jun 12

Na noite de 06/Junho (5ª feira), o Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil – CELLIJ – da Unesp de Presidente Prudente, promoveu o lançamento do Livro “Palavras ao Vento…”, de autoria de Marcos Antonio Ferreira Mendes em 2ª Edição. O ato foi prestigiado por docentes, alunos e amigos do escritor. Logo após o lançamento houve Sessão de Autógrafos, seguida de confraternização. O Livro – editado pela Impress/Gráfica e Editora – é constituído de 72 páginas; em sua maioria Poesias.

A obra literária que é dedicada a Mons.Mauro Laércio Magro, Pe.Pedro Nilton Guarinão e Luciano Aparecido Vicente. Este último (Filósofo e graduando do curso de Pedagogia da FCT/UNESP), assina como autor do Prefácio. Em 2004, Marcos Mendes escreveu seu 1º Livro que recebeu o título de “Amor, o espelho da vida”. Em 2011 foi lançada a 1ª Edição do Livro “Palavras ao Vento…”, que em seguida foi reeditado, com a 2ª Edição já em circulação e venda às pessoas interessadas.

Entre as inúmeras presenças ao lançamento do Livro, estavam os Professores: Cristiano, Valéria Santos, Simônica, Fábio Vilella, Eliane Ortega e outros integrantes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Educação da FCT/UNESP. O autor é formado em Filosofia pela Faculdade João Paulo II, em Marília/SP. Nesse período, esteve ligado à Diocese de Presidente Prudente, onde foi Seminarista durante 7 anos e
Ainda hoje contribui de forma significativa em Pastorais e movimentos da Igreja.

Marcos é natural de Serra Talhada/PE, onde nasceu em 1980. Desde garoto, amava a poesia, se alegrando com as rimas de seu avô que encantava o ambiente familiar nas narrativas de cordel. Foi nesse cenário que ele aprendeu a escrever e a declamar os primeiros versos. Em 1990, ele e toda sua família transferiram domicílio para Teodoro Sampaio; e foi nesse contexto que começou a transformar fatos ocorridos em versos.
Fazer história era seu lema e com esse pensamento foi se qualificando na arte de escrever.

O CELLIJ – Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil – da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, tem a Coordenação da Profª.Drª.Renata Junqueira de Souza. Conta com uma Biblioteca Infantil oficialmente inaugurada no dia 03 de Maio de 2012, com um Acervo superior a 3 mil títulos infantis. Além de textos teóricos sobre leitura, compreensão/interpretação e produção de textos. Livros e textos podem ser retirados por alunos de Pedagogia, pesquisadores e alunos (crianças ou adolescentes) das escolas locais, criando assim mais um espaço de mediação de leitura, atendendo gratuitamente mediante cadastro.

Na noite de 06/Junho, o Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil – CELLIJ – recebeu convidados para o lançamento do Livro “Palavras ao Vento…” em sua 2ª.Edição.

A apresentação do Livro contendo 72 páginas, despertou a atenção de muita gente. O ato de lançamento com a presença do autor, Marcos Mendes foi bastante prestigiado.

Docentes, alunos, amigos e colegas do Filósofo e aluno do 2º ano do curso de Pedagogia da FCT/UNESP fizeram questão de comparecer ao lançamento da 2ª Edição do Livro “Palavras ao vento…”

Depois de conceder autógrafos a todos que o procuraram, Marcos Mendes sorri para a vida que Deus lhe deu, desde seu nascimento em Serra Talhada/PE até Teodoro Sampaio, no Pontal do Paranapanema.