jun 23

No Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – ocorreu no dia 20/Junho – 5ª. feira – nova dissertacão de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional. A defesa pública foi defendida pela candidata Cristiane Bender, tendo como Orientador o Prof.Dr.Fernando Rodrigo Rafaeli, do Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Biociências, Letra e Ciências Exatas de São José do Rio Preto/SP.

Juntamente com o Orientador, reuniram-se no Anfiteatro VI os demais componentes da Banca Examinadora : Profª.Drª.Vanessa Avansini Botta Pirani, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP e Profª.Drª. Vanessa Gonçalves Paschoa Ferraz, do Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo. Tema escolhido: “Monotonicidade de Zeros de Polinômios Ortogonais Clássicos”, de variável contínua e de variável discreta em relação aos seus parâmetros.

A Mestranda declara que a pesquisa apresentada ao Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Computacional surgiu da “curiosidade” de estudar o comportamento dos zeros polinômios ortogonais, tendo em vista a importância do tema em aplicações na Ma temática e em outras Ciências Aplicadas. Neste trabalho- diz Cristiane Bender – estudaremos o comportamento dos zeros dos polinômios ortogonais clássico de variável contínua.

O trabalho se desdobra em três capítulos. “Além disso, veremos sua importância no tema de integração numérica, já que os zeros dos polinômios ortogonais são os nós das fórmulas de quadratura de Gauss, uma da aplicações mais conhecidas desses polinômios. Estudaremos ainda sequências encadeadas, assunto que será utilizado no último capítulo, para demonstrar que uma matriz é positiva definida.

No terceiro e último capítulo, apresentaremos limitantes para os zeros de polinômios ortogonais clássicos, obtidos através dos Teoremas de Perrom-Probenius e de Hellmann-Feynman, utilizando relações de limites já conhecidas. “Nosso objetivo e somar constantes relações de forma que a convergência passe a ser monótona, ora crescente e ora decrescente, para então, determinarmos limitantes inferiores e superiores para os zeros dos polinômios ortogonais. Novamente, ilustraremos os resultados – conclui.

Perante a Banca Examinadora no Anfiteatro VI da FCT/UNESP, com a coordenação do Prof.Dr.Fernando Rodrigo Rafaeli, Cristiane Bender fez sua defesa de dissertação de Mestrado/ Progr .Matemática Aplicada e Computacional em 20/Junho, 5ª feira.

Concluída sua exposição e declarada Aprovada pela Comissão Examinadora, a nova Mestranda recebeu cumprimentos e registra em foto histórica, sua mais nova conquista junto à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente-SP