jun 26

Recente publicação do Jornal da UNESP destacou os Câmpus de Presidente Prudente e Rio Claro como responsáveis por 70% das citações bibliográficas na área de Geografia no Brasil. O texto foi elaborado pelo Prof.Dr.José Gilberto de Souza, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp/Rio Claro-SP faz parte do ”Debate Acadêmico” do Portal Unesp. A Ciência da Geografia – diz o articulista – tem se constituído como fértil campo de reflexão sobre o desenvolvimento e as reestruturações territoriais no Brasil e no mundo.

Em relação ao Programa de Pós-Graduação em Geografia de Presidente Prudente, o Prof.José Gilberto acentua: “Nasceu sob influência da Universidade de São Paulo e consolidou um corpo de pesquisa que concentra 60% dos geógrafos de maior expressão no país”. Doutorado constituído em 1990 e obtido nos últimos anos o Conceito Máximo em Avaliação, da Capes. A seguir, ele aborda outros aspectos relacionados à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente- SP.

No entanto, ao mesmo tempo que a escola de Geografia de Pres.Prudente (de caráter mais crítico-humanístico) teve influência da Universidade de São Paulo e passou a reunir um grande número de egressos da instituição paulistana – por exemplo Bernardo Mançano Fernandes – com sua vasta produção sobre os movimentos sociais de luta pela terra; João Lima Sant’Anna Neto e os estudos de climatologia, entre outros.

Essa escola teve vários de seus professores formados em Rio Claro, em nível de graduação ou pós-graduação, e é oportuno destacar tais geógrafos e suas contribuições à Geografia brasileira: Antonio Thomaz Jr, que criou uma linha ímpar denominada Geografia do Trabalho, foi aluno de graduação em Rio Claro. A Professora Maria Encarnação Beltrão Sposito, responsável pela consolidação da maior rede de pesquisa em Geografia urbana do país, sob o foco das cidades médias, fez seu Mestrado em Rio Claro…

Segundo afirma o docente, nos quadros do Programa de Pós-graduaçao do IGCE, cabe distinção à Professora Lívia de Oliveira, uma referência nas pesquisas da Geografia e Ensino, ressaltando que grandes geógrafos iniciaram suas carreiras de ensino e pesquisa nesta célula mater da Geografia unespiana. Ariovaldo Umbelino de Oliveira e Beatriz Maria Soares Pontes são exemplos.

O fato é que os cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da Unesp reúnem não apenas gerações distintas (Antonio César Leal, Antonio Thomaz Jr., Bernardo Mançano Fernandes, Eliseu Savério Sposito, Marcos Alegre, Maria Encarnação Beltrão Sposito, Maria Beatriz Soares Pontes, João Afonso Zavatini, Silvio Carlos Bray (e outros), mas contribuições cientificas significativas à Geografia do país. Seus docentes respondem por cerca de 70% das citações bibliográficas na Geografia brasileira, o que explicita sua importância. Duas escolas, uma ciência – uma Universidade – que compreende e transforma o mundo em que vivemos.

Geógrafos de prestígio nacional e internacional têm presença marcante através da FCT/UNESP.Entre eles,Bernardo Mançano Fernandes e João Lima Sant’Anna Neto.

Destaque para os Professores: Antonio Thomaz Jr. – que criou a Geografia do Trabalho – e Marcos Alegre (Emérito) com inestimáveis serviços à nação.

Um casal responsável pela consolidação da maior rede de pesquisa em Geografia Urbana:Profs: Eliseu Savério Sposito e Maria Encarnação Beltrão Sposito.

Docentes da Unesp respondem por 70% das citações bibliográficas na Geografia brasileira. O Prof.Antonio Cesar Leal é um dos valorosos geógrafos envolvido nesse trabalho.