jun 17

Os Anfiteatros II e III da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foram reservados no último dia 14 de Junho para o desenvolvimento de três dissertações de Mestrado, defendidas publicamente pelos cândidatos: Guilherme Navarro Schneider; Eduardo Federighi Baisi Chagas e Carlos Augusto Kalva Filho. Todos eles fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. As defesas desenvolvidas perante as Comissões Examinadoras das três bancas ocorreram no período da tarde, em sessões às 14 e 19 hrs, respectivamente.

Atuaram como Orientadores dos Mestrandos: 1) – Prof.Dr. Marcelo Papoti, da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto/SP; 2) – Prof.Dr. Henrique Luiz Monteiro, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências de Bauru/SP; 3) – Novamente o Prof.Dr. Marcelo Papoti – docente da Universidade de São Paulo – Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto/SP.

Como Integrantes das Bancas Examinadoras atuaram: 1) – Prof.Dr./Alessandro Moura Zagatto, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências de Bauru/SP e Prof.Dr. Paulo Roberto Pereira Santiago, da Universidade de São Paulo – Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto/SP; 2) – Profª.Drª. Patrícia Monteiro Seraphim, do Departamento de Fisioterapia da FCT/UNESP – Presidente Prudente/SP – e Prof.Dr. Anderson Saranz Zago, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências de Bauru/SP; 3) – Prof.Dr. Adelino Sanchez Ramos da Silva, da Universidade de São Paulo – Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto/SP e Prof.Dr. Rômulo Araujo Fernandes, do Departamento de Educação Física da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente.

Temas desenvolvidos pelos Mestrandos

Cada Mestrando inscrito para a defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia se apresentou com temas diferentes e previamente agendados. 1) – Anfiteatro III/14hs do dia 14/06/2013 – Guilherme Navarro Schneider: “Efeitos do treinamento de força em terra seca sobre a força propulsora em nado atado e o desempenho de nadadores”. 2) – Anfiteatro II/14hs do dia 14/06/2013 – Eduardo Federighi Baisi Chagas: “Efeito da prática regular de exercício físico em usuárias do Sistema Único de Saúde”. 3) – Anfiteatro III /19hs do dia 14/06/2013 – Carlos Augusto Kalva Filho: “Validação de um teste específico para determinação do máximo déficit acumulado de oxigênio (MAOD) e da máxima fase estável de lactato em nado atado”.

Perante a Comissão Examinadora no Anfiteatro II da FCT/UNESP, Eduardo Federighi Baisi Chagas faz sua defesa pública de dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia.

O Mestrando aborda o tema: “Efeitos da prática regular de exercício físico em usuárias do Sistema Único de Saúde” – SUS – tendo como Orientador, o Prof.Dr. Henrique Luiz Monteiro, do Deptº de Educação Física da Faculdade de Ciências de Bauru/SP.

No Anfiteatro III, Guilherme Navarro Schneider defendeu dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, com ampla exposição. Orientador: Prof.Dr.Marcelo Papoti, da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto/USP.

A abordagem do tema: ”Efeitos do treinamento de força em terra seca sobre a força propulsora em nado atado e o desempenho de nadadores” foi acompanhado pelos participantes e membros da banca, com muito interesse.

Carlos Augusto Kalva Filho abordou o tema:”Validação de um teste específico para determinação do máximo déficit acumulado de oxigênio (MAOD) e da máxima fase estável de lactato em nado atado” – Progr.de Fisioterapia/Mestrado.

Em sua defesa de dissertação de Mestrado/Fisioterapia, o Mestrando teve como Orientador o Prof.Dr.Marcelo Papoti, da Universidade de São Paulo/Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto/SP.