mai 05

Diretores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – estiveram reunidos com o Prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã), a fim de acertar as bases de um novo convênio. A principal finalidade dessa parceria é a urbanização de uma área de fundo de vales no manancial tributário do Córrego do Veado, bem como a viabilização de um novo curso destinado aos profissionais de Creches e Educação do 1º ao 5º ano.

Os entendimentos verificados em audiência especial no Paço Municipal “Florivaldo Leal” foram bem sucedidos, sendo a FCT/UNESP representada pelo seu diretor, o Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, o vice-diretor, Marcelo Messias e Odair Coladello, da área de serviços. No encontro foram tratados também de assuntos relacionados à disponibilização de máquinas e equipamentos indispensáveis à manutenção do campus universitário.

O Diretor da Universidade afirmou que dentre outros, existe um termo aditivo desde 2008 relacionado ao estágio de alunos (120), de Pedagogia da Unesp em creches e escolas municipais. Da mesma forma, a Pista de Atletismo e o Ginásio de Esportes são utilizados por grupos de pesquisa e atletas, através de parceria com a Secretaria de Assistência Social do município. Em face disso, é de interesse geral a ampliação desse convênio com a municipalidade.

Falando ao nosso blog, o Prof. Nivaldo declarou que esse convênio em termos aditivos é muito importante para a Unesp – que se abre para a comunidade para receber a contribuição da Prefeitura – ao mesmo tempo que disponibiliza seus profissionais para trabalhar em favor da comunidade prudentina. E citou como primeiro exemplo, a Universidade Aberta à 3ªidade, onde as pessoas que quiserem participar do projeto têm Cursos de línguas, computação, origami, coral e ginástica. Tudo voltado à 3ª. idade.

Acrescentou que as pessoas sócio-economicamente carentes tem ali 300 vagas de cursinhos com material gratuito, com professores – que são nossos alunos e monitores – que atendem todos os alunos que concluíram o ensino médio e querem ingressar na Universidade, com curso inteiramente grátis. Na FCT/UNESP existem também outros projetos. Na área de esportes, como exemplo: “Assim nasce um atleta” para alunos de 8 a 12 anos, que tem alguma habilidade no esporte, com possibilidade de dar acompanhamento e orientação.

É oportuno lembrar que existem na Unesp muitos projetos abertos à comunidade. É a Universidade que dispõe de uma Biblioteca que atende 3.500 estudantes universitários e se abre para o atendimento de toda a população. E a Instituição que agora está comemorando 51 anos de existência continua oferecendo a oportunidade de cursos de qualidade, sem custo algum para a população. Mas quer ser revitalizada para que realmente presta serviços relevantes à toda comunidade. O convênio ou parceria só trará benefício para todos.

A iluminação em torno do Campus de 40 hectares, precisa de assistência e manutenção, assim como o sistema viário que exige duas passarelas – ligando a zona central à zona norte – para dar maior segurança aos alunos, professores e funcionários. Há um projeto relativo à implantação de uma Rotatória (entre a Rua Roberto Simonsen e a Rua Dr. João Gonçalves Foz), para melhorar a circulação e o acesso de veículos por aquela área de entrada e saída para a cidade.

Pelo que nos disse o Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, “estamos imbuídos do propósito de estabelecer bem essa parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente, em nosso benefício, em benefício da gestão pública municipal e da comunidade como um todo. De imediato, temos a gestão do dia a dia do Campus. Precisamos de uma inserção maior da Secretaria de Obras”. Cita-se um pequeno detalhe: Estamos com o material de poda de grama do Campus, que precisa de uma melhor gestão e a Prefeitura pode nos ajudar!

Este foi o encontro mantido entre a Diretoria da FCT/UNESP e o Prefeito Municipal de Presidente Prudente, Engº Milton Carlos de Mello.

Escrito por Assessor de Imprensa

Escreva um Comentário

Você deve estar logado para escrever um comentário.