jun 22

Na última sexta-feira (17 de Junho ), um grupo de estudantes de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus Presidente Prudente – esteve em Cianorte, no vizinho Estado do Paraná, a fim de conhecer melhor sua economia regional. Logo na chegada, os acadêmicos foram recepcionados pelo prefeito Edno Guimarães e pelo Secretário de Indústria e Comércio, Wanderley Fernandes.

Segundo a professora de Geografia Regional do Brasil, Dra. Claudemira Azevedo, “o objetivo da viagem foi o de conhecer a história do município, sua diversificação e suas atividades econômicas. Foi essa a ação principal que direcionou a economia para a organização do Arranjo Produtivo Local (APL) de confecções. E com essa iniciativa tornou-se possível num breve espaço de tempo, o impacto surpreendente na região em termos de emprego, renda e desenvolvimento”.

Em atenção aos acadêmiocos que o visitaram pela primeira vez, o prefeito respondeu às questões levantadas pelos alunos com muita solicitude. E disse: “Descobrimos a vocação do município para a confecção na década de 90. Nossa principal preocupação era a qualificação profissional. Investimos em cursos e apoiamos a criação de novas grifes”.

Em continuidade, o prefeito Edmo Guimarães declarou: Hoje temos mais de 600 grifes em franca atividade no município. E embora Cianorte seja considerada a “Capital do Vestuário” é uma cidade que possui uma economia bastante diversificada. Inclui em suas metas de sustentabilidade, a produção agrícola, a avicultura e outras importantes conquistas representadas prioritariamente pela Agroindustriaindústria, explicou Guimarães.

Além da conversa com o prefeito, os estudantes também conheceram a Lavanderia Stone Wash, a fábrica da Morena Rosa e no fim da tarde participaram de uma palestra sobre a implantação e evolução da APL, com o presidente Oséias Gimenes e o consultor do Sebrae, Adalberto Diaz.

Em Cinorte/PR, todos são bem-vindos! O Portal de Entrada diz tudo aos que chegam à cidade para conhecer sua avançada tecnologia industrial das confecções. E o Prefeito fez questão de recepcionar os visitantes da FCT/UNESP.