nov 26

Desde Maio de 2018, vem sendo desenvolvido a nível regional um novo convênio de cooperação técnica e acadêmica firmado entre a Reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Unesp e União dos municípios do Pontal do Paranapanema/UNIPONTAL. No último dia 13 de Novembro realizou-se uma reunião técnica, com a presença dos Prefeitos dos municípios associados, além de outros convidados que tomaram parte nesse encontro regional. Na ocasião, foram demonstrados os primeiros resultados e discutidas as próximas etapas do desenvolvimento do Projeto.

Num primeiro momento, o Prof.Dr.Amilton Amorim (que representou a Unesp), chamou a atenção de todos os prefeitos sobre a situação atual com relação às responsabilidades assumidas mediante fornecimento de dados cadastrais à Receita Federal do Brasil. De acordo com o Artigo 41 da Lei Federal nº 11.977/2009 e Decreto 8.764/2016 que instituiu o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais – SINTER.

Em seguida, o Professor Amilton Amorim apresentou os primeiros resultados do Projeto “Pontal Transparente”, salientando a importância da participação ativa dos municípios no sentido de contribuir com seus objetivos. Inclusive, integrando a Equipe de desenvolvimento. Aos municípios incorporados será dada a oportunidade de capacitar seus Técnicos e utilizar os resultados obtidos com o Projeto, em seus trabalhos de gestão da informação territorial.

Na etapa final, foi esclarecido que existem possibilidades de financiamento para aquisição de dados cadastrais, que serão benéficos aos municípios consorciados principalmente na gestão tributária e de planejamento estratégico. Além da abertura de discussões sobre o andamento do Projeto. Com relação ao assunto – acentua o Prof.Amorim – a UNIPONTAL e a UNESP pretendem contribuir com o desenvolvimento regional e local dos municípios. Além de fortalecer o conceito de cooperativismo por meio do envolvimento desses municípios com a Instituição, em benefício de todos.

Clique para ampliar! As reuniões que envolvem a UNESP e UNIPONTAL são constantes e agora os municípios consorciados contam com um novo convênio de cooperação técnica e acadêmica, criando o Projeto “Pontal Transparente”.

Clique para ampliar! Na última reunião realizada no dia 13/Novº, dirigentes da União dos municípios do Pontal do Paranapanema/UNIPONTAL e Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”/UNESP firmaram o importante convênio.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

out 29

As tradicionais Caminhadas e Corridas da Saúde da Unesp – com trajeto de 4 e 8 km respectivamente – reuniu mais de 500 participantes. A maioria se inscreveu com antecedência, mas os retardatários que não tiveram tempo suficiente, participaram das competições da mesma forma. Porém, sem fazer jus ao recebimento de Troféus e Medalhas. O evento realizou no dia 21 de Outubro/Domingo pela manhã, com largada e chegada no Bloco III da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

O Vice-Diretor, Prof.Dr.Aldo Eloyzo Job e a Coordenadora Geral do evento, Profª.Drª. Giovana Rampazzo Teixeira, recepcionaram os participantes da Caminhada e Corrida da Unesp. Dando apoio e total cobertura, inclusive na entrega de todos os troféus realizada num palanque especialmente montado em meio ao gramado do Ginásio de Esportes. Tudo foi relatado pelo comunicador Luciano Reis, da Rádio 98FM que animou a festa de ponta a ponta, atuando como cerimonialista.

Detalhes importantes

Os mais importantes detalhes dizem respeito à participação do público em plena manhã de Domingo, com a presença de autoridades e convidados, além de grande número de participantes de outras regiões de São Paulo e Estados vizinhos. Mesmo com as inscrições encerradas, foi liberada a participação de todos os interessados na caminhada dos 4 km. Ou mesmo na Corrida de 4 e 8 km (em todas as faixas etárias), sem concorrer a troféus.

Referência especial ao Atleta mais idoso: Sr.Nelson Hasegawa, atualmente com 94 anos de idade e uma disposição de fazer inveja aos jovens dos dias atuais. Ele vem participando ativamente das últimas caminhadas, tendo sempre a presença da esposa (também idosa), que o acompanhou mais uma vez (inclusive ambos ocupando o Pódium) pela classificação na liderança de sua faixa etária.

Classificação geral

A largada (ao lado do Ginásio de Esportes/Bloco III) verificou-se exatamente às 9hs do dia 21/Outº). Por incrível que pareça, aos 13’52’’ chegava o 1º Atleta que venceu o percurso de 4 Km – Bruno Gabriel Santana de Oliveira – Nº 128, seguido por Leandro Alves Prates (Nº 132) que cumpriu o percurso aos 14’12’’ e em 3º lugar, David Douglas Dias dos Santos (Nº 179), com o tempo equivalente a 14’231’’. De acordo com o Relatório Feminino de 4 km: Amélia Hatsue Sato Oichi (Nº 51), classificou-se em 1º lugar, com o tempo equivalente a 19’51’’; em 2º lugar, Flávia Giacon (Nº 99), com 20’05’’ e no 3º posto, Ana Paula Lima Barbosa (Nº 148), com o tempo de 20’11’’.

Na Corrida de 8 Km – Masculino – o menor tempo foi feito por Anderson Rezende dos Santos (Nº 371), com 30’1’’, seguido por Jeferson Pinto de Assunção (Nº 372), com o tempo equivalente a 30’37’’ e em 3º lugar, Pedro Henrique Lino (Nº 374), que cumpriu o percurso com 30’41’’. No Relatório Geral Feminino, a Atleta Silvana Souza (Nº 356), liderou a competição realizando o percurso de 8 km com o tempo de 36’45’’. A 2ª classificação geral foi para a Atleta Franciele Cordeiro (Nº 437), com o tempo de 40’48’’ e em 3º lugar classificou-se a Atleta Erika Cristina Costenaro (Nº 376), com o tempo de 40’50’’.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Pelo terceiro ano consecutivo realizou-se em Presidente Prudente a Caminhada e Corrida da Saúde (da Unesp). O Bloco III recepcionou centenas de participantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Centenas de Troféus permaneceram em exposição até a conclusão de cada faixa etária para premiação dos melhores competidores que participaram do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Aldo Eloyzo Job e a Coordenadora da Caminhada e da Corrida, Giovana Rampazzo aplaudem o Atleta mais idoso,Sr.Nelson Hasegawa.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Num clima alegre e festivo, os participantes dessa competição esportiva se manifesta, aplaudindo todos os atletas, onde se incluiu o mais idoso (Hasegawa), com 94 anos de idade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O comunicador e cerimonialista Luciano Reis (da 98FM) destaca a atuação do Sr. Hasegawa, que mais uma vez participou da Caminhada, bastante cumprimentado pelo público.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Medalhas e Troféus: a melhor lembrança para os que vieram de perto ou de longe; todos eles irmanados no mesmo sentido: participar e valorizar as boas competições do esporte.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Quem veio prestigiar a 3ª Caminhada e Corrida da Saúde se mostrou satisfeito com o desempenho dos competidores e eficiência da organização do evento promovido pela FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O sucesso de mais esse evento – com apoio do PROEX – se deve à Comissão Organizadora, que teve na retaguarda, excelente contribuição de professores, estudantes, atletas e membros da comunidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Carinho de mãe se verifica em toda parte. Aqui, não poderia ser diferente. Após participar do evento e receber seu Troféu, a mãe divide com o filhinho os méritos dessa conquista. Com aplausos do Prof.Dr.Aldo Eloyzo Job, Vice-Diretor da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 31

Através de parceria com a Prefeitura e as Secretarias Municipais de Tecnologia e Informação, Assistência Social, Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (além da Prudenco), com a participação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP – campus de Presidente Prudente – está sendo discutida a implantação de um Parque Tecnológico no município, conforme preconiza o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. Seria um espaço concentrando: Centros de pesquisa, Incubadora, Empresas e Universidades, tendo por principal finalidade o desenvolvimento regional e a inovação tecnológica.

O setor agroindustrial, de tecnologia da informação, gestão ambiental de resíduos sólidos, matemática industrial e simulação estatística estão entre as áreas com maior disponibilidade neste momento. Existe também uma sinalização positiva do Governo do Estado para essa iniciativa. A FCT pode oferecer pesquisas por meio de seus programas de pós-graduação, laboratórios, núcleos e grupos de pesquisa. Alguns desses projetos inclusive, estão em andamento como é o caso de uma rede de coleta e reciclagem de resíduos sólidos envolvendo 54 municípios da região. Soma-se a esse projeto o reaproveitamento de resíduos, neutralizando sua toxidade, modelagem estatística de poluição ambiental e levantamento de dados essenciais na agronomia de precisão.

O encontro realizado inicialmente no Paço Municipal “Florivaldo Leal” contou com a participação do Prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã – além dos professores da FCT/UNESP: Raul Borges Guimarães e Antônio Thomaz Júnior (Geografia) e Messias Meneguette Júnior (Matemática). Estavam tambem presentes os Secretários Municipais: Rogério Marcus Alessi (Setec), Regina Helena Penati Cardoso (SAS) e Laércio Batista de Alcântara (Seplan), o chefe de gabinete da Prefeitura Feiz Abbud, juntamente com o Presidente da Prudenco, Mateus Godoi, e o Presidente da Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente, Adelino Ferreira.

Durante o encontro, os Professores expuseram ao Prefeito que uma das exigências para que o projeto venha a sair do papel é disponibilizar uma área de 200 mil metros quadrados para sua concretização. Área esta – que segundo o Chefe da SEPLAN – o município não dispõe integralizada no momento. “O que temos é uma área de 100 mil metros quadrados no Distrito Industrial (Núcleo Industrial “Antônio Crepaldi”). Posteriormente realizou-se em São Paulo outro encontro entre o Secretário Rogério Marcus Alessi e Assessores municipais de Presidente Prudente com o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa. O assunto foi analisado de forma detalhada, onde o Executivo municipal manifestou o maior interesse em negociar com o Estado a aprovação do Projeto de Tecnologia.

Pelas informações do Secretário Alessi – da Setec – será elaborado um projeto mostrando a potencialidade econômica da região de Presidente Prudente, incluindo a Incubadora, APL (Arranjo Produtivo Livre na área de Soft) e outros recursos, para a elaboração do documento reivindicatório. Como foi esclarecido, o município dispõe de uma área de 100.000 m2 e o Estado exige o dobro, ou seja: 200.000 m2. Mas segundo o Secretário de Tecnologia Rogério Marcus Alessi, existem condições satisfatórias para ampliação dessa área em cumprimento à exigência governamental, através do Projeto que já se encontra em elaboração.

A formação de recursos humanos em TI é forte em Prudente, pois tem vários cursos de graduação em ciências da computação e também nesse aspecto, a FCT muito pode ajudar. Esse conjunto de circunstâncias permite a sugestão de uma sigla de bastante significado ao nascente Parque Tecnológico. Na proposta apresentada ao Prefeito Milton Carlos de Mello o Professor Meneguette Júnior (da Unesp), sugeriu assim um possivel nome para a empreitada. Seria denominada: GAIATec – Gestão Ambiental, Inovação, Agronegócio e Tecnologia. “O projeto é baseado fundamentalmente em Centros de Pesquisa. Inclusive sua idealização deve estar vinculada ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos”, encerra o professor.

Clique para ampliar!
Encontro que discutiu os primeiros passos para instalação de um Parque Tecnológico ocorreu no Paço Municipal “Florivaldo Leal” com o Prefeito e seus principais Assessores.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jun 22

Na última sexta-feira (17 de Junho ), um grupo de estudantes de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus Presidente Prudente – esteve em Cianorte, no vizinho Estado do Paraná, a fim de conhecer melhor sua economia regional. Logo na chegada, os acadêmicos foram recepcionados pelo prefeito Edno Guimarães e pelo Secretário de Indústria e Comércio, Wanderley Fernandes.

Segundo a professora de Geografia Regional do Brasil, Dra. Claudemira Azevedo, “o objetivo da viagem foi o de conhecer a história do município, sua diversificação e suas atividades econômicas. Foi essa a ação principal que direcionou a economia para a organização do Arranjo Produtivo Local (APL) de confecções. E com essa iniciativa tornou-se possível num breve espaço de tempo, o impacto surpreendente na região em termos de emprego, renda e desenvolvimento”.

Em atenção aos acadêmiocos que o visitaram pela primeira vez, o prefeito respondeu às questões levantadas pelos alunos com muita solicitude. E disse: “Descobrimos a vocação do município para a confecção na década de 90. Nossa principal preocupação era a qualificação profissional. Investimos em cursos e apoiamos a criação de novas grifes”.

Em continuidade, o prefeito Edmo Guimarães declarou: Hoje temos mais de 600 grifes em franca atividade no município. E embora Cianorte seja considerada a “Capital do Vestuário” é uma cidade que possui uma economia bastante diversificada. Inclui em suas metas de sustentabilidade, a produção agrícola, a avicultura e outras importantes conquistas representadas prioritariamente pela Agroindustriaindústria, explicou Guimarães.

Além da conversa com o prefeito, os estudantes também conheceram a Lavanderia Stone Wash, a fábrica da Morena Rosa e no fim da tarde participaram de uma palestra sobre a implantação e evolução da APL, com o presidente Oséias Gimenes e o consultor do Sebrae, Adalberto Diaz.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em Cinorte/PR, todos são bem-vindos! O Portal de Entrada diz tudo aos que chegam à cidade para conhecer sua avançada tecnologia industrial das confecções. E o Prefeito fez questão de recepcionar os visitantes da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mai 05

Diretores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – estiveram reunidos com o Prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã), a fim de acertar as bases de um novo convênio. A principal finalidade dessa parceria é a urbanização de uma área de fundo de vales no manancial tributário do Córrego do Veado, bem como a viabilização de um novo curso destinado aos profissionais de Creches e Educação do 1º ao 5º ano.

Os entendimentos verificados em audiência especial no Paço Municipal “Florivaldo Leal” foram bem sucedidos, sendo a FCT/UNESP representada pelo seu diretor, o Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, o vice-diretor, Marcelo Messias e Odair Coladello, da área de serviços. No encontro foram tratados também de assuntos relacionados à disponibilização de máquinas e equipamentos indispensáveis à manutenção do campus universitário.

O Diretor da Universidade afirmou que dentre outros, existe um termo aditivo desde 2008 relacionado ao estágio de alunos (120), de Pedagogia da Unesp em creches e escolas municipais. Da mesma forma, a Pista de Atletismo e o Ginásio de Esportes são utilizados por grupos de pesquisa e atletas, através de parceria com a Secretaria de Assistência Social do município. Em face disso, é de interesse geral a ampliação desse convênio com a municipalidade.

Falando ao nosso blog, o Prof. Nivaldo declarou que esse convênio em termos aditivos é muito importante para a Unesp – que se abre para a comunidade para receber a contribuição da Prefeitura – ao mesmo tempo que disponibiliza seus profissionais para trabalhar em favor da comunidade prudentina. E citou como primeiro exemplo, a Universidade Aberta à 3ªidade, onde as pessoas que quiserem participar do projeto têm Cursos de línguas, computação, origami, coral e ginástica. Tudo voltado à 3ª. idade.

Acrescentou que as pessoas sócio-economicamente carentes tem ali 300 vagas de cursinhos com material gratuito, com professores – que são nossos alunos e monitores – que atendem todos os alunos que concluíram o ensino médio e querem ingressar na Universidade, com curso inteiramente grátis. Na FCT/UNESP existem também outros projetos. Na área de esportes, como exemplo: “Assim nasce um atleta” para alunos de 8 a 12 anos, que tem alguma habilidade no esporte, com possibilidade de dar acompanhamento e orientação.

É oportuno lembrar que existem na Unesp muitos projetos abertos à comunidade. É a Universidade que dispõe de uma Biblioteca que atende 3.500 estudantes universitários e se abre para o atendimento de toda a população. E a Instituição que agora está comemorando 51 anos de existência continua oferecendo a oportunidade de cursos de qualidade, sem custo algum para a população. Mas quer ser revitalizada para que realmente presta serviços relevantes à toda comunidade. O convênio ou parceria só trará benefício para todos.

A iluminação em torno do Campus de 40 hectares, precisa de assistência e manutenção, assim como o sistema viário que exige duas passarelas – ligando a zona central à zona norte – para dar maior segurança aos alunos, professores e funcionários. Há um projeto relativo à implantação de uma Rotatória (entre a Rua Roberto Simonsen e a Rua Dr. João Gonçalves Foz), para melhorar a circulação e o acesso de veículos por aquela área de entrada e saída para a cidade.

Pelo que nos disse o Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, “estamos imbuídos do propósito de estabelecer bem essa parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente, em nosso benefício, em benefício da gestão pública municipal e da comunidade como um todo. De imediato, temos a gestão do dia a dia do Campus. Precisamos de uma inserção maior da Secretaria de Obras”. Cita-se um pequeno detalhe: Estamos com o material de poda de grama do Campus, que precisa de uma melhor gestão e a Prefeitura pode nos ajudar!


Este foi o encontro mantido entre a Diretoria da FCT/UNESP e o Prefeito Municipal de Presidente Prudente, Engº Milton Carlos de Mello.

escrito por Assessor de Imprensa