mai 03

Garantir a integração do idoso à sociedade através de atividades na universidade. É com este objetivo que a Prof. Maria Estelita Rojas Converso desenvolve o programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), um projeto de extensão da Faculdade de Ciências e Tecnologia da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente. São oito atividades diferentes, que totalizam cerca de 340 participações de pessoas com mais de 50 anos.

O programa, que existe desde 1995 incentiva os alunos a realizarem pesquisas, principalmente nas áreas de Geriatria e Gerontologia. Além disso, para os idosos, a pesquisa prova que a iniciativa serve para melhorar a qualidade de vida. A professora Maria Estelita está à frente do projeto desde 1998. “Todas as tardes têm alguma atividade. Há dias que tem mais de uma atividade”.

Ele acrescenta que quase todas as atividades são desenvolvidas no Núcleo Morumbi. E apenas uma turma com atividade física (mulheres com osteoporose), ocorre efetivamente na Clínica de Fisioterapia. Semanalmente, os monitores e professores da Unesp realizam diversas ações com idosos. Atividade física para a terceira idade e para mulheres com osteoporose, canto coral, curso de espanhol e de computação, dança do ventre especial para a terceira idade, oficina de origami e de memória são as modalidades oferecidas no projeto.

Entre os resultados da pesquisa, a professora Estelita relata que a interação entre os idosos tem mostrado uma melhora relevante na qualidade de vida das pessoas que participam dessas ações. “Esse tipo de programa configura-se, ao mesmo tempo, em um desafio intelectual e um dever da universidade pública que, assim, torna os trabalhos de docência, pesquisa e extensão, úteis para a construção de um envelhecer saudável e integrado à sociedade. Além de melhorar a qualidade de vida de nossos idosos”, finaliza Maria Estelita.

Serviço – As atividades são desenvolvidas durante todos os dias da semana no período da tarde, no Núcleo Morumbi da Faculdade de Ciências e Tecnologia, à rua Cyro Bueno, n° 40. As inscrições para a maioria das atividades estão encerradas, mas para aquelas que ainda restam vagas, basta que o idoso procure Silvia ou Dalila (das 14h as 16h), horário em que também podem ser conseguidas mais informações pelo telefone (18) 3918-4883.

Fotos cedidas/Prof.Maria Estelita

Pessoas com idade acima dos 50 anos, têm participação garantida no Projeto da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – em diversas atividades.

Escrito por Assessor de Imprensa

Escreva um Comentário

Você deve estar logado para escrever um comentário.