jun 30

A aluna Alana Paula de Oliveira do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado no último dia 25 de Junho. Ela foi orientada pela Profª.Drª. Maria Suzana de Stefano Menin (Departamento de Educação da FCT/UNESP) e enfrentou a Comissão Examinadora no período da tarde – após as 14hs – no Anfiteatro VII.

O tema escolhido diz respeito às relações Escola e família em projetos de educação moral. Título: ”Escola e família: relações possíveis em projetos de ação moral em escolas públicas”. Este foi um tema que Alana desenvolveu satisfatoriamente com apoio financeiro da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), mediante benefício representado pela concessão de bolsa.

Sua exposição de motivos, mereceu atenção especial da Banca Examinadora. E na etapa final, ela se retirou por alguns momentos, a fim de permitir que os componentes da Comissão Examinadora pudessem dialogar e avaliar seu trabalho. No retorno da Mestranda, o clima foi de euforia, com a declaração documentada de Aprovação. Aí, ela foi cumprimentada e abraçada carinhosamente por todos; a começar pela sua Orientadora, a Profª.Drª. Maria Suzana de Stefano Menin,docente do Departamento de Educação da FCT/UNESP.

Resumo da dissertação

Alana Paula de Oliveira, diz em sua dissertação de Mestrado/Educação: Este estudo se deu a partir de uma pesquisa anterior, intitulada “Projetos bem sucedidos de educação moral, em busca de experiências brasileiras” (MENIN et AL, 2010). Constatamos que há uma queixa generalizada da escola, de que a família não está cumprindo seu papel na formação moral dos filhos; e que por isso, essa responsabilidade passa a ser da Escola…

Nessa altura, a Mestranda faz sua proposta: “Propomo-nos, portanto a dar continuidade a dar continuidade às análises iniciadas nesta pesquisa, com o objetivo maior de investigar as concepções da escola em relação ao seu papel e ao papel da família na educação moral de crianças e adolescentes, bem como refletir sobre as potencialidades, dificuldades e avanços na relação escola-família nesse tipo de educação. Para tanto, retiramos do banco geral de dados da pesquisa anterior, 150 questionários do Estado de São Paulo, respondidos por Agentes Escolares de Escolas Públicas de Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) e médio”.

Na defesa pública de dissertação/Programa de Pós-Graduação em Educação, a Mestranda acrescenta: “Fizemos leituras e análises de tais questionários; selecionamos ainda seis escolas com experiências, aparentemente bem sucedidas e que faziam parceria com as famílias; depois as visitamos e fizemos entrevistas com seus proponentes e participantes”.

Para compreendermos os dados coletados, criamos categorias e analisamos os resultados qualitativamente. De modo geral a partir das visitas às escolas e das entrevistas, vimos que as famílias têm sido pouco envolvidas nos projetos de educação moral, assim como, não têm tido uma relação de parceria com as escolas. A participação se restringe muitas vezes a reuniões de pais e ou/convocações por conta de mal comportamento dos alunos.

No Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – reuniu-se a Comissão Examinadora para avaliar o trabalho da candidata Alana Paula de Oliveira.

A dissertação de Mestrado versou sobre:”Escola e família: Relações possíveis em Projetos de Educação Moral em Escolas Públicas”, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Maria Suzana de Stefano Menin, da FCT/UNESP.

Concluídas a exposição e avaliação do trabalho ref. à dissertação pública de Mestrado/Educação, a Mestranda assina o termo e é abraçada por todos os componentes da Comissão Examinadora, a começar pela sua Orientadora.