e 19 hrs, respectivamente.

Atuaram como Orientadores dos Mestrandos: 1) – Prof.Dr. Marcelo Papoti, da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto/SP; 2) – Prof.Dr. Henrique Luiz Monteiro, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências de Bauru/SP; 3) – Novamente o Prof.Dr. Marcelo Papoti – docente da Universidade de São Paulo – Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto/SP.

Como Integrantes das Bancas Examinadoras atuaram: 1) – Prof.Dr./Alessandro Moura Zagatto, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências de Bauru/SP e Prof.Dr. Paulo Roberto Pereira Santiago, da Universidade de São Paulo – Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto/SP; 2) – Profª.Drª. Patrícia Monteiro Seraphim, do Departamento de Fisioterapia da FCT/UNESP – Presidente Prudente/SP – e Prof.Dr. Anderson Saranz Zago, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências de Bauru/SP; 3) – Prof.Dr. Adelino Sanchez Ramos da Silva, da Universidade de São Paulo – Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto/SP e Prof.Dr. Rômulo Araujo Fernandes, do Departamento de Educação Física da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente.

Temas desenvolvidos pelos Mestrandos

Cada Mestrando inscrito para a defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia se apresentou com temas diferentes e previamente agendados. 1) – Anfiteatro III/14hs do dia 14/06/2013 – Guilherme Navarro Schneider: “Efeitos do treinamento de força em terra seca sobre a força propulsora em nado atado e o desempenho de nadadores”. 2) – Anfiteatro II/14hs do dia 14/06/2013 – Eduardo Federighi Baisi Chagas: “Efeito da prática regular de exercício físico em usuárias do Sistema Único de Saúde”. 3) – Anfiteatro III /19hs do dia 14/06/2013 – Carlos Augusto Kalva Filho: “Validação de um teste específico para determinação do máximo déficit acumulado de oxigênio (MAOD) e da máxima fase estável de lactato em nado atado”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Comissão Examinadora no Anfiteatro II da FCT/UNESP, Eduardo Federighi Baisi Chagas faz sua defesa pública de dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Mestrando aborda o tema: “Efeitos da prática regular de exercício físico em usuárias do Sistema Único de Saúde” – SUS – tendo como Orientador, o Prof.Dr. Henrique Luiz Monteiro, do Deptº de Educação Física da Faculdade de Ciências de Bauru/SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro III, Guilherme Navarro Schneider defendeu dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, com ampla exposição. Orientador: Prof.Dr.Marcelo Papoti, da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto/USP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A abordagem do tema: ”Efeitos do treinamento de força em terra seca sobre a força propulsora em nado atado e o desempenho de nadadores” foi acompanhado pelos participantes e membros da banca, com muito interesse.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Carlos Augusto Kalva Filho abordou o tema:”Validação de um teste específico para determinação do máximo déficit acumulado de oxigênio (MAOD) e da máxima fase estável de lactato em nado atado” – Progr.de Fisioterapia/Mestrado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em sua defesa de dissertação de Mestrado/Fisioterapia, o Mestrando teve como Orientador o Prof.Dr.Marcelo Papoti, da Universidade de São Paulo/Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto/SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 14

No dia 07/Junho (6ª feira) a partir das 13h00, foi desenvolvida no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – mais uma defesa pública de Tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia, pela candidata Camila Grosso de Souza. O Orientador foi o Prof.Dr.João Lima Sant’Anna Neto, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP. Tema defendido: “Indicadores socioambientais em um modelo de representação espacial para o Estado de São Paulo”.

Os demais integrantes da Comissão Examinadora, foram os Professores Doutores: Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim , do Departamento de Geografia da FCT/UNESP; Charlei Aparecido da Silva, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Gr ande Dourados/MS; Vicentina Socorro da Anunciação, do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Deise Regina Elias Queiroz, do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá/PR.

Para desenvolver a pesquisa, Camila foi contemplada com bolsa concedida pelo CNPq e diz que sua tese buscou estabelecer relações entre os diferentes indicadores socioambientais e a saúde, considerando seus diversos agravantes, gerando uma gama de sintomas, enfermidades e mudanças no quadro clínico de saúde, o qual é resultante das reações do organismo humano às condições atmosféricas.

Nessa perspectiva – diz Camila Grosso de Souza – a tese teve como objetivo construir um modelo de representação espacial sob o fim de analisar a influência dos indicadores socioambientais na incidência de casos de doenças do aparelho respiratório, relacionando com os dados demográficos e socioeconômicos; numa conjuntura de desigualdade social e diferenciação nas condições de vida da população em áreas urbanas do interior de São Paulo.

Na modelização, o exemplo representado foi considerado uma forma simples, o qual facilita ao seu leitor, visualizar e entender os processos geográficos. Na conjuntura, a distribuição de incidência de casos de doenças respiratórias no Estado de São Paulo, junto ás variáveis favoráveis para a temática. A falta de vegetação nativa – com a expansão das pastagens e de cultivos agrícolas – a cultura da cana-de-açúcar, o uso in tensivo de queimadas, a circulação atmosférica e p gás carbônico interestadual, demonstraram uma contribuição significativa para a incidência e o agravo das doenças respiratórias.

Concluindo sua defesa pública de Tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia através da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente/SP- afirma a Doutoranda: “Acredita-se que seja necessário refinar os modelos de análise das relações dos diversos elementos que interferem direta e indiretamente sob a qualidade de vida e saúde, a fim de compreender a relação entre desigualdades sociais e ambientais e processo saúde-doença da população” – finalizou.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Começa a defesa pública de Tese de Doutorado defendida pela candidata Camila Grosso de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Doutoranda teve como seu Orientador, o Prof.Dr.João Lima Sant’Anna Neto, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/ Presidente Pudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Anfiteatro II recebeu flores para ornamentar a Mesa ocupada pelo Orientador e demais integrantes da Banca Examinadora que atuou em mais uma sessão de defesa de Tese de Doutorado/Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Desse ambiente florido, também participaram – além dos membros da Comissão Examinadora – colegas, familiares e amigos da Doutoranda. A defesa pública de Tese de Doutorado/Geografia chega para alegria de todos aos instantes finais.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 14

No último dia 07/Junho, o Prof.Dr.Carles Carreiras Verdaguer (Catedrático da Universidade de Barcelona/Espanha) esteve no Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, especialmente para ministrar palestra sob o tema:”Os Agentes da Produção do espaço urbano ainda no século XXI: O caso de Barcelona”.

O Anfiteatro II – local escolhido para sediar o encontro do Professor Catedrático com Docentes da FCT/ UNESP este superlotado. O palestrante foi muito comunicativo e sua palestra mereceu atenção especial. A Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito (a nosso pedido) definiu os principais detalhes do pronunciamento do ilustre Docente da Universidade de Barcelona, conforme segue:

O conferencista tratou de mostrar de modo, desde o século XIX até o período atual, os processos de produção do espaço urbano resultam da força de agentes com os proprietários de terras, os construtores, o setor financeiro e poder público. E ela prossegue:

“Apesar da continuidade histórica, da ação desses agentes, há diferenças no tempo. Visto que os modos de intervenção do presente; as formas como estas forças realizam alianças ou entram em conflito. São diferentes daquelas observadas quando Barcelona sofreu os primeiros impactos, decorrentes de um grande plano de expansão urbana” – finalizou.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema desenvolvido nesta palestra do Prof.Dr.Carles Carreiras Verdaguer chamou a atenção de todos os participantes no Anfiteatro II da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em se tratando de Geografia Urbana, o Professor Catedrático trouxe importantes informações aos docentes que se dedicam ao estudo e pesquisa de temas urbanos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No semblante de cada um, o interesse demonstrado pela palestra pronunciada no dia 07 de Junho pelo Prof.Dr.Carles Carreiras Verdaguer, da Universidade de Barcelona.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 12

Aconteceu no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – às 11h00 do dia 07/Junho após brilhante palestra proferida pelo Catedrático Carles Carreiras Verdaguer (da Universidade de Barcelona/Espanha), o lançamento simultâneo de 4 Livros de autoria de 5 Docentes da Universidade: Maria Encarnação Beltrão Sposito; Eliseu Saverio Sposito, Paulo Fernando Jurado da Silva; Ricardo Pires de Paula e Nécio Turra Neto.

“Múltiplas Trajetórias Juvenis: Territórios e Redes de Sociabilidade” é o título do Livro que tem como autor, o Prof.Dr.Nécio Turra Neto e busca compreender a sociabilidade juvenil ao longo do tempo na cidade paranaense de Guarapuava, a partir do estudo de diferentes gerações. Abordagem verificada nos anos 50 a 70 do Século XX e as formas de viver a juventude naquela cidade, bem como a geração atual.

“Uma história da APEOESP (1945/89): Entre o Sacerdócio e a contestação” – Autoria de Ricardo Pires de Paula. O Livro procura abordar questões relativas à organização coletiva dos Professores. Assim como sua atuação política, traçando a trajetória da organização no quadro da APEOESP. Suas vicissitudes, conquistas e conflitos internos.

“Cidades pequenas: perspectivas teóricas e transformações socioespaciais” – Autores: Eliseu Savério Sposito e Paulo Fernando Jurado da Silva. O Livro tem como preocupação central a discussão das cidades pequenas na Geografia. Evidentemente, não é um tema, nem um problema novo nas Ciências Humanas. Trata-se de um assunto pouco explorado e abordado nas diversas modalidades acadêmicas de
divulgação do conhecimento científico, a exemplo de livros, dissertações, teses e artigos científicos.

Revista “Cidades” (em formato de Livro) – é uma publicação sob a responsabilidade do Grupo de Estudos Urbanos (GEU), sob a coordenação editorial da Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito e organização do Prof.Marcelo Lopes de Souza, da UFRJ. Avaliando a ausência de uma Revista Científica é dedicada à divulgação de pesquisas e reflexões voltadas à compreensão da problemática urbana, a partir de um olhar geográfico com essa publicação a partir de 2002.

É a Coordenadora da Revista Cidades quem afirma: “Ainda que este periódico científico, em princípio, esteja voltado á divulgação dos resultados de pesquisa e de reflexão realizadas no âmbito da Geografia Urbana, é de grande importância receber a contribuição de profissionais de outras áreas que, interessados nas mesmas temáticas, possam oferecer um diálogo qualificado para superar os limites dos campos disciplinares.

Segundo esta perspectiva, a Revista tem como objetivo contribuir para ampliar nossa capacidade de ler a urbanização e as cidades, num período em que tem se aprofundado a complexidade das relações que orientam processos e dinâmicas e se acelerado o ritmo das transformações. Esse periódico científico não está atrelado à qualquer Instituição Universitária, Associação ou Entidade. Trata-se de uma Revista que já editou 15 números, sendo o último deles destinado ao tema: “O pensamento e a práxis libertários e a cidade“.


Literatura disponível em bom momento

Os autores do Livro Cidades Pequenas, acrescentam uma explicação ao texto anteriormente citado nesta matéria: “A literatura disponível acerca da temática, expõe que o assunto é demasiadamente complexo e as discussões iniciais tendem a apontar que a questão é complicada. A começar pelo patamar inicial de classificação desses centros. Na realidade, essa postura é um ponto a se considerar; entretanto, se fará necessária sua superação, uma vez que esforços dessa magnitude já foram impetrados por vários autores em abordagens teóricas diversas, o que coloca agora novos desafios no sentido de propor paradigmas e elaborar metodologias específicas para os estudos desses núcleos urbanos.

Nesse sentido, o Livro vem em um bom momento da Geografia brasileira, visando propor uma conceituação e metodologia de pesquisa para o assunto. Para tanto, o mesmo está organizado em dois grandes blocos distintos: o primeiro referente a uma discussão com uma análise aprofundada e atual acerca da temática; e o segundo atinente ao universo de estudo de caso para melhor exemplificar esse quadro, com a interpretação da realidade material desses centros.

Por último, espera-se que esse Livro possa contribuir tanto para dimensão conceitual que envolve a discussão das cidades pequenas, quanto para a reflexão empírica de uma realidade bastante rica, complexa e cara aos estudos da Geografia e das Ciências Humanas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – os cinco Docentes responsáveis pelo lançamento simultâneo de 4 novos Livros.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Sob as vistas do “bebê”, os três primeiros autores: Nécio Turra Neto (sorrindo) e autografando o 1º exemplar; Paulo Fernando Jurado da Silva, Eliseu Savério e Maria Encarnação Beltrão Sposito.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em outros ângulos, os novos autores, Paulo Fernando e Nécio Turra Neto e o veterano e experiente escritor, Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com seu 1º lançamento editorial no Campus da Unesp em Prudente, o Prof.Dr. Ricardo Pires de Paula acompanhou fatos históricos da APEOESP (1945/89). Os 5 autores participaram da Sessão de Autógrafos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito incluiu na última edição da Revista ”Cidades” importante relato sobre a Universidade de Barcelona. Um exemplar do Livro foi entregue ao Prof.Carles Carreiras Verdaguer. E a última foto foi especialmente reproduzida para mostrar os autores de duas gerações.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 12

Na noite de 06/Junho (5ª feira), o Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil – CELLIJ – da Unesp de Presidente Prudente, promoveu o lançamento do Livro “Palavras ao Vento…”, de autoria de Marcos Antonio Ferreira Mendes em 2ª Edição. O ato foi prestigiado por docentes, alunos e amigos do escritor. Logo após o lançamento houve Sessão de Autógrafos, seguida de confraternização. O Livro – editado pela Impress/Gráfica e Editora – é constituído de 72 páginas; em sua maioria Poesias.

A obra literária que é dedicada a Mons.Mauro Laércio Magro, Pe.Pedro Nilton Guarinão e Luciano Aparecido Vicente. Este último (Filósofo e graduando do curso de Pedagogia da FCT/UNESP), assina como autor do Prefácio. Em 2004, Marcos Mendes escreveu seu 1º Livro que recebeu o título de “Amor, o espelho da vida”. Em 2011 foi lançada a 1ª Edição do Livro “Palavras ao Vento…”, que em seguida foi reeditado, com a 2ª Edição já em circulação e venda às pessoas interessadas.

Entre as inúmeras presenças ao lançamento do Livro, estavam os Professores: Cristiano, Valéria Santos, Simônica, Fábio Vilella, Eliane Ortega e outros integrantes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Educação da FCT/UNESP. O autor é formado em Filosofia pela Faculdade João Paulo II, em Marília/SP. Nesse período, esteve ligado à Diocese de Presidente Prudente, onde foi Seminarista durante 7 anos e
Ainda hoje contribui de forma significativa em Pastorais e movimentos da Igreja.

Marcos é natural de Serra Talhada/PE, onde nasceu em 1980. Desde garoto, amava a poesia, se alegrando com as rimas de seu avô que encantava o ambiente familiar nas narrativas de cordel. Foi nesse cenário que ele aprendeu a escrever e a declamar os primeiros versos. Em 1990, ele e toda sua família transferiram domicílio para Teodoro Sampaio; e foi nesse contexto que começou a transformar fatos ocorridos em versos.
Fazer história era seu lema e com esse pensamento foi se qualificando na arte de escrever.

O CELLIJ – Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil – da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, tem a Coordenação da Profª.Drª.Renata Junqueira de Souza. Conta com uma Biblioteca Infantil oficialmente inaugurada no dia 03 de Maio de 2012, com um Acervo superior a 3 mil títulos infantis. Além de textos teóricos sobre leitura, compreensão/interpretação e produção de textos. Livros e textos podem ser retirados por alunos de Pedagogia, pesquisadores e alunos (crianças ou adolescentes) das escolas locais, criando assim mais um espaço de mediação de leitura, atendendo gratuitamente mediante cadastro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na noite de 06/Junho, o Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil – CELLIJ – recebeu convidados para o lançamento do Livro “Palavras ao Vento…” em sua 2ª.Edição.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A apresentação do Livro contendo 72 páginas, despertou a atenção de muita gente. O ato de lançamento com a presença do autor, Marcos Mendes foi bastante prestigiado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Docentes, alunos, amigos e colegas do Filósofo e aluno do 2º ano do curso de Pedagogia da FCT/UNESP fizeram questão de comparecer ao lançamento da 2ª Edição do Livro “Palavras ao vento…”

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Depois de conceder autógrafos a todos que o procuraram, Marcos Mendes sorri para a vida que Deus lhe deu, desde seu nascimento em Serra Talhada/PE até Teodoro Sampaio, no Pontal do Paranapanema.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP