jul 31

Através de parceria com a Prefeitura e as Secretarias Municipais de Tecnologia e Informação, Assistência Social, Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (além da Prudenco), com a participação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP – campus de Presidente Prudente – está sendo discutida a implantação de um Parque Tecnológico no município, conforme preconiza o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. Seria um espaço concentrando: Centros de pesquisa, Incubadora, Empresas e Universidades, tendo por principal finalidade o desenvolvimento regional e a inovação tecnológica.

O setor agroindustrial, de tecnologia da informação, gestão ambiental de resíduos sólidos, matemática industrial e simulação estatística estão entre as áreas com maior disponibilidade neste momento. Existe também uma sinalização positiva do Governo do Estado para essa iniciativa. A FCT pode oferecer pesquisas por meio de seus programas de pós-graduação, laboratórios, núcleos e grupos de pesquisa. Alguns desses projetos inclusive, estão em andamento como é o caso de uma rede de coleta e reciclagem de resíduos sólidos envolvendo 54 municípios da região. Soma-se a esse projeto o reaproveitamento de resíduos, neutralizando sua toxidade, modelagem estatística de poluição ambiental e levantamento de dados essenciais na agronomia de precisão.

O encontro realizado inicialmente no Paço Municipal “Florivaldo Leal” contou com a participação do Prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã – além dos professores da FCT/UNESP: Raul Borges Guimarães e Antônio Thomaz Júnior (Geografia) e Messias Meneguette Júnior (Matemática). Estavam tambem presentes os Secretários Municipais: Rogério Marcus Alessi (Setec), Regina Helena Penati Cardoso (SAS) e Laércio Batista de Alcântara (Seplan), o chefe de gabinete da Prefeitura Feiz Abbud, juntamente com o Presidente da Prudenco, Mateus Godoi, e o Presidente da Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente, Adelino Ferreira.

Durante o encontro, os Professores expuseram ao Prefeito que uma das exigências para que o projeto venha a sair do papel é disponibilizar uma área de 200 mil metros quadrados para sua concretização. Área esta – que segundo o Chefe da SEPLAN – o município não dispõe integralizada no momento. “O que temos é uma área de 100 mil metros quadrados no Distrito Industrial (Núcleo Industrial “Antônio Crepaldi”). Posteriormente realizou-se em São Paulo outro encontro entre o Secretário Rogério Marcus Alessi e Assessores municipais de Presidente Prudente com o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa. O assunto foi analisado de forma detalhada, onde o Executivo municipal manifestou o maior interesse em negociar com o Estado a aprovação do Projeto de Tecnologia.

Pelas informações do Secretário Alessi – da Setec – será elaborado um projeto mostrando a potencialidade econômica da região de Presidente Prudente, incluindo a Incubadora, APL (Arranjo Produtivo Livre na área de Soft) e outros recursos, para a elaboração do documento reivindicatório. Como foi esclarecido, o município dispõe de uma área de 100.000 m2 e o Estado exige o dobro, ou seja: 200.000 m2. Mas segundo o Secretário de Tecnologia Rogério Marcus Alessi, existem condições satisfatórias para ampliação dessa área em cumprimento à exigência governamental, através do Projeto que já se encontra em elaboração.

A formação de recursos humanos em TI é forte em Prudente, pois tem vários cursos de graduação em ciências da computação e também nesse aspecto, a FCT muito pode ajudar. Esse conjunto de circunstâncias permite a sugestão de uma sigla de bastante significado ao nascente Parque Tecnológico. Na proposta apresentada ao Prefeito Milton Carlos de Mello o Professor Meneguette Júnior (da Unesp), sugeriu assim um possivel nome para a empreitada. Seria denominada: GAIATec – Gestão Ambiental, Inovação, Agronegócio e Tecnologia. “O projeto é baseado fundamentalmente em Centros de Pesquisa. Inclusive sua idealização deve estar vinculada ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos”, encerra o professor.

Clique para ampliar!
Encontro que discutiu os primeiros passos para instalação de um Parque Tecnológico ocorreu no Paço Municipal “Florivaldo Leal” com o Prefeito e seus principais Assessores.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 31

MAIS UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Evento Comentários desativados

O mês de Julho terminou com mais uma defesa de Dissertação de Mestrado. No dia 29, a aluna do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas, Monique Sacardo Ferreira enfrentou a Comissão Examinadora na Sala de Apresentação de Projetos da Central de Laboratório do Deptº. de Cartografia, para expor seu trabalho. Ela teve como Orientadora a Profª. Drª. Maia de Lourdes Bueno Trindade Galo, da FCT/UNESP.

Atuaram também como membros da Comissão Examinadora a Profª. Dra. Luciana de Rezende Londe, do Instituto Interamericano para Pesquisas em Mudanças Globais (IAI) e o Prof. Dr. Aluir Porfírio Dal Poz, do Deptº. de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

O trabalho de Mestrado elaborado pela aluna versou sobre: “Aplicação de redes neurais artificiais na inferência espacial de Clorofila – A utilizando imagens multiespectrais. A defesa pública ocorreu no período das 08h30 às 12h00.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Frente ao Prof. D. Aluir Porfírio dal Poz, aspecto da apresentação do trabalho durante a defesa de dissertação de Mestrado pela aluna Monique S.Ferreira, do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Neste segundo clichê fotográfico, a Mestranda ouve as ponderações dos integrantes da Banca Examinadora, sendo acompanhada por vários colegas de Curso na Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 31

PALESTRANTES INTERNACIONAIS

Evento Comentários desativados

No decorrer da última semana do mês de Julho passaram pela UNESP – Campus de Presidente Prudente dois palestrantes internacionais. Primeiro, foi o Prof. Dr. Liam Kane, da área de Educação e Língua Espanhola, da Universidade de Glasgow/Escócia. Em seguida, o Prof. Dr. Ismael Colomina, Diretor do Instituto de Geomática de Barcelona/Espanha.

No dia 26 de Julho, no Auditório da FCT/UNESP, o Prof. Dr. Liam Kane conduziu uma Oficina de Trabalho sobre “Educação popular e a construção de uma economia popular solidária e autogestionária”. O evento foi organizado pelo coletivo Nzinga Afrobrasil, Arte, Educação e Cultura.

No dia 27 de Julho, o Prof. Dr. Ismael Colomina reuniu grande número de interessados no tema que desenvolveu perante alunos e professores do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas e do Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica. Sua palestra foi proferida no Anfiteatro II da FCT/UNESP e versou sobre “Atividades de pesquisa e desenvolvimento no Instituto de Geomática”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof. Dr. Liam Kane, da Universidade de Glasgow/Escócia desenvolveu uma Oficina de trabalho no Auditório da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – dia 26 de Julho.

Clique para ampliar!
O Prof. Dr. Ismael Colomina, do Instituto de Geomática de Barcelona/Espanha, proferiu palestra no Anfiteatro II para alunos e professores do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas e do Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 29

No mês de Junho ocorreu no CCI mais uma reunião de orientação às alunas dos Cursos de Pedagogia e Educação Física (bolsistas BAE I), que desenvolvem trabalhos no CCI Chalezinho da Alegria, orientadas pela Profª Drª Célia Maria Guimarães. Essa modalidade de encontro ocorre mensalmente e tem como participantes a Profª. Orientadora, as Alunas bolsistas, a Supervisora do Centro de Convivência Infantil e uma das Agentes de Desenvolvimento Infantil.

Cada aluna que freqüenta o CCI tem uma temática específica para orientar o desenvolvimento de situações de aprendizagem com as crianças. Atualmente as temáticas são: Contos de Fada (crianças de 1 a 3 anos), Literatura Infantil e Linguagem Oral e Escrita (crianças de 3 a 6 anos), Corpo e Movimento (crianças de 1 a 6 anos).

A finalidade desse trabalho é a integração das alunas bolsistas ao Projeto Pedagógico do CCI, de modo que ocorram contribuições ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças, bem como à formação complementar das alunas. Essa experiência foi iniciada no ano de 2010 e os resultados têm sido muito gratificante e de alta importância para todos os envolvidos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aspecto da última reunião dos grupos de trabalhos realizada na CCI Chalezinho da Alegria, sob orientação da Profª.Drª. Célia Maria Guimarães, em Presidente Prudente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 15

A comunidade local teve a oportunidade de acompanhar com vivo interesse a realização no Centro Olímpico, da 1a. Clínica de Ciência e Tecnologia aplicada à natação competitiva, resultante de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Esportes(Semepp) e Unesp, através da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente. Nadadores das equipes da Universidade Santa Cecília, de Santos, e Pastorinho/Criarte/Semepp/Apan, de Prudente, são submetidos à avaliações fisiológicas, através do Centro de Estudos e Laboratório de Avaliação e Prescrição de Atividades Motoras (Celapam) e Laboratório Experimental de Atividade Física (Leaf) da Universidade.

O objetivo do trabalho, segundo o Prof. Dr. Marcelo Papoti – da FCT/UNESP – é proporcionar ao atleta um melhor direcionamento e preparação visando as principais competições durante a temporada, entre elas campeonatos paulistas, brasileiros e Jogos Abertos do Interior. “Essa é uma parceria importante com a Semepp, mas contamos também com a colaboração de alguns professores de outras Instituições, entre elas a Unoeste, embora a realização seja do Departamento de Educação Física da Unesp. Após o aquecimento de cada atleta, é feita a coleta de amostra sanguínea para determinação de marcador de intensidade, que tem por finalidade medir o consumo de oxigênio do atleta dentro da água”, explica.

De acordo ainda com o Prof. Papoti a idéia é poder criar futuramente em Presidente Prudente um Centro de Excelência de Ciência e Tecnologia Aplicada de Natação Competitiva. Fábio Massaini, acompanhado pelo Técnico Gerson Luiz Pazian – da equipe Unisanta – da cidade de Santos, também resssaltou a importância dos testes e disse: “Gostaria de parabenizar e agradecer a Unesp e a Semepp pela iniciativa” Dentre os atletas de sua equipe que integram a seleção brasileira e estão em Prudente, aparece Gabriel Pedrão, que recentemente ao disputar os 400 metros nado medley garantiu a oitava colocação. O Técnico prudentino, Elvancir Pereira do Nascimento (Pepe), opínou a respeito do assunto, dizendo: “Estou muito feliz com a vinda de uma das melhores equipes do Brasil até nossa cidade. É um espelho para os nossos atletas que serve como motivação, principalmente nessa reta final de preparação para os 55º Jogos Regionais. atletas de prudente.

A Secretária Municipal de Esportes Maria Cristina Borges Madeiral Netto (Tute), enaltece o intercambio. “É uma honra poder receber atletas que representam a seleção brasileira. Isso é inédito para Presidente Prudente, graças à parceria com a Unesp e o apoio do prefeito Tupã, que é um amante do esporte”. E além dos testes, os atletas de Santos e Presidente Prudente estão acompanhando palestras, todas as noites do Anfiteatro da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Centro Olimpico – situado nos altos do Parque do Povo – vem registrando intenso movimento nos últimos dias. São atletas, técnicos e orientadores das equipes de Natação, preparando-se para os 55ºs Jogos Regionais de Pres.Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof. Dr. Marcelo Papoti – da FCT/UNESP vem desenvendo o máximo de sua capacidade para dar orientação aos atletas inscritos nessa grande competição competição regional. É um trabalho realizado em parceria com a Secr.Municipal de Esportes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Toda a equipe técnica local e de outras regiões concentra seus esforços no sentido de acompanhar atentamente o desempenho de centenas de participantes nas competições de natação válidas pelos Jogos Regionais, na próxima semana.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 14

No decorrer desta semana, realizou-se no dia 13/Julho no Auditório II da FCT/UNESP a 1ª. Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, tendo como principal convidado o Bispo Emérito Dom Mauro Morelli, que representou a CNBB. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), com o apoio e parceria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

A programação foi desenvolvida no período das 08h30 às 16h00 – com a conferência pela manhã – onde foram abordados detalhes do acesso à alimentação e a situação de segurança alimentar. Na etapa da tarde houve apresentação de diagnóstico com o quadro de vulnerabilidade social e alimentar, seguida de uma Plenária com relato dos grupos participantes, deliberações, moções e eleição dos Delegados à Conferência Estadual. A transição nutricional e especificações sobre o papel da agricultura familiar na produção de alimentos e uso da agrobiodiversidade também foram avaliadas durante o encontro.

Ao término da Conferência, Dom Mauro Morelli conversou conosco a fim de definir o papel desempenhado pelo Pontal do Paranapanema, com relação ao potencial que dispõe na produção de alimentos. Porém, pouco explorado por grupos, empresas ou organizações dedicadas à atividade rural. Nesse caso, seriam os Assentamentos ocupados por centenas de famílias, ao longo dos rios Paraná e Paranapanema, os primeiros a se utilizar desse expediente para a produção de alimentos, mediante incentivos.

Dom Morelli defende a tese da multiplicação dos peixes, através do aproveitamento do potencial representado pelos nossos rios e lagos. Ele nos lembra que a riqueza do Pontal e sua biodiversidade são proporcionadas pela própria natureza, onde a piscicultura deveria se sobressair como um dos fatores mais importantes para o nosso desenvolvimento sustentável. Com isso declarou: “Foi lançado o desafio: o Estado precisa dar Escola em tempo integral e voltar suas atenções para esta região, que merece respeito, dedicação e maior incentivo para produzir mais alimentos” – disse.

Concluída a 1ª. etapa no Auditório da Unesp em Presidente Prudente, os principais grupos que representaram os Conselhos Municipais seguiram para Presidente Epitácio, onde foi programada no dia seguinte, a 3ª. Conferência Regional, envolvendo o Pontal do Paranapanema e a região da nova alta paulista. O tema escolhido para o encontro foi: “Alimentação adequada e saudável – Direito de Todos”. Dom Mauro Morelli se fez presente nesse e num outro evento realizado na véspera, em Pirapozinho/SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na abertura da I Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, por Dom Mauro Morelli, o Auditório II da FCT/UNESP recebeu grupos de várias cidades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nesta primeira visita como representante da CNBB, o Bispo Emérito sugeriu o milagre da multiplicação dos peixes, através do aproveitamento de nossos rios e lagos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Dom Morelli sugeriu que o Pontal do Paranapanema seja transformado numa área de desenvolvimento da piscicultura e produção de alimentos, incentivado pelo Governo.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 11

A última palestra da Sociedade Livres Pensadores em Presidente Prudente foi pronunciada no primeiro sábado do mês de Julho, no Auditório I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, tendo como convidado especial o Médico Neuro-cirurgião de renome nacional, Dr. Antonio Fernandes Ferrari. Normalmente, as palestras são proferidas no último sábado de cada mês; por isso, houve um exceção ao ser transferida para a semana seguinte. E quem saiu ganhando foram os interessados, em especial amigos, pacientes, amigos e admiradores do Dr. Ferrari, que lá estiveram por mais de duas horas.

O tema abordado pelo Dr. Ferrari foi “Neurociências no século XX!”, para uma platéia seleta. E a primeira explicação: A Neurociência do século XXI, mais do que explicar quem somos e suscitar novas terapias e curas, será o principal agente de formação social”. Graduado pela Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu, ele fez especialização em Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da USP-SP; Doutorado em Ciências no Departamento de Neurologia do hospital das Clínicas da USP-SP; Ex-Presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Estado de São Paulo/SONESP. Aqui exerceu – dentre outros títulos – a Presidência da Sociedade de Medicina; foi Chefe das Disciplinas de Neuroanatomia e Neurologia da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente/UNOESTE; Examinador do Título de Especialista em Neurocirugia da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

As pessoas que acompanharam a palestra do Dr. Ferrari, ficaram deslumbradas. Dentre outras coisas ele relatou como evoluiram os estudos através das pesquisas realizadas pelos Neurocientistas – desde Hipócrates 400 A.C.- até os dias de hoje. Ele relacionou inicialmente o funcionamento dos órgãos do corpo humano comandados pelo Cédebro, assim como todos os relacionamentos entre as pessoas e sentimentos. Alegria, tristeza, dor, angústia, amor, fome, sêde, ira, defesa, ataque, vitória, derrota e outros – acentuou – são percebidos e comandados por ele (o cérebro).

Dr. Ferrari – solícito como sempre – respondeu a todas as indagações nos momentos finais de sua palestra na Unesp. Definiu os temas da palestra em varios ítens, especificando a função atribuiída a cada um deles. Este foi o relato: 1º – Abordamos como descobrimos as diferenças entre o cérebro do homem e da mulher; do normal , do assassino e do corrupto; a influencia da genética e do meio na gênese das doenças mentais.
2º – Cérebro e Máquina. As máquinas ajudando no diagnóstico das doenças mentais e neurológicas. Como o cérebro em conjunto com elas está levando os pacientes com lesões neurológicas a melhorarem.

Depois, ele ressaltou: Nesse tópico mostramos como o Neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis – considerado um dos dez maiores do mundo – trabalhando num laboratório na Universidade de Duke/Estados Unidos, coloca Eletrodos no cérebro de uma macaca. E através da conexão desses equipamentos com um Computador, tornou-se possivel a conexão com outro robô no Japão.

Por meio do pensamento, a macaca fêz o robô andar. Isto está contribuindo para que possamos saber que por meio de Eletrodos conectados no cérebro de um paciente paraplégico, poderemos com vestimentas adequadas, fazer com que êle ande – exclusivamente – com o comando do seu pensamento.

Como é praxe, ao término da palestra, com aclamação geral, o Dr. Antonio Fernandes Ferrari recebeu cumprientos, aplausos e um Certificado entregue pelo Dr. Edmilson Gigante, com agradecimentos em nome de todos os Diretores e associados da Sociedade Livres Pensadores de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
EA última palestra alusiva à Assembleia mensal da Sociedade Livres Pensadores de Pres.Prudente ocorreu no dia 02 de Julho, no Auditório I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Dr. Antonio Fernandes Ferrari foi o palestrante convidado para falar sobre “Neurociências no Século XXI” – um tema atualizado e dos mais importantes para exposição e debate com a platéia presente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao concluir a palestra, o Dr. Ferrari foi aplaudido e cumprimentado por todos os presentes. Recebeu também um Certificado entregue pelo Dr. Edmilson Gigante, em nome da Sociedade Livres Pensadores.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 08

Sob orientação da Prof. Drª Arilda Inês Miranda Ribeiro, do Deptº de Educação da FCT/UNESP, a aluna Cleuza Maria Abranches Penna – do Programa de Pós-graduação, definiu o trabalho que apresentou à Comissão Examinadora, no último dia 30 de Junho. Foi o tema de sua dissertação de Mestrado, versando sobre Brincadeiras no recreio: uma reflexão sobre a construção das identidades sexuais e de gênero das crianças no recreio escolar das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Diz ela que o trabalho se apoia nos estudos teóricos pós-estruturalistas, na compreensão de que as construções das polaridades sexuais (heterossexual / homossexual) e de gênero (masculino / feminino) precisam ser problematizadas e desconstruídas. É uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico em que foi utilizada literatura acadêmica para a problematização do tema, tendo como referência a investigação de Wenetz (2005), intitulada “Gênero e Sexualidade nas Brincadeiras do Recreio”.

O estudo traz a reflexão de como as diferenças são engendradas nas crianças de formas variadas, podendo ser verificadas nas brincadeiras que sinalizam modos de brincar apropriados para meninos e para meninas. O futebol e a brincadeira de boneca foram as atividades lúdicas que se destacaram como as práticas mais representativas dessa diferenciação, associadas à heterossexualidade. Revelando o quanto nossas práticas sociais estão marcadas pela idéia de que as diferenças anatomosexuais definem naturalmente características e formas de agir para cada sexo.

A sensualização expressa no corpo das meninas, observada em alguns estudos na dança ou no significado estético entre as crianças indicaram como elas constroem suas identidades de gênero a partir de valores sociais atribuídos à beleza da mulher ligados à erotização. As leituras indicaram não somente como as crianças dão sentido às suas práticas a partir dos valores sociais introjetados na infância, mas também como resistem à lógica de polarização implicada no processo de construção das identidades sexuais e de gênero.

O estudo traz ainda, a reflexão de como o preconceito se faz presente entre as crianças, nos deboches, ofensas ou gestos que ridicularizam as pessoas que não se enquadram nos padrões de comportamento da heterossexualidade. Apesar da discriminação, a homossexualidade se faz presente nas escolas, conquistando o direito à cidadania.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em seu trabalho de Mestrado, Cleuza Maria diz que “apesar da discriminação, a
homossexualidade se fez presente nas escolas, conquistando o direito à cidadania”.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 07

O mês de Julho de 2011 está sendo marcado pela realização de dois grandes eventos esportivos na cidade de Presidente Prudente: o Congresso Técnico para a Abertura dos 55ºs. Jogos Regionais e o 1º. Campeonato Estadual Escolar Olímpico – Rumo a 2016 – na categoria de Atletismo, sediados no Auditório V e na Pista de Atletismo “Mario Covas”, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Presença de autoridades, convidados e grande número de atletas e representantes das Instituições conveniadas. O ex-campeão olímpico, André Domingos foi escolhido como Paraninfo dessas competições de amadores iniciantes.

Na Abertura do Congresso Técnico com vistas à realização dos 55ºs Jogos Regionais – de 19 a 31 de Julho – compareceram representantes de 78 municípios, um verdadeiro recorde. É algo de muito significativo e de grande alcance social, pois motiva os participantes e estimula milhares de crianças à pratica esportiva, nas mais diferentes modalidades – disse o Prefeito Milton Carlos de Mello – em nome do município que mantém convenio com a FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente. E todos os atletas que se destacaram no passado e no presente, foram citados nominalmente.

O Campeonato Estadual Escolar Olímpico – Rumo a 2016 – trouxe centenas de atletas mirins, a maioria nascida a partir do ano 2000. É portanto a nova geração do Século XXI a se envolver em competições diversas – entre as quais o Atletismo – com o pensamento voltado aos Jogos Olímpicos que serão sediados no Brasil em 2016. A primeira mostra foi impressionante e corresponde exatamente à 4ª. Etapa do Campeonato, uma vez que as anteriores ocorreram nas cidades de São José do Rio Preto, Campinas, Araraquara e Praia Grande. Daqui, podem sair novos talentos do esporte brasileiro.

Depois das inúmeras provas realizadas nas pistas de Atletismo da Unesp – em Presidente Prudente – no dia 04 de Julho, ficou acertado que haverá outras etapas dessas competições. Será no dia 21 de Setembro, em cumprimento à programação geral que vai até o dia 03 de Novembro, quando se dará o encerramento no Ibirapuera, em São Paulo. Ao todo são 12 Etapas decisivas, a exemplo do que ocorreu em Presidente Prudente. E vai envolver ainda a cidade de Sertãozinho, no dia 05 de Outubro. A 6ª. Etapa será no Ibirapuera, em SP no dia 10 de Agosto; e assim sucessivamente (de Agosto a Novembro), com as demais cidades inscritas no Campeonato Estadual Escolar Olímpico – Rumo a 2016.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Auditório V da FCT/UNESP realizou-se o Congresso Técnico para Abertura dos 55ºs Jogos Regionais que serão sediados em Presidente Prudente, de 19 a 31 de Julho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Pista de Atletismo “Mário Covas” da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – sediou a 5ª. Etapa do Campeonato Estadual.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Atletas Mirins vieram de toda parte, preparando-se para o 1º Campeonato Estadual Escolar Olímpico – Rumo a 2016 – e aqui as primeiras provas de atletismo/50m

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O ex-Campeão olímpico André Domingos, foi escolhido Paraninfo desses futuros atletas, que já estão de olho nas Olimpíadas de 2016. A disputa pelo Pódio já começou.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 06

No primeiro dia de Julho realizou-se em Presidente Prudente mais um evento organizado pelo Grupo de Estudos em Geodésia Espacial (GEGE), na Sala de Apresentação de Projetos do Depto. de Cartografia da FCT/UNESP, que contou com a participação do cientista brasileiro Felipe Nievinski, que embora jovem de apenas 31 anos de idade, tem uma vasta experiência em duas especialidades: Engenharia Aeroespacial e Geodésia. O tema por ele desenvolvido nesse encontro foi “Reflectometria interferométrica por GPS: modelagem direta e inversa de multicaminho aplicado ao monitoramento ambiental”.

Nievinski veio a Presidente Prudente pela 2ª. vez, especialmente convidado para ministrar palestras; e o fez para um seleto número de docentes e alunos de pós-graduação. Quem o convidou é outro especialista em Geodésia: o Prof.Dr. João Francisco Galera Monico, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, recentemente indicado para competir num concurso de âmbito internacional, como celebridade da década. Nesta semana, o Prof. Galera seguiu para a Inglaterra, onde participará de importante trabalho acadêmico junto à Universidade de Nottingham, no interior do país.

Na 1ª. vez que aqui esteve, Felipe Nievinski havia concluído o Mestrado em Geodésia e Engenharia Geomática pela Universidade de Brunswick/Canadá, sendo orientado pelo Prof.Dr.Marcelo Santos. E agora ele está a conquistar mais uma graduação em sua brilhante carreira profissional: o Doutorado em Engenharia Aero-espacial pela Universidade do Colorado, em Boulder/EUA, sob orientação da Profª. Drª. Kristine Larson. Sua formação acadêmica ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, onde se graduou em Engenharia Cartográfica.

O trabalho desempenhado por Felipe Nievinsk sempre mereceu tratamento especial. Obteve reconhecimento da União Geofísica Americana (AGU), do Instituto de Navegação (ION) e da Sociedade Brasileira de Sensoriamento Remoto (ION), juntamente com o reconhecimento da União Geofísica. Atualmente é apoiado financeiramente pela CAPES;/Fulbright e pela Agência Espacial Americana (NASA).

Interferometria reflectométrica por GPS

Ao ser abordado sobre o tema de sua última palestra em Presidente Prudente, Nievinski disse que as medições de GPS-IR correspondem a uma área com raio de ação aproximado de 50 metros. Sendo assim, são mais representativas das condições ambientais como um todo, se comparado com sondas que entram em contato direto com o solo amostrado. Por esse motivo – frisou – GPS-IR tem sido buscado para a validação de sensores orbitais, como SMAP da Agência Espacial Européia e SMOS da Agência Espacial Americana.

“Ao contrário do posicionamento do GPS que utiliza observações de fase da portadora e pseudo-distância, em GPS-IR a observável principal é a potência do sinal, na forma

da razão sinal ruído. Inicialmente a pesquisa em GPS-IR obtinha as estimativas ambientais de forma empírica, correlacionando mudanças na modulação do sinal, com mudanças nos parâmetros ambientais visando ao amadurecimento da técnica para uso operacional, foi desenvolvido um modelo físico direto (baseado em Óptica Geométrica) e também um modelo estatístico inverso (baseado em mínimos quadrados) para melhor aproveitamento das observações” – frisou.

Com isso – diz o especialista – as medições GPS-IR se tornam mais estáveis em caso de troca de equipamento (Exemplo:modelo de antena). E ainda: menos exigentes com relação à topografia no local de instalação, abrindo possibilidade de separar efeitos ambientais distintos (densificação vs. acúmulo da neve, vegetação vs. rugosidade topográfica; umidade vs. tipo de solo, etc). Serão apresentados resultados ilustrativos, com foco no monitoramento da neve – finalizou.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Sala de Apresentação de Projetos da Eng.Cartográfica, desenvolveu-se mais um Workshop de Empreendedorismo com a presença de ilustre convidado da Univ. do Colorado/EUA.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Trata-se de um jovem cientista brasileiro (31 anos), com Mestrado em Geodésia, no Canadá e Doutorando em Engenharia Aero-espacial nos Est.Unidos, Felipe Nievinski.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A palestra foi dirigida especialmente aos docentes e alunos de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas, na FCT-UNESP. Convidado e Anfitrião, juntos: Felipe Nievinski e João Francisco Galera Mônico (da FCT-UNESP).

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP