mai 05

Diretores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – estiveram reunidos com o Prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã), a fim de acertar as bases de um novo convênio. A principal finalidade dessa parceria é a urbanização de uma área de fundo de vales no manancial tributário do Córrego do Veado, bem como a viabilização de um novo curso destinado aos profissionais de Creches e Educação do 1º ao 5º ano.

Os entendimentos verificados em audiência especial no Paço Municipal “Florivaldo Leal” foram bem sucedidos, sendo a FCT/UNESP representada pelo seu diretor, o Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, o vice-diretor, Marcelo Messias e Odair Coladello, da área de serviços. No encontro foram tratados também de assuntos relacionados à disponibilização de máquinas e equipamentos indispensáveis à manutenção do campus universitário.

O Diretor da Universidade afirmou que dentre outros, existe um termo aditivo desde 2008 relacionado ao estágio de alunos (120), de Pedagogia da Unesp em creches e escolas municipais. Da mesma forma, a Pista de Atletismo e o Ginásio de Esportes são utilizados por grupos de pesquisa e atletas, através de parceria com a Secretaria de Assistência Social do município. Em face disso, é de interesse geral a ampliação desse convênio com a municipalidade.

Falando ao nosso blog, o Prof. Nivaldo declarou que esse convênio em termos aditivos é muito importante para a Unesp – que se abre para a comunidade para receber a contribuição da Prefeitura – ao mesmo tempo que disponibiliza seus profissionais para trabalhar em favor da comunidade prudentina. E citou como primeiro exemplo, a Universidade Aberta à 3ªidade, onde as pessoas que quiserem participar do projeto têm Cursos de línguas, computação, origami, coral e ginástica. Tudo voltado à 3ª. idade.

Acrescentou que as pessoas sócio-economicamente carentes tem ali 300 vagas de cursinhos com material gratuito, com professores – que são nossos alunos e monitores – que atendem todos os alunos que concluíram o ensino médio e querem ingressar na Universidade, com curso inteiramente grátis. Na FCT/UNESP existem também outros projetos. Na área de esportes, como exemplo: “Assim nasce um atleta” para alunos de 8 a 12 anos, que tem alguma habilidade no esporte, com possibilidade de dar acompanhamento e orientação.

É oportuno lembrar que existem na Unesp muitos projetos abertos à comunidade. É a Universidade que dispõe de uma Biblioteca que atende 3.500 estudantes universitários e se abre para o atendimento de toda a população. E a Instituição que agora está comemorando 51 anos de existência continua oferecendo a oportunidade de cursos de qualidade, sem custo algum para a população. Mas quer ser revitalizada para que realmente presta serviços relevantes à toda comunidade. O convênio ou parceria só trará benefício para todos.

A iluminação em torno do Campus de 40 hectares, precisa de assistência e manutenção, assim como o sistema viário que exige duas passarelas – ligando a zona central à zona norte – para dar maior segurança aos alunos, professores e funcionários. Há um projeto relativo à implantação de uma Rotatória (entre a Rua Roberto Simonsen e a Rua Dr. João Gonçalves Foz), para melhorar a circulação e o acesso de veículos por aquela área de entrada e saída para a cidade.

Pelo que nos disse o Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, “estamos imbuídos do propósito de estabelecer bem essa parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente, em nosso benefício, em benefício da gestão pública municipal e da comunidade como um todo. De imediato, temos a gestão do dia a dia do Campus. Precisamos de uma inserção maior da Secretaria de Obras”. Cita-se um pequeno detalhe: Estamos com o material de poda de grama do Campus, que precisa de uma melhor gestão e a Prefeitura pode nos ajudar!


Este foi o encontro mantido entre a Diretoria da FCT/UNESP e o Prefeito Municipal de Presidente Prudente, Engº Milton Carlos de Mello.

escrito por Assessor de Imprensa

mai 03

Garantir a integração do idoso à sociedade através de atividades na universidade. É com este objetivo que a Prof. Maria Estelita Rojas Converso desenvolve o programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), um projeto de extensão da Faculdade de Ciências e Tecnologia da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente. São oito atividades diferentes, que totalizam cerca de 340 participações de pessoas com mais de 50 anos.

O programa, que existe desde 1995 incentiva os alunos a realizarem pesquisas, principalmente nas áreas de Geriatria e Gerontologia. Além disso, para os idosos, a pesquisa prova que a iniciativa serve para melhorar a qualidade de vida. A professora Maria Estelita está à frente do projeto desde 1998. “Todas as tardes têm alguma atividade. Há dias que tem mais de uma atividade”.

Ele acrescenta que quase todas as atividades são desenvolvidas no Núcleo Morumbi. E apenas uma turma com atividade física (mulheres com osteoporose), ocorre efetivamente na Clínica de Fisioterapia. Semanalmente, os monitores e professores da Unesp realizam diversas ações com idosos. Atividade física para a terceira idade e para mulheres com osteoporose, canto coral, curso de espanhol e de computação, dança do ventre especial para a terceira idade, oficina de origami e de memória são as modalidades oferecidas no projeto.

Entre os resultados da pesquisa, a professora Estelita relata que a interação entre os idosos tem mostrado uma melhora relevante na qualidade de vida das pessoas que participam dessas ações. “Esse tipo de programa configura-se, ao mesmo tempo, em um desafio intelectual e um dever da universidade pública que, assim, torna os trabalhos de docência, pesquisa e extensão, úteis para a construção de um envelhecer saudável e integrado à sociedade. Além de melhorar a qualidade de vida de nossos idosos”, finaliza Maria Estelita.

Serviço – As atividades são desenvolvidas durante todos os dias da semana no período da tarde, no Núcleo Morumbi da Faculdade de Ciências e Tecnologia, à rua Cyro Bueno, n° 40. As inscrições para a maioria das atividades estão encerradas, mas para aquelas que ainda restam vagas, basta que o idoso procure Silvia ou Dalila (das 14h as 16h), horário em que também podem ser conseguidas mais informações pelo telefone (18) 3918-4883.

Fotos cedidas/Prof.Maria Estelita


Pessoas com idade acima dos 50 anos, têm participação garantida no Projeto da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – em diversas atividades.

escrito por Assessor de Imprensa